Ainda não abandonou o Gnome? Chegou o KDE 5.2 Plasma

27 Comentários

No mundo Linux, os ambientes gráficos mais populares são sem dúvida o Gnome, KDE e o XFCE. O Gnome é no geral o preferido dos utilizadores mas o KDE tem vindo a demonstrar que é actualmente o mais inovador e funcional.

Depois do lançamento do KDE Plasma 5 em Julho de 2014, foi agora disponibilizado oficialmente o KDE 5.2 Plasma.

kde_09


Depois de seis meses de trabalho, após o lançamento da versão 5, a equipa responsável pelo ambiente gráfico de trabalho KDE disponibilizou o KDE 5.2 Plasma. Esta versão proporciona uma fantástica experiência de utilização, disponibilizando uma interface muito mais intuitiva e moderna.

kde_04

Novos componentes

Esta versão traz um conjunto de novos componentes, que transformam qualquer desktop num ambiente mais produtivo e robusto. Dos vários componentes agora disponíveis no KDE 5.2 destacam-se:

  • BlueDevil: um conjunto de componentes para o desktop, para gerir dispositivos Bluetooth, permitindo facilmente enviar/receber informação de outros dspositivos.
  • KSSHAskPass: Se aceder a computadores com chaves de SSH, mas estas estiverem protegidas com passwords, este módulo dar-lhe-à uma interface gráfica para introduzir essas passwords.
  • Muon: Instale e faça a gestão das aplicações e outras extensões para o seu computador.
  • Login theme configuration (SDDM): SDDM é agora a gestor de logins e esta nova versão permite, por exemplo, definir o tema que se pretende.
  • KScreen: pela primeira vez no Plasma 5, existe um módulo da Configuração do Sistema para configurar o suporte para vários monitores
  • GTK Application Style: Este novo módulo permite-lhe configurar os temas das aplicações do Gnome.
  • KDecoration: Uma biblioteca que simplifica a criação de temas para o KWin

kde_05

Outros destaques

Desfazer as alterações na disposição do ecrã no Plasma. Ordenação mais inteligente dos resultados no KRunner; Para isso basta carregar em Alt-Espaço para pesquisar mais facilmente no seu computador.

kde_06

O tema da decoração de janelas Brisa adiciona um novo visual ao seu ambiente de trabalho, sendo agora usado por omissão.

kde_07

E também os novos ícones do Brisa

kde_08

Para saber todas as novidades do KDE 5.2 Plasma basta que aceda aqui.

Homepage: KDE 5.2 Plasma

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Não Não
    Não Não

    Antigamente, muito antigamente, o GNOME tinha um grafismo datado e era um pouco lento…

    Agora é totalmente o contrário… Esses ícones e essas janelas parecem uma cópia chinesa do Windows Vista… Não é por mal…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Também odiava o KDE…mas tenho vindo a gostar da inovação.

      1. Avatar de Emanuel Lopes
        Emanuel Lopes

        Eu também não gostava muito do kde, mas a versão 5 está muito boa.

      2. Avatar de Énio Fernandes
        Énio Fernandes

        O KDE 5.2 plasma está no bom caminho mas ainda o acho muito instável.

    2. Avatar de lmx
      lmx

      “Agora é totalmente o contrário… Esses ícones e essas janelas parecem uma cópia chinesa do Windows Vista… Não é por mal…”

      O quê?!

      O windows vista que é uma cópia do KDE??É desse windows vista que falas…do Windows Vista da Microsoft?

      Pois…foi baseado no KDE!

  2. Avatar de Nelson
    Nelson

    isto sim é inovação ao mais alto nivel. e já agora, o win10 vai ter multiutilzador?

    1. Avatar de Fernando Jorge
      Fernando Jorge

      o que é que se considera ser multiutilizador?

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        permite acesso simultâneo de múltiplos usuários ao computador, acho que windows são todos monousuarios.

    2. Avatar de Fernando Almeida
      Fernando Almeida

      Isso é mais dependente das versões windows e das condições de licenciamento das mesmas. Não sei como funciona nas versões mais recentes, mas existia por exemplo diferença entre versões Home Edition e versão Professional no XP. A professional permitia vários utilizadores simultâneos, já a Home Edition não.

      Sei que esta lógica se estende a outros(Server Editions, pelo menos).

  3. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Para mim o Gnome 3 é o único capaz de dar um aspecto moderno ao Linux e capaz de ombrear com Windows e OSx (estou a referir-me apenas e só ao aspecto e não a funcionalidades). Gostei tanto que agora tenho instalado o Ubuntu Gnome

  4. Avatar de Alucard
    Alucard

    Não troco o Gnome 3 por KDE apesar de ser também muito bom. Mas a Gnome Shell para mim é um novo paradigma de interface gráfica que funciona muito bem, sobretudo com teclado e rato, o KDE é o paradigma convencional que temos desde os anos 80/90.

  5. Avatar de Scheldon
    Scheldon

    Pesado, bugado, padrão estético exagerado e ridículo, KDE sempre vai ser uma porcaria.

    1. Avatar de irlm
      irlm

      é verdade. concordo, prefiro Gnome Extensions 3 (fica um must have)

    2. Avatar de Marco
      Marco

      Já experimentaste?
      Aqui está em produção e porta-se muito bem.

  6. Avatar de RK
    RK

    KDE é bonito mas falta-lhe simplicidade. Esta exageradamente eyecandy. Gnome3 errou na escolha do gestor de janelas. Unity até gosto mas tiraram a fiature dodge windows e aquela barra lateral obriga a usar 2 launchers de aplicacoes de por exemplo querer instalar uma dock… Lmde falta-lhe o envolvimento entre desktop e janelas como por exemplo o unity tem quando se maximiza uma janela e funde-se com a barra superior e fica mais limpo… Gnome2 sempre foi o melhor a todos os niveis e ponto final.

    1. Avatar de Cláudio
      Cláudio

      Até que está muito simples, não leva muitos recursos (á lá KDE 4) e o eyecandy desactiva-se.
      Nunca gostei de KDE 4, mas já experimentei o 5 e até que está muito bom. Não troco porque gosto do feel de apps GTK+ ao estilo elementary, que não se integram muito bem com KDE.

  7. Avatar de Fernando
    Fernando

    É… não vai ser dessa vez que eu passo a usar o KDE. Continua com visual anos 90…

    1. Avatar de Cláudio
      Cláudio

      Defina visual dos anos 90.
      Porque eu não vejo nada dos anos 90 parecido… Se está a julgar pelo esquema de cores, é KDE, tudo é alterável!

      1. Avatar de Fernando
        Fernando

        Visual dos anos 90: Muitos efeitos, luzes, sombras, texturas… Ou seja: KDE

    2. Avatar de lmx
      lmx

      “Continua com visual anos 90”

      por isso é que o Windows vista se baseou fortemente no KDE 🙂

      cmps

  8. Avatar de Renato Martins
    Renato Martins

    Boas. Eu sou um pouco leigo nesta matéria portanto peço desculpa pela pergunta.
    O Gomes,kde e assim são tipo launchers? Só alteram a parte estética certo?

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Não 🙂

      Gnome/Kde são Ambientes Gráficos Desktop! ou vulgarmente Chamados de DE’s(Desktop Environments).

      “Só alteram a parte estética certo”

      Mais ou menos.. 😉

      Um Desktop é uma virtualização do verdadeiro sistema(tipo o que vês na “consola” ou terminal).
      E cada Desktop virtualiza pastas, etc da sua forma.uns dás dois cliques para abrir outros só um, uns dão-te mais possibilidades, outros são básicos, etc.

      Um DE é uma espécie de terminal, mas gráfico, ou seja onde existem pastas, botões para clicar , etc…

      cmps

    2. Avatar de Cláudio
      Cláudio

      São ambientes completos.
      Da mesma forma que o Windows Vista, o 7 o 8, o OS X, (etc) tem ambientes diferentes, o GNOME e o KDE tambem assim são. Só que não tem um nada a ver com o outro ao contrario por exemplo de Vista->7.

  9. Avatar de Tiago Santos
    Tiago Santos

    Já existe informação de como passar do kde4 para o 5?

  10. Avatar de irlm
    irlm

    sistema de notificações do windows 10 copiado do KDE Pasmas 5, para quê cortana?, se tiver pesquisa Plasma (tudo e mais alguma coisa até fazer contas, ver bookmarks, abrir aplicações, etc) só falta voz de comando intregada no sistema.