3 ferramentas para correr programas do XP no Linux

31 Comentários

No passado dia 8 de Abril, a Microsoft decidiu por fim ao suporte para o “velhinho” Windows XP, passados 13 anos do seu lançamento.Isto quer dizer que não haverão mais correcções de bugs, actualizações de segurança, o que poderá levar à vulnerabilidade do sistema.

Apesar de se saber que algumas Empresas e Governos ainda vão manter o sistema por mais alguma tempo, há informações que muito outros já migraram para Linux. Depois da migração, é importante que os utilizadores se adaptem as ferramentas disponibilizadas na distribuição Linux…mas o utilizador pode sempre ter a maioria das aplicações que usava em Windows XP.

Hoje apresentamos 3 ferramentas para correr programas do XP no Linux.

linux_windows

Wine

Certamente que já lhe aconteceu estar no Linux e lembrar-se que precisava de uma determinada aplicação mas essa não se encontra disponível para sistemas Linux. Wine é a solução! Wine (acrónimo para WINE Is Not an Emulator) é um projecto para sistemas operativos UNIX que permite executar em ambiente Linux, software especificamente concebido para o Microsoft Windows.

Homepage: Wine

PlayOnLinux

PlayOnLinux é um excelente programa que nos permite instalar aplicações e jogos no Linux, que foram inicialmente desenvolvidos, para correr em exclusivo no sistema operativo Windows.

playonlinux

Homepage: PlayOnLinux

Crossover

Crossover é um dos software mais fantásticos que conheço, uma vez que permite  “levar” as aplicações do mundo windows para outras plataformas, sem a necessidade de licença.  Apesar de não ser muito popular (certamente devido ao preço e custo de suporte), os utilizadores acabam por optar pelo wine que está disponível gratuitamente. O Crossover assenta no Wine mas apresenta uma interface mais user friendly e melhor suporte para “emulação das aplicações”.

crossover_00

Homepage: Crossover

Enquanto utilizador do Linux,tal como referido, é importante que o utilizador se adapte ao novo ambiente e as novas ferramentas…mas nada impede que tenha algumas das aplicações que usava no Windows XP no Linux.

Das 3 ferramentas apresentadas, qual a vossa favorita?

Partilhar:
Tags:

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Sousa
    Nuno Sousa

    Quando conseguirem por Meo Music (antiga music box) no linux eu mudo definitivamente eheheheeh

    1. Avatar de Quitério
      Quitério

      Somos dois! Mas a meo já dava suporte para Linux do MeoMusic. Até podia ser em CLI como a MeoCloud :p

    2. Avatar de Nosferatu Arucard
      Nosferatu Arucard

      Se for como no resto das aplicacoes do MEO, entao instale o pipelight e o chromium, pois e’ uma versao do Wine para plug-ins.

      1. Avatar de dbrenha
        dbrenha

        O pipelight é do melhor que há para silverlight em linux.

    3. Avatar de Nuno Carapinha
      Nuno Carapinha

      O antigo music box funcionava na boa… Este novo meo music já experimentei e não consegui. Aquilo ate directx usa…

    4. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      Grooveshark meus amigos. Apesar de ser necessário pagar para poder utilizar a aplicação, com uma conta gratuita pode aceder-se a todos as músicas através do browser.

      Fica a dica, uma vez que deixa o Meo music a milhas!

      1. Avatar de TuxPT

        E tb o Google Music, e o Spotify que já tem cliente nativo para Linux 🙂

  2. Avatar de Filipe silva
    Filipe silva

    Se nao for pedir muito…. Fassam um um pequeno manual de como utilizar o wine. Existem certos truques que gostava de saber. E para muita gente que provavelmente nem sabe mexer

    1. Avatar de Diarreia Mental
      Diarreia Mental

      …e que tal saber escrever? “Fassam???”

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        …E que tal saber regras básicas de boa educação?

    2. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      No teu caso é melhor utilizares o Play on Linux.
      Também assenta no WINE e é muito mais user friendly.

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Pois, no meu caso é quando criarem o League of Legends para Linux. Aí eu mudo.

    1. Avatar de Nuno Carapinha
      Nuno Carapinha

      Se utilizares o PlayOnLinux funciona. Já joguei… Havia casualmente falhas ao comprar runas na loja. Mas tirando isso funcionava a 100%.
      Deixei de jogar LoL para jogar dota 2 que pareceu-me mais fixe e é nativo…

      1. Avatar de TuxPT

        Ora aí está 😉 Também sou ávido jogador de DotA2 visto ser nativo.

        LoL, em princpio funciona através de wine/playonlinux

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          funcionar até funciona mas, usando o meu caso como exemplo, os FPS são brutalmente mais baixos que a correr o cliente nativamente. Com o wine tinha 15FPS no LoL, no windows tenho 140 🙂

          1. Avatar de TuxPT

            Pode nao ser disso, mas tens a certeza que tens os drivers proprietários instalados? 😉 É que fps tão baixos, mesmo no wine, parece-me sintoma de estar a usar drivers open source e não os proprietários.

    2. Avatar de Pedro Pinho
      Pedro Pinho

      Pois… para mim quando deixarem jogar o Diablo 3 no Linux fico a um passo para mudar para o linux (ele funciona mas hà relatos que a Blizzard considera como alteração do jogo, e bloqueia as contas).
      Tenho jogos quase todos no Steam, e muitos já têm suporte para linux. Só os da Ubisoft e da Blizzard é que ainda não têm…

  4. Avatar de zeca
    zeca

    ponham bluescreen nisso e eu mudo!

  5. Avatar de Nuno Carapinha
    Nuno Carapinha

    Eu pessoalmente utilizo o PlayOnLinux + wine apenas para jogos.
    O jogo que tenho jogado ultimamente é o Batman Arkham Origins no ubuntu 13.10:

    1. Avatar de Diarreia Mental
      Diarreia Mental

      … PlayOnLinux… Diablo III 🙂 Funciona na perfeição.

      1. Avatar de Pedro Pinho
        Pedro Pinho

        Mas, diz-me uma coisa, existem muitos relatos na internet que dizem que a Blizzard anda (ou andava) a bloquear as contas do pessoal que jogava no linux. Explicação: Alteração do jogo…
        Isso é lixado, compra-se um jogo e 24h depois é bloqueado…

  6. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Existe alguma coisa para linux semelhante ao modo de coerência do parallels para Mac ?

    1. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      Claro que existe.

      O VirtualBox, que também existe para Mac, Windows e Solaris, permite utilizar uma máquina virtual com 3 modos de visualização:
      1. Janela, onde o ambiente de trabalho do guest OS está numa janela normal de aplicação.
      2. FullScreen, onde o ambiente de trabalho do guest OS ocupa o ecrã de um dos ambientes de trabalho virtuais
      3. Seamless, onde o ambiente de trabalho do guest OS é “fundido” com o ambiente de trabalho do Linux, tal e qual o coherence mode do parallels no MacOS.

      O VirtualBox é um software de virtualização desenvolvido pela Oracle e é gratuito.

      1. Avatar de Gerardo
        Gerardo

        Eu uso o VirtualBox à muitos anos (antes até de ser adquirido pela SUN e antes de ser adquirido pela Oracle) tanto em Linux como em Windows e nunca dei por esse modo. Se está lá, então tiro-te o meu chapéu. É daquelas coisa em ficarei parvo comigo próprio por usar um software tantos anos e não dar com uma “feature” tão interessante.

        Abraço

        1. Avatar de Só um gajo
          Só um gajo

          Estar ele está. Não tenho é a certeza se tens que ter as guest additions instaladas ou não. Mas quando chegar a casa eu digo qualquer coisa.

          Apesar de não ser fã desse modo, já o utilizei várias vezes.

          1. Avatar de Gerardo
            Gerardo

            Já testei e fiquei marabilhado 😀

            O facto de por a barra do XP (o OS que testei) cá em baixo a toda a largura do ecrã ainda é mais espectacular que o Parallels.

            Muito obrigado pela diga 😉

        2. Avatar de TuxPT

          Eu acho é que ele não percebeu que perguntaste especificamente pelo modo de coerencia e não por software de virtualização 😉

          1. Avatar de Só um gajo
            Só um gajo

            O Parallels não é um software de virtualização?

            O modo de coerência não é um modo onde o desktop do guest OS é “escondido” e “fundido” com o do host?

  7. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    O wine não é só para XP é para todo o RuimWindows…