Aceda a pastas partilhadas do Windows via Linux – Part II

14 Comentários

linux-windows No último post sobre como aceder a pastas partilhadas do windows via Linux – Parte I expliquei sucintamente como fazer este processo facilmente. Mas agora vamos mais além da questão…

E que tal, sempre que iniciar o Linux, essa pasta já se encontrar disponível/mapeada no vosso sistema?  Para complementar e definir segurança na partilha, vamos supor que necessita de se autenticar para aceder aos conteúdos. Para quem não tem o samba instalado e configurado, poderá ver aqui como o fazer.

Bem, hoje deixamos de lado a parte gráfica do Linux  e vamos dar um salto até a linha de comandos.

Supondo então que as credenciais de acesso à pasta do windows são: utilizador = pplware e password = pplware2009 vamos criar um ficheiro com essas mesmas credenciais.

Para criar um ficheiro com as credenciais vamos usar por exemplo o editor nano e no exemplo que se segue vou colocar esse ficheiro na minha área de trabalho /home/ppinto . Para isso basta escrever o seguinte comando:

[ppinto@pplware ~]# sudo nano /home/ppinto/.credenciais

e colocar dentro do ficheiro as duas linhas seguintes:

username=pplwarepassword=pplware2009

Gravar e sair !!!

Vamos agora atribuir as permissões de de leitura, escrita e execução para o dono do ficheiro. Para isso executamos o seguinte comando:

[ppinto@pplware ~]# sudo chmod 700 /home/ppinto/.credenciais

O próximo passo é criar uma pasta para mapear a nossa partilha (por exemplo para /media/share):

[ppinto@pplware ~]# mkdir /media/share

Vamos agora definir que a nossa partilha estará partilhada sempre que o sistema arranque. Para isso vamos mexer no FSTAB (File System Table) que se encontra em /etc e que me permitirá informar o sistema quais as unidades a mapear durante o arranque do sistema.

Vamos começar por fazer uma cópia de  segurança do fstab:

[ppinto@pplware ~]# sudo cp /etc/fstab /etc/fstab.backup

de seguida, vamos então editar o ficheiro fstab:

[ppinto@pplware ~]# sudo nano /etc/fstab

e acrescentar no final a seguinte linha:

//<nome_maquina_windows>/share /media/share cifs credentials=/home/ppinto/.credenciais,iocharset=utf8,file_mode=0777,dir_mode=0777 0 0

onde:

<nome_maquina_windows>/share – devem indicar o IP/nome da máquina Windows e o nome da partilha. Exemplo: //192.168.2.1/share

/media/share – indica para onde vamos mapear a nossa drive

cifs – SMB/CIFS (Server Message Block/Common Internet File System) é um protocolo de redes para partilha de dados

credentials=/home/ppinto/.credenciais – indicamos onde se encontra o ficheiro que possui as credenciais de acesso.

Gravamos as alterações e está feito.

Para testarem se realmente está a funcionar sem a necessidade de reiniciar o sistema, podem fazer:

[ppinto@pplware ~]# sudo mount –a

e se tudo correr bem a vossa partilha estará mapeada em /media/share. Confirmem:

[ppinto@pplware ~]#  ls /media/share

Partilhar:
Tags:

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de incognito
    incognito

    @off topic

    alguem me pode dizer um programa freeware tipo pra fazer um video do ecra, tipo enquanto tou a jogar. Ja tentei o Camtasia mas sempre que faço o video na parte em que supostamente abro o jogo o ecra fica todo preto. O fraps so da 30 segundos…alguem sabe algum programa?

    Cumps

  2. Avatar de Bruno Bernardino

    Muito bom, parabéns pelo artigo, mas cuidado porque as “duas linhas” do user e pass ficaram numa só, separem isso antes que o pessoal se engane 🙂

  3. Avatar de Rod
    Rod

    Muito boa dica Pedro, essas também são sempre bem vindas!
    Valeu!

  4. Avatar de UKN
    UKN

    Thumbs up 🙂

  5. Avatar de Bruno Cruz
    Bruno Cruz

    Boas a todos!!!
    Muito boa esta dica!! Iniciei me à pouco tempo no mundo Linux e até gora não me tem desiludido!!! Mas se o Pedro Pinto não se importar poderia “postar” mais alguns artigos básicos e até mesmo avançados sobre Linux. Neste momento estou a utilizar a versão Sabayon. Acho muito interessante o Linux, pena haver pouco software para este OS.
    Cumprimentos a todos e muito obrigado pela ajuda Pedro Pinto

  6. Avatar de Zé do Pipo
    Zé do Pipo

    @Pedro Pinto

    5 estrelas o artigo.

    Ao mesmo tempo o artigo serve para as pessoas verem que afinal de contas a linha de comandos não é propriamente um “bicho de 7 cabeças”, e que muitas vezes é a forma mais rápida, eficiente e segura de se administratar ou configurar um sistema, tanto mais que em GNU/Linux praticamente tudo é modificável pela simples edição de meros ficheiros em modo de texto, grande parte dos quais auto-explicativos.

  7. Avatar de Bruno Bernardino

    @Sabayon

    Já uso Linux a nível pessoal e profissional há muito tempo, e no início tive alguns problemas em encontrar software para situações específicas, mas rapidamente descobri que não sabia era procurar 🙂

    Diz que tipo de software procuras, que podemos-te ajudar.

    http://www.osalt.com, http://www.techsupportalert.com ou http://www.weblivesearch.net (engloba os dois anteriores)

  8. Avatar de Bruno Bernardino

    Estou a dormir… era para o Bruno Cruz e não Sabayon (a distro de linux…)

  9. Avatar de Sky
    Sky

    Eu tenho o vista e queria meter o ubuntu em dual boot. Se mais tarde quiser formatar a partição do linux como posso resturar o boot do windows.
    Da ultima vez que fiz isso tive de formatar o windows tambem e reinstalar de novo. Não é suposto haver algo simples, um comando que restaurante o boot com o SO existente?
    Obrigado

  10. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    @ Sky
    Com o disco do Windows podes rescrever o boot normal e directo ao Windows. Eu já cheguei a fazer isso mas já não me lembro lol. Mas o google responde-te facilmente a isso.

    Excelente post!! Estes posts dão-me mesmo jeito!! Continuem o bom trabalho!!

  11. Avatar de Bruno Cruz
    Bruno Cruz

    Muito obrigado Bruno Bernardino. Tenho utilizado esta destro porque vi uns vídeos no youtube e achei curioso. Já andava à muito com o bicho de descobrir o Linux e por fim rendi me! 🙂
    Só que acontece o seguinte: através de umas pesquisas e de uns fóruns encontrei uma ferramenta chamada Acronis Disck Director Suite, e com ela consigo fazer todo o tipo operações em termos de particionamento, achei muito útil para gerir as partições para o XP, Win Vista/7 e Linux.
    Esta ferramenta também traz um suplemento de gestão de SOs denominada Acronis OS Selector, o meu problema está em fazer que o OS Selector reconheça o Win 7. Já mudei o boot no XP e nada, não é o post indicado para colocar esta duvida, mas se me pudessem ajudar agradecia imenso!
    Os melhores cumprimentos!!!

    1. Avatar de Victor
      Victor

      Ola ,

      Tambem tenho um problema no linux , quando abro um jogo o ecra fica preto …

      Penso e varias pessoas tem esse problema mas é perciso por um codigo nao sei onde ,

      MAs eu nao o sei fazer , agradeço ajuda

      Cumprimentos,