3 dicas para melhorar o desempenho do Flash em Linux

13 Comentários

Um dos principais problemas para quem utiliza Linux para navegar na Web será certamente o pobre desempenho alcançado pelo Flash nesta plataforma. Este não é de todo um pormenor, tendo em conta a sua larga aceitação e quão em voga estão, actualmente, os portais de partilha de vídeos on-line.

flash_linux

Por que razão é, afinal, tão fraca a performance do Flash em Linux quando comparado com o Windows? Não há uma explicação simples nem tão pouco um consenso. No entanto, poderemos argumentar que o grande número de distribuições Linux, cada uma com configurações diferentes, dificulta a optimização deste plug-in nesta plataforma. Por outro lado, a Adobe gasta muito menos tempo e recursos a testar o Flash em Linux que em Windows – o que é, de certa forma, compreensível.

Mas como pode o utilizador contornar este problema? Abaixo seguem 3 dicas, já testadas, e com efeitos notórios no desempenho do Flash em Linux.

Dica Nº1
Este primeiro truque fará o processador do seu computador acompanhar as necessidades. Por definição, o Flash, em si, não causa qualquer aumento na frequência do processador, limitando a sua própria performance. Com esta dica, assim que a utilização do CPU atinja os 40%, a frequência do processador irá aumentar progressivamente, até ao limite.

Digite o seguinte no terminal:

sudo gedit /etc/init.d/ondemand

Procure o seguinte excerto:

for CPUFREQ in /sys/devices/system/cpu/cpu*/cpufreq/scaling_governor
do
[ -f $CPUFREQ ] || continue
echo -n ondemand > $CPUFREQ
done

E adicione, imediatamente a seguir:

for CPU_THRESHOLD in /sys/devices/system/cpu/cpu*/cpufreq/ondemand/up_threshold
do
[ -f $CPU_THRESHOLD ] || continue
echo -n 40 > $CPU_THRESHOLD
done

Ondemand Governor

Caso pretenda que o CPU responda a partir dos 50, 60 ou 70% de carga, por exemplo, substitua o valor em echo -n 40 pelo pretendido.

Dica Nº2
É um mito [incorrecto] a crença de que, em Linux, o Flash não suporta aceleração por hardware. Desde a versão 9.0.115.0 que o Flash Player passou a suportar conteúdo em fullscreen renderizado via OpenGL e acelerado por GPU. No entanto, para tal é necessário que o sistema, digamos, “aprove” a utilização da GPU por parte deste plug-in.

Execute os seguintes comandos, um a um, no Terminal:

sudo mkdir /etc/adobe
echo “OverrideGPUValidation=true” >~/mms.cfg
sudo mv ~/mms.cfg /etc/adobe/

Embora muitos utilizadores reconheçam alguma melhoria de performance com este truque, os seus resultados são algo limitados, especialmente se estiver a utilizar o Compiz.

Dica Nº3
A nossa última dica, e a que, na verdade, despoletou a criação deste artigo, vem directamente do Lifehacker e está relacionada com a função de gestor de sessões do Firefox. Por definição, este browser guarda, a cada 10 segundos, informação relativa aos separadores abertos para que estes possam ser restaurados na próxima sessão.

browser.sessionstore.interval

Para alterar este intervalo digite about:config na barra de endereço e altere o valor de browser.sessionstore.interval para outro, maior, em milisegundos.

E é tudo! Espero que, com estas dicas, a sua experiência com o Flash em Linux melhore tanto quanto possível. Conhece outras? Partilhe-as connosco nos comentários. 😉

Partilhar:
Tags:

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vasco Patrício
    Vasco Patrício

    E não é só em Linux, a versão do OS X também está mal optimizada. Não devem gostar muito dos UNIX. E tendo em conta que uma parte considerável do rendimento da Adobe vem da comercialização das suas suites para OS X…

    Até o Silverlight (que é da MICROSOFT) tem neste momento melhor performance no Leopard que o Flash.

    Enfim…

    1. Avatar de Ricardo Ferreira

      Infelizmente, não tenho acesso a um sistema Mac OS X. No entanto, a 3ª dica é indiferente ao sistema operativo, desde que se utilize o Firefox… Já a 2ª, julgo funcionar também em Mac OS X, embora não saiba onde encontrar aí o ficheiro mms.cfg. 😉

      1. Avatar de Vasco Patrício
        Vasco Patrício

        Sim, a segunda dica também não sei se dá para aplicar ou não no OS X, mas tanto quanto sei o flash 10 já vem por defeito GPU-enabled. 🙁

        Como não custumo usar o Firefox (uso o Opera), instalei-o para verificar como era a performance antes e depois de mudar a configuração, e tanto quanto vi não houve diferença.

        A Adobe anda a prometer melhor suporte flash para o Linux e o OS X à uns bons tempos, pode ser que entretanto um dia se lembrem de cumprir a promessa. 😛

  2. Avatar de Tiago Mendes
    Tiago Mendes

    Muito bom! Ultimamente tenho tido uns problemas com o flash em ubuntu e cheguei à mesma conclusão que vocês, que o flash por vezes complica-se em linux. Obrigado malta!

  3. Avatar de Nuno
    Nuno

    A primeira dica é só para portateis ou para desktops ?
    É que no meu desktop de facto o flash é miseravel
    De qq forma adoro o linux e nunca mais voltei ao vindofs

    1. Avatar de Ricardo Ferreira

      Desktop ou laptop, é indiferente. 😉

  4. Avatar de Bruno Santos

    Realmente Linux e Mac OS está apresentando resultados inferiores sobre a plataforma flash. Em sistemas windows o desenvolvimento é mais fluído.
    Hoje mesmo estive a ler sobre isso, em que um developer estava com problemas de “aceleração” em vídeos para aplicativos desenvolvidos em adobe AIR (ActioScript3).

    Aqui fica uma dica para desenvolvedores de “swf’s” que podem utilizar a aceleração GPU, mas tenham atenção pois este modo está no início de sua criação e experimentação. É preciso mudar apenas o “wmode” para wmode=”gpu” e só funciona a partir do flashplayer 10.

    http://thebackbutton.com/blog/64/enable-gpu-composing-on-flash-player-10-content

    Abraços.
    Bruno Santos

  5. Avatar de Ana Narciso

    Digo e repito mais uma vez: excelente artigo! (olha que o Tux parece muito amigo do Flash aí na imagem, eheh)

    Mal volte ao Linux vou experimentar.

    Já agora, aconselho a extensão Flashblock aos utilizadores de qualquer SO, pois o Flash é um comedor imenso de recursos, um autêntico desperdício!

  6. Avatar de Ryan
    Ryan

    Preciso de ver mais gente a experimentar as dicas mas dou mão à palmatória que o flash em linux parece algo primitivo. Há várias melhorias mas precisam de existir ainda mais. Vejo documentários de tv em flash, youtube não sou fã, e há algumas anomalias a melhorar.

  7. Avatar de Rafael Braga
    Rafael Braga

    Reforço a dica de Ana Narciso !!!

    Extensão FLASHBLOCK resolve muito problemas pois libera o navegador para o que precisa. E evita desperdício de recursos com animações que você não quer e propagandas.

    Testem…

  8. Avatar de António Antunes Varela
    António Antunes Varela

    Boa noite
    Grato pelas dicas. Só não consegui instalar a 2ª.mas com as outras melhorou e bastante. Muito obrigado.
    Boa noite a todos.

  9. Avatar de MrBiTs

    Morte ao Flash e aos formatos proprietários escritos por bozos ! Viva o HTML5

  10. Avatar de Proteus
    Proteus

    Uma dica também seria o “Flash-Aid” para o firefox que resolve alguns conflitos do flash player.