Sony vai demitir 900 dos seus trabalhadores da PlayStation

22 Comentários

O setor tecnológico tem estado a atravessar uma fase mais turbulenta no que respeita à estabilidade de emprego dos seus trabalhadores. E no mercado gaming a situação também parece estar crítica, pois agora foi a vez da Sony demitir 900 dos seus trabalhadores da PlayStation.



Sony manda para a rua 900 trabalhadores da PlayStation

Depois da Microsoft despedir 1.900 funcionários da Xbox e da Activision Blizzard, agora foi a vez da Sony anunciar o despedimento de 900 funcionários da divisão da PlayStation. Este corte representa cerca de 8% da sua força de trabalho e vai afetar várias criadoras de jogos como a Insomniac Games, Naughty Dog, Guerrilla Games e Firesprite.

Segundo o diretor da PlayStation, Jim Ryan, “Tomamos a decisão extremamente difícil de anunciar o nosso plano de iniciar uma redução do nosso número geral de funcionários globalmente em cerca de 8 por cento ou cerca de 900 pessoas, sujeito à legislação local e aos processos de consulta. Os funcionários em todo o mundo, incluindo os dos nossos estúdios, serão afetados“.

Através de um e-mail interno que foi enviado aos funcionários da PlayStation, Ryan acrescenta que “Após uma consideração cuidadosa e muitas discussões de liderança ao longo de vários meses, ficou claro que mudanças precisam de ser feitas para continuar a crescer o negócio e desenvolver a empresa. Tivemos que dar um passo atrás, olhar para o nosso negócio de forma holística e seguir em frente com foco na sustentabilidade da empresa a longo prazo e na entrega das melhores experiências possíveis para a nossa comunidade“.

Curiosamente, este anúncio de despedimentos acontece depois que a Sony não conseguiu cumprir com a sua meta de vendas da PlayStation 5, uma situação que fez com que o preço das ações da empresa japonesa caíssem em 10 mil milhões de dólares.

Já há cerca de duas semanas, o presidente da Sony, Hiroki Totoki, disse que é “muito difícil” reduzir o preço da PlayStation 5. Para além disso, e para promover mais entrada de dinheiro, a empresa quer adotar uma postura mais agressiva, o que pode acontecer através de mais lançamentos de títulos para PC, nomeadamente de alguns jogos exclusivos da PlayStation para computador.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de frederico silva
    frederico silva

    Playstation no seu melhor através do reinado do Jim, incrível a incompetência do homem, fechou os estúdios no Japão,cancelou a sequela do days gone um dos melhores ip da sony, abusou dos remakes e remasters para conseguir o quick buck e a felicidade dos acionistas ,criou a ps plus que é uma lastima em comparação com o gamepass, este ano não existem exclusivos e os jogos que estão para sair em 2025 sao sequelas de jogos ja existentes,aumentou o preço dos jogos físicos em 10euros,os digitais não são mais baratos que os físicos o que por si é mirabolante.Quem vier atrás que feche a porta,porque está um caos a gigante nipónica, pessimo gestor de visao curta e redutora.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Então espera que o Hiroki Totoki comece a trabalhar a sério.
      Até vais chorar enquando perdoas o esse Jim.

  2. Avatar de frederico silva
    frederico silva

    Antes que seja acusado de imparcialidade ou fã de alguma consola em particular,só queria elucidar que tenho as 3- nintendo switch,ps5,xbox sx -.e os respectivos serviços online.

    1. Avatar de Tiriri
      Tiriri

      Ora, aqui está um cidadão com capacidades financeiras acima da média!

      1. Avatar de Gringo Bandido
        Gringo Bandido

        Deve ter negócios de fruta em odemira.

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      50000 milhões de euros que ganhou a trocar criptomoedas por certo.

  3. Avatar de Zé

    Os jogos passaram de físico para digital e o preço aumentou e tem vindo a aumentar. Já há jogos a 100 euros e mais. E queixam-se que vendem pouco. Enfim…
    O problema não é o preço da consola. Nunca foi e nunca será. Baixar o preço da consola em 50 ou 100 paus vai ter um impacto muito reduzido (se tiver impacto). Não adianta muito à malta comprar consolas para depois os jogos serem um absurdo de preço. Além da falta de qualidade e do raio das micro transações que só estão a piorar os jogos (se calhar estão a dar mais receita, mas…).
    A Microsoft está no mesmo caminho que a Sony e tem vindo a anunciar vendas “fracas” quando na verdade o mercado tem aumentado bem acima da inflação. Se calhar estão é gerir mal. Mas o CEO fica sempre com o bolso cheio e despede-se a malta de baixo.
    Eu tenho XBOX Series S (quase não comprei a nova, mas lá apanhei uma promoção) e game pass que consegui comprar 3 anos a cerca de 1/3 do preço e mesmo assim, estou seriamente a considerar não renovar para o ano. Até isso está cada vez mais fraco, com jogos antigos e sempre os mesmos (todos os anos um Fifa/EA igual ao anterior, um NBA, um NHL…) ou então jogos, supostamente indie que não valem um charuto. Mas também, difícil é encontrar jogos decentes. Que me lembre de jogos recentes no Gamepass, só mesmo o Starfield. Que é engraçado, mas não é do outro mundo.
    Por outro lado, já era tempo de haver uma melhor compatibilidade de mods nas consolas. Adoro o Fallout 4 que tenho a XBOX. É impossível jogar com mods. Simplesmente passa a vida morrer. Eu já devia saber que mods é no PC, mas prefiro jogos “de sofá” e no PC só mesmo um básico para jogos antigos e ligeiros em recursos.
    O mundo também tem vindo a mudar e as grandes empresas estão a ter dificuldades em adaptar-se. Têm mais e melhores recursos que os outros, mas acham sempre que são os reis da selva.

    1. Avatar de Maria+Albertina
      Maria+Albertina

      Tu é que te complicas a vida.

      Basta teres um PC pequeno atrás da TV ou no móvel da TV (com abertura para ventilação) ligado à TV e com um valor muito aceitável tens uma máquina de jogos para tudo.

      O meu caso:
      – temos um PC já com um par de anos com uma RTX3060Ti que serve de PC e quando quero faço streaming do Steam Big Screen para um Chromecast via App para a TV. Tenho um comando Xbox ligado (wireless) e jogo na TV como se o PC estivesse fisicamente ligado à TV. E a qualidade é superior à da XB ou PS5

      – também tenho uma Lenovo Legion Go com que jogo mesmo no sofá ou fora e quando chego meto no adaptador ligado à TV e com o mesmo comando jogo na TV (óbvio que a qualidade é muito inferior à da rtx3060ti)

      Portanto, jogar no PC usando uma TV pode ser como numa consola. Só não tens a função de resumo rápido.

    2. Avatar de John
      John

      O Arma Reforger pra xbox aceita mods e dá para jogares com malta do pc

    3. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      As consolas não permitem mods (precisa de saber Muitíssimo e usar software ilegal) para evitar os hacks em 100% dos jogos que os permitem. Daí que só as versões autorizadas acabam disponibilizadas.

  4. Avatar de Herlander Pacheco
    Herlander Pacheco

    O problema irá manter-se, porque comprar jogos a 80€ é insuportável 80% dos utilizadores.

  5. Avatar de Maria+Albertina
    Maria+Albertina

    Fácil: cada vez mais é mais fácil o hardware, pedem à AMD um chip actualizado e soma e segue. Depois estão a transitar para jogos em processamento cloud, daqui a uns tempos o processamento é num servidor Sony com um jogo comprado e soma e segue. Já não é preciso a consola física e têm uma fonte de rendimento fixa.

  6. Avatar de Mário
    Mário

    O ultra-liberalismo a funcionar…
    Mesmo com lucros despede-se, p+orque se quer mais lucros para quem nada faz.

  7. Avatar de Anung
    Anung

    Por mim podem despedir, ou melhor, recolocar (que as pessoas precesam de emprego) todos os funcionário da playstation e acabar com as consolas de joguinhos.

    1. Avatar de Fds
      Fds

      HAHAHAHAHAHAHAHA

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Se tu não gosta é eliminar do mercado. Mais alguma coisa é só dizer 🙂

  8. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    O musk está diferente.

  9. Avatar de César Boaventura
    César Boaventura

    tudo vigaristas

  10. Avatar de É assim
    É assim

    playstation a todo o vapor no mesmo camilhoque a sega fez em 98.

  11. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    Investiram muito nos serviços online e na produção de jogos próprios. Sem vendas altas, estão a seguir o exemplo da Apple, reduzindo os jogos e serviços, ao mesmo tempo que sobem o preço dos serviços e o preço de permitirem jogos de terceiros nos seus serviços.
    A Google dispensou 173000 trabalhadores, a Apple dispensou 110000 e várias empresas de serviços online foram 530000 postos de trabalho ao ar. O “el dorado” dos serviços web acabou.

  12. Avatar de jaquim
    jaquim

    Podem colocar os jogos a 1000 paus, para ver se os viciados acordam para a vida. Esta civilização está a ir para os porcos com tanto tempo gasto em coisas inúteis quando há tanto mundo e tanta coisa bem mais interessante

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Achas mesmo que o teu modelo de vida é que é o ideal? LOL Adoro estes ditadores do tempo gasto pelos outros.