Windows 10 é mais rápido para jogos que Steam Machines

54 Comentários

… com Linux

As Steam Machines são computadores virados para o mundo do gaming, equipadas Steam OS, que estão a ser comercializados pela Valve. Estas máquinas foram desenhadas para garantirem o melhor desempenho e apresentarem conteúdos em grandes ecrãs, para que assim os jogadores tenham a melhor envolvência e experiência com o jogo.

Mas, apesar de serem “consolas” dedicadas para o gaming, alguns testes mostraram que são mais lentas que máquinas com Windows 10…e a culpa é do sistema operativo.


O site Ars Technica realizou alguns testes a jogos com usando a mesma máquina com Steam OS 2 e o Windows 10  e os resultados são simplesmente curiosos. A máquina onde foram instalados os sistemas operativos tem as seguintes características.

steam_3

 

Apesar do Steam OS 2 ainda não disponibilizar suporte para todos os jogos, uma vez que é baseado no GNU/Linux, o desempenho do mesmo fica também atrás do Windows 10 que não é um sistema operativo concebido especificamente para jogos.

Os benchmarks foram realizados com a popular ferramenta o GeekBench 3.

alienware-steam-machine-2015-21

Aqui ficam os resultados para os jogos Portal, TF2, L4D 2 e Dota 2.

ars

 

Resultados obtidos com o jogo Middle-Earth: Shadow of Mordor, que é bastante exigente em termos de requisitos, onde claramente se percebe que o Windows 10 leva vantagem em todos os testes realizados.

steam_2

Apesar de não ter sido desenhado especialmente para jogos, o Windows 10 apresenta sem dúvida um óptimo desempenho quando comparado com sistemas específicos para a área do Gaming. Certamente que a Valve está atenta e melhorará o seu sistema nos próximos tempos…mas por agora o Windows 10 vence.

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de windows user
    windows user

    O Windows ta melhor em tudo. Estou super satisfeito. O progama insider, o facto da Microsoft ouvir os clientes e tentar melhorar os produtos. Uma abordagem totalmente diferente da mesma Microsoft há uns anos atras.

    1. Avatar de Narzhul
      Narzhul

      Não é bem assim, “melhor em tudo”. Tirando a parte dos jogos que o Windows domina e isso é algo inegável, eu concordo, de resto não é um sistema para se ter orgulho.

      1. Avatar de Rui Carriço
        Rui Carriço

        Eu NÃO jogo no Windows, tenho a Xbox para isso, e estou muito satisfeito com o W10, melhor SO de sempre.

        1. Avatar de Artur
          Artur

          Bem gostava eu de ter uma Xbox… Dependendo da tua Xbox, ela deve ter um update para o win10 em espera ou realizado recentemente.

        2. Avatar de enese
          enese

          Então jogas em Windows a box usa Windows!!

  2. Avatar de Arcanjo_Gabriel
    Arcanjo_Gabriel

    o Windows 10, está muito bem construído, e a Microsoft aprendeu imenso com a contribuição da comunidade preview.

    1. Avatar de Daniel San
      Daniel San

      Melhor comentário com certeza!

    2. Avatar de Fox
      Fox

      +1
      A Nvidia gosta do Linux… mas não aposta no Linux.
      Tem sido feitos progressos no que toca aos drivers… mas o empenho não tem sido muito.
      Ainda que não tenha a performance dos drivers do Windows, continua a ser a melhor opção para os utilizadores de Linux que gostam de jogar.

      1. Avatar de Mylittlelife
        Mylittlelife

        Eu gosto da Nvidia como gráfica, mas a política de software no mundo Linux é de chorar.

        Já agora: porque o OSX tem também poucos jogos se existem drivers para OSX? Seria “só” a parte de portar o código desenhado para DirectX para OSX, mas se as companhias fazem um motor compatível com chips tao diferentes como da PS3/X360 e sistemas x86 tao diferentes (PS3), nao vejo como a portabilidade ao OSX seria um problema.

  3. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    Eu estou interessado em montar um PC (microATX) para jogos, e a ideia é:
    – quero jogar os últimos jogos em 1920×1080 a 30fps (ideal 60 fps)
    – qualidade a um nível relativamente alto (mas nada de Ultra)
    – CPU, RAM, MB, Gráfica que fossem o ideal a nível de preco/qualidade
    – nada de SLI, e nao quero um PC com ventoínhas a parecer um aspirador

    Ou seja, aconselham algo (a baixo preco) que seja do género Skylake + Nvidia 970 ou afins?

    1. Avatar de Dc
      Dc

      Depende de quanto queres gastar mas para os 1080p/30fps mais vale ires para uma consola

      1. Avatar de Mylittlelife
        Mylittlelife

        Pois, mas investi já muito dinheiro no Steam, e muitos jogos para o meu gosto só existem para Windows…

    2. Avatar de Eu
      Eu

      Com 600\650€ montas uma boa maquina para jogar.
      i5 4geraçao
      board msi para soket 1150
      8g ram a 1600
      caixa nox
      fonte xfx
      gpu gtx 960
      ja com montagem pagas uns 600€

      1. Avatar de Mylittlelife
        Mylittlelife

        thanks, vou ver os precos 🙂 compensa uma 970 vs 960? Ou já comprar uma board 1151?

        1. Avatar de dsf
          dsf

          Ou podes sempre meter uma r9 280/280x 🙂

        2. Avatar de Eu
          Eu

          1151 já está a falar de outra geração, compensar compensa, mas o orçamento é outro, pois mudas o processador e podes meter DDR4 (ainda está cara), se querias um bom budget PC o que indiquei é impecavel 🙂 e jogas qq jogo atual para PC. a sugestão da R9 280 tb é mto válida.

          1. Avatar de Mylittlelife
            Mylittlelife

            Obrigado pelas sugestoes, vou comecar a fazer contas à vida 🙂 E como sempre se pode fazer um pequeno overclock, sempre se pode expremer um sumito mais 🙂

  4. Avatar de Marques
    Marques

    Meu deus pensem ! Open GL vs DirectX

    1. Avatar de José Horta
      José Horta

      Concordo, isto é um bocado óbvio sem sequer ser preciso olhar para os benchmarks.
      Agora Windows 7 vs Windows 8 vs Windows 10, aí sim são comparações interessantes.

  5. Avatar de Hugo
    Hugo

    as maquinas a vapor já não se usam hoje em dia

  6. Avatar de Fox
    Fox

    Realmente, para jogos… é melhor.

  7. Avatar de pentestbox
    pentestbox

    Eu quero ver depois quando chegar a pai vulkan, aí sim, as pessoas q aqui falam q windows e melhor em tudo só pode estar de brincadeira, o windows 10 e um sistema espião, tira toda a privacidade do usuário, e um.sistema inseguro como qualquer windows, entre outros fatores, a única coisa q ganho por enquanto e games, mas vamos esperar o vulkan vlw. Já q a própria steam falou q o vulkan eataeatatu melhor q o DX

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Estão de facto a comparar realidades diferentes… E até se esquecem do tempo em que o windows dependia do open source para correr jogos…(OpenGL). O linux agora já começa a ganhar mais terreno nesta área e quando sair o vulkan vlw veremos o impacto que terá. O open source pela sua característica base é aberto e por isso mais acessível a tweaks do que o windows alguma vez será. Pensem também outra coisa que OS é que a PS4 usa…. é windows(NOT). e façam comparativos de qualidade/performance à concorrente…

    2. Avatar de censo
      censo

      Como se repetem os comentários do género, eu repito a(s) pergunta(s) : o que é que o Win 10 espia ? que privacidade é que tira ? que “outros fatores” ? Explicar isso de forma concreta é que seria de valor.

      1. Avatar de EU
        EU

        Pesquisa no google e verás que simples relatórios serão enviados para a MS que terão acesso ao que quiserem do teu equipamento…ou seja a privacidade no windows 10 é 0!

        Em vez de perguntares faz como se costuma dizer google it… ah e talvez encontres melhores respostas se pesquisares em EN do que em PT.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Gostei de teres chutado para canto em vez de teres respondido.

          Ma dá-se o caso de nem o Windows mandar “relatórios” (o quê, tem um anão dentro do PC a escrevê-los ou quê?) nem a Microsoft tem acesso ao equipamento (mesmo as atualizações é o teu PC que toma a iniciativa de ver se existem e de os instalar, como, aliás, sempre foi).

          1. Avatar de Eu
            Eu

            Não é chutar para canto coisa nenhuma nem sequer estou a falar de futebol n mistures alhos com bugalhos e cada macaco no seu galho…

            É simplesmente para aprenderem a pesquisar… sabes o que é isso?? Antigamente ninguém pesquisava porque tinha que se perder horas nas bibliotecas…hoje em dia bastas uns clicks e um google todo poderoso cheio de informação e, informação é poder, e vêm para aqui fazer questões de biltros… pesquisa vai ao google mas em PT as pesquisas são limitadas tentem em EN que serão muito mais bem sucedidos… quanto ao anão põe mas é os neurónios a funcionar e depressa irás encontrar as respostas… WINDOWS 10 = HORRIBILIS!! Utilizo Windows desde o velhinho 3.1 e este é simplesmente horrivel o melhor continua a ser o XP E 7! Para já vou continuar com o 7 e como grande Kali 🙂

        2. Avatar de censo
          censo

          A que é que tem acesso? Encontro no Google as mesmas respostas que aqui. Tudo vago, sem concretizar. Parece mais uma teoria de conspiração do que outra coisa, daí a minha insistência.

          1. Avatar de Eu
            Eu

            Têm acesso ao que quiserem… só n têm ao que não quiserem é dos piores OS que a MS já desenvolveu… permite um controlo tão grande que até os pintelhos te conseguem contar.. como querem controlar tudo e todos por essa mesma razão é que pretendem que o maior número de pessoas façam a migração a recomendação é NÃO UTILIZEM… vejam lá se o Snowden utiliza o 10…Use your brains!

        3. Avatar de Mikes
          Mikes

          Vou pesquisar no Google e depois eles sabem o que ando a fazer! A Google sabe tudo de nós!!
          Se calhar vou desligar-me da net… mas depois não posso sair de casa porque há camaras, e satélites, e o gajo do metro que encontro todos os dias tem um ar misterioso….
          Se calhar vou para uma caverna…
          CUIDADO… “eles andem aí”

  8. Avatar de Fagl4
    Fagl4

    90% dos comentários glorificam o windows, mas esquecem-se que as drivers para windows são optimizadas há uma dezena de anos enquanto linux só há meia dúzia de meses

    P.S sentido figurativo, não sei as datas corretamente

    P.S 2 estou à espera dos apple fanboys dizerem que mac é que é para jogos

    1. Avatar de ruca
      ruca

      tens razão neste ponto. mas até que ponto se justifica vender steam boxes com steamOS com o unico objetivo de Jogar, não podes fazer mais nada se não jogar, e descobres que tens uma steam box dedicada a jogos que é mais lenta que um pc normal com windows 10…tipo não interessa a arquitetura mas sim o conceito, se uma steam box é mais lenta que um pc tradicional qual é o seu objetivo então?

  9. Avatar de Gustavo Marques
    Gustavo Marques

    Por acaso o problema tem mais a ver com drivers do que propriamente os OS’s

  10. Avatar de NT
    NT

    Não deixa de ser interessante… Porém estão a comparar um camião com um formula 1. Um está feito para acartar com peso o outro está feito para andar rápido.
    E já agora o jogos são feitos para windows não para linux, de seguida é que são portados/adaptados para linux, só isso já é um entrave à performance do jogo. Depois tem o Steam OS… Sim a valve tem feito um enorme esforço com essa distro, que experimentem instalar, por exemplo, o arch com drivers decentes e sem desktop (visto que é para jogos). Depois agarrem num jogo que desde o 1º dia tenha sido feito para linux e depois comparem.
    De qualquer forma acho que esses benchmarks são um tanto ou quanto ridículo, como já mencionei os jogos estão feitos para windows, mal seria se tivessem melhor performance no linux. Ou então agarrar em testes para linux e correr em windows, lógico que linux vai ser melhor.
    Mas ainda me lembro de me dar ao trabalho de instalar o couter-strike source no linux via wine, porquê? Porque os pings passavam de ~60-80 para ~20-40 o que é uma diferença abismal. No linux no entanto tinha que ter os gráficos no mínimo para não ter breaks marados.
    Depois do SP1 para o windows 7 sempre melhoraram o stack de rede, no entanto prefiro a plataforma linux.

    1. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      A questão aqui trata-se do que fazer quando se quer jogar e já se investiu muito dinheiro na plataforma Steam (como eu).

      Por X dinheiro há que pensar que máquina comprar, e qual traz mais vantagens. Neste caso há hipótese de máquinas Steam (Linux) ou Windows, e se com o mesmo hardware tiramos melhor performance duma máquina Windows, então que seja Windows.

      Claro que há que ter em conta que o Windows não é gratuito, o Gamepad não vem incluído, etc

  11. Avatar de sesesese
    sesesese

    fps is not a benchmark

  12. Avatar de Felippe
    Felippe

    to gostando desse windows 10 a cada vez que eu uso ele gosto mais update 2

  13. Avatar de JMCS
    JMCS

    A Microsoft contratou os engenheiros da VW?

  14. Avatar de mr
    mr

    Vocês falam do vulkan vlw mas esquecem-se que o win 10 traz o dx12 que tem uma performance muito superior a este. Mas de qualquer forma o que a gente quer é rivalidade ao alto nível porque assim quem ganha sono nós

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Eh lá, calma!
      Ninguém sabe se o DirectX 12 é melhor ou pior que o Vulkan.
      Porque ainda não existe nenhuma implementação “final” do Vulkan.
      Mas talvez não seja lá grande coisa, como tudo feito por comités e consórcios deve estar carregado de coisas que são compromissos entre os vários membros dos comités e não necessariamente a melhor forma de as fazer. Aliás, o mesmo acontece hoje com o OpenGL.

  15. Avatar de Carlos Silva
    1. Avatar de NT
      NT

      Naaaa tens é que testar tudo em DirectX… Nada dessas cenas em openGL senão corre mal para a microsoft… Carraio reparam em tudo também.

  16. Avatar de manuel
    manuel

    Há 5 anos necessitava do Windows instalado em paralelo com linux; hoje em dia o Linux satisfaz todas as minhas necessidades ; pelo que já não uso Windows.
    Penso que o Linux tem tido uma evolução meteórica e cada vez mais se torna uma alternativa credível para o desktop.

    Com tempo a performance melhorará.

    Estou muito grato pelo steam; wine; e playonlinux que permitem o impensável há uns anos; jogar nativamente ou por emulação aceitável todos os títulos ou software que gosto sem que tenha que ter o Windows instalado.

    Não sou mais refém da Microsoft.

    Obrigado linux

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      infelizmente o Linux, nunca me satisfez, e não é por uma questão de gosto pessoal.
      É simplesmente por uma questão profissional. Muito investimento terá de existir até chegar ao nível da plataforma Windows.

    2. Avatar de Mikes
      Mikes

      O que está aqui em causa não é quem joga volta e meia para se distrair, o que está aqui em casa é um mercado específico e muito exigente, que o SteamOS (e o Linux em geral), não têm ainda soluções válidas.

  17. Avatar de Mikes
    Mikes

    Há inclusivamente fabricantes de computadores para gamers que se recusam a lançar versões com SteamOS. Porquê?! Porque tem problemas de expansão de hardware. O SteamOS ainda está muito verde para equipar computadores para gamers. Não cabe na cabeça de um gamer gastar 2000 euros num PC pra jogos e não poder expandir/actualizar o hardware sempre que quiser (p.ex., todos os anos saem placas gráficas de topo).
    Portanto… o problema não é só a performance não ser a desejável com o SteamOS, mas sim a limitação do próprio sistema no que toca ao hardware – e como sabemos, os gamers são muito exigentes neste aspecto.

    1. Avatar de Carlos Silva
      Carlos Silva

      Como assim problemas de expansão?! Tenho um computador com 3 anos e já foi actualizado várias vezes sem problema nenhum… e sou gamer… em Linux.
      Realmente o pessoal falar sem saber… nem vale a pena.

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Sim, problemas de expansão. Se usas Linux devias saber bem que tens limitações nos upgrades de hardware.

  18. Avatar de manuel
    manuel

    Aquilo está em beta ainda certo? Eles não deviam era ter lançado as consolas com o os ainda em beta. É um erro porque quem compra espera um produto acabado.

  19. Avatar de azaze
    azaze

    Simples. DirectX > opengl.
    Não dá para usar DirectX fora de windows, sem emulações manhosas, que resultam em performances fracas. A alternativa é opengl, mas o hardware não está optimizado para opengl e sim DirectX.
    Sabe-se disto há anos, sendo a principal razão pela qual windows (não apenas o 10, mas os anteriores desde o vista actualizado) é melhor para gaming.

  20. Avatar de João Cavaleiro
    João Cavaleiro

    Eu estou claramente interessado em adquirir uma Steam Machine mas ainda não tenho noção da compatibilidade que existirá com todos os jogos possíveis de comprar no steam e até outros que é possível incluir mas não comprar (Starcraft 2 por exemplo e outros da Blizzard). Tenho também a ideia de que terraplanar a Steam Machine e colocar Windows 10 e instalar o steam também é uma opção credível. Que comentários e observações fazem?

    1. Avatar de EU
      EU

      Sinceramente não instales o Win 10 pelo menos para já é mais provável as dores de cabeça que vais ter do que o proveito que vais tirar da máquina… melhor conselho é win 7 ou linux..