Alerta – Raspberry Pi pode estar a ser usado para gerar dinheiro

17 Comentários

Se tem um Raspberry Pi (RPI) então é hora de verificar se o mesmo não é um buraco de entrada na sua rede. De acordo com uma agência de segurança Russa, o mini PC Raspberry Pi está a ser usado para gerar dinheiro digital através do malware Linux.MulDrop.14.

Este malware foi criado exclusivamente para o Raspberry Pi e o ataque é bastante simples, pois procura por dispositivos que ainda usam as credenciais definidas por omissão.

Raspberry Pi usado para passar malware


O alerta foi dado pela empresa de segurança Russa Doctor Web, que revela a existência de um malware direcionado para Raspberry Pi cujo objetivo é “raptar” o equipamento para gerar dinheiro e também atacar outros equipamentos idênticos.

Segundo dados oficiais da Raspberry Pi Magazine, nos últimos 5 anos foram vendidos 12,5 milhões de dispositivos.

 

Como é feito o ataque?

De acordo com as informações, este malware procura por mini PCs Raspberry Pi que usem ainda as credenciais definidas por omissão (pi/raspberry) e que estejam expostos para o exterior (ou seja, acesso via SSH do exterior). O malware faz uso de um script em bash, para tentar ligar-se a estes mini-PCs. Em caso de sucesso, a password de acesso é de imediato alterada para:

\$6\$U1Nu9qCp\$FhPuo8s5PsQlH6lwUdTwFcAUPNzmr0pWCdNJj.p6l4Mzi8S867YLmc7BspmEH95POvxPQ3PzP029yT1L3yi6K1′

Depois disso é instalado no RPI a ferramenta de scnanning ZMAP e o utilitário sshpass, que irão ajudar a encontrar outros dispositivos que tenham ainda definidas as credenciais por omissão e o porto lógico 22 acessível a partir do exterior.

Em paralelo o malware usa o equipamento para gerar dinheiro digital que não é bitcoins isto porque não tem poder computacional para tal. Segundo a empresa de segurança Russa Doctor Web, este malware ajuda a gerar moneros – uma moeda segura, privada e sem rasto.

 

Como mudar as credenciais do RPI?

Para quem pretender mudar as credenciais de acesso ao RPI, aqui ficam as nossas dicas de como o fazer. Além disso pode sempre configurar criar certificados para acederem ao mini-PC sem password – ver aqui.

Outra das configurações de segurança é alterar o porto associado ao Raspberry PI. Essa configuração é realizada no ficheiro /etc/ssh/sshd_config, no parâmetro Port.

Alguma questão ou dúvida adicional, disponham.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Segurança
    Segurança

    Uma das regras de segurança básicas em qualquer sistema: mudar as passwords vindas por omissão;

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Pois, mas a verdade é que a grande maioria não o faz.

      1. Avatar de Goncalo Girao
        Goncalo Girao

        Por acaso não mudei! Mas também não tenho a Pi exposta ao “mundo”

  2. Avatar de The Onee
    The Onee

    Gostava de saber quanto é possível ganhar por mês minando monero num raspberry 🙂

      1. Avatar de Rafael Mateus
        Rafael Mateus

        Porquê? É legal e dá boas margens. Mas minerar Cryptomoedas hoje com poucos conhecimentos pode ser dispendioso.

    1. Avatar de Ricardo Sampaio
      Ricardo Sampaio

      +/- 0.76€ se nao contares com o consumo, isto num rPi3

  3. Avatar de rjSampaio
    rjSampaio

    mesmo que seja monero, se forem infectados “apenas” 1000 rpi3 ainda são +/- 950$ ao mês

  4. Avatar de Joaquim Costa
    Joaquim Costa

    Eu tenho um tio meu que vende Raspberry PI e ganha algum dinheiro com isso!

    Por isso confirmo este título mesmo que seja por razões diferentes da referida noticia.

    Bom trabalho malta!
    Abraço

  5. Avatar de Filipe Varela
    Filipe Varela

    A forma mais eficiente de minerar monero ou etherium é por GPU

  6. Avatar de Arneiro
    Arneiro

    aproveitando o tema

    que programas ou OS recomendam para minerar em W10 ou linux e de que forma posso trocar as moedas

    n é para nada muito serio é so para saber como fazer

    1. Avatar de Filipe Varela
      Filipe Varela

      Ve mais aqui: http://moedasdigitais.pt pode ser que tires as tuas duvidas.

  7. Avatar de Tomás
    Tomás

    Eu fazia algo do género só que era o inverso, tirava o vírus dos raspberry até houve uma altura que apanhei um miner que tinha a conta e a passe e cheguei a fazer login na conta dele e a doar tudo que ele tinha ganho para o wikileaks

  8. Avatar de scutter
    scutter

    eu nem sequer estou preocupado, mas é interessante estas coisas…

    só tenho um RP3 e nem sequer está ligado a rede nenhuma, está montado num carro com sistema operativo android e configurado com umas app’s próprias para controlar uns sensores na centralina do mesmo em tempo real, para isso é que os RP’s são bons tem n aplicações…

  9. Avatar de Emanuel Azevedo
    Emanuel Azevedo

    só tenho o libreelec instalado, tenho que mudar alguma coisa?

  10. Avatar de RPI master
    RPI master

    Êstou a ver que o pplware vai ter de fazer um tutorial “Como minerar com RPI”

    1. Avatar de JD
      JD

      Acho que isso não vai acontecer… aqui a malta do pplware tem uma certa aversão a cryptocurrencies. Acham que é só para negocios obscuros e dúbios…