Valve recomenda que os utilizadores não cheirem as Steam Deck por motivos de saúde

14 Comentários

As consolas portáteis estão a ganhar uma popularidade importante no segmento gaming e certamente que muitas das prendinhas de natal deste ano embrulham um dos vários modelos existentes. Mas a Valve fez agora uma recomendação algo peculiar… disse para os utilizadores não cheirarem a Steam Deck por questões de saúde.



Não cheirem a Steam Deck, avisa a Valve

A Steam Deck é atualmente uma das consolas de videojogos mais populares do mercado. O equipamento foi lançado pela Valve, dona da plataforma de jogos Steam, e rapidamente se tornou numa das consolas mais vendidas. Mais recentemente, a empresa lançou a sua edição Steam Deck OLED, com mais e melhores funcionalidades.

Contudo, agora a Valve traz uma recomendação que pode parecer caricata, no sentido em que sugere aos utilizadores que estes não cheirem as suas consolas Steam Deck por questões de segurança. Isto acontece porque o cheiro característico que é emanado da ranhura da ventilação é apreciado por muitos jogadores e até se tornou numa espécie de meme no Reddit. Na plataforma social, alguns utilizadores relatam que o cheiro é nostálgico, como o plástico de uma consola nova comprada nos anos 80, 90 ou no início de 2000. É relatado que se trata de um cheiro a plástico queimado que cativa ao olfato.

Desta forma, a empresa não concorda com este ‘vício’ e já se pronunciou ao recomendar aos utilizadores que estes não inalem os gases da ventilação do equipamento. Alguns utilizadores partilharam no Reddit esta recomendação feita pela empresa.

I asked Valve about sniffing the vent and…
byu/Metapod100 inSteamDeck

Para já, ainda não foi relatado nenhum caso grave ou significativo de que esta prática tenha prejudicado alguém, mas a Valve achou melhor deixar já o alerta de que respirar o calor vindo da Steam Deck pode pôr a saúde dos utilizadores em risco.

E pelo facto de os memes se terem tornado virais, tem levado a que a tendência de cheirar as consolas aumente entre os jogadores.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Isto acontece porque o cheiro característico que é emanado da ranhura da ventilação é apreciado por muitos jogadores…” Como ?? Mas isto é a sério ?? Que loucura é esta ?? 😐

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Há quem goste de cheirar tubos de escape…

      1. Avatar de lambisco
        lambisco

        O Joachim Löw cheirava os dedos depois de passar no rabo

    2. Avatar de João Campos
      João Campos

      Fetiche 🙂 algo normal. Existem pessoas que gostam do cheiro dos combustíveis, esgoto, pneus, e muitos mais.

  2. Avatar de Comentador Comediante
    Comentador Comediante

    O mundo está perdido e não tem solução. É formatar e reiniciar isto.

  3. Avatar de eu
    eu

    Ei vamos snifar umas consolas

  4. Avatar de GeekFan
    GeekFan

    É ler os comentarios no reddit hahahahah

  5. Avatar de Zé

    Nhe que sniffer!

  6. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Mas quem é o maluco que vai cheiras as ventilações de um equipamento.
    Mas pelos vistos existe quem faça.

  7. Avatar de X
    X

    Cheirem livros mas é! certos livros old school da nossa infância ainda permanece um potente cheiro que nos transporta a tempos felizes.

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    Embora goste de jogar, prefiro o cheiro dos livros e dos lápis acabados de afiar.

  9. Avatar de Parlare
    Parlare

    Gentinha com muita “atitude crítica”.

  10. Avatar de Alejandro
    Alejandro

    Na Lisboa Games Week de 2014 tive o privilégio de estar na zona retro e realmente, o cheirinho das máquinas dos anos 80 e 90 chamou todo o meu código da nostalgia. Nessa altura as coisas novas, cheiravam realmente a novo. Tive um pc com Pentium 4 já em 2004 e durante os quase 13 anos que ele durou, o meu quarto ficava com um leve cheiro da máquina, sobretudo notado quando eu entrava neste recinto. Muito sinceramente, não sei se o cheirinho dele era apenas emanado dos seus componentes electrónicos, ou do material da torre, ou até mesmo da pasta térmica, pois os Pentium 4 eram campeões em aquecimento. Quanto ao cheiro de combustíveis, gosto mais do querosene de aviação queimado, sentido perto das pistas de aeroporto, ou quando ligam a Pack de ar condicionado logo depois do startup dos motores. Gosto do cheiro do papel dos livros, do cheiro das revistas, do cheiro dos papeis de embrulho dos presentes. Bom, digamos que sou um apaixonado e curioso pelo mundo dos aromas.
    É pena que não conseguimos simular os cheiros, recorrendo apenas a equipamentos físicos, pois precisamos dos químicos que os produzem, daí ser infelizmente caro e complicado simulá-los.

  11. Avatar de há cada gajo
    há cada gajo

    O que eu gosto de cheirar não vou aqui dizer …