Actualize o Ubuntu 9.10 para o Ubuntu 10.04

72 Comentários

Está na hora de actualizar para o Ubuntu 10.04.

Para os utilizadores que ainda não experimentaram o Ubuntu 10.04 e que possuem versões anteriores, deixamos aqui dois métodos (um online e outro offline) para actualizarem facilmente os vossos sistemas.

Os testes que já realizei, e levando em conta a opinião de muitos utilizadores, a versão 10.04 do Ubuntu está mais estável, rápida e mais madura. Porque não actualizar?

Ubuntu_0

Vamos então passar aos métodos de actualização:

Método 1 – Via Update Manager (Necessário Internet)

Passo 1 – Vamos a System->Administration->Update manager

Passo 2 – Aparecerá um botão (Upgrade) que nos permite actualizar automaticamente para a versão 10.04. Basta carregar e esperar que o sistema actualize.

Ubuntu_1

Método 2 – Offline (Não é necessário acesso à Internet)

Este método é relativamente mais rápido, pois o sistema não necessita de fazer download dos pacotes a actualizar.

Passo 1 – Fazer download da imagem já preparada para fazer o upgrade, aqui.

Passo 2 – Vamos montar a imagem

sudo mount -o loop /<iso>/ubuntu-10.04-alternate-i386.iso /media/cdrom0

Nota: devem trocar <iso> pela pasta onde se encontra a imagem

Passo 3 – Vamos agora carregar nas teclas ALT+F2 e escrever

gksu "sh /cdrom/cdromupgrade"

Ubuntu_2

Agradecemos deste já o vosso feedback. Nós testamos os dois métodos com sucesso. Alguma dúvida é só dizerem que nós damos uma ajuda.

Boas actualizações!

Partilhar:
Tags:

Comentários

72

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Street Racer
    Street Racer

    Da minha parte concordo fazer o upgrade para o Ubuntu 10.04… acho finalmente um SO alternativo de peso e TOTALMENTE compatível (drivers) e bastante estável e MUITO rápido!

    Eu instalei [versão 64bits] no meu portátil (ASUS G2) e funciona direitinho! Detectou TUDO sem ter que configurar nada (Botões da tecla FN, etc).

    E desta vez instalei-o não para apenas experimentar, mas passar a partir de agora a usar-lo no dia-a-dia.

    Falando a sério para um SO grátis e livre impressionou-me MUITO! Em certas funcionalidades até é melhor que o Windows 7!

    E mesmo para jogos está uma maravilha! Jogo Trackmania Forever e outras aplicações que são para Windows e funciona 5 estrelas!

    1. Avatar de JC
      JC

      Parabéns por mais um artigo educativo, de facto não conhecia o 2º método apresentado.

      Quanto ao Ubuntu 10.04 de facto se o anterior já era bom este então parece-me excelente, tb estou muito satisfeito. Infelizmente no meu Sony as teclas Fn não funcionam … mas atribuem-se outros atalhos para o som etc e fica óptimo!

      Basicamente só escolho XP no boot quando preciso de Matlab ou do Powerpoint 2007, pois não prescindo dumas features que o OpenOffice está a anos luz de ter. É pena.. Alguém já instalou o Office 2007 com o winetricks?

      1. Avatar de josé
        josé

        Podes usar o wine que o office 2007 funciona perfeitamente lá.

        Eu tenho o matlab no linux, basta tirares a versão para linux e instalares, é tão simples como no windows.

    2. Avatar de desirat
      desirat

      Hum… drivers???? n deves ter uma ati e n saberes o que é um portatil a 70º quando no windows ta a 50º.

      Sim, ja vi milhentos sites intalei milhentas coisas e nada.

      Só o uso para fazer scripts e pouco mais(infelizmente)

      1. Avatar de Vitor
        Vitor

        ja ha drives para Linux da ATI finalmente. vê as ultimas oficiais.

      2. Avatar de Nuno José
        Nuno José

        Tenho aTI e tenho o portátil fresco na mesma.

      3. Avatar de EacHTimE
        EacHTimE

        Eu uso os drivers open source porque a ati deixou de dar suporte às placas dx9 o que já me deu muitas dores de cabeça e a culpa é toda da ati e garanto que nunca mais na vida compro uma ati

        No entanto agora no lucid já consigo ter indirect rendering finalmente e usar o google earth com o compiz activo sem glitches finalmente!!!

  2. Avatar de sn
    sn

    Por acaso tive problemas na actualização, o computador bloqueou a meio da actualização, fiz reset e agora não entrou no X, pelo que tive que continuar a actualização pela linha de comandos. Ainda estou à espera do resultado.

    È a segunda actualização para o 10.04 que faço e no meu primeiro PC correu bem neste é deu este problema.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @sn
      Qual o método que usaste?

      1. Avatar de sn
        sn

        O Método 1.

        Não sei se tem alguma a ver, mas eu tinha mudado a motherboard e era o segundo boot com a nova motherboard (A outra queimou juntamente com a fonte de alimentação) .

        Pode ter sido um problema com módulos do kernel Hardware.

    2. Avatar de sn
      sn

      Só para acrescentar que consegui finalizar a actualização sem problemas.

  3. Avatar de Fernando Rossi
    Fernando Rossi

    actualizei-o ontem. demorou algum tempinho mas tudo ok.

  4. Avatar de Revolução Digital

    Das últimas vezes que usei Ubuntu (parei na versão 9.04) o pessoal desaconselhava fazer actualização em proveito de uma instalação nova de raiz pois ficava “muito lixo” no sistema.

    Isso ainda se mantém ou já é totalmente recomendado fazer o upgrade?

    1. Avatar de BMJ
      BMJ

      Sim continua a deixar muito lixo…

      1. Avatar de MoosHD
        MoosHD

        faz lembrar os upgrades da microsoft loool

        eu sempre ouvi dizer e recomendo por experiência própria quer em windows, osx ou linux, nunca fazer upgrade, mas sim uma instalação limpa sempre que possível.

      2. Avatar de josé
        josé

        Poderias mostrar as fontes que comprova o que estas a dizer? e já agora que tipo de lixo é? ficheiros de configurações ou pacotes obsoletos.

  5. Avatar de BMJ
    BMJ

    Nunca actualizo, não gosto de actualizações… Formato sempre de raiz, e tenho scripts de instalação de software e symbolic links, basicamente formato e meto quase tudo como estava automaticamente…

    Quanto ao 10.04 tive ao inicio alguns desgostos… Sun Java já não trás nos repositórios tive de ir saca-lo ao site e instalar à mão, flash do site da Adobe dá problemas em alguns sites (Logmein não consigo ligar me aos pcs, dá erro SSL) se usar o flash que vem nos repositórios não consigo clicar nos botões (entretanto encontrei um fix para os clicks…)…

    Felizmente consegui ultrapassar todos os problemas… Foi o primeiro que me deu problemas…

    Fazendo o balanço, está muito mais rápido…

    PS: Eu uso Ubuntu tanto em ambiente particular como ambiente profissional….

    1. Avatar de inkedpt
      inkedpt

      Sim, tb tive alguns “desgostos”… instalei de raiz tb fui sacar o java, nada de problemas com o adobe mas dois dias apos a instalacao os botoes nas janelas simplesmente desapareceram, fiquei sem som e o shutdown nao executava. Fiz um hard shutdown :S liguei a maquina novamente e tudo estava normal. Nos foruns dedicados ao ubuntu varias pessoas se queixam do mm problema e a rsposta regra geral eh sp a mm: desinstalem o sun-java6

      1. Avatar de Nuno José
        Nuno José

        O ICEd tea vem de origem e está mt bom, aconselho

        1. Avatar de BMJ
    2. Avatar de mane
      mane

      Diz lá como resolveste esse problema do logmein

  6. Avatar de MoosHD
    MoosHD

    ainda agora saiu o 10.04 e já foi lançado o kernel 2.6.32.22, é uma pena não ter sido compilado no iso final.

    mas isto demonstra que a canonical não brinca em serviço.

    1. Avatar de BMJ
      BMJ

      Por acaso, estava à espera de o 10.04 já vir com o kernel 2.6.33.xx

      1. Avatar de MoosHD
        MoosHD

        também eu, mas compreendo a decisão deles, em principio deve vir na 10.10, penso que não veio nesta porque a canonical queria um kernel que já estivesse maduro na LTS, e depois mandar um mais recente na próxima distribuição.

    2. Avatar de Sergio
      Sergio

      o que é que o Kernel tem a ver com a Canonical?
      A única situação é se estão já a inclui-lo ou não na distribuição

      1. Avatar de MoosHD
        MoosHD

        tem a ver que este kernel é modificado… pela canonical tendo como base o original. este não é um kernel “puro”, pelo menos é a informação que disponho, logo a canonical faz aperfeiçoamentos.

    3. Avatar de MoosHD
      MoosHD

      é verdade, pedi o cd no dia 27 abril e foi aprovado no dia 4 maio, agora é espera que chegue, a primeira e última vez que pedi um cd já foi à 2 anos 8.04 LTS, na altura levou 3 ou 4 semanas, a ver quando tempo desta vez leva, mas cheira-me que vai levar o dobro do tempo, o ubuntu bateu tudo o que já fez até agora e deu um pontapé na concorrência linux mainstream e não só.

      agora só volto a pedir um cd na versão 12.04 LTS, em regra só peço nas LTS e queimo um cd nas outras, desta vez fiz uma excepção e queimei um cd e pedi o original, não aguentei esperar o cd.

      1. Avatar de Apaxe
        Apaxe

        Qual é a vantagem de pedir o CDROM em relação ao download?

  7. Avatar de helder
    helder

    Eu fiz upgrade do 9.10 para o 10.04. Demorou imenso tempo a completar o upgrade e no final o Grub deu o berro… Resolvi o problema com o Grub e na primeira vez que fiz download de actualizações (entre as quais a nova kernel) o grub voltou a dar o berro e desta vez de forma mais grave e chata, mas lá se resolveu…

    De resto não tenho nada a dizer, já achava a versão anterior fantástica e esta é igualmente muito boa e rápida.

    Como nota, tenho tido imensos problemas com o grub2 desde que este é o default do ubuntu, ao contrário do Grub-legacy que em anos e anos de uso nunca, mas nunca mesmo deu problemas.
    Sinceramente eu não consigo perceber a vantagem de ter o grub2 em detrimento do legacy, não lhe encontro nada de realmente novo, apenas mais complicado de configurar e muito mais “bugento”.

    Assim que tiver um tempinho vou fazer backup dos meus ficheiros e configurações e fazer uma instalação de raíz, para deixar o sistema mais estável.

    Conclusão, grubices à parte parabens à canonical por continuar a publicar OS de enorme qualidade.

    1. Avatar de MoosHD
      MoosHD

      acho que só um grub3 é que melhora isto loool, pior só o gnome-shell que tá para vir, aquilo é ridículo e vai consumir mais recursos para nada, para isso meto o kde.

  8. Avatar de Ryan
    Ryan

    Esta bastante bom mas tenho de fazer backup do meu sistema para instalar de raiz. Acho que com tantos packages e tantos testes alguma vez o sistema iria perder alguma performance. Assim que tiver tempo vou reinstalar tudo de raiz.
    Ja agora alguem me pode dar uma opiniao. Preciso de ligar remotamente a Windows. Alguma aplicacao a partir do Ubuntu que seja digna de ser instalada?

    1. Avatar de BMJ
      BMJ

      Depende do acesso remoto… Eu no Ubuntu uso vários acessos remotos:
      – VNC (já vem com o sistema);
      – RDP (já vem com o sistema);
      – Citrix (instalei);
      – Teamviewer (instalei);
      – Logmein (Browser – cuidado com a versao flash);
      – 2x (instalei);

      Não me recordo de mais algum….

      1. Avatar de Ryan
        Ryan

        Obrigado pela ajuda. Ja agora podes dar-me algum link de como “parametrizar” um desses acessos remotos nativos no sistema. Quanto ao citrix… tenho um odio de estimacao porque todos os dias uso essa coisa no trabalho.
        Desde ja muito obrigado

        1. Avatar de BMJ
          BMJ

          Não tenho nenhum manual.
          Mas as melhores hipoteses são:
          VNC:
          como te queres ligar calculo que Ubuntu client e windows server, sacas o programa UVNC que é freeware e instalas no windows, depois só tens de criar uma password para o VNC, se quiseres te ligar fora da tua rede tens de abrir os portos no router.
          LogMeIn:
          Registaste no site:
          http://www.logmein.com
          e fazes adicionar computador no windows e segues os passos, apartir dai ligaste a ele por web browser

  9. Avatar de The STK
    The STK

    Não percebo muito bem a politica da canonical ultimamente…
    Numa versão LTS puseram mudanças no visual (algumas pouco bem vindas) e lixaram as coisas com o grub a dar o berro.. Já numa outra tinham colocado versões beta do firefox, etc, não se percebe… LTS=Estabilidade!
    Ainda por cima a 9.10 que funciona bem no meu Asus K50IN e no meu desktop, é substituída por uma versão 10.04, que apesar de mais rápida e bonita não iniciava o X11 devido a problemas com o driver nVIDIA, obrigando uma pessoa a andar com truques em linha de comando mesmo antes da instalação…
    O ubuntu está no bom caminho, mas a fama tem um preço aparentemente…

    1. Avatar de Paulo39
      Paulo39

      Essa ideia de que LTS é sinónimos de estabilidade não está certa.

      As versões LTS (Long Term Support) apenas garantem um suporte mais prolongado no tempo, neste caso de 2 anos, em vez de 6 meses.

      Não implica que a versão lançada tenha de ser mais/muito estável.

  10. Avatar de B80
    B80

    Estava com vontade de actualizar o meu 9.10 para o 10.04 mas parece que vou aguardar pelo 10.10. Não me apetece estar a formatar a minha máquina agora que o meti a funcionar como quero.

    1. Avatar de Hawk
      Hawk

      Não precisa formatar. Executando os métodos do artigo, você fará uma atualização sem precisar formatar.

  11. Avatar de anjodefogo
    anjodefogo

    Caros amigos ubuntistas!!!

    Alguém que me ajude…!

    Tinha o Ubuntu 9.10 instalado dentro do windows xp… sempre a funcionar direitinho. Com a saída do novo ubunto 10.04 e o ter experimentado numa máquina virtual, disse para mim, é desta que vais para o linux!!!

    Assim que sai oficialmente, toca a sacar o SO e torna-lo o SO nativo e unico no meu pc…

    Agora é que vem o problema… o(s) CD(s) sacado(s) (vários) nenhum deles funciona… não consigo instalar, nem rolar o live CD! Até já saquei a versão alternate e nada… Entretanto, por indicações, no processo de arranque pressiono “Esc” e vejo a linha de comandos com o problema…

    (process:296): GLib Warning **: getpwuid_r(): failed due to unknown user id (0)

    Alguém me sabe como poder instalar o Ubuntu!?

    Obrigado

    1. Avatar de Dr.Estranho
      Dr.Estranho

      Assim de repente, atrevo-me a perguntar: com que programa gravaste as iso’s?

      Já tentaste grava-las inclusivé noutro PC?

      Gostava de te poder ajudar mas agora estou no trabalho e o chefe ía ficar fdd 😀

      Abraço à rapaziada

    2. Avatar de Vitor
      Vitor

      gravei com o infrarecord e nao tive problemas.

  12. Avatar de Reinaldo
    Reinaldo

    Irei actualizar o meu 😉
    boa dica.

    Obrigado

  13. Avatar de Tony Silva

    Método nº3
    sudo update-manager -d

  14. Avatar de aabento
    aabento

    Eu gostaria de saber se existe alguma forma de fazer Downgrade sem ser através de uma instalação nova. Configurar tudo novamente é duroooo, 🙂 mais quando temos um pequeno servidor com blog a funcionar nesse PC. “Mea culpa” eu sei. Quero passar do 10.04 para 9.10 ou 9.04.

    Obrigado.

    1. Avatar de JC
      JC

      Nunca ouvi falar de downgrade … Lamento, instalas de novo, até fica tudo mais catita.

      Podes ver os pacotes que tens actualmente instalados com o comando: dpkg –get-selections

      Assim basta-te guardar isso num ficheiro e já tens uma espécie de script com as cenas a instalar.

      1. Avatar de aabento
        aabento

        Já é qualquer coisa.

        Obrigado

  15. Avatar de Dr.Estranho
    Dr.Estranho

    O enormíssimo problema que tenho é o de não conseguir arranjar solução para a minha gráfica Intel GMA500, a.k.a. Poulsbo… No 9.10 ainda consegui dar a volta agora nesta versão… nikles…

    Começo a ficar fdd com o Linux e desculpem-me estar assim tão ordinário

    1. Avatar de BMJ
      BMJ

      Eu no meu portátil da empresa tenho uma gráfica Intel GM965 e não tenho problemas…
      Sinceramente não te consigo ajudar, pois só estar com o problema à frente é que consigo desenrascá-lo…

    2. Avatar de inkedpt
      inkedpt

      Tiveste galo, essa eh a unica placa da intel q nao se dah bem com o linux, talvez pq nao eh verdadeiramente intel… Nas versoes anteriores foi lancado um patch q lah punha a coisa a funcionar, dah uma volta pelos canais ubuntu a ver se consegues algo

    3. Avatar de josé
      josé

      Pois tb tenho o mesmo problema, essa placa é tramada. A intel continua a recusar-se em abrir os códigos para a GMA500, se ela abri-se o pessoal logo colocava isso a funcionar decentemente e vinha com o ubuntu de raiz.

  16. Avatar de noturnomt
    noturnomt

    tutorial muito bom continue assim

  17. Avatar de Pl4za
    Pl4za

    Quando faço as actualizaçes no ubuntu 10.04 e reinicio, no grub aparece em vez de um ubuntu, dois, uma versao e outra mais recente… porque acontece isto ?

    1. Avatar de JC
      JC

      Eheh não são 2 ubuntus. Faz assim:

      # apt-get autoremove
      # update-grub

    2. Avatar de BMJ
      BMJ

      É mesmo assim…
      tens de desinstalar kernels antigos….
      a maneira mais fácil é instalares um programa chamado Ubuntu tweak e depois tem lá uma opção para desinstalar kernels antigos…

      1. Avatar de Pl4za
        Pl4za

        ja esta 😀
        obrigado pelas dicas. acabei por usar o ubuntu tweak

  18. Avatar de Apaxe
    Apaxe

    Desde que mudei para o Ubuntu Server 10.04 o meu servidor de FTP deixou de aceitar ligações SSL/TLS, só aceita ligações sem encriptação. Tenho andado à volta dos ficheiros “tls.conf” e “proftpd.conf” e não estou a encontrar qual é o problema !????

    Alguem tambem está com este problema? Solução?

    (no Ubuntu Server 9.04 tudo funciona bem)

  19. Avatar de viperbruno Windows7@Opera
    viperbruno Windows7@Opera

    O poder da Microsoft nas pessoas… Afinal não é só a Apple:

    http://aeiou.exameinformatica.pt/microsoft-office-agora-inclui-alarme-gratis-video=f1005919

  20. Avatar de Hawk
    Hawk

    Este método do CD é realmente mais rápido.

    No Ubuntu funcionou 100%, mas no Kubuntu o sistema não iniciava, tentei com o “startx”, mas acusava vários erros.

  21. Avatar de jouze
    jouze

    Vivam!
    10.04. muito bom, limpinho e incrivelmente rápido, por isso recomendo. Na minha opinião so não utilizo mais por causa do office. O Open Office é bom, mas ainda longe do da MS, há a possibilidade de se contornar, intalando-o no ubunto, mas fica muito instável e limitado.
    Cmps :p

    1. Avatar de Hawk
      Hawk

      Estou utilizando o OpenOffice direto do flashdrive para abrir/editar arquivos docx, pois aqui no trabalho o Office é o XP e ele.

  22. Avatar de Ob_N

    Boas,
    Tenho o ubuntu 9.10 e o windows xp em dual boot num PC.
    Como posso desinstalar o ubuntu (sempre tive curiosidade nisto)?

    Quero disinstalar-lo porque queria instalar o novo de raiz.

    Estou também a ter problemas com o upgrade.
    Pelo 1º metodo, esta-me a dar um erro na parte do “setting new software channels” –> Could not calculate the …”
    Pelo 2º metodo, a seguir ao passo 3 não acontece nada…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas, eu tinha essa cenário. O que fiz foi:
      1- Arracar com o Ubuntu 10.04
      2 – Apagar/eliminar as partições do Ubuntu 9.10
      3 – Voltar a criar as partições
      4 – Mandar instalar o Ubuntu 10.04

  23. Avatar de Eduardo Silva
    Eduardo Silva

    Actualizei e desejei não o ter feito, pois estava tão bem com o 9.10, e agora são só problemas, principalmente nas janelas que não reiniciam. Tive que instalar o Openbox e tenho que o fazer correr sempre que reinicio a máquina pois caso contrário não tenho acesso a fechar janelas, maximizar ou minimizar. Mas foi só no meu login, nos outros funciona bem.

    1. Avatar de JC
      JC

      Se foi só no teu login como dizes é pk há algo na tua pasta /home/ que não está bem… Ou vais feito “detective” e procuras qual a config que pode estar a estragar isso (eu começava pelos logs de erros do X) ou então apagas esse e crias outro user.

  24. Avatar de Hernrique Picanço

    Eu prefiro baixar o sistema por torrent e reinstalar do zero…

    1. Avatar de Fernando_BR
      Fernando_BR

      Concordo, na atualização sempre algo deixa de funcionar, seja driver, seja programa (experiência própria)

      Continuo com o 9.10 até um dia ele dar algum problema, então mudo para a versão mais nova, afinal por aqui está bem rápido e estável e a mudança de tema não me afeta, pois uso o Mac for Lin

  25. Avatar de Vítor Teixeira
    Vítor Teixeira

    Eu fiquei com problemas na minha GMA4500MHD e passei a deixar de controlar o brilho do ecran. Já tentei uma clean install e tudo na mesma…. No 9.10 estava tudo impecável… Aconteceu a mais alguém ???

  26. Avatar de BrunoG.
    BrunoG.

    Sobre o 10.4 só tenho uma coisa a dizer:

    No meu portátil com 10 anos-> 24 segundos a arrancar, 8 segundos a encerrar

    Qual iPad qual quê, é o melhor companheiro enquanto tomo o pequeno almoço

    🙂

    1. Avatar de josé
      josé

      alteras-te alguma coisa? ou instalação predefinida?
      Já agora qual é mesmo o hardware do portátil.

  27. Avatar de Sofia
    Sofia

    Não sei se já foi aqui falado mas nesta nova versão não encontro o kdevelop e pelo que percebi acho que não a traz. Alguma sugestão para resolver esse problema? Preciso do kdevelop e não encontrei nenhuma solução para isso..

  28. Avatar de Aislan Maia
    Aislan Maia

    Sofia,

    Para resolver esse problema do Kdevelop, basta que vc adicione as seguintes linhas no arquivo sources.list:

    deb http://ppa.launchpad.net/fboudra/kde/ubuntu lucid main
    deb-src http://ppa.launchpad.net/fboudra/kde/ubuntu lucid main

    Após isso, digite (ou cole) no terminal esse comando para obter a chave pública desse repositório:

    sudosudo apt-key adv –keyserver keyserver.ubuntu.com –recv-keys A074 apt-key adv –keyserver keyserver.ubuntu.com –recv-keys A074FD81

    Pronto! Agora basta ir no synaptic e procurar por kdevelop que irá aparecer todos os pacotes referentes a ele.

    Retirei essa dica de um artigo nesse blog: http://dothefly.wordpress.com/2010/05/22/instalar-kdevelop-con-soporte-para-php-eh-ubuntu-lucid/

    Abraço.

  29. Avatar de hm
    hm

    Hmmm, que se passa?

    Porque apareceu este tópico desterrado no inicio?

    Está datado de 6 de Maio de 2010…