Steam Deck: consola portátil da Valve chega em dezembro a partir de 419 euros

25 Comentários

No final de maio, algumas informações davam conta que a Valve, dona da popular plataforma de jogos Steam, estaria a desenvolver a sua própria consola portátil.

Mas há agora mais novidades pois a empresa anunciou oficialmente este equipamento, designado de Steam Deck. Segundo as informações, a consola vai chegar no mês de dezembro, ainda a tempo do Natal, com um valor a começar nos 419 euros.

Steam Deck: consola portátil da Valve chega em dezembro a partir de 419 euros

Valve anuncia a sua consola portátil Steam Deck

Finalmente a Valve anunciou nesta quinta-feira (15) a sua consola de videojogos portátil Steam Deck. De acordo com as informações, este equipamento vai conseguir executar grandes títulos AAA através de uma APU (CPU com GPU integrado) personalizada da AMD, criada numa parceria entre ambas as empresas. A APU tem o nome de código Van Gogh, é baseada na arquitetura Zen 2 com gráficos RDNA 2 e, segundo o Steam, permite o desempenho mais do que suficiente para os jogos AAA.

Esta APU da AMD conta com um processador Zen 2 de 4 núcleos e 8 threads com clocks que variam entre 2,4 e 3,5 GHz, capaz de 448 GFlops FP32. A APU RDNA 2 terá 8 unidades de computação e clocks entre 1,0 e 1,6 GHz, conseguindo até 1.6 TFlops FP32. Por sua vez, este chip terá um consumo de energia entre 4 a 15 watts.

A consola, equipada com SteamOS, contará com 16 GB de memória RAM LPDDR5 e estará disponível em três versões diferentes. A mais simples terá 64GB eMMC (PCIe Gen 2); outra de 256 GB SSD NVMe (PCIe Gen 3); e 512 GB SSD NVMe de alta velocidade (PCIe Gen 3). No entanto, todos os modelos contam com um slot para microSD de alta velocidade.

O ecrã será um LCD de 7 polegadas com taxa de atualização de 60Hz e brilho de 400 nits. Terá um sensor de luz ambiente e resolução de 1280 x 800 pixels. Portanto, estamos a falar de uma consola ligeiramente maior do que a Nintendo Switch.

Segundo a Valve, a consola Steam Deck foi criada para longos períodos de jogo. A criadora diz ainda que “a parte de trás foi esculpida para caber confortavelmente em vários tamanhos diferentes de mãos”.

A consola conta com:

  • Botões A/B/X/Y
  • D-pad
  • Botões analógicos L e R
  • Botões superiores L1/L2 e R1/R2
  • Quatro botões traseiros para funções personalizadas
  • Botões menu e visualizar
  • Dois botões analógicos em tamanho real
  • Dois trackpads de 32,5mm² com feedback háptico

 

A Steam Deck terá também som stereo com processamento exclusivo para áudio, microfone duplo, suporte para 3 conectores de 3.5mm, Bluetooth 5.0 e Wi-Fi 2.4GHz e 5GHz. Vai trazer uma bateria de 40 Whr (Watt por hora), o que garante ao jogador uma experiência de jogo de 2 a 8 horas, de acordo com as informações da Valve.

Segundo a empresa, a consola pode ser levada para qualquer lado e basta apenas ligar, entrar e jogar. A Valve adianta que “a sua biblioteca Steam já está na Deck. Basta ligar e entrar. Os seus jogos e amigos estarão lá”.

Preço e disponibilidade

De acordo com as informações disponibilizadas, o modelo mais simples de 64 GB custará 419 €; o de 256 GB terá um preço de 549 €; e o topo de gama com 512 GB vai custar 679 €.

A Steam Deck vai chegar ao mercado a partir do mês de dezembro e as primeiras regiões a recebê-la são os Estados Unidos, Canadá, Europa e Reino Unido. Por sua vez, outras regiões apenas vão poder ter este equipamento em 2022.

A equipa do IGN já teve acesso a esta consola portátil da Valve, tal como podemos ver no vídeo seguinte:

Os interessados podem começar a reservar, e pagar, a Steam Deck a partir de hoje, dia 16 de julho. De seguida serão notificados da disponibilidade do produto.

Poderá ser esta consola a Nintendo Switch killer?

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Abílio Portas
    Abílio Portas

    Ou muito me engano ou vai ser um sucesso 🙂
    É bom haver mais empresas a concorrer neste segmento.

    1. Avatar de JR
      JR

      A nivel de portabilidade realmente ganha a vontade
      Mas a prática de preços e bastante alta para o que oferece
      No momento que tens uma Xbox a dar graficos 4k por 500 euros…

      1. Avatar de Celso R
        Celso R

        Usos diferentes.

        Não vais levar a XBox contigo.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Mas podes levar o telemóvel e a Xbox Cloud.
          Quer dizer, por cá como ainda temos só o 4G tem de se usar o WiFi, mas isso aplica-se também à Switch e ao Deck, que nem ligação móvel suportam.
          E sim, para a maior parte dos jogos também é preciso o controlador da Xbox, exceto para os, neste momento, 72 que suportam touch.

          1. Avatar de Celso R
            Celso R

            Eu sou grande fã do Cloud Gaming, para mim vai ser mesmo o futuro.

            O Stadia, por exemplo, funciona muito bem para mim, mesmo em 4G, o problema é com os tarifários.

            Tarifários com tráfego ilimitado em Portugal ainda são muito caros e, infelizmente, não vejo isso a mudar nos próximos 2 ou 3 anos. A não ser que estejas sempre numa zona com uma (boa) rede WFi ficas sem dados num instante…

      2. Avatar de JS
        JS

        Certo. E a Xbox traz também um display 4K? Não devemos misturar alhos com bugalhos.
        Eu gostava de comprar uma switch, e algo que me tem deixado de pé atrás é o facto de vir com um display com uma resolução baixa, quando a minha PS5 faz 4k@120fps (ok, são raros os títulos). No entanto, enquanto que a PS5 custou 499€, a TV 4K 120Hz custou mais do dobro, e à parte …
        Por isso, acho essa comparação ridícula.

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          O ecrã da switch de 720p tem um ppi de 236,87. Pode parecer baixo relativamente aos telemóveis que se vendem hoje em dia, mas é surpreendentemente bom; falo por experiência.

          Também ajuda o facto de se jogar com a Switch normalmente a uma distância maior dos olhos que com um telemóvel.

      3. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Um desktop também tem melhores gráficos que um Laptop

  2. Avatar de iDroid
    iDroid

    Espero bem que tenha sucesso, pois a concorrência é ótima para os consumidores.
    No entanto, é possível que a Nintendo lance a Switch 2 (ou o que lhe chamarem) para o final do próximo do ano ou início de 2023.
    Vai ser um mercado renhido, pois a Nintendo tem IPs de muita qualidade.

  3. Avatar de Reporter
    Reporter

    Não tem 4G/5G?? A Vita tinha 3G… Fiquei desiludido.

  4. Avatar de Pinto
    Pinto

    para mim o que faria sentido em termos de preço seria: 64GB – 219€… 256GB – 349€…. 512GB – 479€

    1. Avatar de FreakOnALeash
      FreakOnALeash

      Com as especificações que traz o modelo base era impossível custar menos que uma Switch Lite. Uma dúvida isto tem ou não tem dock?

      1. Avatar de Samuel
        Samuel

        Dock á parte

        1. Avatar de GS
          GS

          Apesar de a dock ser à parte, pode-se ligar qualquer hub USB-C para o mesmo efeito

    2. Avatar de Trumpetas
      Trumpetas

      219€??
      deves ser maluco.
      eles na de 419€ já estão a perder dinheiro quando mais a 219€

      1. Avatar de GS
        GS

        Verdade. O Gaben disse em entrevista à IGN que a escolha do preço foi “dolorosa”. E que o modelo de negócio disto não é vender o produto e esperar que comprem 8 jogos, mas sim um teste para ver se esta aposta no mercado compensa ou não. Suspeito que, se tiver sucesso, as próximas gerações do Steam Deck possam ser mais caras. Não falo no preço em si, mas na margem de lucro relativamente aos custos de produção e distribuição.

      2. Avatar de jlxpmme
        jlxpmme

        Yup. Penso que é a principal razão para a diferença de preço para o modelo de 256GB.

      3. Avatar de Pinto
        Pinto

        Trumpetas não fiques nervoso… Apenas para mim faria mais sentido esses valores para um equipamento em que só tens 1 consola rival que será a switch… Agora se é lucrativo ou não isso já não me meto

  5. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Posso adivinhar que será um fracasso.
    Ninguém quer gaming on the go, quem tem switch (como eu) comprou pelos jogos exclusivos e on the go só jogo mesmo em no avião depois de estar cansado de filmes e series.
    O restante pessoal que joga on the go prefere jogar nos telemoveis titulos basicos, sem grandes graficos, tipicamente apenas para passar o tempo numa sala de espera, numa retrete, ou algo semelhante.
    Portanto isto aliado ao preço, que embora justo é elevado prevejo um flop.

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    Se for um sucesso como foi o Steam Link…

  7. Avatar de Pedro Gonçalves
    Pedro Gonçalves

    A meu ver só a versão de 512 Gb é que faz sentido, o espaço que o jogos hoje em dia ocupam e com tendência a piorar não faz sentido ter a de 64 Gb e 256 gb, mesmo com a opção de ter cartão microSD devia ter no mínimo 1Tb

    1. Avatar de GS
      GS

      O Gaben já falou que o slot que o Deck tem é um 2230 M.2 slot, e pelo que procurei, não existe qualquer SSD desse formato com 1TB. Se tivesse, eles teriam colocado como uma opção

  8. Avatar de GetSome
    GetSome

    meh… podiam era baixar o preço do index vr kit para valores mais simpáticos.

    1. Avatar de Diana Gonçalves
      Diana Gonçalves

      Em Portugal vai estar disponível?

  9. Avatar de Bruno
    Bruno

    Vai estar disponível em Portugal?