Sony diz que a aprovação do Reino Unido da compra da Activision Blizzard é irracional

12 Comentários

Se parecia que o assunto da compra da Activision Blizzard pela Microsoft estava mais calmo, desengane-se. Recentemente a entidade CMA do Reino Unido aprovou temporariamente este negócio, mas agora a Sony reagiu e disse que esta decisão da autoridade reguladora é surpreendente e irracional.




A Microsoft já tentou de tudo para tentar garantir às marcas rivais da sua consola Xbox que os populares jogos da Activision Blizzard, nomeadamente o sucesso Call of Duty, se vão manter nas plataformas concorrentes.

A empresa de Redmond criou mesmo contratos com a Sony, Nintendo e Nvidia para garantir que os títulos vão permanecer nos serviços rivais por mais 10 anos. Para além disso, a empresa também adiantou que 10 anos é mais do que tempo suficiente para que a Sony crie o seu próprio Call of Duty.

Sony considera irracional a decisão da CMA

A compra da Activision está a ser investigada por vários países e entidades, nomeadamente no Reino Unido, Estados Unidos da América e Europa. Contudo, no final do mês de março, a Microsoft recebeu com alegria a decisão da Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido CMA de aprovar temporariamente este negócio.

Como seria de prever, esta decisão não foi nada do agrado da Sony que a considera como surpreendente e irracional. Através de um documento enviado à CMA, a empresa da PlayStation 5 disse que “a reversão da CMA na sua posição da sua teoria de prejuízoa a consolas é surpreendente, sem precedentes e irracional”.

A possibilidade de Call of Duty passar a ser um exclusivo da Xbox é uma dos principais motivos do bloqueio à compra da Activision Blizzard pela Microsoft.

A Sony diz que a entidade reguladora teve acesso a uma grande quantidade de dados que comprovam que a aquisição da criadora será prejudicial para o mercado dos jogos. Para além disso, acrescenta que esta conclusão da CMA é baseada “quase exclusivamente num único modelo económico no qual coloca um ‘peso significativamente maior’ do que nas outras evidências disponíveis”.

A empresa japonesa referiu também que se a CMA usasse um modelo adequado, descobriria que a Xbox pode lucrar até três vezes mais com a exclusividade de Call of Duty em comparação com a manutenção da disponibilidade do jogo para a PlayStation.

A Microsoft já reagiu e voltou a afirmar que não tem intenções de tornar CoD num exclusivo para as suas plataformas, dizendo que “conforme a Microsoft explicou através da investigação da CMA, tal estratégia não faz sentido comercial e iria resultar na Microsoft a perder milhões do valor do acordo“.

Espera-se que a entidade reguladora britânica divulgue a sua decisão final sobre a compra da Activision Blizzard no próximo dia 26 de abril de 2023.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Antonio
    Antonio

    Coitada da sony.

    parece que o monopolio vai acabar. e afimal a xbox tambem tem grandes jogos.

    o pessoal da playstation ate esta contente, pelo que vejo nos foruns, a sony vai ter que criar bonsjogos mesmo, e nao comprar a lugar nos media.

    1. Avatar de Naodouonome
      Naodouonome

      Acho que não percebeste, é irracional porque a Microsoft está a comprar tudo, e aí sim vai existir um monopólio da Microsoft, isto é muito mau! Nunca existiu monopólio da Sony, existia sim exclusivos.

      1. Avatar de Ricardo Santos
        Ricardo Santos

        Quantos jogos são exclusivos para PS5 e a Sony mete sempre a sua influencia lá para nunca chegarem a outra plataformas?
        A Sony que se f.

  2. Avatar de Miguel Gouveia
    Miguel Gouveia

    A Sony e um mete nojo tem 10 anos para cria um jogo idêntico mas não mais vale impedir estes jogos de evoluirem com a Microsoft parem de ser estúpidos a deixam a Microsoft melhorar estes jogos…

    1. Avatar de SMGor
      SMGor

      Melhorar? Quase todas as empresas de jogos que a Microsoft comprou foram à falência. A Activision Blizzard vai seguir o caminho da Ensemble Studios, da FASA Studios, da Remedy Entertainment, da Rare, da Lionhead Studios e da Press Play. Nem sequer vou falar da monstruosidade que a Microsoft fez com a Darkside.

      1. Avatar de JJ_
        JJ_

        Foram a falência!? Não fazia era sentido ter 20 estúdios a cada um fazer um jogo. Encerra 18 estúdios e coloca as pessoas a trabalhar todas em 2 ou 3 estúdios. O que importa é depois a qualidade dos jogos que saem.
        E venha quem viver, conheço poucos jogos que estão da alçada da Microsoft, que tenham pouca qualidade, ao longo de varias décadas.

    2. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      Mete nojo porque? Impedir este negocio é o melhor que pode acontecer aos fãs da Activision e Blizard…. A Microsoft apesar de ser uma grande empresa parece ter jeito apenas para Windows, Office e pouco mais.. ora vejamos as coisas boas que já deixou cair por terra ou está em vias de:
      Windowsphone;
      Knetic;
      Hololens;
      Gamepass a 1€;
      Emular jogos na Xbox;

      Para não falar que lançar jogos está escasso… preocupam-se mais em lançar comandos ás cores do que jogos… Xbox Séries S aparentemente não vai aguentar os próximos anos de lançamentos.. é pena mas está a ser a realidade.

      1. Avatar de JJ_
        JJ_

        Se a Sony quase obriga a que os jogos sejam seus exclusivos, fica difícil a XBox crescer. Por isso, a XBox cresceu com muito esforço da sua parte, mantendo a qualidade.

        A Xbox entrou no mercado, numa altura em que a PS era a única grande consola, e assim que entrou a XBox, a Sony ameaçou os estúdios em que se não fizessem os exclusivos, deixariam de vender na PS. Então todos os grandes jogos na época, ficaram exclusivos da PS, na sua maioria até hoje.

        Na altura não vi a Microsoft a ir para tribunais, nem as autoridades preocupadas com esse monopólio. Agora, estão com medo da Microsoft, de algo que a Microsoft já disse que não iria fazer nos próximos 10 anos. E sem duvida 10 anos é mais do que suficiente para montar um grande jogo.

      2. Avatar de PTO
        PTO

        Chora mais um bocadinho, anda lá.
        Se fosse a Sony a fazer o mesmo nem te queixavas, quanto muito estavas aqui a gozar com o pessoal da Xbox.
        És hipócrita até mais não.

  3. Avatar de Miguel Gouveia
    Miguel Gouveia

    Como o pessoal de Activision Blizzard está a fazer um trabalho de mer… espero que a Microsoft faça melhor

  4. Avatar de Sams
    Sams

    O que acho interessante no meio disto é que quem faz dinheiro a sério é a Nintendo e nunca ninguém fala deles

  5. Avatar de PTO
    PTO

    Título muito enganador.
    A CMA ainda não aprovou nada, apenas deu um parecer prévio favorável.
    Nada está decidido, ainda.