Sony pondera em lançar uma nova versão da Playstation 1

28 Comentários

Nos últimos tempos, a Nintendo tem apostado em lançar versões retro de algumas das suas consolas antigas.

Olhando para o sucesso da sua concorrente, a Sony estará também a ponderar lançar uma versão clássica da sua primeira Playstation.

Sony Playstation 1

A Nintendo tem, nos últimos tempos, apostado em relançar antigas consolas, em versões retro, como é o caso da Classic Mini NES e a SNES. Estas consolas têm registado um grande sucesso, levando a que a Nintendo esteja já a considerar lançar uma versão Mini N64.

Observando o sucesso da sua concorrente com estas versões, a Sony poderá estar a considerar seguir a mesma estratégia. Esta afirmação partiu de John Kodera que referiu que a empresa nipónica já estaria a planear a produção de uma Playstation Classic Edition, baseada na primeira versão da consola.

Our company is always digging up past assets. I think there are various ways to do [a classic console]. There have been discussions happening [within the company] on what kind of ways are there

No entanto, caso a Sony decida seguir em frente com a produção desta consola, existe um obstáculo que necessita de ultrapassar. Embora vários jogos da primeira consola estejam disponíveis na Playstation Store para descarregar, ao contrário da Nintendo, os grandes sucessos pertencem a terceiros que necessitam de dar permissão para a sua reedição.

sony playstation 1

Com o sucesso que as consolas retro tem tido, este é claramente um nicho onde a Sony deve apostar, aproveitando a grande quantidade de jogadores que ainda têm bem presentes as largas horas gastas a jogar os grandes sucessos da primeira versão da Playstation como é o caso do Tomb Raider, Resident Evil, Final Fantasy ou Metal Gear Solid.

Além do lançamento desta consola clássica, têm também surgido notícias de que a Sony poderá estar a pensar lançar uma nova consola portátil para fazer concorrência ao sucesso que a Nintendo Switch tem registado.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo
    Hugo

    A pergunta é para que?

    1. Avatar de eu
      eu

      Desde que comprei a minha SNES retro, nunca mais liguei a PS4.
      No meu caso é pouco o tempo que tenho para jogos e acabo de jogar apenas na SNES.

      1. Avatar de Edexote
        Edexote

        Eu ainda jogo na minha SNES original com um belo SD2SNES… É o que mais rola lá em casa e a minha filha adora também.

  2. Avatar de Mr.T
    Mr.T

    Fizessem as consolas com retrocompatibilidade, e ai sim, era de tirar o chapeu…

    1. Avatar de Mr.Champion
      Mr.Champion

      Já fizeram isso, mas ‘retro-activamente’ removeram a retro-compatibilidade (PS2, PS3, etc…)
      Só a Microsoft tem dado mais opções, pq está no fim da corrida na maiorparte dos mercados, pq se tivesse à frente como a Sony e a Nintendo, fazia a mesma cena. Ninguem quer dar um melhor serviço, apenas captar mais dinheiro/subscritores.

      1. Avatar de mr. grey
        mr. grey

        enquanto a sony relaxa a microsoft vem nas calmas…

    2. Avatar de MC
      MC

      Concordo, deviam era possibilitar as consolas novas rodar os jogos de versões antigas, por exemplo a PS4 rodar todos (ps3, 2 e 1), PS3 rodar (Ps2 e 1). Isso é que era.

    3. Avatar de MC
      MC

      Concordo, pelo menos a Ps4 e a Ps3 deviam poder jogar as versões antigas.

      1. Avatar de Peferreira98
        Peferreira98

        A ps3 tem retro. Por algum motivo ainda não tirei os jogos da 1 e da 2 da estante.

    4. Avatar de Amandio Guedes
      Amandio Guedes

      A xbox tem retro compatibilidade 🙂

    5. Avatar de Pedro Dinis
      Pedro Dinis

      A sony fez a PS Vita que corria os jogos de todas as PS… depois decidiu acabar com ela

    6. Avatar de João Serra
      João Serra

      isso nao da dinheiro

  3. Avatar de Andre
    Andre

    Como as a consolas nunca mais chegarão sequer perto dos computadores, é normal desviar as atenções para outra coisa qualquer. Essa ‘coisa’ é fazer remakes de coisas velhas, mas o problema é que com um Raspberry PI jogas PS1 da mesma maneira que uma nova ou velha consola permite.

    1. Avatar de Duarte Sousa
      Duarte Sousa

      +1

      É o que tenho feito, RetroPie all the way!

  4. Avatar de maria vieira a atriz
    maria vieira a atriz

    velharias e para museus

  5. Avatar de RATM
    RATM

    Jogo títulos da PS1 (apesar de ainda a ter e funcionar) na PSP;) Mas a retrocompatibilidade seria brutal, jogos da 1 e 2 a rolar na PS3, por exemplo!

    1. Avatar de Edexote
      Edexote

      Não deves saber isto, mas a PS3 rola os jogos da PS1 impecavelmente. PS2 é que só mesmo na PS3 fat original e a emulação é fraquinha. Mas PS1 é muito bom.

      1. Avatar de RATM
        RATM

        Realmente nunca tentei, mas a minha 3 não está chipada nem nada, pelo que não sei se dará… Mas posso experimentar com algum dos originais da PS1 que tenho lá por casa… Obrigado

  6. Avatar de Tiago
    Tiago

    Isto lembra-me que volta e meia ainda tiro o pó à minha PS2! Adoro!

  7. Avatar de Arlindo
    Arlindo

    E quem não se lembra do saudoso Mega Drive? Já tem uma versão destas?

    1. Avatar de RATM
      RATM

      Sim,há na worten:) E também tem lá a Game Gear

  8. Avatar de João Serra
    João Serra

    eu so acho isto estupido… primeiro meter tudo na cloud… quando a cloud for a vida ou alguem se lembrar que havia uma sprite que tinha direitos de autor pronto… tudo abaixo… e agora ah vamos vender um leitor de dvds com filmes integrados… traz 30 filmes… se quiseres ver outra coisa pronto… nao suporta leitura de dvds… É o mesmo que comecarem agora a vender pcs com office integrado…. se quiserem jogar comprem outro pc com jogos integrados… sai um novo com dlc todos os anos xD

  9. Avatar de Victor
    Victor

    Ou então instalam o ePSXe e pronto.

  10. Avatar de Altino
    Altino

    yeeaa let’s go retro everyone

  11. Avatar de Jose Lapao
    Jose Lapao

    Pois pois, eu vou ja encomendar um Ford de 1920

  12. Avatar de security
    security

    Eu tenho a minha ainda operacional

  13. Avatar de Resende
    Resende

    Ai está uma boa notícia.

  14. Avatar de João Serra
    João Serra

    Mini!!!!