3 Sistemas Operativos Linux para instalar no seu smartphone

33 Comentários

Hoje em dia, grande parte das pessoas utiliza smartphones. De facto, estes novos dispositivos móveis vieram revolucionar o modo com interagimos com o mundo diariamente. Há uns anos atrás, os famosos telemóveis serviam apenas para fazer e receber chamadas e mensagens. Alguns tinham email, um calendário e pouco mais.

A mudança já ocorreu e continua a acontecer e além daquilo que o mercado oferece em massa em termos de sistemas operativos, existem alternativas no mundo do Linux.

Linux no smartphone - imagem makeuseof


A mudança

Atualmente, aquilo que temos nos bolsos já tem capacidade para fazer muito mais do que as simples tarefas que eram realizadas nos telemóveis há alguns anos. Na verdade, quase sem darmos por isso, passámos a ter à nossa disposição pequenos computadores. Graças ao iPhone, apresentado há 10 anos, a tecnologia multi touch conseguiu introduzir novos conceitos e ideias no mercado, como por exemplo, as Apps.

Desde então, empresas começaram a investir fortemente na área dos sistemas operativos móveis, dando espaço para o aparecimento de novos sistemas operativos como o iOS, o Android e muitos outros. Mas ainda são bastantes as pessoas que pensam que apenas estes dois últimos é que conseguem fornecer todas as ferramentas que utilizamos no nosso dia-a-dia.

 

Existem outras alternativas

Mas como já seria de esperar, outras alternativas estão disponíveis e já podem ser utilizadas em alguns dispositivos. As alternativas do mundo Linux, apesar de limitadas existem e é delas que hoje aqui falamos.


Ubuntu Touch

Se já é um utilizador da distribuição de Ubuntu (distribuição de Linux), vai gostar de saber que existe um sistema operativo móvel chamado Ubuntu Touch. Trata-se de uma versão móvel sistema operativo para desktop.

Originalmente, foi desenvolvido pela Canonical (empresa que gere e mantém o Ubuntu Desktop) mas agora quem está no comando é a Comunidade UBports.

Se quiser deixar de utilizar um ecossistema com proprietário, então esta pode ser uma ótima solução. O Ubuntu Touch é um sistema operativo muito seguro e leva a privacidade dos utilizadores muito a sério. Para além disso, segue a política Open-Source, estando todo o código do sistema operativo disponível online.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=Qocy2Ypz-_Y

Este sistema operativo possui também um grande foco na gestão eficiente do hardware, tentando sempre garantir uma ótima performance. De facto, este sistema operativo oferece uma experiência de utilização fácil e agradável.

Apesar de não suportado por todos dispositivos, o Ubuntu Touch está disponível para cada vez mais smartphones.

Ubuntu Touch – UBports


Sailfish OS

O Sailfish OS está a ser mantido e desenvolvido pela Jolla (empresa de design e desenvolvimento de Smartphones), juntamente com empresas que fazem parte da Sailfish Alliance e outros membros da comunidade Open-Source.

O sistema operativo vem instalado como opção padrão em Smartphones e Tablets da marca Jolla. No entanto, graças aos esforços da comunidade, o Sailfish OS já é suportado noutros dispositivos.

Tal como o Ubuntu Touch, também o Sailfish OS é baseado com Linux. Por isso, é um sistema operativo flexível e não possui regras de utilização tão apertadas como outros sistemas operativos mais conhecidos. Para além disso, parte do código utilizado é Open-Source. De facto, a privacidade e segurança dos utilizadores também é uma prioridade para a Jolla.

Sem dúvida, o Sailfish OS é super fácil de usar. O sistema operativo tem um design agradável e possuí detalhes bastante interessantes, o que ajuda a ter uma agradável experiência de utilização.

Para além disso, o Sailfish OS suporta algumas aplicações Android, algo que não acontece no Ubuntu Touch. Tal como acontece no sistema operativo Ubuntu Touch, também o Sailfish OS pode ser instalado noutros dispositivos que correm Android.

Sailfish OS


Plasma Mobile

Outra alternativa é o Plasma Mobile. Este sistema operativo é uma versão alternativa do Plasma. De facto, o Plasma Mobile tem sido alvo de alguma atenção durante este ano devido ao abandono do Ubuntu Touch por parte da Canonical.

Sem dúvida, o Plasma Mobile pretende ser uma alternativa completa e “aberta” para dispositivos móveis. É um Sistema Operativo baseado no Kubuntu, uma outra distribuição Linux.

Uma das funcionalidades mais entusiasmantes é o facto do sistema operativo ser capaz de correr aplicações do Plasma Desktop e também do Ubuntu Touch. Assim, os utilizadores passam a ter um leque bastante maior de opções.

Para já, este sistema operativo, pode ser instalado no Nexus 5/5X e em dispositivos com processadores Intel.

Plasma Mobile


Todos estes sistemas operativos móveis podem representar ótimas alternativas ao Android. De facto, conseguem fazer quase tudo o que a plaatforma Android é capaz.

O problema é o “quase”. Para já, o leque de aplicações ainda é pequeno e a quantidade de dispositivos suportados também. Certamente com o tempo, estes sistemas operativos vão ganhar força e tornar-se mais acessíveis a todos os utilizadores.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Silva
    David Silva

    Gostava de ver algum destes projetos a suportar Lumias, no caso da MS deixar de os suportar.

    1. Avatar de AiOGajo
      AiOGajo

      Eu gostava era que os meus androids fossem suportados…

  2. Avatar de Vitor
    Vitor

    O meu sonho era os dispositivos móveis oferecerem um bootloader no estilo da bios de um pc, em que eu pudesse fazer boot e instalar o sistema que bem entendesse.

    1. Avatar de carlitos
      carlitos

      +1

      Hardware, OS(multiplataforma), e Apps, tudo independente entre si.
      Livre escolha, livre concorrência…

    2. Avatar de Filipe Teixeira
      Filipe Teixeira

      Isso existe, procura no xda

    3. Avatar de Joao
      Joao

      O grande problema é que muitos telemóveis vem com o bootloader locked, mas nem todos. A Jolla agora vai começar a vender imagens do Sailfish para instalação nos Sony Xperia X.

    4. Avatar de Carlos
      Carlos

      Seu sonho já foi realizado faz tempo. É possível um celular rodar com mais de um SO, bastando seleciona-los ao ligar o dispositivo.

      1. Avatar de Jefferson
        Jefferson

        Sim, é possível. Mas é complexo quanto o do pc. Por isso ele quis dizer isso. Sem falar das variedades de hardwares submentendo alguns a ficar de fora

    5. Avatar de Salsichas com atum
      Salsichas com atum

      Vitor
      e podes lol.
      Ora vai la pesquisar na net o seguinte:
      Fazer root
      Copia de segurança do EMEI do telefone
      Instalar cwm ou twrp
      Modaco.com > pesquisar roms compativeis, nao so em modelo mas como em Baseband
      Adquirir um bom cartao sd com 8gb usb 3.0
      Copiar o ficheiro zip para o cartao sd e introduzir no telemovel
      Desligar o telemovel, remover bateria e iniciar o cwm ou o twrp.
      Format factory, wipe dalvik cache, instalar do sd card > escolher o zip que sacaste com a rom e voilá, tens um novo sistema operativo (baseado em linux é claro)

    6. Avatar de Flavio Neves
      Flavio Neves

      Seria legal instalar um sistema operacional no celular usando o pendrive com o cabo OTG ou usando o cartão de memória.

  3. Avatar de P
    P

    *Kubuntu, não é Kabuntu

    1. Avatar de P
      P

      E acho que não é baseado em Kubuntu sequer

    2. Avatar de Samuel
      Samuel

      O Kubuntu é Ubuntu com interface gráfico KDE. O Kabuntu não existe.

  4. Avatar de AiOGajo
    AiOGajo

    Eu em 2003 usava o meu Nokia 7650 como:

    Agenda;
    Mail;
    Telefone;
    SMS;
    Lista Telefónica;
    App cliente para acesso ao PC (controlo do PC via Bluetooth);
    Stream de videos no PC (com o quick time)
    Browser de internet (tethering bluetooth com o PC ou vice versa caso necessitasse de internet no portátil);
    Apps para controlo remoto da TV por I.V.;
    Tinha apps para gravar as chamadas, mudar a voz entre outros;
    Tinha apps jogos em 3D (rally pro contest entre outros);

    Havia apps para tudo no symbian, Só não tinha appstore.
    Já no Nokia E63 cheguei a ter Facebook, Skype e Whatsapp, sync com gmail, entre outros.

    Acho que não foi com a Apple que surgiram as apps… LOL longe disso.

    1. Avatar de AiOGajo
      AiOGajo

      Ahh, recebia ainda as SMS no PC e enviava SMS pelo Windows xp.

      PS: Havia apps para tudo, só não havia espaço de armazenamento no telefone que era baixo lolol a alternativa surgiu com o Nokia 3650 ou 3660 (com teclado normal) que tinha cartão MMC.

    2. Avatar de José
      José

      Tens toda a razão tive o meu 7650 e depois o 3650 e por aí adiante sempre fui fiel aos meus Symbian ou mesmo o meu Nokia 9500 ou mesmo o meu n900 até que já não deu mais e tive que escolher forçadamente e mudar para Android saudades do meu s60v1 v2 e v3 acompanhei tudo é fazia tudo havia apps para tudo e a store nem apps em abundância havia mas na net era só apps por todo lado que fazia tudo epah hoje ainda vou meter o meu 7650 a funcar não sei é se liga a bateria a 10 anos quase que não a carrego ahahahahha

      1. Avatar de Ricardo Marques
        Ricardo Marques

        Não faças isso. Vais destruir a magia que o passado te deixou na memória…

  5. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    Se desse pro wiko fever 2gigas mudava ja

  6. Avatar de Joao
    Joao

    Está a ser desenvolvido um telemóvel com teclado fisico, inspirado nos antigos Nokia, com versões Sailfish e Android e possivelmente outro sistema linux ainda por definir. Para o ano que poderá chegar ao mercado https://forums.crackberry.com/other-mobile-platforms-f147/livermorium-slider-keyboard-smartphone-running-sailfish-os-1117798/

  7. Avatar de zé do telhado
    zé do telhado

    tive windows ce em 2005 num qtek!

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    Boas, não sei se é o local adequado para perguntar isto, mas alguem conhece algum tutorial ou me consegue explicar se é possivel eu colocar algum destes 3 SO’s linux no meu alcatel pop c7. Eu tentei e “varri” a internet e não encontro nada.

    1. Avatar de João
      João

      Para o sailfish vê este site https://sailfishos.org/develop/hadk/
      também tens lá o link para o irc para falar com os devs que tratam disto.
      Para os outros OS’s não sei.

    2. Avatar de Rui Pedro
      Rui Pedro

      Para o C7 tens no maximo o android kit kat 4.4.3 oficial.

  9. Avatar de Rui
    Rui

    Boas, eu gostava de saber se para os dispositivos mais antigos, android 2.1 ou 2.3, se podemos colocar um destes SO.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Uma pergunta que também gostava de ter uma resposta. 🙂

  10. Avatar de Bruno M. Dias
    Bruno M. Dias

    Parabéns pelo artigo

  11. Avatar de Mestre Yoda
    Mestre Yoda

    Acredito que os dispositivos móveis estão caminhando para a livre escolha de sistemas operacionais, o problema hoje é a limitação de apps, a partir do momento que houver disponibilidade de tudo que precisamos em vários OS diferentes, eles vão se popularizar e até irão surgir novos… mas limitação é uma falha grave ainda.

  12. Avatar de Carlos
    Carlos

    Um reparo este artigo diz alternativas Linux ao IOS e android (principalmemte android), mas o Android não é baseado em Linux? Então não deveria de ser outros sistemas mobile baseados em Linux?

  13. Avatar de j.silva
    j.silva

    Só tenho pena do windows mobil acabar…….

  14. Avatar de j.silva
    j.silva

    Mas se o windows Mobil acabar o outro vai morrer!!!!!!

  15. Avatar de Franz
    Franz

    Ao invés do sistema “linux” no celular, o que poderia ser feito é “abduzir” o Android com seus aplicativos utilizando um ambiente gráfico do Linux como XFCE. Aqui uma ideia muito legal é essa aqui para parecer com o Windows 10. https://www.youtube.com/watch?v=MonoJRUAxYA

  16. Avatar de Douglas Pereira Santana
    Douglas Pereira Santana

    ubuntu não lista o moto X4 =[