Viva uma segunda manhã de Natal… com 963 jogos clássicos

24 Comentários

Internet Archive criou o projecto Console Living Room onde estão disponíveis jogos de cinco consolas “vintage”

Neste período natalício, o projecto Internet Archive (o maior arquivo da Internet) decidiu oferecer um grande presente a todos os cibernautas. Ao todo são  963 jogos clássicos que fizeram parte de cinco consolas que foram lançadas no mercado entre 1977 e 1986.

A Internet Archive baptizou este projecto de “Console Living Room”, um presente fantástico para reviver o mundo do gaming há uns anos atrás.

archive_01

Esta é sem duvida uma das melhores noticias no mundo do gaming para este final de ano. Com 963 jogos clássicos disponíveis, o projecto Console Living Room quer oferecer “uma segunda manha de Natal” ao todos os cibernautas. Atari 2600 (1977), Philips Videopac G7000 (1978), ColecoVision (1982),  Astrocade (1983) e  Atari 7800 ProSystem (1986)..são estas as cinco consolas que agora estão “emuladas” num simples browser.

consolas

No que se refere aos jogos “vintage”..Space Invaders, Pac-man, Mario Bros. e Frogger são alguns dos clássicos que podemos encontrar neste projecto fantástico que recorre ao emulador JSMESS.

pac_man

Jason Scott um dos responsáveis pelo projecto salienta que  “disponibilizar estes videojogos vintage permite de imediato comentar, educar, divertir e “criar” memória para a história daquilo que foram os videojogos”. Scott refere ainda que brevemente estarão mais jogos disponíveis e que também estará resolvido o problema do som.

Por agora, resta-nos partilhar os links para reviverem muitos dos jogos que fizeram parte da nossa vida. Podem aceder por consola, através dos  links que partilhamos a seguir. Uma Feliz “segunda manhã de Natal”””!

Tiveram alguma destas consolas? Qual o jogo que mais gostavam?

Atari 2600

Atari 7800 ProSystem

The ColecoVision

The Magnavox Odyssey²

The Astrocade

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João

    Realmente, deram-me uma segunda manhã de natal…

  2. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Consolas nunca tive mas assim que deitei a luva a um ZX Spectrum a minha vida nunca mais foi a mesma.

    O que comprei tempos mais tarde foi o Timex TC-2048 :mrgreen:

  3. Avatar de João B.F.Fernandes
    João B.F.Fernandes

    Tive uma máquina brutal….

    Um Atari 1040 ST…. na realidade a Atari era o melhor computador, mais versátil e mais ou menos acessivel. Batia aos pontos os Apple e os Amiga (que era uma maquina de jogos e pouco mais)

    Havia aplicações Office, Desktop Publishing, CAD, BD, Programação, etc.etc….

    Durante muitos anos a Atari inovou, pois foi das primeiras marcas a estar disponível em jornais para o Desktop Publishing, facto que durou muitos anos (p.exemplo o Liberation), tendo sido a marca que apresentou das primeiras impressoras laser e dos primeiros HD externos, começando com os de grande capacidade – 20 MB – (Não se riam se faz favor !!!).

    Ainda hoje possuo dezenas de disquetes de 1.4 (foi dos primeiros a adoptar essa norma) com todo o tipo de aplicações….

    Mas isso é passado. A informática evoluiu, mas não tanto como alguns referem..

    Bom Domingo a todos.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      bons tempos…bons tempos 🙂

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      O Atari era melhor que o Amiga? Desculpa mas deves estar a brincar! O Amiga era melhor tanto em gráficos como em som. O sistema operativo (AmigaOS) também era melhor. Um computador que estava uma década à frente da competição.

      1. Avatar de João B.F.Fernandes
        João B.F.Fernandes

        Caríssimo:
        Estamos a falar de diferenças. Tome nota: o Atari St primeiro PC com 16/32 bits apareceu em 1985….e como referi no meu comentário era um “todo o terreno”.. Por sua vez o Amiga que veio com melhor gráficos só teve sucesso com o Amiga 500 e mais tarde 2000 tendo o primeiro aparecido em 87 …Na realidade os gráficos eram melhores, pois uma tecnologia lançada cerca de dois anos depois pode beneficiar das inovações que entretanto vão surgindo… mas aquilo só servia para jogar, nada de sério…mas o Atari evolui quase en simultâneo e fez a diferença com o STE (uma referencia para os audiófilos e músicos de vanguarda que o utilizavam em concertos musicais e como sintetizador); também a Atari lançou o primeiro pC com 4 Megas de memoria…isto quando aparecia um Amstrad de 512 MB e disquete de 5 e 1/4 com disco de 10 MB custava Mil contos = 5000€ +/-…) A Atari andou sempre um passo à frente…e com isso matou-se, sendo ainda hoje uma referencia, em jogos (que ironia não ?)
        Mas voltando ao Atari…era o Apple dos pobres…e o Amiga era o brinquedo da malta que se iniciava na informática….Sempre foi assim até ambos morrerem..
        Tudo tem uma época….até nós …
        Bom fim de semana…

        1. Avatar de mario
          mario

          tu só podes ser toino! o amiga so servia pra jogos? la por nao conheceres ou n teres guito pra comprar software pro amiga, n penses k akilo so servia pra jogos! era simplesmente o melhor pc que havia na altura e servia pra tudo e mais alguma coisa, ate pra ir a net, ainda k a poucos kbs…

      2. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        Os Amiga da commodore creio que vieram depois. Ainda deram luta com o machintosh e os PC’s nos anos 90. Depois ficaram-se apenas os PC’s com uma sombra de iMacs a ressuscitar a apple.

        Epá, atari tinha montes de jogos, mas o grafismo… vieram os nintendos revolucionar.

      3. Avatar de ZiLOG
        ZiLOG

        Eu tive um AMIGA 500. O sistema operativo era o Workbench. A ROM era o Kickstart 1.3 e mais tarde o 2.04 e 3.0 com o AMIGA 1200 e chip gráfico AGA. Penso que o ATARI tinha um chip de som melhor do que o AMIGA, mas em jogos, o AMIGA estava à frente.

    3. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      O meu primeiro PC (386 SX a 25MHz) tinha um disco rígido de 50 Megas. Tinha um processador AMD e pensava eu que era um Intel :mrgreen:

  4. Avatar de Rodri
    Rodri

    Canto inferior esquerdo..qual o nome? Tive uma daquelas…à muitosssss anos! 🙂

  5. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    Eu tive uma Philips Videopac G7000… via a Galactica e depois ia desforrar-me nos cylons meio quadrados e com muita imaginação na videopac…. xiiiiiiiiiii hákanos!!!!

    Encontrei-a no ano passado na garagem da casa dos meus pais… completa! Pena é que já não funciona!!!!!

    Recordar é viver….

  6. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Alo. O meu primeiro “computador” foi um ZX Spectrum! Jogava e conseguia fazer pequenos programas em Basic com ele. Depois evoluí para um Schneider EuroPC que funcionava com disquetes que se inseriam no teclado! Quantos trabalhos fiz com ele! Era um espectaculo! Mais tarde arranjei um computador com disco rigido de 20 Mb (AHHAHAH). Era um Tagus Informática e foi um grande salto evolutivo!

    http://www.heimcomputer.de/pics/europc2_2.jpg

  7. Avatar de zl
    zl

    tiveram consolas?

    Tenho as seguintes:
    Sega mastersystem
    Sega gamegear
    sega megadrive

    Sony PS1
    Sony PS2 (A gorda)
    Sony PS3
    Sony PSP 1000 FAT (sim 1000 comprei no JAP)
    Xbox 360

    Nitendo GAME CUBE
    Nitendo GAme Boy mono
    Nitendo Game Boy Color

    Atari STe
    Comodore Amiga
    Amstrad 64 bits (com K7)
    Amstrad 128 bits (com Dsk7 dos 2 lados)

  8. Avatar de Lynx
    Lynx

    O meu primeiro computador foi ZX80, que comprei em kit.
    Passei alguns dias a soldar, mas funcionou á primeira.
    Para jogar tinha de inserir o código BASIC (tipo Copia), que consistia num canhão a disparar contra um barco.
    Na realidade era um quadrado grande que disparava um quadradinho contra outro conjunto de quadrados.
    Tinha de calcular as variaveis com ângulo, velocidade do vento, etc.
    Foram tempos fantasticos….

  9. Avatar de Roberto Ferraz
    Roberto Ferraz

    Ainda há-de vir algo que me “vicie” mais que o ZX Spectrum..

    Eram literalmente noites e dias de volta deles.

    O ZX Spectrum tinha algo se surreal.. Gráficos medíocres, som idem aspas aspas (se bem que o 128+ já era melhorzinho), levava imenso tempo a fazer loading (por vezes era mais o tempo a carregar o jogo com R TYPE Loading Errors pelo meio e afinações da cabeça de leitura que a jogar), etc..

    No entanto aquilo “colava” literalmente. Mesmo apesar das constantes desilusões após ver uma capa de K7 com um grafismo excelente e depois o jogo era o que era..

    Hoje em dia com gráficos e sons XPTO, não consigo estar mais que um curto espaço de tempo de volta de um jogo.

    1. Avatar de EXP001

      É da idade meu caro 😉

    2. Avatar de Manuel
      Manuel

      Ainda me lembro de me divertir a grande com o bruce lee, e o grafismo daquele jogo eram um quadrado e um quadradinho kdo ele dava um soco mas era so vicio, muito divertimento familiar

  10. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    O que me foram lembrar….
    O meu velhinho Timex 2048…. Quantas horas agarrados aos joysticks a jogor double dragon, tetris, pacman, kick off

    Depois foi o Amiga 500, que além de programas de processamento de texto, de música, tinha toneladas de jogos igualmente viciantes – tipo Test drive, lemmings, turrican, ainda tenho as diskettes….

    Boas lembranças…..
    Um abraço a todos os saudosistas.

  11. Avatar de Jacinto Oliveira
    Jacinto Oliveira

    Caros amigos,

    Eu tive um:
    -Trator Fendt 250s com balde, garfos, forquilha, reboque de gamela
    -Trator Massey Ferguson 240, este tanta terra lavrou em tão pouco tempo
    -Enxadas de todo o tipo, atualmente tenho uma enxada eléctria.

    Como o mundo evoluiu e agradeço por isso.

    Cumprimentos,
    Jacinto

    1. Avatar de PM
      PM

      Amigo,

      Os copos lá do tasco também mudaram, certo? E como era bom encostar-se ao balcão e falar com os amigos…

      Cumprimentos
      Zé Tuga

  12. Avatar de Abel Rodrigues
    Abel Rodrigues

    A minha 1º Consola/computador foi 1 Philips MSX.
    Para quem não conhece pode ver aqui:http://pt.wikipedia.org/wiki/MSX

    Belos Tempos 🙂 (granda decada, a de 80)

    Depois mais tarde o meu Pc foi um 286 (linha branca) com 1mb de memoria e 20mb de disco, que na altura custou mais de 300 contos (1500€) .

  13. Avatar de quimkaos
    quimkaos

    eu comprei um ZX Spectrum 48k em 84 (com 10 anos) mas, tal como o Amiga ou Amstrad referidos atrás, não o considero como uma consola propriamente dita. São os primeiros computadores de produção massiva e “acessíveis”.
    Mais tarde (anos 90), encontrei um videopac (canto inferior direito) no lixo, carregadinho de jogos…
    Pessoalmente nunca tive e espero nunca vir a ter uma consola, até porque actualmente as consolas são simplesmente computadores normais com um sistema fechado…

  14. Avatar de Luis Gil
    Luis Gil

    alguém pode indicar um bom emulador de zx spectrum