10 dias… 30 comandos para usar na sua distribuição Linux (4)

12 Comentários

O poder de uma distribuição Linux está no terminal! No Pplware já apresentámos vários comandos, especialmente na nossa rubrica, Comandos Linux para Totós.

Depois de conhecidos os comandos history, ps e ifconfig / ip addr, vamos conhecer quais os três comandos que escolhemos para hoje.


#10 – ls

O comando ls (list) permite listar todos os ficheiros e diretórios/subdiretórios de um diretório. Este comando tem vários argumentos, sendo que um dos mais usados é o -l, que permite listar com mais detalhe todas as informações dos ficheiros e diretórios/subdiretórios. Com o ls podemos ver as permissões, data de criação e alteração de ficheiros, dono e grupo do ficheiro ou diretório, saber o número de links no sistema, etc.

Para quem quiser aprender mais sobre o output do comando ls, pode dar uma vista de olhos neste artigo.

#11 – pwd

No meio de tanto diretório, às vezes é difícil saber onde é que estamos na “árvore do sistema de ficheiros” do sistema. Para nos ajudar, podemos usar o comando pwd  (“print current/working directory) que nos permite saber o diretório atual.

#12 – id

Quer saber a “identidade” do seu utilizador, isto é… saber a que grupos pertence, qual é o user id, o group id? Para tal basta que execute o comando id que lhe mostra toda essa informação.

Cada um dos comandos tem várias opções que podem ser conhecidas através do comando man (ex. man df). Amanhã cá estaremos de novo para apresentar mais três comandos para usar no terminal da sua distribuição Linux. Até lá aguardamos pelas vossas sugestões.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ruy Acquaviva
    Ruy Acquaviva

    “10 dias… 30 comandos para usar na sua distribuição Linux (3)”
    Acho que o título saiu errado. Esta é a quarta postagem da série.

    1. Avatar de Xiba
  2. Avatar de herman jose
    herman jose

    bom vai comecar outra vez a saga linux

  3. Avatar de Daniel
    Daniel

    Podia ter colocado mais comando né?

  4. Avatar de pia
    pia

    Eu não gosto do Linux, só do BSD. Meu amado MacOS agradece!

    1. Avatar de Zé

      Se não gosta de Linux, o que está fazendo aqui num artigo para Linux?

    2. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Come só as batatas fritas!

    3. Avatar de Xiba
      Xiba

      ‘Tá bom fia ‘-‘
      Nois intende ocê.

      1. Avatar de Xiba
        Xiba

        Quem está utilizando meu nome aqui? ¬¬’