10 dias… 30 comandos para usar na sua distribuição Linux (3)

19 Comentários

O poder de uma distribuição Linux está no terminal! No Pplware já apresentámos vários comandos, especialmente na nossa rubrica, Comandos Linux para Totós.

Depois de ontem publicarmos o nosso segundo artigo desta rubrica, vamos conhecer mais três comandos bastante úteis para sistemas Linux.


#7 – history

Permite visualizar os últimos comandos que foram introduzidos no terminal. Saber mais sobre o history aqui.

#8 – ps

Para visualizar todos os processos que estão em execução no sistema usamos o comando «ps» (process-statistics). O comando ps tem vários argumentos, no entanto o conjunto mais usual é ps aux. Saber mais aqui.

 

#9 – ifconfig / ip addr

O comando ifconfig permite ver as configurações de rede (IP da máquina, máscara, gateway e DNS). No caso dos sistemas que usam systemd (substituto para a daemon init do Linux), devem usar o comando ip addr.

Cada um dos comandos tem várias opções que podem ser conhecidas através do comando man (ex. man df). Amanhã cá estaremos de novo para apresentar mais três comandos para usar no terminal da sua distribuição Linux. Até lá aguardamos pelas vossas sugestões.

Leia também…

Partilhar:
Tags:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jedi
    jedi

    podia disponibilizar o endereço da imagem ( original) que está no inicio do artigo. Dava um bom wallpaper. 😉

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Dava sim sr…

  2. Avatar de Danny
    Danny

    Incrível como um artigo desse recebe tão poucos comentários.

    1. Avatar de Rui Moreira
      Rui Moreira

      E tem de haver sempre aquela pessoa que diz “eu nao gosto de comandos … blablabla ms-dos ”
      Enfim … vidas !

      1. Avatar de Miguel Federico
        Miguel Federico

        Mas alguem usa linux em 2018? So os patos

        1. Avatar de pia
          pia

          Pessoas pobres que não podem pagar por licenças do Windows ou por um device com macOS.
          Essas pessoas ao menos tem moral de usar algo grátis, como o Linux ao invés de perder tempo fazendo Hackintosh e usando Windows pirata.

        2. Avatar de Rui Moreira
          Rui Moreira

          patos como a Microsoft, a Google, a Apple, a Amazon , IBM , HP , etc etc etc, e uma das skills mais procuradas por recrutadores e por empresas …. era escusado eram comentários ignorantes como o seu, em pleno 2018

          1. Avatar de Gustavo Teixeira
            Gustavo Teixeira

            Limx ta morto, empresas e só Windows. Se não fosses ignorante saberias isso

          2. Avatar de Pedro Pinto

            Tas enganado…prova disso é a aposta forte da Microsoft em Linux.

          3. Avatar de Rui Moreira
            Rui Moreira

            e cada um pior que o outro … que tristeza!

        3. Avatar de ademirt
          ademirt

          Antes linux do que usar um Windows XP ou 7 em pleno 2018.

  3. Avatar de FRED
    FRED

    Artigo muito bom, è pelo ótimo trabalho que vocẽs fazem neste site, que eu os sigo aqui do Brasil.

    1. Avatar de Pedro Pinto
    2. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      A ideia de apresentar os comandos aos poucos é ótima. Estou incentivando alguns amigos iniciantes em Linux a acompanharem os artigo. Quando sai um novo artigo nós conversamos sobre os comandos apresentados, começando pelo texto do artigo, passando pelo manual (comando man) e buscando exemplos na Internet.
      Os artigos estão servindo como incentivo para conhecer melhor os recursos do terminal.

  4. Avatar de Pirolito
    Pirolito

    O PC que uso muitas vezes na net é mesmo muito velhote (mais vetusto que o coeficiente de vetustez do IMI, quase tão velho quanto uma garrafa de vinho do porto ‘velhotes’ 🙂 ). Pentium4 a 2,8 GHz e um 1 GB de RAM é curto… mesmo com o Linux Mint XFCE…
    Alguém tem ideias sobre que processos eu possa “matar” sem comprometer a estabilidade do sistema? No Mint uso o ‘Gestor de Tarefas’, mas o único processo que ‘mato’ (que termino) é o Mint Update…
    Obrigado

  5. Avatar de Pirolito
    Pirolito

    1 GB de RAM é curto, porque só o Firefox açambarca 60 a 80 % 😉

  6. Avatar de Josivan
    Josivan

    Bom dia , parabéns ! Conteúdos assim só vem enriquecer o nosso conhecimento no mundo linux!
    Obg !!!