Actualização do Windows 8 ….acaba com o Linux?

75 Comentários

A tecnologia tem evoluído significativamente nos últimos anos. No entanto, se analisarmos os PC’s, especialmente quando estes arrancam, vamos chegar à conclusão que pouco ou nada mudou até há relativamente pouco tempo. No sentido de ultrapassar a limitações da BIOS e permitir novas funcionalidades, foi criada uma nova interface de firmware à qual foi dada o nome de UEFI.

A adopção desta nova interface gerou vários conflitos entre defensores do Windows e Linux…mas com o tempo, tudo acalmou e hoje a UEFI faz parte do “mundo da computação”. No entanto, parece que o tema vai voltar a aquecer, isto porque há vários utilizadores que se queixam  que uma actualização do Windows 8 remove o Grub2 e altera a UEFI para Secure Boot.

Linux_00

De acordo com vários testemunhos na Internet, uma actualização do Windows 8 detecta os sistemas Linux instalados e activa por omissão o secure boot sem qualquer intervenção ou permissão por parte do utilizador. Além disso, a actualização apaga também o GRUB , impossibilitando assim que o utilizador volte a entrar na sua distribuição Linux.

Muitas das queixas podem ser encontradas no site Reddit. Segundo um dos primeiros testemunhos, o utilizador refere que o Windows 8 o informou que havia um problema com sistema e que necessitava de actualizar o sistema. Depois da actualização, reparou que o GRUB2 tinha sido removido e o o modo de booting tinha sido alterado para Secure boot.

Went through a W8 update. After it was done doing that, grub2 had been removed, and UEFI booting had been set to ‘secure boot’ -which it wasn’t prior to the update. Note: it was not the infamous W8->W8.1 update. Also, during the update, W8 mentioned ‘there is a security problem with your computer’ that needed to be ‘fixed.’ At no point could I intervene, true to MS form,”

Apesar de ser um problema caricato, o mesmo tem solução. Para isso basta que o utilizador use uma versão LIVE CD de qualquer Linux e reponha o GRUB2.

O UEFI (EFI (Extensible Firmware Interface) Unificado) é uma interface de firmware padrão para PCs, concebida para substituir o BIOS (basic input/output system). Este padrão foi criado por mais de 140 empresas tecnológicas como parte do consórcio UEFI, incluindo a Microsoft. Foi concebido para melhorar a interoperabilidade do software e contornar as limitações do BIOS. O UEFI oferece algumas características interessantes como a protecção contra bootkits (será que há assim tantos???), rapidez no boot (…se tivermos um disco SSD), etc etc. A verdade é que as queixas do mundo Linux relativamente a todo este mecanismo têm sido muitas.

Resumo das principais características da UEFI são:

  • Melhor segurança ao ajudar a proteger o processo de pré-arranque contra ataques de bootkit.
  • Velocidade de arranque e retoma de hibernação mais rápida.
  • Suporta unidades superior a 2,2 terabytes (TB), o que a BIOS não suportava.
  • Suporta controladores (drivers) de firmware de 64 bits modernas.
  • Podemos utilizar a BIOS com hardware UEFI.

Para quem nunca experimentou Dual Boot no seu sistema com UEFI, o Pplware tem aqui um super tutorial passo a passo.

Também teve algum problema com actualizações do Windows?

Comentários

75

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Dumitru
    Dumitru

    Nao me espanta nada, desde que ja tive varios computadores na mao com o problema da actualizacao do 8 para 8.1! o 8.1 a meu ver esta sim muito bom mas eles fizeram c**** em muitos computadores quando fizeram o update!

  2. Avatar de distj
    distj

    Notícias de reddit? No comments…

    Primeiro de tudo, o UEFI + GPT são extremamente modulares. Como tal, ao invés de ter o MBR, de 440 bytes no início que dão sensivelmente para um bootloader (grub ou syslinux ou o windows boot manager) passa a usar a partição de EFI (denominada ESP) que tem n aplicações (efi shells, memtests, bootloaders que coexistem).
    A ordem de boot é dada por umas variáveis especificas: efivars.

    O Windows e a sua atualização não removem o Grub. Quanto muito o que faz é atualizar o seu bootloader, que em alguns computadores faz mudar a ordem das variáveis de EFI. E portanto se a ordem é GRUB, Windows, CD Drive, esta passará a Windows, Grub, CD Drive.

    Para solucionar o problema, repor o GRUB2 não soluciona. O Grub está instalado, a variavel está no sítio. O que funciona é mudar a ordem das variáveis de UEFI com o efibootmgr – em qualquer distro decente está isso incluído ou eliminar a variável de efi do Windows Boot Manager.

    Cumprimentos

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Tiraste-me as palavras da boca, mas enfim, daqui não esperava nada menos.

      So vêm Apple a frente e não pensam duas vezes quando podem rebaixar as outras empresas/marcas a volta.

      1. Avatar de Filipe YaBa Polido
        Filipe YaBa Polido

        Devias ter visto o autor do texto antes de colocar esse comentário.
        Sempre vi textos do Pedro “pró-Linux” por isso não faz muito sentido o teu coment.
        Quanto ao comentário do distj: +1
        De qualquer forma, não deixa de ser uma intrusão no teu próprio PC, mas vindo da MS é normal 😉

    2. Avatar de int3
      int3

      “440 bytes no início que dão sensivelmente para um bootloader” wrong… 510 bytes+2bytes(Sinatura do bootloader ’55AA’). Estes 512 são fixos a não ser que se altere o tamanho dos setores para 1024bytes. Os sectores normalmente tem cada 1 512bytes. esses 440 são ridículos e não faz sentido porque o BIOS irá ver no primeiro sector (0,0,0) os 2 últimos bytes (boot signature).

      Apenas isto 😀

      1. Avatar de distj
        distj

        Desculpem, não me exprimi bem:
        O MBR tem 512 bytes (obrigado int3);
        No primeiro estágio de arranque é que ele carrega +- 440 bytes 😉

        http://en.wikipedia.org/wiki/GNU_GRUB

        (apenas falei desta parte porque muitas pessoas pensam que o UEFI é tal e qual o BIOS, quando na verdade o UEFI permite ter vários 😉 )

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    esses animais querem é acabar com o hackintosh, mas não dá hipotese há sempre alguém mais inteligente. Comprei um ultrabook asus e é mesmo rafeiro, mas ao menos consegui tirar o vírus chamado win8 e meter lá o Mac OS X. In your ass microvirus.

    1. Avatar de Malamen
      Malamen

      Minha nossa senhora… a gente leva com cada uma… hahaha

      1. Avatar de João Rodrigues
        João Rodrigues

        E depois instalaste o parallels para trabalhar.

        1. Avatar de Gerardo
          Gerardo

          lololololollololol

          WIN

        2. Avatar de Jonathan Fitzgerald
          Jonathan Fitzgerald

          Para usar o quê? Office?! LOOL
          I had Parallels…once! Na universidade, para correr Packet Tracer nas aulas! Duas cadeiras depois recuperei 30Gb de espaço por ter eliminado a partição do Windows 😉

          Tenho as ferramentas todas que preciso para trabalhar no OS X. Esta ideia de que é preciso Windows para trabalhar é de gente pouco informada…

    2. Avatar de ZéTone
      ZéTone

      Como dizem os tugas, Passaste de cavalo para burro.

    3. Avatar de Eduardo Oliveira
      Eduardo Oliveira

      É viável o hackintosh?
      tens acesso ao software de desenvolvimento para iOS?

      1. Avatar de João Pinho
        João Pinho

        Hackintosh é apenas playground… pior ferramenta para ter como principal SO, a começar pelo suporte de drivers, e isto basta para nao ser alternativa.

        1. Avatar de Joaquim Augusto
          Joaquim Augusto

          LOL

          Que comentário idiota. É pior ferramenta se não tiveres uma máquina minimamente compativel. Caso contrário corre top!

          No meu caso tenho a sorte de ter um t410 e foi praticamente straightforward por o Mountain Lion a correr aproveitando todas as funcionalidades.

          PS: Sim tens acesso ao XCode, tens que ter conta na apple e pagar a fee de 100$ anuais.

      2. Avatar de Rascas
        Rascas

        Sim tens tal e qual como um mac original. Updates, app store… tudo funciona se tiveres hardware compatível.

    4. Avatar de Mario Junior
      Mario Junior

      Deu uma passadinha no Insanelymac, Tonymacx86 ou Oralila, antes de tentar instalar?

  4. Avatar de Piruças
    Piruças

    É da maneira que se formata logo o computador e acaba-se com o windows 8.

  5. Avatar de Alexandre Badalo
    Alexandre Badalo

    Final da historia : se quiser usar linux nao instale windows!

  6. Avatar de Tomás M. Santos
    Tomás M. Santos

    Simples, desentala-se o Windows 8 e usa-se o linux

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Exacto, e depois sempre podes fazer umas contitas de calcular e escrever uns textitos.
      Eu cá como quero jogar os ultimos titulos e os melhores softwares desenta-lo é o linux e mantenho o 8.1 que é bem bom! =D

      1. Avatar de Piruças
        Piruças

        Admitindo que ainda tens idade para andar a brincar com jogos, podes sempre comprar uma consola.

        1. Avatar de João Pinho
          João Pinho

          LOL porque os jogos são só para as crianças, afinal estamos a tentar que elas não joguem os jogos direcionados para adultos e agora vens me dizer que afinal sempre foram direcionados para elas..

          Para não falar no juizo pessoal idiota que fizeste à cobardia

        2. Avatar de ruim
          ruim

          Admitindo que tens idade para usar o computador sózinho devias ganhar juizo

        3. Avatar de Bruno
          Bruno

          Vou admitir que tens inteligencia suficiente para saber que um computador é bem mais do que as tretas à anos 90 que o Linux faz.
          Aparte disso, jogo e muito, e fartar-me-ei de jogar por muitos anos, e a idade nada tem que ver com isso, e não quero uma consola, quero o meu PC que é o que se está aqui a discutir, PC’s e sistemas operativos, mas enfim, como não tens mais argumentos para contrapor o assunto em questão, vens comentar sobre o que cada um faz nos seus tempos livres, o tipico.
          Mas vindo de ti comentários sobre a idade são sempre bem aceites, certo, “Piruças”?

          1. Avatar de diogo
            diogo

            concordo contigo na parte dos jogos mas na parte do linux só fazer “tretas à anos 90” é que te enganas. nada contra a tua opinião mas sim contra os argumentos que usas-te. falas assim porque talvez a única experiência que tiveste,se tiveste, com linux foi naquelas torradeiras da insys, os gameforce, mas linux não se resume à insys. para não falar que, para mim, é o melhor sistema operativo para se trabalhar sem sombras de duvidas

          2. Avatar de TuxPT

            Tem graça, em há 15 anos que uso *só* Linux e não tenho problemas nenhuns de coisas há “anos 90”. E em relação a jogos, posso-te dizer que no último ano já gastei mais em jogos que nos outros anos todos antes 😉

    2. Avatar de Redin

      Essa piada já está demasiado usada que até já cheira mal.
      Querem mudar um pouco o sarcasmo? Usem ao menos inovação e humor pá!

  7. Avatar de Ruben
    Ruben

    Finalmente uma noticia que confirma o que me pareceu….
    Portátil novo e não consegui nenhuma maneira de instalar uma distro linux mesmo usando vários modos na linha de comandos… Desinstalei o win 8, alterei a bios: BUM, bye bye windows

  8. Avatar de DM
    DM

    Sinceramente, não percebo a dificuldade. Um pc que já vinha com o windows 8.1, desactivei na bios o secure boot, o quick-boot no windows, e instalei sem problemas o Ubuntu. Num pc mais antigo, instalei o 8.1, fiz o que sugerem aqui com o live cd, neste caso uma pen, e novamente, tudo a funcionar. Fazem um bicho de sete cabeças do que não é. The grass’s always greener on the other side…

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      Haters gonna hate

    2. Avatar de Cassera
      Cassera

      Também não entendo porque tanto ódio assim com o windows. Tenho dual boot com ubuntu e roda normal, mesmo com todas as atualizações atuais do windows. O 8.1 ficou muito prático mesmo com seus erros que todos os OS tem. O problema é sempre querer achar o MELHOR, e não saber aproveitar o melhor de cada um.

  9. Avatar de Rui Marques

    A MS parece que anda a dormir faz muitos anos…

  10. Avatar de Tiroliro
    Tiroliro

    Eu cá não tenho desses problemas. Só uso linux mesmo. Não quero cá misturas!

  11. Avatar de Piruças
    Piruças

    Windows 8?! Acho que nem sequer é para levar a sério.

  12. Avatar de Rui Marques

    Uso Windows 8.1 porque tem de ser, enfim paga o salário :p, mas faz já 3 anos que também uso o Arch. O windows é o Windows e podemos fazer o nosso trabalho dentro do que ele permite mas vejo-me a fazer n configurações só para conseguir ter coisas elementares a funcionar sem problemas.

    1. Avatar de João Pinho
      João Pinho

      E a tua solução é o Arch linux? uma distro (muito boa, nada contra) onde o que tem de awesome é tu teres de configurar tudo à tua maneira? fiquei sem entender para ti o Windows é bom porque partilha a necessidade de fazer n configurações..

      Com Arch já perdi horinhas a instalar o X drivers da nvidia à pata… no windows por acaso nao tive de fazer nada disso sabe-se lá…

      1. Avatar de TuxPT

        É caso para dizer, YADIW! (You are doing it wrong)

        No meu caso foi assim olha:
        pacman -S nvidia; reboot

        Pronto, já está a funcionar.

  13. Avatar de Nelson
    Nelson

    No mac, eu só tenho que carregar no botão de ligar, e já está…

    1. Avatar de João Pinho
      João Pinho

      haha true story, mas também o osx não é o jardim de éden que pintam já me deu alguns cabelos brancos (não tanto como o windows). Pessoalmente o OSX para mim é muito bom para trabalho (pela sua organização e fluxo de trabalho), por outro lado não me substitui o windows de maneira alguma.

      E não confundir windows com mac, se compararem windows comparam OSX, até porque podemos ter windows em macs, o que pessoalmente acho que torna o windows bem mais bonito 😛 talvez pelo ditado (diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és).

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Para mim, o OSX substitui o WINDOWS e o LINUX.

        Cabelos brancos? Hackintosh? Isso é forçar relações extra-conjugais no OSX 😛

        Windows bonito? Desculpa lá… aquilo cada vez está mais feio, com aquelas janelas todas transparentes, com letras pequenas e mal definidas, uggggh!

    2. Avatar de César Augusto
      César Augusto

      E no fim podes ir ao facebook, escrever uns textitos e editar umas imagenzitas, depois e só carregar no botão de desligar e já esta. Depois podes deixar na secretaria a segurar os papéis caso tenhas a janela aberta.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Sim, mais um daqueles que vêm com o argumento “mac’s aren’t for real work”…

        …quando muitas das maiores empresas mundiais e instituições de renome usam OSX para trabalharem.

        Espalha lá ao mundo o que é que fizeste de tão extraordinário no teu PC, que não pode ser feito num Mac, melhor até?

        Deixa-me adivinhar? Jogar joguinhos DirectX? Isso é o teu trabalho?

        1. Avatar de Só um gajo
          Só um gajo

          Então agora diz-me o contrário.

          O que é que fazes no teu Mac que eu não possa fazer num PC com Windows ou Linux, melhor até?

          E não vamos falar de jogos e joguinhos, só da vertente profissional.

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            É um computador, faz tudo o que faz os outros computadores.

            Só que a experiência de utilização, a qualidade de construção, não tem nada a ver…

        2. Avatar de Lowered

          Preço por preço? TUDO!
          Mac = overpriced crap. Um PC faz TUDO o que um Mac faz, e se metermos um orçamento na mesa, bem pode o mac ir enfiar-se num buraquinho… E já que queres levar as coisas para esse nível, PC+Linux = OWN.
          Fanboys são mesmo ridículos..

    3. Avatar de Brit_Box
      Brit_Box

      Só carregas no botão de ligar e tens logo à disposição Linux e Windows 8? Diz aí o segredo!

        1. Avatar de Brit_Box
          Brit_Box

          Então tu não “é só carregares no botão”… depois de configurados os PCs para o dual boot também “é só carregar no botão”… -.-

    4. Avatar de Lowered

      Rodinhas na bicicleta, o ex-líbris dos imberbes 🙂

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Que rodinhas na bicicleta?

        Bem se vê que não sabes de que falas…

    5. Avatar de Tiago
      Tiago

      O MBP já têm isso a muito tempo… não é novo.

  14. Avatar de Redin

    Este modo de ser diferente e mais seguro até tem boas intenções mas para quem procura ser ágil, prático e rápido a resolver problemas é uma dor de cabeça.
    Pelo menos até se encontrar uma forma de poder criar imagens que possam compatibilizar discos diferentes.

    Antigamente, fazia uma imagem, guardava e quando o disco avariava sempre tinha a opção de repor a imagem num disco diferente e tudo funcionava bem. Bastavam poucos minutos para resolver problemas.
    Agora, fazer uma imagem com este modo, só serve mesmo para o disco original.

    Até haver uma alternativa válida, prefiro formatar o disco novamente e instalar tudo de novo sem a UEFI ativada.

    1. Avatar de diogo
      diogo

      se usares o dd do linux não resulta? eu fiz isso no meu asus e repõe-me tudo

      1. Avatar de Redin

        Não sei o que é o dd mas tudo me leva a crer que nao leste o que escrevi.
        “Agora, fazer uma imagem com este modo, só serve mesmo para o disco original.” o que tambem me leva a crer que é so o que isso faz. Se tiveres que comprar outro disco, “bye bye maria ivone”

        1. Avatar de diogo
          diogo

          o dd é uma ferramenta da linha de comandos do linux que te cria um clone do disco. não sei é se dá para fazer a copia para outro disco e ficar a funcionar com o modo UEFI. no meu funcionou mas como foi para o mesmo disco não sei se da para outro

          1. Avatar de TuxPT

            O dd não é bem isso…. Mas é umas das coisas para o que é mais usado sim 😉

  15. Avatar de Daniel
    Daniel

    Máquina virtual é sempre uma boa opção… por vezes até melhor.

  16. Avatar de Nome
    Nome

    Micro$oft no seu melhor…

  17. Avatar de PahAssimTodosJáSabemOmeuNome
    PahAssimTodosJáSabemOmeuNome

    Sinceramente, UEFI e GPT so acabaram por complicar as coisas, até os backups parecem coisas de outro mundo.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Não, não fazem…

      O Mac usa GPT+UEFI há quase 10 anos, e nunca foi complicado…

    2. Avatar de diogo
      diogo

      se usares o dd da linha de comandos fica muito mais fácil fazer um backup. nem te dá dores de cabeça 😀

  18. Avatar de manuel
    manuel

    Easybcd no windows não resolve? Fica o Windows a tomar conta da coisa e pronto:-D

  19. Avatar de Daniel Cruz
    Daniel Cruz

    Pois esta situação já me aconteceu e confesso que fiquei irritado com o Windows.

    Tinha instalado o Ubuntu 12.04 em dual boot com o Windows 8, e assim que actualizei o Windows, o boot menu deixou de aparecer, e iniciava sempre o Windows.

    O que fiz para solucionar o problema foi entrar no Ubuntu com o live CD e reinstalar o Grub. Ficou logo a funcionar 😛

    Depois entrei no Windows 8 e desactivei todas as actualizações. Já lá vão uns 6 meses e está tudo a funcionar bem!

  20. Avatar de JJ
    JJ

    Curioso… Então não é malta das comunidades Linux, que gosta de desafios informáticos e de andar sempre a fazer experiências, bem como ultrapassar problemas de instalação/software/compatibilidades e afins?

    Pelo o que pude analisar, este tipo de situação, tem uma resolução simples, comparada a outros problemas que ocorrem em sistemas linux.

    Esta reclamação… é só porque sim, e apenas mais uma desculpa que serve para falar mal da Micrososft.

    Enfim…

    1. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Tu é que queres minimizar o que a Microsoft fez. O SO não tem que andar a mudar o bootloader por defeito. Apenas o deve fazer se existir algum problema no arranque do computador ou então ao instalar o SO. Tudo o resto é inadmissível. Se este problema acontecesse antes com o Linux, de certeza que vinhas logo para aqui queixar-te.

  21. Avatar de Claudio
    Claudio

    Apenas uma observação acerca da redação do artigo. Dado que BIOS significa “Basic Input/Output System”, deve ser referenciado como “o BIOS” e não “a BIOS”.

  22. Avatar de David S.
    David S.

    Um off topic…

    Depois de saber que os 3 gigantes AMD, Nvidia e Intel querem o DX morto e usar o OpenGL segundo eles o poder gráfico é de 7 a 15 melhor… Por isso o Windows para jogos tem seus dia mais que contados.

    “That’s because OpenGL can cut through the driver overhead that has been a frustrating reality for game developers since the beginning of the PC game industry,” wrote Nvidia’s Ashu Rege. “On desktop systems, driver overhead can decrease frame rate.”

    Abraços.

    1. Avatar de TuxPT

      Já é mais que tempo do DX morrer… A microsoft continua com a mania e a vontade de empurrar o DX, mas vai-se queimar… à vai vai…

  23. Avatar de Fábio Oliveira
    Fábio Oliveira

    O windows 8 só durou 2 horas no meu portatil.

    1. Avatar de TuxPT

      Olha, no último que comprei nem sei quanto tempo durou, porque o tempo que lá esteve foi só o tempo que o portatil teve dentro da caixa. Assim que saíu, levou logo com linux 😉