Wii U – A nova consola da Nintendo chegou!

15 Comentários

Conforme o Pplware teve o prazer de anunciar aqui, a nova consola da Nintendo, a Wii U acaba de chagar ao mercado nacional.

Esta consola é, sem dúvida, um grande passo à frente na direcção certa por parte da Nintendo e apresenta-se em excelente posição na grelha de partida para o Natal que se avizinha.

Contrariamente a algumas opiniões de outros colegas, concordo que o line up da Wii U é interessante o suficiente para que a mesma seja extremamente apetecível e se lhe adicionarmos todas as suas novas potencialidades então estamos perante uma máquina que certamente será um sucesso.

A nova consola de uso doméstico da Nintendo oferece uma nova forma de jogar ao mesmo tempo que muda a relação dos jogadores com a televisão na sala de estar.

 


A acompanhar a Wii U vieram 23 jogos, nos quais se incluem quer criações da Nintendo, como New Super Mario Bros. U e Nintendo Land, quer títulos de outras criadoras, como o aguardado ZombiU, da Ubisoft.

A Wii U foi lançada em três pacotes diferentes:

  • O Wii U Basic Pack inclui uma Wii U branca com 8 GB de capacidade de armazenamento* e um GamePad, igualmente branco.
  • O Wii U Premium Pack contém uma Wii U, esta com 32 GB de espaço*, e um GamePad, ambos pretos. Este pacote disponibiliza  também de suportes tanto para a consola como para o comando, uma base de recarga para o Wii U GamePad, uma Barra de Sensores e ainda o título Nintendo Land.
  • Para além destes dois, está ainda disponível o ZombiU Premium Pack de edição limitada que inclui ZombiU e um Comando Wii U Pro preto.

Todos os pacotes incluem um cabo HDMI, um transformador para a consola e um carregador para o Wii U GamePad, mas os dois tipos de Premium Pack oferecem, adicionalmente, acesso ao programa de recompensas Nintendo Network Premium.

Para além de novas formas de jogar, a Wii U oferece uma variedade de funcionalidade de entretenimento online, de que poderá desfrutar depois de efectuar a actualização de software** disponível para download a partir de dia 30 de Novembro. As aplicações que poderá utilizar numa consola actualizada incluem o Miiverse, a Nintendo eShop, o Wii U Chat e o navegador de Internet. Existe ainda a possibilidade de configurar definições de Controlo Parental para determinar exactamente a que conteúdos (online ou offline) os utilizadores da consola poderão aceder.

Depois de actualizar a sua Wii U, poderá também efectuar uma Transferência de Dados***, ou seja, mover para a sua nova consola os dados dos jogos que esteja a jogar na Wii, assim como títulos dos serviços WiiWare e Virtual Console que tenha descarregado. Também todos os acessórios que utiliza actualmente com a sua Wii serão compatíveis com a Wii U, pelo que embora nenhum dos pacotes de lançamento inclua um Comando Wii, não terá de voltar a adquiri-lo. Para os jogadores que não possuem uma Wii, a Nintendo criou o Kit Adicional Comando Wii Plus, que contém um Comando Wii Plus, um Nunchuk e uma Barra de Sensores.

Quer jogue sozinho ou com a família e amigos, descubra com a Wii U uma nova forma de jogar, de se relacionar com a televisão e de partilhar a diversão na sala de estar. A Wii U chega amanhã a Portugal em três pacotes diferentes e com 23 novos jogos.

 

* Uma secção da memória interna está reservada para dados da consola. O espaço para armazenamento de dados disponível excluindo a área reservada para a consola e as aplicações integradas é de aproximadamente 3 GB no Wii U Basic Pack e de 25 GB no Wii U Premium Pack. Com o Wii U Basic Pack, poderá precisar de um dispositivo de armazenamento adicional para descarregar um jogo na Nintendo eShop (dependendo do tamanho do jogo). O espaço para armazenamento de dados disponível pode ser aumentado através de dispositivos de armazenamento externos USB, como discos rígidos externos com uma fonte de alimentação dedicada. Consulte a secção
Assistência para a Wii U para saber quais os dispositivos de armazenamento USB compatíveis com a Wii U.

** Para poder atualizar a Wii U, esta deve estar ligada à Internet. Devido à quantidade de novas aplicações e funcionalidades incluídas, a atualização pode demorar mais tempo quando efetuada durante a configuração inicial (para alguns utilizadores poderá demorar uma hora ou mais a descarregar e a instalar). Durante o processo de atualização, a Wii U não deve ser desligada. Consulte a secção Assistência para a Wii U para mais informações sobre a atualização de software da Wii U.

*** O tempo de transferência de conteúdos de uma Wii para uma Wii U varia consoante o volume de dados que estão a ser movidos. Em alguns casos, o processo de transferência pode demorar até uma hora e meia. Durante o processo de transferência, a Wii U não deve ser desligada. Consulte a secção
Assistência para a Wii U para mais informações sobre o processo de transferência de dados.

Homepage Wii U

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Texugoelectrico
    Texugoelectrico

    “chEgar” 🙂

    Só para deixar uma questão no ar, estive a ver noutro site que o desempenho gráfico da Wii U é melhor do que PS3 e XB360, no entanto não é uma diferença muito significativa. Por um lado até é normal que o grafismo seja melhor, embora a Nintendo já tenha provado várias vezes que isso não é imperativo, uma consola com 7 (??) anos de diferença naturalmente terá tecnologia mais recente e como tal, melhores gráficos.

    A questão é no não serem muito melhores. Ou seja, será que já chegámos a um ponto em que os gráficos já são tão “perfeitos” que se torna difícil perceber uma grande diferença ou simplesmente não é muito melhor e será a PS4 ou a nova Xbox a trazer o grande salto em termos gráficos?

    Deixada a pergunta. A Nintendo não brinca mesmo, se isto funcionar como se vê na publicidade, sem lags e coisas assim então mais uma vez a inovação é maravilhosa. Sempre a acertar e na linha da frente… quer dizer, a ser verdade o que li recentemente sobre a Playstation ter saído de uma projecto em conjunto com a Sony e Nintendo que eles não quiseram avançar então pode-se dizer que esse foi o seu único grande erro.

    1. Avatar de Texugoelectrico
      Texugoelectrico

      “um projecto”

    2. Avatar de António Pereira
      António Pereira

      Sempre houve um salto gráfico nas diferentes gerações, não acredito que esta será diferente.

      Basta olhar para o estado actual dos jogos em PC para perceber que as consolas ainda podem evoluir muito tecnicamente. Há jogos a correr no PC ao máximo que aparentam ser da próxima geração de consolas – as consolas, sendo o principal alvo dos developers, funcionam quase como um bottleneck dos videojogos a níveis técnicos.

      Fosse o PC a Leader Platform e estávamos mais à frente.

      A Nintendo ao lançar uma consola um pouco melhor (teoricamente) que as actuais, arrisca-se a ficar bastante para trás quando a Microsoft e a Sony lançarem as sucessoras das Xbox360 e PS3, o que poderá resultar num cenário idêntico ao desta geração: imensas séries AAA 3rd Party a não aparecerem sequer na consola da Nintendo, e quando apareceram foram versões capadas e/ou Spin-Off’s.

      No entanto o maior problema nem são as possíveis “limitações” técnicas do sistema num futuro próximo, é sim a mentalidade de velhos do Restelo da Nintendo.

      Não percebo como é que a Wii U não tem um sistema de Achievements/Trophies (e os inGame não contam) quando é algo que está presente em quase todas as plataformas, como não tem funcionalidades extra-Jogos de diversos tipos quando as consolas actualmente são autênticos centros multimédia (com o novo comando podia maximizar ainda mais a experiência ao visualizar ficheiros de vídeo), como não rentabiliza a sua Store abordando todas as plataformas que já lançou (é a empresa que podia fornecer a Store mais extensa de todas – são muitos anos de história, juntando plataformas de outras empresas como a Sega e NeoGeo) e praticando preços minimamente lógicos (os preços dos jogos na Store da 3DS são ridículos), e como não “oferece” mais que uns 32GB (que diminuem com o espaço ocupado pelo SO) – até compreendo esta decisão para reduzir o preço final, mas mesmo assim acho muito pouco independentemente de se poder usar discos externos.

      Os Mii’s também são algo que pessoalmente não gosto de maneira nenhuma (acho que a Xbox360 faz um excelente trabalho neste campo com os Avatares), mas isto são gostos pessoais. Já agora, a versão Premium devia existir em branco, não custava nada ter uma porta Ethernet e é absurdo a disposição dos botões ser diferente entre o comando da WiiU e o comando Pro o que causa muita confusão.

      O pior no entanto são os graves problemas que a consola tem de origem (crashes em jogos se estiverem certas opções activas nas definições, muito tempo a carregar Menus, etc.) que devem vir a ser corrigidos/melhorados com Updates, mas é muito mau a consola vir com problemas tão sérios de origem.

      É uma consola inovadora de facto, mas seria mais inovadora se todos os jogos suportassem ser jogados exclusivamente no comando podendo o jogador ir para a cama, cozinha, casa de banho (substituindo o jornal, lol) e até na rua continuar a jogar o seu jogo.

      É muito interessante, mas acho que é um erro comprar a consola tão cedo quando é preciso dar algum tempo para perceber se essa é ou não a melhor opção a ser feita e se as inovações da consola vão ser de facto aproveitadas e usadas da melhor maneira.

  2. Avatar de Ikari-pt
    Ikari-pt

    Fiz uma jogatana com os meus amigos de sexta para domingo ate as 4Am, acordei agora.

    O que tenho a apontar.
    1. Porque raio os menus demoram tanto a trocar(especialmente o principal demora uns 10 segundos…)

    2. O youtube é mesmo muito complicado, os menus da conta estao todos la depois de fazer login, mas depois é dificil gerir.

    3. o broswer é espectacular, multitab e da para por vídeos maximizados (youtube e outros) na tv e continuar a fazer browse no gametab.

    4. Os updates foram muito lentos, mas imagino que a culpa seja de milhares de users a fazer o update no mesmo dia.

    5.Nintendo land para jogar com os amigos é mesmo muito fixe, e não é so para crianças, ja que o grupo rondava os 26anos.

    6.O gamepad é mesmo muito leve, mas podia ser um bocado mais pesado e ter mais bateria (tem 3/4horas).

    Se quando chegarem as novas consolas da concorrência, os jogos multi-plataforma forem iguais para a wiiu(ou quisa também a pensar no gamepad) então a Nintendo vai ganhar este round.
    Ao ter os mesmos jogos que a concorrência e a ter os exclusivos e jogos de party, não a motivo para escolher as outras consolas.

    1. Avatar de Ru1Sous4
      Ru1Sous4

      As outras consolas irão ter gráficos sobejamente superiores, isso não há qq duvida. A ideia de comando para mim já n faz mt sentido em determinadas situações eu sou grande apologista do Kinect e fico com pena que outras consolas não sigam esse mesmo caminho.
      Todavia a WiiU ira ganhar em 2 factores, 1º sera o preço, como o seu antecessor e 2º é os jogos que a Nintendo produz, a sua jogabilidade e diversão da-me a mim e a outros 3 amigos meus horas de diversão a jogar Super Mario ou mm Bomberman na Wii é de partir a rir, pq nem sp é preciso ter grandes gráficos para se ter um jogo espectacular para jogar em grupo.

  3. Avatar de Ru1Sous4
    Ru1Sous4

    O que me agrada na Xbox é que eu so preciso de chegar à sala e estou a jogar, não preciso de me preocupar com comandos e pilhas etc e tal. Pena os titulos Super Mario não sairem para Xbox xD

    Com isto em mente o que eu gostava de saber é, nesta consola deduzo que iremos usar na mesma os comando da Wii “normal” e o novo “comando/ecrã” qual a sua forma de alimentação, é a pilhas, bateria, qual a autonomia?

    1. Avatar de Ru1Sous4
      Ru1Sous4

      Já encontrei a minha resposta após alguma pesquisa…

      “The battery life of the Wii U’s GamePad controller has been fully detailed by Nintendo, with a single charge expected to last between three to five hours.

      A charge takes two and a half hours, though it can be played when charging via an AC adaptor”

    2. Avatar de Ikari-pt
      Ikari-pt

      O gamepad é a bateria (4-5Horas) mas existem baterias aftermark

      O gamepro (semelhante ao da xbox) é entre 60 a 80horas

      Os comandos da wii (wiimotes) é a pinhas ou baterias.

    3. Avatar de Valter
      Valter

      Esta consola é para “meninos” 🙂

      1. Avatar de Ikari-pt
        Ikari-pt

        ha jogos para meninas, que queres dizer com isso?

    4. Avatar de Fabio
      Fabio

      O gamepad da wii u utiliza ja tras bateria, caso contrario irias gastar uma furtuna em pilhas, porque a bateria nao dura mais que 3/4 horas seguidas de jogo.

      Em relação aos comandos wii, vais poder usa-los, mas uma coisa que no novo super mario tem de mal é que se estiveres a jogar com o gamepad e outra pessoa com o comando wii, a pessoa que joga com o gamepad so joga em modo assistido, o que até é um bocado interessante mas pra quem nao tem mais que um comando wii nao consegue jogar com outro jogador.

  4. Avatar de Rui Bras
    Rui Bras

    Boas,
    Eu ja Tenho a Wii normal , Queria perguntar se posso só comprar a nova Wii u ???

    1. Avatar de Ikari-pt
      Ikari-pt

      Que queres dizer com so? estas a dizer sem o gamepad? se for isso entao nao, pois o gamepad e o novo comando para a nova consola, todos os jogos vao sair a pensar nele, depois jogos em multiplayer, como o nintendo land ou o zombiU, os jogadores segundarios usam os wiimote+nunchuk ou o Gamepro.

    2. Avatar de Paulo Silva

      Comprar só a nova Wii U?
      Poder, podes … e vem com o GamePad incluído.

      Se a tua questão se prende com retro-compatibilidade dos jogos que tens e dos restantes acessórios (incluindo os WiiMote), a resposta é …SIM.

      A Wii U é compatível com 90% dos jogos Wii e com todos os periféricos da Wii.

      Se tens possibilidade de adquirir uma Wii U, para substituir a velhinha Wii apenas te posso dizer que, “vai com força” pois não te sentirás desiludido, muito pelo contrário.

      Quanto ao cardápio de jogos disponiveis já existem uns quantos também … e que não são nada de deitar fora.

      1. Avatar de Paulo Silva

        Ah… e esqueci-me … o comando para a Wii U (semelhante ao da PS3 ou Xbox 360) não vem incluido!