Adeus Windows ou macOS! O elementary OS tem o que precisa (7)

54 Comentários

Considera que está na hora de deixar o Windows ou o macOS e partir à descoberta de uma distribuição Linux? As possibilidades são muitas, mas a nossa sugestão vai para o elementary OS. Esta distribuição é “simplesmente” bonita e muito funcional, além de que tem como base o Ubuntu.

Afinal o que tem uma distribuição Linux destas “lá dentro”?


Como ligar o elementary OS à rede?

Tal como outros sistemas operativos, o elementary OS também possui uma ferramenta para proceder às configurações de rede. No caso de existir um servidor de DHCP, o sistema ira obter automaticamente a configuração.

No entanto, caso pretendam configurar de forma estática os parâmetros de rede devem clicar no ícone de rede e depois escolher Definições de Rede.

Dentro da interface de configuração podem ver de imediato os endereços IPv4 e IPv6 atribuídos. É ainda possível ver a taxa de Download e Upload. Para configurarem um endereço IP estático devem carregar em Definições Avançadas

Em seguida selecionem o separador Definições IPv4 ou Definições IPv6 (se pretenderem configurar um endereço IPv4 ou IPv6, respetivamente) e no Método escolham Manual.

Na zona de Endereços indiquem o Endereço, Máscara de rede e Gateway. Não se esqueçam também de indicar os Servidores de DNS para traduzir os nomes em endereços IP.

E está feito! Como viram este tipo de configuração é muito simples. Dentro do Painel de Configuração estão ainda disponíveis outras opções ao nível da rede, como por exemplo autenticação 802.1x, Data Center Bridging (DCB), Wake on Lan, Ligação a VPN, etc.

Num próximo tutorial iremos abordar outras funcionalidades interessantes, por isso fiquem atentos. Se tiverem sugestões, deixem na zona dos comentários. Como já referimos, estes são artigos para iniciantes.

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Mateus
    Paulo Mateus

    Estou perfeitamente convicto que a mais valia de um Sistema Operativo reside nas aplicações/software que suporta, logo, enquanto o Linux não suportar MsOffice, aplicações da Adobe, … etc, infelizmente não vingará por muito bonito e funcional que seja.
    No entanto existe uma pequena luz ao fundo do túnel com o suporte para jogos no Steam.

    Esta é a opinião de quem adora o Linux!

    1. Avatar de Hugo Gomes
      Hugo Gomes

      Mesmo que suporta se o Office pu aplicações da adobe, pagavas para as ter?

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Tau!

        Aí está!

      2. Avatar de Lobo
        Lobo

        Pagava porque como graphic designer o meu emprego depende disso

      3. Avatar de Bruno Martins
        Bruno Martins

        Que eu saiba existem cracks tanto para o office como para o photoshop disponíveis para o utilizador de windows. Da mesma forma que há pessoas/empresas que têm o software todo licenciado. A questão do pagamento das aplicações não tem a ver com o sistema operativo mas sim com a mentalidade das pessoas. A ideia de que tudo que é para linux é gratuito está errada, até existem distribuições pagas e software/aplicações pagas. Eu como utilizador tanto de windows como Linux e na medida em que por exemplo tenho contas de office 365 Premium com direito a ter as aplicações de desktop não me importava de ter as mesmas a funcionar nativamente em Linux, até porque a meu ver ainda não há nenhum cliente de email para linux tão poderoso e intuitivo como o outlook.

      4. Avatar de senhor
        senhor

        Que tem a ver o sistema operativo com a pirataria?
        Porque haveria de não pagar?

      5. Avatar de romulo
        romulo

        Sou desenvolvedor e uso Linux, nem por isso deixo de pagar pela licença da coleção de IDEs da JetBrains que uso bastante em meu trabalho, nem todo mundo usa Linux por ser gratuito, ou por que não quer pagar por software melhor , existem pessoas que usam Linux por motivos de qualidade e produtividade mesmo.

    2. Avatar de Luan
      Luan

      Talvez seja a hora das pessoas começarem a largar a mão e a preguiça de usar os mesmos aplicativos, quando outros fazem a mesma função, quando não melhor.
      Espero que a Microsoft deixe o Office cada dia mais caro e difícil se ser pirateado. Assim as pessoas se verão obrigadas a usar alternativas a força e deixar esse mimimi de não tem “Office”.
      Quando você contrata alguém pra uma função, ela pode até usar o Paint pra fazer desenhos de alto padrão. Quem tem capacidade não precisa usar somente produtos da Adobe pra criar algo grande.

      1. Avatar de Dandan
        Dandan

        Microsoft Office funciona em modo offline, inclusive a distro Manjaro já traz ele junto com o LibreOffice.
        Photoshop, se não me engano também tem versão offline e funciona via Wine no Linux. Mas o que o GIMP não faz em comparação com o Photoshop!

        1. Avatar de Dandan
          Dandan

          PS: Escrevi errado, não é versão “offline” é versão “online”.
          Falha nossa!!

      1. Avatar de 365
        365

        Funciona offline? Nop

    3. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Vocês (utilizadores Windows) têm um grande mal em pensarem em nomes e não em funcionalidades.

      Texto, folhas de calculo, pensam logo e obviamente em MS Office.

      Eu uso o LibreOffice, não é pirateado, e faço tudo o que fazes com o MSOffice e mais posso ainda guardar num tipo de ficheiro que nem o MSOffice consegue decifrar (.odt)
      Isto é apenas um exemplo. Photoshop??? Pra quê?
      Temos o Gimp que é um programa de edição e criação de desenhos até em 3D, que é profissional e gratuito.
      Animações 3D não precisamos de mais uma vez dos softwares da Adobe… temos o Blender, que já usei-o aqui -» v=siMV3xhcmXQ dos 0:12 aos 0:33

      E agora pergunto, preciso de estar nas redes da Microsoft mais as empresas que trabalham exclusivamente para o monopólio da Microsoft?
      – Nop!

      PS.
      Nem ando a ser vigiado…

      1. Avatar de pois.....
        pois…..

        eu consigo fazer lisboa-porto de bicicleta, mas prefiro fazer no meu BMW.
        é obvio que ha mta coisa que se consegue fazer com softwares alternativos, mas nem tudo.

        1. Avatar de Dandan
          Dandan

          Dá pra você citar exemplos de coisas que por exemplo, o Office da Microsoft faz que o LibreOffice não faria? Dizer da pra boca pra fora que não faz, só pra seguir a onda anti-Linux é 10! Dê-me argumentos. Gostaria de analisar, se realmente houver coisas que o Office faz e o outros não, iria mandar diretamente aos devs e pedir uma solução.

          1. Avatar de Diogo Santos
            Diogo Santos

            Jogar.

          2. Avatar de Dandan
            Dandan

            Tás a brincar, não é? Falei do Office e você fala “jogar”.

        2. Avatar de Paulo César
          Paulo César

          Ah pois é… É verdade que hoje em dia temos acesso a programas gratuitos que fazem coisas semelhantes ou iguais que outros. Mas para quê caçar com gato se podes caçar com cão? Eu trabalho na área do design gráfico e não troco a Adobe por nada. Nada mesmo, e já tive experiência e trabalhei com outros programas (incluindo o GIMP).
          São opiniões… Agora não queiram comparar um software pago com um software gratuito e dizer-me que fazem a mesma coisa ou até melhor… Pff
          Nunca ouviram dizer que “Ninguém dá nada a ninguém”?

          1. Avatar de Dandan
            Dandan

            Pelo jeito você não sabe como funciona softwares opensource, acha que por ser de graça, não pode ser tão bom quanto um pago.

    4. Avatar de Allez
      Allez

      A Micro soft e a Ad obe é que não fazem os seus produtos para GNU/Linux.

  2. Avatar de Fernando
    Fernando

    Usei esta distro à cerca de 1/2 anos e na altura a bateria ia dos 100% aos 0% em cerca de 30 minutos. Ainda é assim?

    1. Avatar de jaugusto
      jaugusto

      Não sei dizer mas quando usava W10 à cerca de 1/2 anos o pc era uma torradeira. Ainda é assim?

      1. Avatar de Duarte Pereira
    2. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Tens distribuições funcionais e mais leves nos gráficos.
      Porque não testar o Linux Mint que deriva também do Ubuntu?

  3. Avatar de A.J.
    A.J.

    Não aconselho. Está ainda em fase inicial e crasha imensas vezes.
    Atenção que os erros e crashes estão omitidos por default mas os logs mostram imensos problemas “escondidos”.

  4. Avatar de Helder
    Helder

    A copiar, copiam bem, é muito familiar com a interface do macOS, a Microsoft devia ver isso é copiar também, já que a interface deles é a pior coisa que há!

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      A Microsoft podia era largar a bosta do Ntfs e passar para ext4 que é bem melhor e bem mais avançado. Isso é que podia.

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Ou APFS 😛

        É uma vergonha, a MS é a que tem o sistema de ficheiros mais atrasado do mercado.

      2. Avatar de Lobo
        Lobo

        Linux e tao bom que nem samba suporta, preciso andar com servidores para correr nfs e aceder aos discos em rede é vergonhoso

        1. Avatar de Helder
          Helder

          Nota-se mesmo que sabes o que falas.

          SMB é um protocolo proprietário da Microsoft.

          SAMBA é uma implementação open source desse protocolo fechado.

          Por isso, é o Linux que suporta samba, o Windows não suporta samba.

          Só que a Microsoft lixou-se, e agora eles é que têm de suportar o samba porque a quantidade de equipamentos de rede que usam a versão Linux é enorme.

          1. Avatar de LG
            LG

            Era bom se os teus restantes comentários aqui na pplware fossem construtivas/informativos como este…

          2. Avatar de Lobo
            Lobo

            alguma diferenca em velocidade entre smb1 e smb3?

  5. Avatar de Pedro Oliveira
    Pedro Oliveira

    Ainda não se cansaram deste tipo de artigos?!

    1. Avatar de Fernando
      1. Avatar de Dandan
        Dandan

        Eu adoro e você que é o chato!

  6. Avatar de belmiro
    belmiro

    Pedro Pinto, posso fazer uma sugestão?
    Poderiam fazer um tutorial de como correr Android (Remix OS ou Android-x86) permanente (e não Live) numa PEN USB/HDD USB/cartão SD?

    Eu já tentei desses dois (gosto mais do Remix OS) mas só me funciona o “live”; para instalar permanente numa PEN USB os tutoriais que encontrei são muito complexos e pior ainda, criou-me na EFI/menu do Windows uma opção extra (sem eu ter escolhido fazer isso…) que tive que tentar eliminar.

    Basicamente o que eu quero é poder ter instalado Android numa PEN (permanente) e correr apenas quando preciso, sem fazer alterações no SSD do pc. Até hoje as opções mudam sempre algo no SSD/Windows e/ou não funcionam em modo “permanente”.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Okapa belmiro, a ver se consigo 🙂

  7. Avatar de Mc
    Mc

    Não corre VirtualDj Mamba 2 Freestyler Dmx drivers etc e como tal não tem tudo o que preciso. Agora acredito que como browser de web e editor de texto e para ouvir umas mùsicas e ver uns filmes chega. Infelizmente o Linux não tem suporte dos fabricantes de soft e hardware que devia ter… temos pena

    1. Avatar de senhor
      senhor

      Exacto.
      Enquanto isso. Linux é usado como servidor e/ou usos pessoais especificos.
      Como trabalho ou lazer é um limitador ENORME das potencialidades de uso.

  8. Avatar de Luan
    Luan

    Eu acho que o Elementary deveria ao menos trazer o LibreOffice e certas aplicações como padrão instaladas. Achei essa distro bem crua em aplicações. Parece que eles tem uma preferência por aplicativos curados, que passaram pela mão e design deles. Basta checar a loja deles e verá uma série de apps com aparência semelhante ao Mac OS.
    Vocês do Pplware poderia fazer um guia de programas interessantes para serem instalados através da Loja deles. Programas necessários para o usuário final.
    É só uma dica.

      1. Avatar de Lobo
        Lobo

        Se concordas entao porque dizes que tem tudo o que precisa no titulo? Artigo sem fundamento

        1. Avatar de Dandan
          Dandan

          Pois tem tudo o que precisa pra um usuário bem basicão, daqueles que só acessa a internet e quer algo mais cara de Mac OS.

        2. Avatar de Pedro Pinto

          Para mim o libreoffice não é fundamental no sistema. Uso a suite de produtividade da Google…

  9. Avatar de maria vieira a atriz
    maria vieira a atriz

    Adeus Windows ou macOS! O elementary OS tem o que precisa parei na hora de ler vi logo que era PUB

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Pub a quê? Open Source?

  10. Avatar de Lobo
    Lobo

    Linux e so pa nerds brincarem , quem trabalha so precisa de windows ou mac

    1. Avatar de Dandan
      Dandan

      Não sabe o que falas, como sempre falando bobagens em tudo quanto é artigo. Se não sabes usar ou não tens interesse de usar Linux, então não fique espalhando mentiras.

  11. Avatar de Cristóvão
    Cristóvão

    Se eu tivesse um € por cada vez que o ppware diz adeus ao Windows e macOS para promover uma distro de Linux, estaria rico ontem.

    1. Avatar de Dandan
      Dandan

      Isso te incomoda por que?

      1. Avatar de Cristóvão
        Cristóvão

        Quem é que falou em incómodo? É uma constatação.

        O meu comentário incomoda-te?

        1. Avatar de Dandan
          Dandan

          Não me incomoda, perguntei se te incomodava o fato de eles criarem artigos desse tipo, só isso.