Aceder a partições do Linux a partir do Windows

30 Comentários

Muitos de nós têm instalados dois sistemas operativos. Acontece que quando estamos em Windows não conseguimos aceder às partições do Linux. Imaginem por exemplo que fizeram o download de um ficheiro em Linux mas querem vê-lo no Windows e estão actualmente no Windows. Bem, toca a reiniciar a máquina, escolher o Linux, copiar o ficheiro para a PEN, voltar a fazer um reboot, iniciar o Windows, copiar o ficheiros para o disco…. bem, lá se foram quase 10 min.

Não seria mais fácil aceder directamente do Windows às partições do Linux?

19-10-2009 14-31-15

Isto é um processo muito simples, pois basicamente temos de instalar o Ext2Fsd e  esta feito…e que jeito isto dá !!! O Ext2Fsd dá suporta partições do tipo ext2 e ext3.

No meu caso, como ainda não repus o boot  (Windows 7 + Ubuntu), esta ferramenta tornou-se fantástica pois consegui aceder aos conteúdos que tinha no meu Ubuntu.

Vamos la ver então como se faz:

Instalação / Configuração

1- Instalar o Ext2FSD

Atenção na instalação definir os seguintes parametros:

19-10-2009 14-30-02

2 – Correr o Ext2FSD com privilégios de Administrador

3 – Seleccionamos qual a partição EXT2/EXT3 que pretendemos montar

19-10-2009 14-31-15

4 – Definimos qual a letra da unidade a associar.

Botão lado direito do rato em cima da partição e escolhemos: Change Drive Letter

19-10-2009 14-32-27

No meu caso defini como drive letter H:

Chamo atenção para o método de como montar a partição. No meu caso só funcionou na segunda opção. Em outros testes que fiz funcionou escolhendo a primeira opção.

19-10-2009 14-33-19

Neste momento temos a configuração feita só precisamos de arrancar o serviço.Para isso vamos Tools e escolhemos Service Management

19-10-2009 14-35-42

e depois carregamos em START

19-10-2009 14-36-01

Para verificar que realmente está tudo a funcionar, basta ir ao Meu Computador e ver se já a drive já está mapeada.

19-10-2009 15-08-58

Como tiveram oportunidade de ver, este é um processo muito simples e que muita utilidade dá.

Posts relacionados:

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7 (32 ou 64 bits)
Download: Ext2Fsd-0.48 [0.95 MB]
Homepage: ext2fsd

Partilhar:
Tags:

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luís Carvalho

    Boa. Este vai dar jeito.

    Obrigado.

  2. Avatar de Jakim
    Jakim

    Isto também funciona com EXT4?

    1. Avatar de Voz da Razão
      Voz da Razão

      Já experimentei, e comigo não resultou.

      1. Avatar de João Duarte
        João Duarte

        Isto apenas dá para EXT2 e EXT3.

  3. Avatar de Daniel
    Daniel

    fantastico, obrigado pela dica:)

  4. Avatar de João Dias
    João Dias

    Tenho a mesma questão que o Jakim.
    Funciona com ext4?
    É que o meu sistema de ficheiros está em ext4.

  5. Avatar de Hawk

    Sensacional, fica até mais bonito que usar o http://www.chrysocome.net/explore2fs, pois a unidade fica como um disco local.
    Grande dica.

  6. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Ext3 já vai dar para aceder ao meu disco externo 🙂

    Mas o que me dava mesmo mesmo jeito era se desse para ext4 🙁

  7. Avatar de curioso
    curioso

    Brinquedos,

    Estes programas são apenas uns brinquedos, pois apenas suportam o ext2, o ext3 ainda conseguem ler como se fosse ext2, mas ext4, ui… nem lhes tocam.

    Ora, o ext4 já foi adoptado como o sistema de ficheiros por defeito pelas grandes distros de sistemas Linux.

    Logo, não suporta ext4, não vale a pena.

  8. Avatar de Neortic
    Neortic

    Tenho instalado o ubuntu com o wubi, é possivel aceder ás mesmas com este programa?
    Existe algum software para tal caso este não dê?

  9. Avatar de FuhFuh MacMoragh
    FuhFuh MacMoragh

    é pena nao dar com ext4 :S

    ainda por cima com o ubuntu ai a porta com sistema ext4 pre-definido

  10. Avatar de JGomes

    pena ainda não suportar ext4

    solução para documentos partilhados: dropbox

    1. Avatar de Jakim
      Jakim

      Ou então aceder de forma inversa, ou seja, aceder ao Windows a partir de Linux. Pelo menos o Ubuntu consegue aceder às partições NTFS de origem.

  11. Avatar de Nuno José

    Pois andamos todos no mesmo, ainda n fizeram nenhum programa para a ext4

  12. Avatar de leitorassiduo
    leitorassiduo

    Muito bom.. e só de pensar eu ainda usava o velhinho explore2fs 😀

    Thanks, vou passar a usar este, parece-me bem melhor.

  13. Avatar de Pedro Lamas

    Isto parece-me muito interessante! 🙂

    Eu que pouco ou nada percebo de Linux e suas partições pergunto: e o Ext2IFS (http://www.fs-driver.org/), faz o mesmo? Há alguma vantagem entre um e outro?

  14. Avatar de Pedro Pinto

    Is there a Windows or Macintosh driver for Ext4?

    No. Unlike Ext3 which merely extended the Ext2 on-disk format with journalling support, Ext4 is more of a fundamental change and drivers for other operating systems capable of reading the ext2/ext3 format have not been upgraded to recognize the new Ext4 format yet. If you want this ability, stick to the older ext3/ext2 format and do not upgrade to Ext4 yet or use Ext4 but with the no extents tune2fs option.

  15. Avatar de João Sousa Faria
    João Sousa Faria

    O Windows 7 vai ter que ter essa ligação, senão perde o comboio, em relação às ligações que os sistemas operativos deverão ter entre si.

  16. Avatar de escriba666
    escriba666

    já tentei usar não funcionou
    apresentou drivers mas não abriu os mesmos

  17. Avatar de Nuno
    Nuno

    NÃO FUNCIONA !
    A mim o meu disco (não partição mas sim DISCO completo) do Linux
    aparece no windows como “Ext3 – 190MB” e outra partição “RAW”
    quando tento montar a primeira de facto fico com alguns ficheiros linux … e 190mb… a outra diz que não consegue ligar “UUID 0”
    enfim …
    Windows é windows… mais vale estar ligado em linux e transferir ficheiros para o sistema operativo secundario… o xp

  18. Avatar de Andre
    Andre

    Suponho que seja igual ao ext2ifs, como tal, o inode tem de ser 128 bytes, coisa que no ext4 é > 128 assim como na criação pré-definida em distros recentes… Portanto é necessário criar/formatar partição de raiz com inode 128bytes
    [quote]Inodes that are larger than 128 bytes are not supported.[/quote]

    ou seja, mkfs.ext3 -I 128

  19. Avatar de Carlos
    Carlos

    E quanto ao ReiserFS, ninguém ainda se aventurou?
    Parece aquela antiga história de estarmos no Linux e querer aceder (com leitura e escrita) a partições NTFS.
    Bem que seria bom já podermos fazer o que fosse (pra lá e pra cá) em ambas os tipos de sistemas de arquivos.

  20. Avatar de rafael victor
    rafael victor

    Ola,
    tenho dois sistema operacional instalado no meu Pc
    o XP e um Linux.
    eu queria tirar o linux sem formatar a maquina.
    com essa ferramenta tem como???

  21. Avatar de Jack
    Jack

    Continuo sem conseguir aceder aos ficheiros do Ubuntu através do Windows

    Sabem porquê?

    Tchan,tchan,tchan…..channnnnnn

    NÃO USO WINDOWS

    1. Avatar de Bruno Jacob
      Bruno Jacob

      BUAAAAA

      ia me mijando a rir com esta….

      pois eu também não…

  22. Avatar de Eloy
    Eloy

    Ja agora, para quem quiser por o arranque com Windows + Ubuntu, fica aqui um link que explica como 😉
    http://apcmag.com/how_to_dualboot_vista_with_linux_linux_is_already_installed.htm?page=5

    E com a ajuda desta aplicação, melhor ainda 😉
    Abraço[]

  23. Avatar de lid
    lid

    Sou iniciante do Linux e tudo tem me impressionado muito.

    Só pra confirmar, isso aí instala no Linux né e não no windows ok, estou certo?

  24. Avatar de carlos
    carlos

    grande dica pplware.

    abraço

  25. Avatar de nix
    nix

    ja usei o ext2fsd em varias versoes do windows e sem problemas, mas no 7 nao aconselho mesmo, teima em dar blue screen, actualmente so consegui com o fs-driver (www.fs-driver.org) e na instalação tem ke se mudar o modo de compatibilidade para o vista senao nao vai funcionar, e mesmo assim ele nunca vai funcionar no arranque, tem-se que correr o programa cada vez ke fazes login no windows e atribuir a letra a partiçao que se vai usar.
    Só funciona em sistemas de ficheiros ext2/3 , por enquanto ext4 eh pra esquecer

  26. Avatar de Domingos
    Domingos

    Muito bem! Grande ajuda. Obrigado