10 distribuições Linux para instalar no seu Mac (Parte 1)

33 Comentários

Os Mac são máquinas fantásticas e funcionam quase na perfeição com o macOS. No entanto, o macOS é um sistema bastante fechado e até um pouco arcaico em algumas funcionalidades, comparativamente ao Windows 10.

Para quem procura uma maior liberdade no uso do sistema da sua máquina, nada melhor que instalar uma distribuição Linux. Hoje deixamos 10 sugestões.


#1 – Ubuntu

O Ubuntu é uma das distribuições mais populares de mundo e foi também graças a esta distribuição que outras distribuições Linux se tornaram muito populares. Como é sabido, a última versão do Ubuntu, a 18.04, abandonou a interface Unity e foi adoptado o ambiente gráfico Gnome.

Com milhões de utilizadores em todo o mundo, o Ubuntu já foi uma das distribuições Linux mais popular do mundo. Conheça aqui o novo Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver).

Ubuntu


#2 – Mint

O Linux Mint é uma das distribuições Linux mais populares do mundo. Para quem quer dar os primeiros passos numa boa alternativa ao sistema operativo Windows e também MacOS, esta é normalmente uma das distribuições Linux sugeridas, mas é também uma das que tem maior comunidade.

Recentemente foi lançado o Linux Mint 19 “Tara”. De referir que o Mint tem como base o Ubuntu.

Mint


#3 – Deepin

O Deepin é uma distribuição Linux, baseada no Debian Unstable, que vem com um ambiente gráfico bastante elegante, eficiente e simplificado que dá pelo nome de Deepin Desktop Environment (DDE) – parece um misto de Windows com MacOS.

Deepin


#4 – Manjaro

O Manjaro Linuxé o novo líder do TOP 10 das distribuições GNU/Linux. É uma das distribuições mais bonitas, que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. É uma rolling distro e tem total compatibilidade com os repositório do Arch (AUR –Arch User Repository).

Vejam aqui todos os nossos artigos sobre o Manjaro Linux.

Manjaro


#5 – Parrot Security OS

Lançado em 2013, o Parrot OS Security é um sistema operativo derivado do Debian para uso geral, pentesting e análise forense, que tem vindo a crescer rapidamente. Este encontra-se disponível para as arquiteturas x86 (32 bit) e x64 (64 bit).

São várias as aplicações e ferramentas de qualidade e bem desenvolvidas, úteis no dia-a-dia, que podemos encontrar no Parrot OS, tais como LibreOffice, Atom, VLC, e muitas outras.

Parrot Security OS


E foram estas as nossas sugestões para hoje. Num próximo artigo apresentaremos mais cinco distribuições que consideramos serem bastante completas e que oferecem um bom desempenho.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de eu
    eu

    Bah, instalar Linux numa máquina com um sistema bem, bem melhor.

    1. Avatar de Bruno Queiroz
      Bruno Queiroz

      Por vezes é a saída, eu tenho um mackbook white midle 2007, os sistemas mais recentes da Apple não são mais suportados nele, a solução que eu encontrei foi instalar o Linux Mint, e está atendendo super bem as necessidades, a máquina sim é ótima, mas não roda mais sistemas recentes da Apple, e entre instalar Windows ou ficar com um sistema velho da Apple eu preferi usar Linux

      1. Avatar de paulo
        paulo

        É o que vou fazer também, mas não encontrei uma distro que me agrade ainda.

  2. Avatar de Altino
    Altino

    Arruinar um macfag com o Ganoo/Shittux. Só um lunáticoooOooO

    1. Avatar de Rogerio Sameiro
      Rogerio Sameiro

      Um pai é uma mãe faz muita falta, mas juizinho faz muito mais.

      1. Avatar de slblxs
        slblxs

        + 1. Perdoai não sabem o que dizem.

  3. Avatar de Gouveia
    Gouveia

    Por muito que não use Mac, o mesmo tem de facto um excelente Hardware, com uma distribuição estável e rápida não se pede mais nada.

  4. Avatar de Rogerio Sameiro
    Rogerio Sameiro

    Vou experimentar o Manjaro. Fiquei curioso.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Manjaro é TOP…em termos de look and feel deve estar ao nível do macOS.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Manjaro é TOP…em termos de look and feel deve estar ao nível do macOS.

      1. Avatar de PJ
        PJ

        @Pedro Qual é a distribuição que usas no dia-a-dia ?

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Uso muitos sistemas. WIndows 10, macOS, Ubuntu, CentOS em servidores, Pipplware no RPI, etc.

    3. Avatar de Nilsonlinux
      Nilsonlinux

      Eu iria de arch mesmo,. Manjaro é uma piada. Se querer algo melhor, vai de solus budgie. Eu era usuário do archlinux até conhecer o solos no dia 23 de fevereiro de 2017. Eu lembro desta data por que é o mês de meu aniversário, E instalei o solus pra teste, E até hoje.

    4. Avatar de Bruno Queiroz
      Bruno Queiroz

      Manjaro é TOP mesmo, muito leve e estável.

  5. Avatar de eu
    eu

    Linux em PC => Sim
    Linux em Mac => GRANDE NÃO

    Se está bom => Não mexe mais

    1. Avatar de SoulReaver
      SoulReaver

      + 1 🙂

      1. Avatar de arc
        arc

        Tas mto sorridente!
        eheh

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Tens de experimentar no Mac… vais ter uma experiência nunca antes vista! 😉

      1. Avatar de int3
        int3

        Nativamente?
        É que com o Vmware fusion corre tudo mesmo na perfeição que até doi.
        Podem vir os ROGs ou os XPS de 3000 ou 4000 euros com 64GB de RAM e não sei quê, mas tenho um macbook pro 15” (julho 2018) que é simplesmente surreal.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Ou isso. Eu uso o VirtualBox e o Parallels… parecem sistemas nativos com tanto power 😀 Tenho um video sobre isso algures.

    3. Avatar de Pedro Gonçalves
      Pedro Gonçalves

      Visão muito redutora da coisa… e dou-te o meu exemplo.

      Tenho um macbook de primeira geração que já não tem updates nem suporte. Ou encosto o computador ou instalo linux. O que achas que fiz?!??

      Posso te dizer que ficou bastante melhor e, na minha opinião, se soubesse antes tinha feito à mais tempo. E isto deita por terra a sua afirmação de “Linux em Mac => GRANDE NÃO”

      cumps

      1. Avatar de Heldr
        Heldr

        Portanto tens um computador de 2006, um computador com 12 anos!

        O que é que andas a fazer com um computador completamente obsoleto?

        Se queres perder tempo,

        Loonix => GRANDE SIM

        Então…

        1. Avatar de Xiba
          Xiba

          Computador só se deixa de usar se está a dar problemas ou de fato apaga por completo. Não é necessário ficar a comprar computadores a todo momento se o mesmo está a funcionar! O maior medo da Apple é isso… pessoas deixando de comprar seus produtos

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Já os restantes fabricantes, ao contrário, preferem que não lhe comprem os seus produtos…

        2. Avatar de Pedro Gonçalves
          Pedro Gonçalves

          O computador é de 2008, mas independente disso, obsoleto é relativo… trabalha bem melhor agora com linux que muitos computadores “mini” que existem hoje em dia.

          Por outro lado, obsoleto é o que as empresas de hardware (e mesmo de software) querem que o consumidor sinta de forma a criar necessidades inexistentes.

          No meu caso tenho um portátil com mais de 5 anos que dá e sobra para o meu trabalho. Se fosse Mac já estava obsoleto…

          Cada um terá a sua preferência, eu apenas não critico quem quer andar “com as ultimas novidades”, mas quem anda com as “ultimas novidades” criticam na maioria das vezes quem anda “obsoleto” (aos seus olhos, claro!)

          cumps!

          1. Avatar de ademirt
            ademirt

            +100

        3. Avatar de arc
          arc

          Quando chegar o teu tempo de ficares “obsoleto”, o que te vai esperar?
          Ops…quem sabe o crematório!

    4. Avatar de Cortano
      Cortano

      “Se está bom => Não mexe mais”
      isso aplica-se ao Windows também.

    5. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      (Se está bom => Não mexe mais) = mediocridade
      “Não mexe mais” poderia ser o nome de um hino à ignorância, falta de criatividade e medicridade intelectual.
      Ouvi muito essa mesma argumentação nos anos 80 a respeito da introdução de computadores nas empresas. Se estava bom trabalhando com máquinas de escrever, fotocopiadorase arquivos em papel, para quê mexer (ou seja, passar a usar um computador).
      O pior de tudo é que tem gente que fica a se jactar dessa postura deplorável, como se fosse motivo de orgulho e não de vergonha como de fato é.
      Ninguém precisa ter curiosidade nem experimentar coisas novas, mas criticar quem faz isso e fazer apologia do conformismo e passividade já é falta de noção.

      1. Avatar de eu
        eu

        És um teórico.

      2. Avatar de RJCA
        RJCA

        Criticar? LOL

        Que comentário mais contraditório mas pronto dá-se o desconto @Ruy

  6. Avatar de Daniel
    Daniel

    Esse Heldr só posta porcaria

  7. Avatar de eu
    eu

    Se está bom => Não mexe mais 😀