Alternativas grátis às aplicações mais utilizadas II

66 Comentários

Por João Nascimento para o PPLWARE
Depois de alguns comentários aqui sobre o primeiro post sobre: “Alternativas grátis às aplicações mais utilizadas”, surgiu a ideia de criar outro post sobre o mesmo assunto mas recolhendo as opiniões dos comentários dos leitores, que foram ricos e produtivos em material para escrever este novo post.

Todas as aplicações foram devidamente analisadas e testadas algumas das suas funcionalidades com o objectivo de avaliar se deveriam ou não constar da lista.

free_00

Aqui deixamos então a segunda versão das aplicações gratuitas que podem substituir as aplicações mais utilizadas.

Escritório
Aplicação Plataforma

Substituto Windows Linux Mac
Microsoft Office Lotus Symphony X X X
Koffice X X X
Microsoft Outlook Evolution X X X
Kontact X X X
Microsoft Money Money Manager EX X X X
Primavera Software Projecto Colibri X X X
Endnote Zotero (plugin Firefox) X X X
JabRef X X X
Evernote Nevernote X X X
Multimédia
Aplicação Plataforma

Substituto Windows Linux Mac
Windows Media Player Clementine X X X
Amarok X X X
Songbird X X X
Media Player Classic HC X
Banshee X X X
SMPlayer X X
AIMP X
KMPlayer X
Nero Burn X
LiquidCD X
Movie Maker Lightworks X X
Windows Media Center Mediaportal X
XBMC X X X
Moovida X
3D
Aplicação Plataforma

Substituto Windows Linux Mac
3DS Max Sculptris X X
K-3D X X X
Wings 3D X X X
trueSpace X
CAD
Aplicação Plataforma

Substituto Windows Linux Mac
AutoCad Draftsight X X X
Programação
Aplicação Plataforma

Substituto Windows Linux Mac
Visual Studio SharpDevelop X
Adobe Flash Professional FlashDevelop X
Adobe Flash Builder
Scrivener TextRoom X X X
Mindmaps Xmind X X X
Microsoft Mathematics GnuPlot X X X
Adobe Dreamweaver phpDesigner X
Utilitários (outras aplicações)
Aplicativo Plataforma

Substituto Windows Linux Mac
Microsoft Paint ArtWeaver X
Windows Notepad Notepad++ X
MSN Adium X
WinRAR 7zX X
Keka X
Picasa FastStone Image Viewer X
Adobe Reader Skim X

Mais uma vez, espero que este pequeno artigo possa mudar a mentalidade de algumas pessoas quanto ao acto de pirataria online. Pois, ninguém gosta de ver o seu trabalho roubado por outras pessoas.

Outro aspecto que gostaria de deixar para consideração, que não deixei no artigo anterior do mesmo tema, é que o que se pretende demonstrar com este tema é que para qualquer aplicação mais utilizada tem os seus substitutos e que estes podem ser usados mesmo quando não migramos de sistema operativo. Por exemplo: ao utilizarmos o libreoffice.org podemos tanto usar no Windows, como Linux, como Mac OS.

Aceitam-se mais sugestões que possam levar mais uma vez a um artigo com titulo: “Alternativas grátis a aplicações mais utilizadas III”.

Download: Artigo em PDF aqui

Partilhar:
Tags:

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Brito
    Brito

    Porque é que não aparece o Thunderbird para substituição do Outlook?
    Picasa e Adobe Reader, pagos???

    1. Avatar de Pedro Fernandes
      Pedro Fernandes

      Algum destes sugeridos suporta Exchange? E suporta várias contas exchange?

      1. Avatar de cenas
        cenas

        thunderbird 😉

      2. Avatar de Nuno José
        Nuno José

        E evolution é exceletne com exchange o TB tb já dá.

    2. Avatar de Quadrado
      Quadrado

      O Thunderbird já tinha sido apresentado no Alternativas grátis às aplicações mais usadas 1 (https://pplware.sitedev.pt/linux/aplicaes-grtis-que-subtituem-aplicaes-comerciais/)

    3. Avatar de António Mendes
      António Mendes

      O artigo refere-se a alternativas dos programas mais utilizados. Não significa necessariamente que sejam pagos.

      1. Avatar de Marcelo
        Marcelo

        Para mim a frase: “Alternativas grátis às aplicações mais utilizadas II” não tem outro significado a não ser indicar programas “GRATIS” aos “PAGOS”. E muitos listados aqui SAO PAGOS. O PHP Designer 7 é um exemplo.

    4. Avatar de rodasp
      rodasp

      Eu também reparei nisso, não vem porque já foi colocado no primeiro post. Mas acho que deviam juntar a informação toda do primeiro post com a desta

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Exacto, este é o segundo artigo desta “rubrica”. Vejam aqui a primeira versão
        https://pplware.sitedev.pt/linux/aplicaes-grtis-que-subtituem-aplicaes-comerciais/

  2. Avatar de Jonas
    Jonas

    Muito bom artigo
    Mas so 1 reparo, o Windows Media Player é pago?

    1. Avatar de Brito
      Brito

      Se considerarmos que vem no Windows, e esse sim é pago, em última análise poderá ser considerado…

    2. Avatar de Quadrado
      Quadrado

      A meu ver colocaram programas na categoria dos pagos que vem juntos com os serviços pagos, e mostram assim os serviços grátis que podem ser utilizados no lugar destes… E que eu uso a muito e fico muito satisfeito com eles, que para mim ate muito superiores aos pagos…

      1. Avatar de Marcelo
        Marcelo

        Desculpe, más são alternativas, não quer dizer que são superiores. Por exemplo, o AutoCad não tem substituto a altura. Idem o Office. Comparar o Symphony com ele é covardia. Um ou outro documento sai da formatação padrão. E é mais grave ainda quando você depende de trocar informações com que usa estes frequentemente.

    3. Avatar de CCF
      CCF

      A questão do pago já foi amplamente discutida no artigo anterior.
      Mais repara que as aplicações a substituir não são apresentadas como pagas, mas sim como mais utilizadas.

    4. Avatar de João Nascimento

      O intuito do artigo é apresentar alternativas a software mais utilizado e NÃO PAGO.

    5. Avatar de Jonas
      Jonas

      Ta certo pessoal 😉

  3. Avatar de jogabue
    jogabue

    Porque não incluir o VLC player? E o Gimp?

    Cumps.

    PS – E todas as aplicações Google.

    1. Avatar de Raicuparta
      Raicuparta

      Penso que por já estarem presentes na primeira parte do artigo.

    2. Avatar de Quadrado
      Quadrado

      O VLC e o Gimp já tinham sido apresentados no Alternativas grátis às aplicações mais usadas 1 (https://pplware.sitedev.pt/linux/aplicaes-grtis-que-subtituem-aplicaes-comerciais/)

  4. Avatar de Tiago
    Tiago

    Cdburner XP para gravar cd’s/dvd’s/criar imagens/gravar imagens.

    Syncback – Para fazer backups/sincronismo de pastas

    Cobian Backup – Para fazer backups/sincronismo de pastas

    paint.net – editor de imagem muito simples e suficiente para a maioria

    Thunderbird – Não precisa de apresentações

    PDF Creator – Ferramente gratuita para criar uma impressora pdf virtual. Tem várias opções que fazem desta ferramenta uma excelente opção.

  5. Avatar de Daniel Nepomuceno
    Daniel Nepomuceno

    Alternativas ao Nero (Linux): Brasero, K3B.

    1. Avatar de ME
      ME

      +1, ia exactamente referir o K3B uma excelente aplicação 😉
      +1 Brasero para gnome 😉

      +2 => Open source wins 😛

  6. Avatar de irlm
    irlm

    k3b, brasero, p7zip, Amsn, Teamviewer, TighVNC O fabuloso WINE

  7. Avatar de António Mendes
    António Mendes

    Apoio 100% o Notepad++ como alternativa. Podiam era ter arranjado outras alternativas para diferentes O.S. Tenho conhecimento do TextMate/TextWrangler para Mac OS X. Para Linux, não conheço nenhum (ao mesmo nível que o Notepad++, claro).

    1. Avatar de António Mendes
      António Mendes

      Recomendo também o Paint.Net para desenho / edição de imagem.

    2. Avatar de Gomes
      Gomes

      O komodo edit na minha opinião é melhor que o notepad++ embora um pouco mais pesado, o Gedit embora não o utilize dizem muito bem dele e que é capaz de fazer frente ao notepad++ a nível de qualidade e leveza

    3. Avatar de Diogo Santos
      Diogo Santos

      Tens o Kate k faz parte do KDE SC portanto deve funcionar em kk plataforma. É o k uso em linux e talvez o mais parecido com o Notepad++

  8. Avatar de Alucard
    Alucard

    O KOffice não se chama agora Calligra Suite? De resto, bom artigo.

  9. Avatar de Hugo Pires

    Alternativa ao Paint(apenas para mac):
    Seashore (http://seashore.sf.net)

  10. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Microsoft Paint = para linux exite o pinta http://pinta-project.com/
    Windows Notepad = exite muitos deste tipo para linux , um deles gedit http://projects.gnome.org/gedit/
    MSN = exite varios para linux podem não ser tão bonitos , eis um mais conhecido para amsn http://www.amsn-project.net/
    WinRAR = não existe uma interface exclusiva para rar em linux mas não é preciso pois o suporte fica integrado no sistema
    Picasa existe uma versão para linux http://picasa.google.com/linux/
    Adobe Reader exite uma versão para linux http://www.adobe.com/support/downloads/product.jsp?product=10&platform=unix mas as opções OpenSources são melhores como Document Viewer http://projects.gnome.org/evince/

  11. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    AutoCad para linux exite muitas alternativas como se pode ver aqui http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=9737

  12. Avatar de Viriato
    Viriato

    Falta aqui uma aplicação 3D fundamental que já tem uma grande comunidade em Portugal o Blender.

  13. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Nero exite uma versão para linux http://www.nero.com/enu/linux4.html

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      em versões Opensource existe muitos programas semelhantes como o k3b http://www.k3b.org/

  14. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    moovida existe uma versão para linux http://www.fluendo.com/shop/product/moovida-pro/
    é de salientar esta empresa fornece codecs “legais” para sistemas linux
    http://www.fluendo.com/shop/product/complete-set-of-playback-plugins/

  15. Avatar de nilus
    nilus

    O phpDesigner que eu saiba é pago.
    Faltam como Media Players o GOMPlayer para Windows e o Movist para Mac OS

  16. Avatar de LeonelF

    Php Designer é Pago, pode-se fazer download gratuito da versão TRIAL para avaliação… logo não devia constar dessa lista

    1. Avatar de Watt
      Watt

      Netbeans, Eclipse e Aptana são IDEs free to use bastante conhecidos e também cross-platform, se não estou em erro.

  17. Avatar de Rui Encarnação
    Rui Encarnação

    Melhor opção para o Endnote é o Mendeley.

  18. Avatar de RR
    RR

    No 3D falta ali o Blender…

  19. Avatar de Hugo Pires

    Alternativa semelhante ao Winmerge para linux e mac:
    Meld (http://meld.sf.net)

  20. Avatar de ME
    ME

    Hum… depois de alguma pesquisa neste e no tópico anterior não percebi o desaparecimento do Mono

  21. Avatar de Olá :)
    Olá 🙂

    Bem, é uma boa rubrica, mas vem com algumas falhas. Em substituição ao dreamweaver têm o phpdesigner. Este é pago e não gratuito como levam a crer. O aptana é uma alternativa e esse sim é gratuito.

    E, o título sugere que são alternativas grátis a programas pagos, porém encontram-se aqui programas grátis. E se esses programas já são grátis porque precisamos de uma alternativa?

  22. Avatar de João Nascimento

    Pessoal é de relembrar que já existe uma versão anterior da rubrica que pode ser consultada aqui: https://pplware.sitedev.pt/linux/aplicaes-grtis-que-subtituem-aplicaes-comerciais/

    Algumas das aplicações que estão a mencionar podem ser encontradas ai.

  23. Avatar de Tom
    Tom

    Queria apenas fazer um reparo, o Songbird já não tem versão para linux há algum tempo. Fiquei muito chateado na altura, visto que era o meu leitor de música preferido…mas enfim.

  24. Avatar de Navyseal

    Algumas alternativas não mencionadas para linux.

    -Visual Studio:

    Anjuta IDE
    BlackAdder
    Boa Constructor
    Eclipse
    Eric
    Gambas
    KBasic
    KDevelop
    MonoDevelop
    NetBeans
    REALbasic
    VDKBuilder

    -Dreamweaver:

    Amaya
    Aptana
    Bluefish
    KompoZer
    Nvu
    phpMyEdit
    Quanta
    Screem
    TruStudio

    -Microsoft Paint:

    gpaint
    KolourPaint
    Tux Paint
    XnView

    -Microsoft Notepad:

    gedit
    Gnotepad+
    KEdit
    KWrite
    Leafpad
    Mousepad
    Scribes
    tpad

    -Microsoft MSN Messenger:

    aMSN
    Ayttm
    Centericq
    emesene
    Gaim/Pidgin
    Galaxium
    KMess
    Kopete
    Psi
    ScatterChat
    Sim-IM

    -WinRAR:

    Ark
    PeaZip
    Q7Z

    -Adobe Reader

    Adobe Reader
    Earth3D
    Evince
    KPDF
    Okular

    1. Avatar de João Nascimento

      Vão ser todas analisadas e escolhidas as melhores 🙂

  25. Avatar de point
    point

    Falat aí o foobar2000, e tb não o vejo na 1ª parte do artigo…. como é possivel, é o melhor player de audio do mercado…. e o DeaDBeef, que é uma especie de foobar2000 wanabe para Linux.

  26. Avatar de Bruno Bastos
    Bruno Bastos

    Lista de aplicações de facturação gratuitas adaptadas para o mercado português:

    http://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/04/06/sistemas-de-facturao-a-custo-0-comparativo/

    1. Avatar de yongzox
      yongzox

      Esqueceram do Open Erp como solução ao Primavera.

  27. Avatar de Carlos Suarez
    Carlos Suarez

    Deixo aqui os programas Freeware que utilizo e substituem maravilhosamente os pagos, até com vantagens:
    Office – Libreoffice (ótimo)

    Videos – Daum PotPlayer (este player merece destaque ele foi criado pelo mesmo autor do Kmplayer, só que o Daum PotPlayer tem melhor estabilidade e compatibilidade inclusive com videos HD)

    Musica – MusicBee (este player de musica é muito bom, com ele dá pra organizar listas, ele é uma verdadeira Junkiebox pra musicas, é parecido com o MediaMonkey só que bem melhor e mais leve)

    Organizador de imagens – Xnview (leve e com ótimos recursos, além de poder usar plugins do photoshop)

    Windows Explorer – FreeCommander (este programa tem muitos recursos, como abrir janelas multiplas, renomear em lote, visualição rapida de arquivos, etc)

    Estes são alguns dos progamas que uso e recomendo! 😀

    1. Avatar de Paulo G.
      Paulo G.

      O LibreOffice é opensource, não freeware, não é bem a mesma coisa.
      O windows explorer fica a uma milhas do explorador do gnome (nautilus) que já tem todas essas funções, incluindo separadores e o ícone para retirar discos externos facilmente.

      1. Avatar de nilus
        nilus

        Open Source que eu saiba implica ser free mas o contrário é que já não se verifica.

        1. Avatar de Green Tuxer

          Nem um nem outro são verdade.
          Ser OpenSource não implica ser gratuito, ser freeware implica ser gratuito, mas não implica ser OpenSource.

          Podes vender um produto e só ao ser comprado é que forneces o código fonte dele. No entanto, continua a ser OpenSource. Um bom exemplo disso é o Red Hat Enterprise Linux.

          Podes fornecer um produto gratuitamente, mas de código fechado, que é um modelo bem mais comum. Basta ver as apps mais comuns que usamos, iTunes, Skype, Steam, AVG, Avira, entre muitas outras.

  28. Avatar de Humberto
    Humberto

    O XBMC é uma óptima alternativa ao windows media center, e ainda adiciona algumas mais valias.

  29. Avatar de L. Mata
    L. Mata

    Err… Sharpdevelop como substituto do Visual Studio? Em primeiro lugar é o mesmo que comparar um triciculo com um BMW X6 e depois o Visual Studio tem versões gratuitas ele mesmo! Visual Studio Express anyone?

  30. Avatar de manu
    manu

    Visual studio express (gratuito) é o único substituto ao nível do visual studio.

  31. Avatar de João
    João

    Outro tipo de alternativas ainda mais práticas e leves que poderiam falar são as online, hoje em dia já se encontram os mais variadíssimos serviços na cloud… Seja para converter ficheiros, seja para o que for. Valia a pena fazer uma lista dos melhores para cada tipo de serviço.

  32. Avatar de Pedro Saraiva
    Pedro Saraiva

    Na minha opinião uma alternativa bastante válida ao notepad++ é o geany, pode não ser muito atraente visualmente mas com alguns plugins instalados substitui perfeitamente o notepad++

  33. Avatar de Dusac
    Dusac

    Sugiro este grátis que utilizo frequentemente:

    Izarc – descompressor
    Gomplayer – Video

    Acho excelentes.

  34. Avatar de Wilson Silva

    Outra alternativa para o Flash Professional, no que diz respeito à animação e criação de gráficos, é o Giotto.

    http://vectorian.com/giotto/

  35. Avatar de Vilson Jacinto
    Vilson Jacinto

    Bom post.
    Tenho pena que muitos utilizadores ainda não saibam distinguir software comercial de software open souce. O mais engraçado é que mesmo assim discutem e afirmam “mas se eu não pago por ele como é pago?!!? Mas enfim…
    Continuem o bom trabalho.

  36. Avatar de Wilson Silva

    Este mês sai outra alternativa gratuita ao Flash Builder e o Flash Professional – o FDT 5 que também permite o desenvolvimento de HTML5, Javascript e PHP utilizando HaxE.

  37. Avatar de Darcy-Cidadecool

    Boas, protesto, 3D -> onde para o Blender ?? É free software e é grátis 😀

  38. Avatar de Jodi
    Jodi

    Lotus Symphony? xiiiii

    Não, claro que não…