Tecnologia Nvidia DLSS chega ao Linux via Steam e Proton 6.3-8

16 Comentários

A tecnologia DLSS da Nvidia RTX é um dos grandes trunfos da empresa norte-americana. E há já algum tempo que a marca pretendia levar esta novidade para o sistema operativo Linux.

Mas agora essa intenção passou a ser uma realidade e a tecnologia Deep Learning Super Sampling (DLSS) chegou finalmente ao Linux via Steam e Proton 6.3-8.




A tecnologia DLSS (Deep Learning Super Sampling) da Nvidia RTX usa todo o poder da Inteligência Artificial para aumentar as suas taxas de frames nos jogos com cargas de trabalho graficamente intensas. Com ela, os jogadores conseguem usar resoluções e configurações mais altas ao mesmo tempo que mantém taxas de frames sólidas.

No início do mês de junho a fabricante norte-americana já havia anunciado que estava a trabalhar juntamente com a Valve, criadora da Steam, para levar a sua potente tecnologia Nvidia DLSS para o sistema operativo Linux.

Nvidia DLSS chega finalmente ao Linux

Há agora boas notícias para quem tem uma placa gráfica Nvidia GeForce RTX e pretende executar os seus jogos no sistema operativo Linux. A tecnologia DLSS está finalmente disponível na biblioteca de jogos da Steam ao serem executados através do Proton 6.3-8. Para quem não sabe, Proton é uma ferramenta lançada pela Valve Software que foi integrada ao Steam Play para permitir executar os jogos do Windows no Linux de uma forma bastante simples.

Esta é, sem dúvida, uma das notícias mais aguardadas pelos jogadores que são fãs do sistema open source.

A ferramenta Proton traz suporte à tecnologia anti-cheat BattleEye, usada por vários jogos como Conan Exiles, DayZ, Planetside 2 e PlayerUnknown’s Battlegrounds. A nova versão foi, no entanto, aprimorada e alargou o suporte a mais 24 novos jogos:

  • Assassin’s Creed
  • Breath of Death VI
  • Call of Duty: Black Ops II singleplayer (202970)
  • DEATHLOOP
  • FIA European Truck Racing Championship
  • Fly’N
  • Game Dev Tycoon
  • Ghostbusters: The Video Game Remastered
  • GreedFall
  • Mafia II (Classic)
  • Magicka
  • Marvel’s Guardians of the Galaxy (AMD GPUs only)
  • Mass Effect Legendary Edition (ME1 does not have working audio, see #4823)
  • Monster Boy and the Cursed Kingdom
  • Monster Energy Supercross – The Official Video Game
  • Monster Energy Supercross – The Official Video Game 2
  • Nickelodeon All-Star Brawl
  • Penny Arcade’s On the Rain-Slicked Precipice of Darkness 3
  • RiMS Racing
  • The Riftbreaker
  • Sol Survivor
  • TT Isle of Man Ride on the Edge
  • TT Isle of Man Ride on the Edge 2

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago
    Tiago

    Excelentes noticias e agora que linux vai dominar, o windows tem os dias contados. Linux para gaming esta a tornar se na melhor e mais estavel plataforma e cada vez mais sao milhões de users diarios a instalar linuxl No final do ano seremos 80% do mercado

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Obviamente que estás trollando. Contudo estou muito contente com o progresso do gaming no Linux. Sou usuário do Manjaro Linux e práticamente todos os jogos Windows que tenho rodam perfeitamente no sistema graças ao Proton.

    2. Avatar de Juiz
      Juiz

      1º andas ai a pregar que o MAC OS é que é bom e iphones, agora é Linux que vai dominar, dito isto pelo cromo que nem Windows sabe usar.

      És uma bela piada que aqui anda.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Oh juiz incomoda te muito o linux? Volta la para o teu bluescreen OS e nao chateieis!

        1. Avatar de Juiz
          Juiz

          Muito imaturo, fazes um post com um Nick e depois vens mandar postas de pescada com outro. depois queres ser levado a sério…

    3. Avatar de Fusion
      Fusion

      É indiferente para mim a plataforma, eu jogo consola. Mas estás a dizer que o linux vai ganhar 80 e tal porcento de cota de mercado em um mês? Bem és crente, mais fácil o COVID acaba que o linux ganhar essa cota de mercado num mês 😀

  2. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Finalmente as grandes empresas estão a olhar o Linux com olhos de ver.

    1. Avatar de Ivo Magalhes
      Ivo Magalhes

      foi preciso fazer o tal gesto à nvidia para olhar para o linux

      1. Avatar de Samuel MGor
        Samuel MGor

        Eu estava a falar da Steam que só levava as melhores coisas para o Windows. A Nvidia já lança drivers próprios para o Linux há anos.

    2. Avatar de Juiz
      Juiz

      Só é pena, não haver mais empresas, se não o Linux hoje estava muito melhor em termos de suporte alternativo. mas pronto pouco a pouco lá vão algumas coisas surgindo…

      1. Avatar de Samuel MGor
        Samuel MGor

        Nunca deves ter ouvido das Linux Teams!? Já cheguei a pertencer a uma destas teams que providenciam suporte técnico, mas isso já foi há mais de 6 anos.

  3. Avatar de LarilasOS
    LarilasOS

    A minha avó, utilizadora principiante de Linux olhou pra esta notícia e disse “hein? O quê? O que é que eles estão prai a dizer do Lenuxe?”

    1. Avatar de Dumb&Dumber
      Dumb&Dumber

      Tanso do caral***

      1. Avatar de LarilasOS
        LarilasOS

        Quem? Eu ou a minha avó? Eu expliquei-lhe para o que é que servia…”avó, antes jogavas o snake na linha de comandos…sabes, aquela coisa em que tens de escrever sudo mas não é o sudoku…pronto, isso, agora já vais poder jogar em 3d e tudo…ah e a cores” e ela ficou toda contente!

        1. Avatar de Juiz
          Juiz

          Então não se percebeu, que a tua avó já mexia em computadores ainda nem tu tinhas nascido, e agora à coisa de poucos anos que aprendes-te a mexer já com a interface gráfica toda pipi, sabes lá o que era no tempo da tua avó usar um computador comparado com os dias de hoje.

          A tua avó dava-te ai um baile com uma pinta do raio, em linhas de comando.

          1. Avatar de LarilasOS
            LarilasOS

            Ah pois…nem mais! Eu já nem sei o que é, colocar a cassete e escrever Load “” e esperar se funciona…