Adeus Windows 7! Conheçam 4 alternativas GNU/Linux

74 Comentários

Foi no passado dia 14 de janeiro que o Windows 7 deixou de ter suporte! Tal cenário deixa milhões de utilizadores em risco e nesse sentido é preciso migrar para uma novo sistema. Obviamente que a decisão mais natural é a passagem para o Windows 10. No entanto, no mundo Linux existem milhares de alternativas que podem facilmente substituir o sistema da Microsoft.

Conheçam 4 distribuições Linux que podem substituir o Windows 7.


#1 –  Linux Zorin OS 15.1

O Zorin OS é aquela distribuição que simplifica a migração do Windows para Linux. Esta distro, baseada no popular Ubuntu, tem um menu iniciar muito idêntico ao Windows 7. O ambiente gráfico de trabalho é o Zorin Desktop.

Uma das novidades do recente ZorinOS 15.1 são as melhorias ao nível do Zorin Connect. Com esta ferramenta, um utilizador com Android pode facilmente controlar o sistema. Esta ferramenta é baseada nos populares GSConnect e KDE Connect.

Adeus Windows 7! Conheçam 4 alternativas GNU/Linux

#2 – Linux Mint 19.3

Esta é uma das distribuições Linux mais populares do mundo. Para quem quer dar os primeiros passos numa boa alternativa ao sistema operativo Windows e também macOS, esta é normalmente uma das distribuições Linux sugeridas, mas é também uma das que tem maior comunidade.

O Linux Mint 19.3 trouxe mais novidades para os utilizadores e mais estabilidade. Saiba tudo aqui.

Adeus Windows 7! Conheçam 4 alternativas GNU/Linux

#3 –  elementary OS 5.1 ‘Hera’

O  elementary OS 5.1 traz uma nova interface de login e foram também vários os pacotes atualizados. Esta versão tem como objetivo melhorar a produtividade dos utilizadores e também com uma plataforma (alternativa) de trabalho para programadores. Pode ver todas as novidades aqui.

Adeus Windows 7! Conheçam 4 alternativas GNU/Linux

#4 – Ubuntu 19.10 ‘Eoan Ermine’

A versão final do Ubuntu 19.10 chegou recentemente e, como sempre, são várias as novidades. Desde 2006, a Canonical já lançou trinta e uma versões desta distribuição. O próximo Ubuntu chamar-se-à Ubuntu 20.04 LTS‘Focal Fossa’ e chega em abril do próximo ano. 

O Ubuntu está disponível com vários ambientes gráficos e apenas para máquinas com arquiteturas de 64 bits.  Pode ver aqui todas as novidades desta nova versão.

E são estas as sugestões que temos para hoje! Como referimos, existem milhares de distribuições Linux que podem substituir o Windows 7. Algumas são bastante completas, outras oferecem o melhor desempenho, algumas são mais estáveis e outras têm mesmo grandes comunidades.

É utilizador com Windows 7? Está a pensar mudar para Linux?

Comentários

74

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de bruno
    bruno

    A alternativa ao windows 7 é o windows 10.

    1. Avatar de Filipe Rafael
    2. Avatar de Curioso
      Curioso

      Sim, para quiser comprar um computador novo.
      Tenta instalar o windows 10 num computador com 4 anos e vês o quanto é desesperante trabalhar com ele…

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Já instalei em vários computadores com 10 anos e não tive problemas com quase nenhum, excepto num caso, o qual dizia que o processador não era compatível.

        E mantiveram-se rápidos como quando tinham o windows 7.

      2. Avatar de Amilcar Alho
        Amilcar Alho

        Depende do computador e de quem o instale…

      3. Avatar de pobox
        pobox

        Não concordo com o seu comentário.
        Tenho vários computadores com mais de 5 anos e todos correm Windows 10 na perfeição. Tudo depende do que se pretende fazer.
        O mais antigo tem mais de 10 anos (4 Gb de ram).

      4. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Se for um Atom com 1GB de memoria acredito que sim, Ou entao isso tem problemas de HW.

        Tenho um PC com 12 anos (Core 2 duo ) e corre bem o Windows 10.
        Tablet com Intel Core m3 (CPU de 2015) e funciona tudo a 100%. E isto sao maquinas fracas, o meu i-7 com 5 anos e W10 é bem mais rápido que muitos pc novos.

      5. Avatar de Pedro
        Pedro

        Acabei de comprar um computador novo, nem sequer abriu o windows 10, levou logo com Debian em cima

        1. Avatar de Fulano
          Fulano

          Fantástico… já ganhaste um rebuçado.

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Não ganhei, mas perdi algum tempo a ler os teu comentário estúpido!

        2. Avatar de PAULO SILVA
          PAULO SILVA

          prefiro suse

      6. Avatar de Pedro F.
        Pedro F.

        Uso Windows 10 num portátil com 9 anos e não noto nenhum problema.
        Acho que há aqui quem fale muito à toa!

      7. Avatar de Pedro F.
        Pedro F.

        O teu comentário prova que nunca meteste o windows 10 num portátil com 4 anos…

      8. Avatar de paulo g.
        paulo g.

        Se tiveres um disco HDD isso é verdade. Especialmente quando faz aquelas atualizações…

    3. Avatar de radamel
      radamel

      E eu que tenho um asus, tinha o win7, ha dois dias fiz a migracao para o win10 e agora não consigo instalar o controlador da grafica…

      Dá erro. Creio que tenho de reverter para o win7, se quero conseguir ter uma definição de jeito no ecra.

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        Vai reclamar com a Asus que não atualiza os drivers.

        1. Avatar de radamel
          radamel

          Acabei de reverter para o win7 novamente. Enquanto funcionar fica assim, depois la irá o linux. Sera que vão haver os controladores da grafica para linux? Sera que valeria a pena atualizar para o 8? Mas isso é capaz de não dar para fazer com a mesma licença.

          1. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            A licença do 7 dá para o 10… Para que raio queres o 8?
            Para ficar sem suporte em 3 anos?

          2. Avatar de radamel
            radamel

            Pedro F. acabei de explicar ali em cima. O meu asus de 2010 (?) não tem suporte em termos de drivers da placa gráfica para windows 10. Tentei sacar umas da net (não havia no site da asus – so tinha para o win7 e win8) e experimentei, parecia que quase dava, mas depois dizia que tinha falhado e nao instalava. Ou seja, so ficava com definicao por default de 800×600 ou algo semelhante. Não era aceitavel.

          3. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            O teu asus então não vale uma m3rd4!
            O meu portátil de 2011 é um asus e tem suporte!!!
            Que gráfica tens????????

          4. Avatar de radamel
            radamel

            O meu asus é um K53SC. A gráfica é uma NVIDIA Geforce GT 1Gb. Peço desculpa se te ofendi com a baixa qualidade da máquina, mas era o que eu podia/podia/pretendia pagar quando o comprei à distancia/ao telefone numa black friday da mediamarques. Já agora, ficas sabendo – não que interesse – mas só o uso uma vez por ano para submeter o IRS e para o meu filhote meter os CD’s de historias e jogos que escolhe nas livrarias. Para mim, tenho 3 lenovo thinkpad gama S que fui adquirindo posteriormente.

          5. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            Baixa qualidade? Mas estás a gozar ou és mesmo parvo? O meu é um k52, bem inferior e muito capaz…
            Volto a perguntar, que gráfica tens? Já foste ao site da nvidia sacar os drivers?

          6. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            Quando instalaste o Windows 10 ficou o ecrã preto ou que erro tiveste?

          7. Avatar de radamel
            radamel

            Quando meti o win10 ficou com “gráfica padrão do windows” ou algo semelhante. Na parte dos dispositivos gráficos estavam lá os sinais de aviso amarelo. Tentei instalar os drivers e não funcionou. Dizia que falhava e nada. A verdade é que aqui não há nada para win10: https://www.asus.com/Laptops/K53SC/HelpDesk_Download/

          8. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            Mas tirando o ponto de exclamação, qual era mesmo o problema?
            E porque vais ao site da asus procurar drivers da nvidia?
            Também vais ao site da Volkswagen comprar peças para o berbequim da Bosch???

          9. Avatar de radamel
            radamel

            Porque esta gráfica tem parte Intel e parte Nvidea. Tem de se instalar dois controladores. E tipicamente, vou ao stand da VW comprar a bomba de agua que por acaso pode ser bosh, sim.

          10. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            Essa gráfica não e parte intel e parte nvidia.
            Tens uma gráfica integrada e uma dedicada.
            Precisas de drivers para cada uma se quiseres usar as duas.
            Para os drivers da gráfica dedicada da nvidia, saca os drivers do site da nvidia. Para outra, esquece. Não precisas dela para nada…

          11. Avatar de radamel
            radamel

            Ao instalar a gráfica da Nvidia diz que não pode pois a outra não está instalada. Primeiro tem de ser a da Intel e só depois a da Nvidia pode avançar. Por acaso, encontrei um ficheiro de atualizacao de 2015, procurando pela referencia da intel e nao do portatil e aparentemente funcionou. Creio que já só me falta conseguir encontrar as drivers do touchpad… De resto já estara a funcionar.

          12. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            É o que tenho dito. Drivers é da marca do componente e não de quem faz a carcaça de plástico…

      2. Avatar de PAULO SILVA
        PAULO SILVA

        Boas. alguns portáteis (asus incluido) tem gráficas híbridas com controladores próprios, daí que os drivers tem que ser da marca (asus neste caso). O windows 10 se instalar, tenta desativar a grafica dedicada (nvidia) e funciona com a intel – não da para jogos – mas funciona bem. tenta por na bios um valor igual ou maior de 256 mb para a grafica que assim o portátil funciona bem mas nunca com as duas graficas, porque o driver tem que ser o da marca.
        espero ter ajudado. tenho experiência neste tipo de problemas, e realmente existem portáteis que não da para atualizar, sendo a asus neste momento a pior marca em termos de suporte de drivers.

        1. Avatar de radamel
          radamel

          E duvida agora: Se eu tivesse optado avançar pela instalacao do linux, iria conseguir meter lá a gráfica a funcionar em condições? É que se não há drivers do fabricante para windows10, imagino para linux…

          1. Avatar de Paulo Silva
            Paulo Silva

            A ASUS não tem suporte para Linux…

          2. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            Mas se a Intel e a Nvidia tiver é mesmo preciso a asus?

          3. Avatar de paulo g.
            paulo g.

            Os drivers vêm no kernel, pelo que não nos temos que preocupar. No caso da nvidia é diferente. É instalado por defeito um driver opensource que funciona bem, mas também pode ser instalado o driver fechado da própria nvidia. Quanto às impressoras, máquinas fotográficas, scanner, o driver genérico normalmente funciona às mil maravilhas. Por exemplo as impressoras HP não diz que suportam linux (o sistema de impressão é o CUPS do mac), mas o facto é que todas trabalham e até existe software hp.

    4. Avatar de nop90
      nop90

      O artigo é sobre alternativas não é para passar de cavalo para burro.

    5. Avatar de Danilo
      Danilo

      Ou o Windows 8.1

      Flws

    6. Avatar de so inteligentes
      so inteligentes

      Lol

    7. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      windows 10 foi a maior desgraça da microsoft! pra mim é o grito de incompetência da Microsoft, atualiza todo dia, trava o computador (computador bom) fica lento o sistema 1 dia antes da próxima atualização, depois atualiza e fica lento, depois de uns dias o computador engrena e ganha desempenho, aí vem outra atualização…. uma baita duma porcaria.

  2. Avatar de Filipe Rafael
    Filipe Rafael

    Adeus aos Windows 7, olá ao Windows 10! Existem muitas aplicações/pessoas que não sabem mexer com o linux (gráfico) como eu, que tenho um Linux virtual e não me entendo com aquilo prefiro o Windows neste caso o 10.

  3. Avatar de Diogo
    Diogo

    Não recomendem uma versão do ubuntu não LTS. má ideia

    1. Avatar de fenixcload
      fenixcload

      o motivo e a versao do gnome que esta melhor

      1. Avatar de Danilo
        Danilo

        Gnome é um lixo em qualquer distro

        1. Avatar de Jorge Almeida
          Jorge Almeida

          Então faz melhor. O projeto GNOME funciona à base de contribuições voluntárias de pessoas que, no seu tempo livre, disponibilizam um excelente DE, de forma gratuita e disponibilizando o código, para quem quiser aprender e contribuir. Dizes que é lixo, podias ajudar a melhorar, com contribuições…

  4. Avatar de DB
    DB

    AS alternativas ao windows 7 são essas? Assim se aconselham muito mal os leitores.
    A alternativa é o windows 10.

    1. Avatar de mauz
      mauz

      No título diz: Conheçam 4 alternativas “GNU/Linux”. Penso que a ideia deste artigo, é dar a conhecer alternativas do universo Linux.

    2. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      Assim aconselha-se muito BEM os leitores, pois todos os sistemas apresentados sãomuito bons e atendem perfeitamente os utilizadores.
      O Windows 10 não é alternativa, ele é uma atualização do Windows 7, alternativa tem que ser uma coisa diferente que execute a mesma função, a evolução da mesma coisa não é alternativa, é a coisa em si.
      Tenho pena dessa insegurança brutal dos utilizadores de Windows que ficam desesperados toda vez que alguém sugere que se utilize o Linux em algum lugar. Calma gente, ninguém vai ser obrigado a aprender coisas novas nem em ampliar seus horizontes, essa possibilidade é apresentada para quem se interessar, quem tem medo de aprender algo novo pode muito bem ficar comodamente restrito à sua bolha tecnológica. Ninguém será obrigado a conhecer algo novo se não quiser, mas parem de tentar desestimular as pessoas a conhecerem coisas novas por si mesmos.

      1. Avatar de gui
        gui

        Boa sacudida na geração dos acomodados e nos analfabetos gramaticais que sabem ler mas só entendem dentro de suas limitações.

      2. Avatar de Pedro F.
        Pedro F.

        Só é pena é que as aplicações que estes utilizadores de windows 7 usam não corram em linux…

        1. Avatar de E Holz
          E Holz

          Hoje em dia a grande maioria das aplicações são baseadas em web (como o Office 365 ou mesmo o Google drive) fora o Office, o Linux oferece todas as aplicações que o Windows 7 possui… Não estou a ver diferente disso… E para quem é essa área de informática, o Linux oferece ferramentas para desenvolvimentos que trabalham de maneira mais “nativa” do que o Windows… Passou-se o tempo que o Linux era tudo no terminal…

          1. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            O office 365 não tem nada de web nem de baseado em web…
            Tal como o Photoshop, Lightroom, AutoCAD, etc, etc, etc…
            Dizer que a grande maioria das aplicações são baseadas em web é ignorar 90% das mesmas…

  5. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Mais arroz…

    “Desde 2006, a Canonical já lançou trinta e uma versões desta distribuição. O próximo Ubuntu chamar-se-à Ubuntu 20.04 LTS‘Focal Fossa’ e chega em abril do próximo ano. ”

    Em 2004 já havia Ubuntu.
    E também devem corrigir ” e chega em abril do próximo ano.”

  6. Avatar de Ruy Acquaviva
    Ruy Acquaviva

    Conheço bem todas essas distribuições e realmente elas são muito boas. Minha preferência entre elas é o Linux Mint, que recomendo muito.

  7. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Que tal o majaro? Arch based, só Debian based. Há mais (e melhor) vida para lá do Debian

    1. Avatar de gonsa
      gonsa

      Uso Manjaro e faz tudo o que eu preciso, até jogar

    2. Avatar de Danilo
      Danilo

      Gosto muito. Só que costumam não recomendar por ser rolling release e ter risco de quebra MAIOR que as fixed release como Ubuntu/Debian.

  8. Avatar de Joao
    Joao

    Ha cerca de 20 anos que nao toco no Windows, ja nem sabia como o usar ate ter mudado para um escritorio que usa windows. Tenho de admitir, funciona mas e uma geringonca sem pes nem cabeca, um frankenstein de mistura de ideias e conceitos de outros sistemas ja para nao falar que e pesadissimo. Tudo isso nao me incomoda, e bom haver alternativas, gostemos ou nao delas.
    O que me incomoda mesmo e o facto de se apropriarem das unicas distribuicoes de software decente e de impedirem a distribuicao de versoes *nix (I’m looking at you Autodesk and Adobe…) e nao me venham dizer que ha alternativas em linux porque, sejamos sinceros, sao todas uma desgraca e muito inferiores para uso profissional. Querem mais linux? Libertem as distribuicoes exclusivas para win/macOS e o mundo inteiro da com os pes no windows, so se mantem em uso gracas a isso. Cumprimentos a todos!

  9. Avatar de me and me
    me and me

    o substituto é o win10….

    quero ver as distro linux a correrem os erp que se usam nas empresas…. poderia continuar mas nao vale a pena.

    para end user o linux nao tem hipóteses em relação ao “status quo” que a Microsoft criou

    1. Avatar de Pedro B.
      Pedro B.

      SAP GUI funciona em Linux.
      Além disso os ERP’s mais recentes já começam a ser web based.
      Linux começa a ser alternativa assim que tudo começar a ser web based… e o MSOffice não será excepção.

      1. Avatar de Pedro F.
        Pedro F.

        Web based… Haja falta de performance…
        Tanta crítica na evolução lenta dos processadores para depois querer aplicações de brincar em “web based”…
        Enfim…

  10. Avatar de E Holz
    E Holz

    Utilizo Ubuntu a muito tempo e chega a um certo momento que abtua-se a utilizá-lo. Tive dual boot para alternar entre Windows e Linux mas hoje em dia não sinto mais falta do Windows… Ao final das contas, não sinto falta de nenhuma aplicação do Windows… No Ubuntu utilizo Steam para jogar online (tem compatibilidade com quase todos os jogos), utilizo Chrome/Firefox para navegar, Eclipse/VSCode para programar e uso o Google drive no lugar do Office. É um SO completo, que utiliza menos memória que Windows 7, entre outras vantagens, vale a pena tentar se adaptar…

    Deve-se corrigir o texto pois a versão 20.04 estará disponível em abril deste ano.

  11. Avatar de Fulano
    Fulano

    Adeus Windows 7, Olá Windows 10
    O resto é mais do mesmo…pasto

  12. Avatar de Rui Rodrigues
    Rui Rodrigues

    Windows… o que e isso!?

  13. Avatar de Valter Pinho
    Valter Pinho

    Nah, mesmo assim o melhor é o MS-DOS…muito rápido! ehehe

  14. Avatar de nop90
    nop90

    PoP! da System76

  15. Avatar de Wolf
    Wolf

    Uso linux no trabalho e windows em casa… os dois são bons e ponto, agora dizer que um usuário comum vai usar linux, acho dificil, a maioria nem sabe o que é linux

    1. Avatar de Danilo
      Danilo

      Pra eles Linux é só Ubuntu

  16. Avatar de JP
    JP

    Há mais vida além do “Debian based”!

    1. Avatar de pobox
      pobox

      Há sim! Q4OS, Debian Stable.

  17. Avatar de Paulo Coelho
    Paulo Coelho

    Na verdade está aproximação que a Microsoft estava a fazer ao Linux, tem para mim, o único objecto de tirar proporcionar a integração de distribuições Linux e assim evitar a fuga de utilizadores experientes. Penso que estão no caminho certo, falta saber se vão conseguir o melhor de dois mundos.

  18. Avatar de Carlos
    Carlos

    openSUSE e sem contra indicações.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Até precisar instalar drivers, codecs NÃO-OPENSOURCE.

  19. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Das opções sugeridas fico-me pelo Mint xFce. Estou satisfeito para já…