Adeus Windows ou macOS! O elementary OS tem o que precisa (2)

54 Comentários

Acha que está na hora de deixar o Windows ou o macOS e partir à descoberta de uma distribuição Linux? As possibilidades são muitas mas a nossa sugestão vai para o elementary OS. Esta distribuição é “simplesmente” bonita e muito funcional, além de que tem como base o Ubuntu.

Afinal o que tem uma distribuição Linux destas “lá dentro”?



O elementary OS é uma distribuição baseada no Ubuntu e direcionada para desktops. Esta distribuição tem um fantástico look and feel, garante um bom desempenho e é bastante estável.

Com instalar apps no elementary OS?

Por norma, no Pplware, ensinamos a instalar apps no Linux através da linha de comandos. No entanto, hoje já são poucas as distribuições que não têm a sua própria loja de aplicações, onde podemos procurar por ferramentas, jogos, etc.

No elementary OS basta procurar por “App Center”. O App Center fornece nativamente, aplicações de Código aberto para o elementary OS. Descubra rapidamente novas aplicações e atualize facilmente as que já se encontram instaladas. Pode também dar donativos aos programadores através de compras “pague-o-que-quiser”.

As apps estão organizadas por várias categorias e para instalar qualquer uma deles basta selecioná-la e depois carregar no botão que aparece à frente.

Vamos a um exemplo…

Imaginem que pretendem instalar o popular jogo Quake. Podem fazer simplesmente a pesquisa e depois mandar instalar o jogo. Para tal têm de indicar a password de adminsitração do sistema.

Depois de instalado, basta procurarem nas Aplicações. Simples não é?

Num próximo tutorial iremos abordar outras funcionalidades interessantes, por isso estejam atentos. Se tiverem sugestões, deixem na zona dos comentários. Como já referimos, estes são artigos para iniciantes.

Leia também…

Adeus Windows ou macOS! O elementary OS tem o que precisa (1)

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Wagner Silva
    Wagner Silva

    Linux Deepin, instale e use !

  2. Avatar de Zé Lino
    Zé Lino

    Eu vou continuar a usar Windows. Linux nunca será friendly. É só para cromos da informática.

    1. Avatar de arc
      arc

      Tem todo o direito de utilizar Windows, pois parece-me que é o SO que vai de encontro a todas as suas necessidades. Só NÃO, tem o direito de chamar “cromos da informática”, a quem tem uma opção diferente da sua.

      1. Avatar de paulo g.
        paulo g.

        Provavelmente ele até é um cromo que usa android… 🙂

        1. Avatar de José
          José

          Onde é que no artigo falar em Android, IOS e/ou Windows mobile paulo g. ????????????????????????????

          1. Avatar de José
          2. Avatar de reeeeeee
            reeeeeee

            não consta no artigo, o sistema Android é da familia Unix…

          3. Avatar de AJ
            AJ

            O núcleo do Android é Linux.

          4. Avatar de Paulo Jaime
            Paulo Jaime

            Muitos utilizadores críticos do Linux não dispensam o Android nos celulares que é igualmente Linux ……

        2. Avatar de Pedro Santos
          Pedro Santos

          bem visto, paulo!

      2. Avatar de Marco
        Marco

        Exacto! Muito bem, arc.

    2. Avatar de Arkan
      Arkan

      LInuXO sempre sera isso…um pseudo os que nao decola a mais de 400000000000 anos, a unica coisa boa que o linuxo trouxe foi a melhoria dos servicos microsoft, pois tendo concorrencia mesmo fraca, tipo um grao de areia num deserto libio, o windows so tem melhorado, desde 3.11!

      Linuxo é um lixo, so serve para pseudonerd falar pow é top! é isso é aquilo…

      1. Avatar de paulo g.
        paulo g.

        Nota-se… instala um ruim10 de cd e depois reinicias o pc quantas vezes até ficar pronto depois das atualizações? Além do mais nem uma carta decente escreves depois de o instalares…. sem falar no antivirus.

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          ” instala um ruim10 de cd ”
          Sai do buraco, estamos em 2018

      2. Avatar de Zé Lino
        Zé Lino

        Concordo em absoluto. Bem-haja Arkan.

      3. Avatar de ducknukan
        ducknukan

        Deve ser por isso que 70% do mercado de servidores usa Linux.

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          A Volvo deve ter 70%* do mercado de maquinaria pesada e não é por isso que vou comprar um camião para ir passear!

          * foi um número atirado à toa.

          1. Avatar de Marco
            Marco

            LOL, é verdade…

            Mas isso aplica-se aos dois lados 😉

          2. Avatar de Paulo Jaime
            Paulo Jaime

            Centrais nucleares , silos de mísseis balísticos , submarinos nucleares, comboios TGV, semáforos nas grandes cidades , aviões , naves espaciais , a maior parte de bancos e multinacionais e muitos outros exemplos funcionam e são geridos com sistemas Linux . Pela segurança e estabilidade que o windows ainda tarda em oferecer , para não falar na vulnerabilidade aos virus . Uso Windows desde 2001 e já experimentei dezenas ou até mais de uma centena de distros Linux ….. sei do que falo , prefiro a beleza e estabilidade e segurança de um Linux . Existem centenas de distribuições para todos os gostos , tipo de utilização e com interfaces fabulosos ….e de borla. Não tenho que instalar antivirus nem andar frequentemente a optimizar ( desfragmentar , limpar e sei lá mais o quê ) O Mundo é gerido por Linux …o resto são terminais Windows para quem não sabe ou não tem paciência para aprender…..habituam-se a um ponto e vírgula e não querem saber do resto da pontuação !!!!

      4. Avatar de Samuel
        Samuel

        Ganha juizo!! Tudo a microsoft fez no windows copiou do linux. Sem o linux a microsoft já tinha falido em 1998.

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          Aliás, por isso é que as distros quase todas ou copiam o interface Windows ou OSx…
          tem juízo

          1. Avatar de asd
            asd

            LOL cortano…
            A microsoft e apple passam a vida a copiar linux…
            qual foi o primeiro OS a ter uma interface limpa sem shadows e assim, tipo o windows 10? foi um sistema Linux qualquer… já nem me lembro do nome… para teres ideia de há quantos anos ja foi…
            quem foi o primeiro a ter app center? Linux….
            o que não falta são exemplos… basta abrir um Ubuntu 12.04 e comparar com windows 10 ou 8 e ver as semelhanças… e em 2011 ainda nem havia windows 8…

        2. Avatar de Duque
          Duque

          Boa!!! hahahahaha

      5. Avatar de Pedro Santos
        Pedro Santos

        Há ferramentas no “Linux” que estão à altura do sistema da Microsoft (ex: Libre Office Writer) mas a esmagadora maioria parece uma demo rasca dos produtos da empresa estadunidense.

        1. Avatar de asd
          asd

          queres comparar uma empresa multimilionária que cobra rins e corações aos clientes para desenvolver produtos e serviços com meia duzia de gatos pingados que fazem o software porque gostam de o fazer sem receber 1€ por isso?
          mas pronto, como o pessoal quer tudo do melhor e de graça preferêncialmente, como não sao eles que trabalham e gastam as suas noites de sexta e sábado a desenvolver código em vez de estar com amigos e familia, há que reclamar e dizer em alto e bom som que programa X parece demo rasca de programa Y…
          enfim, eu se fosse desenvolvedor já te mandava o bitaite faz tu o programa, gasta tu os fins de semana, vem tu do trabalho, cansado e a querer é deitar na caminha e senta-te numa secretária a desenvolver e acima de tudo, fá-lo sem pedir um centimo, faz lá…

          continua lá com as tuas tretas prémium, mas não venhas insultar os desenvolvedores que gastam o seu precioso tempo a desenvolver sem ganhar 1 centimo, nem fazer comparações da nhanha… comparar uma empresa multimilionária com meia duzia de desenvolvedores que têm um orçamento que nem chega se calhar a 1 milhar de euros, ou mesmo a investir do seu proprio bolso… não se compara, aceita-se!

          1. Avatar de Amilcar Alho
            Amilcar Alho

            Bom ponto de vista. Parabéns! 😉

          2. Avatar de arc
            arc

            Touché. Parabéns

          3. Avatar de Marco
            Marco

            muito bem

          4. Avatar de Pedro Alexandre Arantes
            Pedro Alexandre Arantes

            Concordo com a expressão “Sem pedir um centimos”… Santa ignorância
            Companhias como a Canonical fazem milhões podem muito bem pagar bons ordenados! O problema não são os pagamentos até porque isso se resolve bem com a publicidade, a maioria das apps gratuitas geram milhões em receitas.
            O problema do Linux é todos os SO’s baseados nele (Android incluído) é a fragmentação e a incompatibilidade entre distribuições, o facto de não poderes chegar a mais do que uma pequena fracção dos utilizadores Linux com uma única aplicação e teres de reescrever vezes sem conta para o tornar compatível com todas as distros desencorajar qualquer um…. Mesmo os utilizadores como eu que já tentaram várias vezes mudar e ficar no Linux exclusivamente mas acabam sempre por voltar atrás por uma questão de funcionalidade

    3. Avatar de Samuel
      Samuel

      Eu não sou cromo mas uso linux.

  3. Avatar de osvander
    osvander

    Linux mint, instale e veja como sua interface imbatível, elegante é a melhor de todas!!

    1. Avatar de Arkan
      Arkan

      talvez o unico linuxo q eu usaria….bem simples e facil!

  4. Avatar de DB
    DB

    Deve ser deve… nem em sonhos

  5. Avatar de Ricardo Pereira
    Ricardo Pereira

    Conceito interessante, mas substituir macOS ou Windows? naa.. depende da utilidade e do software usado, mas mesmo assim, creio que será um número bastante reduzido.
    No meu caso trabalho com Mac e não há alternativa (ainda bem =D) mas tenho pc windows, apesar de usar mais uma maquina virtual no Parallels.
    Já em casa a história muda, tenho um PC a fazer de “media center”, fotos e videos da cloud, meo go e stremio, neste caso já me compensava ter uma distro linux, no entanto não têm Meo GO, este fim de semana experimentei o Pheonix OS, apesar de funcionar tudo, estas 2 apps nao reproduzem o conteudo

    1. Avatar de Samuel
      Samuel

      Experimenta instalar o wine(windows emulador) e tenta instalar o Meo GO nele.

  6. Avatar de José Monte
    José Monte

    Uso os três Sistemas Operativos mais populares (linux, windows e mac), e digo que são ambos competentes no desempenho de quase todas as necessidades. Dizer o contrário não é honesto.

    A única diferença relevante é que há um que não é comprado. Mas é tão bom como os outros pagos.

    Deixemos de clubismo e sejamos práticos.
    Abraço

    1. Avatar de arc
      arc

      Aí está…um comentário sensato.

  7. Avatar de Miguel Gomes
    Miguel Gomes

    Uma distro bonita mas que no meu ver não passa disso. O seu ambiente gráfico é bastante pesado, tendo eu testado, em alguns laptops de idade, e os mesmos arrastavam-se brutalmente.

    Existe muitas outras variações do Ubuntu, para todos os gostos e feitios, mais estáveis e ágeis (Mint, lubuntu, Ubuntu Mate, etc) , o que não justifica a aposta no elementary OS, o proprio Windows 7 e Windows 10 comportam-se de melhor forma em maquinas antigas.

    1. Avatar de arc
      arc

      É muito perfume para o meu gosto, mas ainda bem que existem outras distribuições e DEs para se escolher. No entanto, para quem gosta…

    2. Avatar de Xico
      Xico

      Só disse verdades.

  8. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Boa tarde,
    Sou user tanto de Windows ( no meu caso, 10 ) como de Linux ( Mint KDE )
    E não tenho razão de queixa, pois para o uso que dou, complementam-se.

    Abraço

  9. Avatar de Jobz
    Jobz

    Não corre iLok2,WIBU,eLicenser, Codemeter…. portanto, inútil!!!

      1. Avatar de arc
        arc

        Como rapidamente de inútil, fica…ÚTIL.

  10. Avatar de António Paulo
    António Paulo

    Possivelmente vou dizer uma asneira, mas se gastam dinheiro para poder correr alguns programas ou jogos, que tal usarem o crossover…não vejo porque só falam no wine que é desenvolvido pela mesma equipe mas têm algumas restrições em relação a este. Uso o Linux Mint 18.3 Sylvia 32-bit, Kernel Linux 4.8.0-53-generic i686, MATE 1.18.0 num Clasus x-trategy c-100 com Intel® Pentium(R) M processor 1400MHz e 989,6 Mb de ram e funciona 5*. Faz tudo o que necessito e julgo que para maioria dos utilizadores também, o mal é que se tornaram muito comodistas.

    1. Avatar de arc
      arc

      Não usam CrossOver, porque existe a limitação dos 14 dias e esse período de tempo, é inconclusivo para formarem uma opinião critica construtiva (risos).

      António Paulo, PARABÉNS, resolve os seus problemas mais comuns…isso é o que interessa. Não importa que seja Mint, Fedora, Debian, Ubuntu, etc.

  11. Avatar de diogo
    diogo

    Eu só não uso linux, porque a maioria dos jogos que jogo estão optimizados para tal, porque as impresas não querem

  12. Avatar de informado
    informado

    EU uso Linux Fedora 🙂 Tanto comentário sobre Windows LOL!!! Windows o pior código que já vi. Aquilo é pior que o queijo esburacado. Quem quiser entra lá a cada segundo.

  13. Avatar de Clodoaldo
    Clodoaldo

    Melhor sistema operacional é aquele que atende as necessidades do usuário. Não importa que seja Windows, Linux ou MacOS. Eu uso LinuxMint pq é o melhor para mim.

  14. Avatar de pops
    pops

    É possivel usar o huawei E5372 ligado por usb, podem ajudar ?

  15. Avatar de Zé Pinto
    Zé Pinto

    É assim tão difícil o linux ? Tenho 3 maquinas com win 10 e instalei numa delas o linux Mint, e como principiante no linux até me dei ao luxo de instalar o Eset scanner online através do wine , assim como o malwarebytes, e tenho 73 anos…Acreditem, é bom para a carola “matar” a cabecinha a pensar como fazer….

  16. Avatar de Zé Pinto
    Zé Pinto

    sudo apt-get install não é nenhum bicho de sete cabeças…

  17. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    A sério que ainda em 2018 estamos a medir a melhor opção ?

    Testem tudo. Aprendam um pouco de tudo.

    O que importa o que se usa. Aprendam, tirem partido do estudo.

    Cumps