Vamos jogar no Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat ?

32 Comentários

Quem não gosta de uma jogatana de vez em quando? Para os que acham que para o mundo Linux não se desenvolve nada de nível no que se refere a jogos, hoje vamos provar o contrário.

Playdeb é o nome do projecto que  reune num único repositório uma quantidade considerável de jogos, permitindo ao utilizador uma fácil instalação e actualização dos mesmos.

Vamos aprender como usá-lo no Ubuntu 10.04/10.10.

games_06

Passo 1 – Para começarmos a usufruir do repositório PlayDeb, vamos fazer o download da chave GPG. Podem fazer o download aqui

games_00

Passo 2 – Hoje (para ser diferente) vamos deixar o terminal e fazer tudo através das ferramentas gráficas disponibilizadas. Para isso, abrimos o Ubuntu Software Center vamos a Edit e em seguida escolhemos Software Sources

games_01

Passo 3 – Em seguida vamos ao separador Authentication e depois escolhemos Import Key File, onde vamos indicar o ficheiro descarregado no passo 1.

games_03

Passo 4 – O próximo passo é indicar o repositório. Para isso, escolhemos o separador Other Sources e adicionamos a seguinte source.

deb http://archive.getdeb.net/ubuntu maverick-getdeb games

games_04

Passo 5– Depois de adicionado o repositório, o mesmo ficará disponível no Ubuntu Software Center e com ele um conjunto de jogos disponíveis.

games_05

Agora é hora de escolher qual o jogo, e aproveitar que hoje está de chuva, para passar um bom tempo. Bom fim de semana.

Artigos relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de STP
    STP

    Boa dica, é pena que não se aposte tanto em jogos para linux!

    Temos que esperar que o mercado mude e hajam mais pessoas em linux.. Para aliciar as empresas a fazem versões para linux…

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      O problema é que só esperar não chega.

    2. Avatar de Gustavo Santos
      Gustavo Santos

      Não é viável economicamente, infelizmente. Depois existem “demasiadas” distribuições, cada uma com a sua forma específica de funcionar, isso também não ajuda.

  2. Avatar de Jorge Désirat
    Jorge Désirat

    1º há que começar a existir drivers de jeito para a ati depois que venham eles… neste momento tenho jogado urban terror

    1. Avatar de Pedro Pinto
  3. Avatar de HB
    HB

    Na minha opinião acho que o Linux cada vez está melhor, em base de software, a parte de trabalho nele já esta desenvolvida ao seu melhor agora falta é um pequeno investimento na parte de lazer e era um OS perfeito.

  4. Avatar de lmx
    lmx

    boas..
    Aqui principalmente Enemy territory e Alien Arena, sempre na crista da onda 🙂

    cmps

  5. Avatar de Marco Monteiro
    Marco Monteiro

    Gostava de dar uma dica para reduzir os primeiros 4 passos para um só:

    Fazer o Download e instalar o pacote http://archive.getdeb.net/install_deb/playdeb_0.3-1~getdeb1_all.deb

    Depois é só saltar para o ponto 5.

  6. Avatar de Kombo
    Kombo

    FM 2011 alguém já consegui instalar? isso é que era de valor

    1. Avatar de André Meireles
      André Meireles

      Já tentei e não roda, infelizmente..:S Isso e o Office 2010..:(

  7. Avatar de lixado

    Por aqui joga-se COD4 e WOW no ubuntu.

    1. Avatar de sammael
      sammael

      WOW ???? Em que server jogas, já agora ?

  8. Avatar de o_unico
    o_unico

    Uma vez instalado esse aplicativo, ele dá o link para baixar os jogos? Porque já instalei GTA 3 e não consegui rodar e o MoHAA rodava mas travava. Uso Mint que é o Ubuntu com algumas modificações.
    Não consegui nenhum solução para meu problema na página do Wine, embora há registro de outras pessoas que apresentaram esses defeitos.

    1. Avatar de RafaelPires
      RafaelPires

      existe uma coisa engraça que eu nunca percebi.

      Eu já usei o mint e o ubuntu e tinha alguns jogos que corriam com o wine no mint e nao correm/corriam no ubuntu. e vice-versa. nunca percebi porque ^o)

  9. Avatar de Jorge
    Jorge

    Uma sugestão: Neverball

  10. Avatar de danie
    danie

    para quem nao sabe a nova versao do kernel do linux vai incluir directx 10 e 11

    1. Avatar de Gustavo Santos
      Gustavo Santos

      Onde viste isso? Não me parece muito provável, a menos que a Novell tenha sacado algum coelho da cartola.

  11. Avatar de phixie
    phixie

    Um jogo de vez em quando não faz mal a ninguém… 🙂 Vou tentar isto no Mint… Ainda assim acho que falta muito para haver jogos para Linux com a qualidade dos que há para Windows… desde drivers a incentivos à criação software lúdico. Não é que não hajam bons jogos para Linux… mas são poucos, a maior parte tem aspecto de jogos do spectrum…

  12. Avatar de Eradication
    Eradication

    Mas que jogos , jogam no linux ? Emuladores , Alien Arena , WoW com o bug do rato ou dos mapas ou nos bars … Free não sei que .. eu jogo o novo Cod , fifa , fm 2011 coisas que tem por nome jogos , não sou utilizador de linux , já usei e prefiro linux a windows só que troco porque não há jogos para jogar não venham com estas coisas que chamam jogos porque isso não é jogo de gente normal.No dia em que o linux rodar jogos a serio sem whines e cedegas não tenho duvidas que o windows morre.

    1. Avatar de Gustavo Santos
      Gustavo Santos

      Jogar ao que toda a gente joga e seguir movimentos de massas é ser normal? 😆 Jogos são jogos, não interessa se é produzido pela empresa ABC e custou x milhões de euros, ou se é open-source e gratuito, o que interessa é que alguém se divirta a jogar. Eu por exemplo divirto-me muito a jogar os velhinhos jogos de MegaDrive e SNES, mas pronto, já vi que isso é só os anormais que fazem.

      1. Avatar de Eradication
        Eradication

        Olha cinismo social comigo não cola.
        Deves jogar tanto SNES ou Megadrive como eu jogo pokemon para o gameboy enquanto faço uma pausa na ps3.
        Mas fica bem vir para a net dizer essas coisas é diferente e da cena eu percebo 🙂

        1. Avatar de RafaelPires
          RafaelPires

          Qual é o mal se o rapaz gostar de jogar SNES?.

          O.o por acaso pokemon no gameboy é porreiro ainda mata um bocadito de tempo 😀

        2. Avatar de Guilherme Lino
          Guilherme Lino

          super mario world no ZSNES e’ brutal pra distrair de ves em quando

    2. Avatar de lmx
      lmx

      o que é que chamas jogos a sério???
      Eu jogo ET quando estou bastante descontraído e Alien Arena quando estou já saturado…para descontrair

      cmps

  13. Avatar de fernando
    fernando

    Qual é o jogo do print no artigo?

    1. Avatar de lmx
      lmx

      ou unreal tournment ou Enemy Territory

      cmps

  14. Avatar de PJviana
    PJviana

    Para quem tem ubuntu ou mint tem aqui alguns jogos que é só fazer download e instalar.

    http://www.playdeb.net/welcome/

  15. Avatar de Diego Gomes
    Diego Gomes

    O jogo do print é Assault Cube.

  16. Avatar de luciana
    luciana

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Pqp
    sou quase um geek fazendo isso, eu consegui.
    Gente, eu to com ubuntu agora. Sempre fui de windows e bla bla, eu levei uma surra do linux só pra aprender a fuçar no painel. Putz, eu consegui fazer isso tudo nesse tutorial, pqp. Liguem não gente, sou noob ainda.
    vlw o/

    1. Avatar de BMJ
      BMJ

      Alguém consegue traduzir isto??? Não entendi metade.. LOL