antiX 16.1 – Um Linux que arranca em menos de 10 segundos

22 Comentários

O AntiX é uma distribuição muito interessante, capaz de correr a partir de um PII com 64MB de RAM. Tendo como base o popular Linux Debian, o AntiX consegue garantir a melhor performance e disponibiliza também um conjunto de ferramentas essenciais para o dia.

Se tem uma máquina com poucos recursos, experimente já o novo antiX 16.1 Berta Cáceres.

Linux antiX 16.1

No mundo do Linux são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”. Hoje o nosso destaque vai para a última versão do AntiX.

Como referido, a distro AntiX tem como base o poderoso Debian e está disponível para máquinas com arquitectura a 32 ou 64 bits.

O AntiX vem “artilhado” com muitas aplicações, das quais se destacam o:

  • LibreOffice
  • DosEmulator
  • Geany
  • Pidgin
  • Transmission
  • Gparted
  • BleachBit
  • antiX Snaphot
  • …etc

Linux antiX 16.1

Esta distribuição está disponível em três versões: Full – 4 windows managers (IceWM, Fluxbox, JWM, herbstluftwm); Base – 3 windows managers (Fluxbox, JWM, herbstluftwm); Core-Libre – sem ambiente gráfico. Esta última versão vem com o kernel 4.4.10 LTS e com as actualizações do Debian ‘Jessie’ .

Homepage: AntiX 1.6

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de upk
    upk

    agora o pedro pinto já não diz que é uma alternativa ao windows 10. mudou para macOS

    1. Avatar de Arkan
      Arkan

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      pura verdade!!! ele ta se achando..alias como li ‘estou tudo in cloud’ kkkkkk

    2. Avatar de MLopes
      MLopes

      o meu mac também arranca em menos de 10 segundos (descontando o tempo de digitação da pass) e é um late 2011…

    3. Avatar de Pedro Pinto

      São sempre alternativas a todos os sistemas 🙂

  2. Avatar de Clara Sevivas
    Clara Sevivas

    10 segundos é demasiado tempo para 0100111001100101011100100110010001110011.

  3. Avatar de Redin
    Redin

    O meu Windows 10 também arranca nesse espaço de tempo. E já tem uns aninhos.

    1. Avatar de Redin
      Redin

      … o computador, claro. (faz falta um modo de edição nos comentários).

  4. Avatar de Andre
    Andre

    Qual o “melhor” Linux para um ambiente empresarial?

    Tenho lá uns equipamentos (com SO XP e Vista) que queria usar apenas para acesso remoto e pouco mais…
    Não queria usar diversos S.O. de forma a ter tudo uniforme.
    1 GB de RAM por PC de mínimo.

    Ubuntu funcionou bem num netbook, mas será a versão mais “aconselhada” ???

    Aguardo a v/ opinião, a minha experiencia com Linux é apenas Instalar e tentes pontuais…

    Atentamente,
    André

    1. Avatar de Amigo
      Amigo

      Xubuntu
      Ubuntu Mate
      Lubuntu – Mais leve no consumo de recursos.

    2. Avatar de Ricardo Gaio
      Ricardo Gaio

      Eu tenho usado o Zorin OS Lite e tenho-me dado bem em P4 com 512 RAM.

    3. Avatar de slblxs
      slblxs

      Centos ou Debian, para maquinas antigas e como mencionas empresarial aconselho-te o primeiro.

  5. Avatar de Sergio
    Sergio

    Olá. 1 dos problemas que tenho é os utilizadores dos espaços públicos utilizarem email, Facebook, YouTube

    Essas máquinas antigas so da processamento de texto. As distribuições leves até correm, mas os browsers são pesadíssimos e as páginas idem.
    Já agora. Sugestões?

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Estou te a responder de um rasp, com 1gb de ram. funciona muito bem até o browser comer a ram toda. 3 ou 4 separadores tudo bem, ou um pouco mais mas não dá para abusar.
      Esses devem ter o mesmo problema.

  6. Avatar de jAugusto
    jAugusto

    Já agora houve um tuga que colocou cá fora um distro base debian chamado: Açor OS;
    https://sourceforge.net/projects/acor-os/files/

  7. Avatar de ricardo ramalho
    ricardo ramalho

    manjaro tem vários “sabores”

  8. Avatar de irlm
  9. Avatar de Toni
    Toni

    Basta um SSD e qualquer distribuição arranca em menos de 10s…..

    1. Avatar de André
      André

      🙂
      A ideia é não haver custos.
      🙂

  10. Avatar de André
    André

    O meu objectivo é apenas:
    – Teamviewer (funciona)

    – SAP Logon (tenho de testar)
    – Ambiente de trabalho remoto (funciona)

    Uso de webmail empresarial (via browser)

    A ideia é mesmo usar um ambiente uniforme, de forma a ser o mais transparente para o utilizador.
    Estão todos habituados a Windows…

  11. Avatar de ZeTolas
    ZeTolas

    O meu portátil com Win10 e com 3 anos arranca em 7 seg desde que coloquei um ssd por isso… Nada de mais!

  12. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Instalei Lubuntu no meu netbook esta semana. E estou muito contente do resultado 🙂
    O netbook tem ram suficiente para o windows 10 mas o processador não aguentava a carga de todos os processos a trabalhar 🙁
    Porquê que a Microsoft não tem uma versão leve do windows 10 para os donos de computadores mais antigos? Não faço ideia 🙁

  13. Avatar de Macgyver
    Macgyver

    A trabalhar num 775 com pentium 4 e 2 gigas de ram e não vai abaixo como ia com o windows!!!