SOS Rio Paiva: Jogo desenvolvido por alunos portugueses

18 Comentários

Um jogo para iPad lúdico e educacional sobre a problemática de poluição no Rio Paiva

As questões ambientais são uma das preocupações do dia-a-dia, e existem várias formas de consciencializar as pessoas.

Recentemente, os alunos do Curso Profissional da Escola Secundária de Castro Daire, e o professor responsável Filipe Duarte, desenvolveram um jogo designado SOS Rio Paiva com o objectivo de sensibilizar e consciencializar as pessoas para a poluição ambiental, nomeadamente no Rio Paiva mais conhecido pelo rio mais limpo da Europa que, entretanto tem sofrido alguns ataques ambientais.

Este foi o primeiro jogo desenvolvido para iPad por alunos de uma escola secundária. O Pplware foi conhecer de perto o jogo SOS Rio Paiva, assim como perceber como começou a ideia deste projecto e quais as expectativas.

SOS

SOS Rio Paiva é um jogo que consiste em ajudar uma lontra a ultrapassar os obstáculos que vai encontrando no rio, como latas, plásticos, descargas de líquidos poluentes, etc, e tentar comer os peixes que se encontram à sua frente, o que lhe dará pontos.  O jogo conta com o acelerómetro para movimentar o pequeno animal que, com dificuldade tenta alimentar-se no seu habitat e, se não o fizer, morre.

O jogo, para além do entretenimento, tem essencialmente uma função educacional uma vez que pretende sensibilizar e consciencializar as pessoas para esta problemática que é a poluição ambiental, nomeadamente a poluição existente no que foi em tempos o rio mais limpo da Europa – o Rio Paiva.

turma

O Pplware esteve ontem à conversa com os alunos e professor responsável pelo projecto e percebemos que os alunos ficaram bastante satisfeitos com o resultado obtido, assim como a realização deste jogo lhes permitiu alargar o seu leque de conhecimentos de uma forma mais dinâmica e interactiva, e ainda dotou os alunos de várias competências informáticas, como programação, design, multimédia, entre outros, assim como promoveu o interesse desta área nos jovens. Professor e alunos têm consciência de que estas iniciativas são muito importantes e nunca pensaram que este projecto fosse tão reconhecido a nível nacional. Todos os alunos deram o seu contributo e ficaram agora muito contentes por verem o seu trabalho reconhecido.

sos rio

 

O Jogo foi desenvolvido incialmente para a iPad, no entanto ainda não obteve a aprovação final da Apple para estar disponível na App Store. Ainda assim, os responsáveis disponibilizam o ficheiro a todos os interessados em testar o SOS Rio Paiva. Para além do iPad, está já pensada a versão para Android para o mês de Setembro, assim como para iPhone. O jogo é inteiramente gratuito.

O jogo SOS Rio Paiva estará também disponível em versão web,  e versão Kinect a partir do dia 22 deste mês pelas 16h, aquando da apresentação oficial na FNAC Viseu.

Jogo SOS Rio Paiva desenvolvido por alunos da Escola Secundária de Castro Daire

Para além do trabalho dos alunos e professor, é reconhecido também o papel da escola que contribuiu com os materiais necessários – iPad, iMac, entre outros – para que fosse possível a elaboração deste projecto.

O Pplware agradece o tempo disponibilizado, e congratula toda a equipa responsável por esta iniciativa.

Podem os jogos deste género ter um importante papel na educação e consciencialização dos problemas ambientais?

Homepage: Jogo SOS Rio Paiva

Partilhar:
Tags:

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis
    Luis

    Boa iniciariva, mas o jogo é feio como tudo…
    De boas iniciativas tá cheio o mundo, precisamos é de acção.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Luís,
      Acho que te contradizes. Acção foi o que os alunos e professor fizeram, nao é apenas uma iniciativa.

      Esta feito e será lançado, e nós desejamos-lhe muito sucesso.

      Este jogo nao ficará por aqui, uma vez que os alunos, aptos para programação, já pensaram em mais níveis e características e mesmo outro género de jogos.

      Jogos como este, e como foi indicado no artigo, têm uma vertente educacional importantíssima. A poluição é uma realidade e a atitude mais fácil é virar a cara a esta problemática. Os responsáveis pelo SOS Rio Paiva nao viraram a cara, encararam a realidade e desenvolveram algo par alertar esta realidade.

      Cumprimentos,
      Marisa Pinto

    2. Avatar de Viseu
      Viseu

      Queria ver a lontra com uma sniper…lolol
      Ou vestida de floribela?
      Manda alguma coisa que tenhas feito

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Ai se tivesse uma sniper ou fosse vestida de floribela, já era bonito? O teu conceito de bonito muito fraco…

        Vá lá, têm que admitir que é mesmo feio.

    3. Avatar de Sérgio V. V.
      Sérgio V. V.

      lol
      Primeiro é bota abaixo, depois logo se vê tem razão. 😀

      Espero, Luís, que sejas activo na conservação e protecção do ambiente, que tenhas muita acção em vez de iniciativas.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Se ser activo na conservação e protecção do ambiente é não deitar lixo para o chão e deita-lo no sitio correcto, e fazer também a reciclagem, sim sou activo 🙂

    4. Avatar de Telmo Neves (ganha telemóveis aqui)

      Uma coisa é desenvolver o jogo, e outra coisa é ter jeito e saber desenhar… são coisas diferentes, e por isso é que as empresas têm funcionários com diversas funções. Ter um jogo assim feito, para iPad, e com estes desenhos, que na minha opinião nem são assim tão maus, é uma dádiva. Parabéns pelo projecto e espero que façam uma versão para android 😉

    5. Avatar de César Almeida
      César Almeida

      Excelente ideia e excelente jogo. Muitos parabens a todos os envolvidos 🙂 Muitos não imaginam o trabalho que envolve todo o processo desde a criação até ao teste do produto..Com muitas horas e muito esforço conseguiram :)E mais atualizações irão surgir! Mais uma vez parabéns:)

  2. Avatar de Viseu
    Viseu

    Afinal os serranos tambem sabem fazer jogos…
    Os meus sinceros parabens.

  3. Avatar de Antonio
    Antonio

    Numa altura que se fala de tanta ação,e que são todos bons,este é o primeiro jogo portugues realizado por ipad…

    Parabéns a eles…

  4. Avatar de las artes

    Os alunos do Curso Profissional de Multimédia da Escola Secundária de Castro Daire, conjuntamente com o professor Filipe Duarte, desenvolveram um jogo, cujo objetivo é de promover a sensibilização para a proteção ambiental do Rio Paiva que, em tempos, foi considerado o rio menos poluído da europa contudo, tem vindo a sofrer vários ataques ambientais. O jogo consiste em ajudar uma lontra a ultrapassar os obstáculos que se encontram ao longo do rio (descargas de líquidos poluentes, redes de pesca, plásticos, entre outros). Para obter pontos a lontra terá de comer os peixes (bogas e trutas) e não colidir com os obstáculos, caso contrário, a lontra morre. Atualmente o jogo está disponível para Ipad e Browser, mas em breve estará disponível para Iphone e Android. As tarefas foram divididas e desenvolvidas, pelos alunos da turma, tendo em conta o objetivo pretendido. Para além dos objetivos pedagógicos associados à exploração deste recurso, os alunos do Curso Profissional de Multimédia, criaram o primeiro jogo português para Ipad, desenvolvido numa escola Secundária Portuguesa: a de Castro Daire. Este facto é também o orgulho deste projeto, pois cada vez mais, o mercado de trabalho necessita de pessoas com conhecimentos de programação nesta plataforma. O Presidente da República Aníbal Cavaco Silva já testou o jogo e teceu rasgados elogios. Texto e imagens: http://www.aecastrodaire.com/sosriopaiva. O Jogo SOS Rio Paiva vai ser apresentado na FNAC de Viseu (Palácio do Gelo) no próximo dia 22 de Julho, Domingo às 16 horas e contará com a presença da Associação de Defesa do Vale do Paiva – SOS Rio Paiva.

    1. Avatar de Sérgio V. V.
      Sérgio V. V.

      É uma excelente iniciativa, sim senhor!
      Assim que sair em Android contará com mais uma compra/download da minha parte.

    2. Avatar de Mário
      Mário

      LOL
      Realmente a aprovação do P.R. é garantia de selo de qualidade 🙂

  5. Avatar de André
    André

    Parabéns stor felipe. Abraço.

  6. Avatar de designer
    designer

    Quantos das pessoas ligadas as tecnologias criou um qualquer jogo? Ainda mais para ipad ou android.
    Em 2 meses em parte time…. com alunos e numa escola secundaria… esta 5estrelas.
    gstaria de ver alguns dos projetos.desta malta… pelo caroço devem ter projetos imaginaveis…
    partilhem o jogo e a sua mensagem.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      ta pois, mentalizem-se disso.

  7. Avatar de jorge
    jorge

    Pelos vistos este nao é o primeiro trabalho realizado por este professor…notasse que é dedicado e inovador,existe muitos que fazem o mesmo,mas á poucos que o fassam tao bem e esforçadamente,quanto mais um jogo criativo que ajuda a chamar a atenção pra a poluição…

    Os meus parabéns!

  8. Avatar de Filipe Cruz
    Filipe Cruz

    Parabéns professor Filipe não ligue a certas criticas sem fundamentos.
    eu próprio já joguei e esta 5*

    Continue 😉