Sony alvo de ação judicial de US$ 7,9 mil milhões devido aos preços da PlayStation Store

9 Comentários

As grandes empresas do ramo da tecnologia estão constantemente sob o olhar atento da concorrência e dos consumidores mais exigentes. Como tal, as notícias recentes indicam que a Sony foi alvo de uma ação judicial que pode custar à empresa cerca de 7,9 mil milhões de dólares devido aos preços excessivos da PlayStation Store.



Sony acusada de monopólio nos preços da PlayStation Store

Segundo as mais recentes informações, a Sony está a enfrentar um processo em massa no Reino Unido que pode levar a popular marca japonesa a pagar 7,9 mil milhões de dólares. A ação foi movida no dia 19 de agosto de 2022 por Alex Neill, uma popular defensora dos direitos do consumidor e co-fundadora da Cobsumer Voice, e o processo representa as queixas de 8,9 milhões de consumidores da PlayStation que se encontram no Reino Unido.

Os detalhes das alegações indicam que a Sony abusou do seu monopólio de vendas digitais a partir da PlayStation Store e aplicou preços excessivos tanto pelas vendas de jogos como pelas compras dentro dos jogos. E estes preços foram aplicados ao mesmo tempo que a marca cobrava uma comissão de 30% aos programadores e editores de conteúdos. Para além disso, a alegação adianta ainda que os preços impostos são demasiado elevados em comparação com o que custa à Sony fornecer esses mesmos serviços.

E nesta terça-feira (21), o Competition Appeal Tribunal (CAT) decidiu a favor de Neill, o que permitiu assim que a ação fosse para julgamento. Num comunicado Alex Neill disse que:

Este é o primeiro passo para garantir que os consumidores recebam de volta o que lhes é devido como resultado da violação da lei pela Sony. É significativo que o tribunal da concorrência tenha reconhecido que a Sony deve explicar as suas ações em julgamento.

A lealdade dos jogadores do PlayStation foi aproveitada pela Sony, que há anos cobra preços excessivos. Com esta ação, procuramos pôr fim a esta conduta ilegal e garantir que os clientes sejam compensados.

Caso o autor ganhe a ação, cada consumidor do Reino Unido que comprou um jogo digital ou complemento através da PlayStation Store entre o dia 19 de agosto de 2016 e 19 de agosto de 2022 poderá ter direito a uma indemnização entre 67 a 562 libras (~84 a 704 dólares).

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Terabita
    Terabita

    Não tenho pena nenhuma… Subir o preço como subiram só teem que pagar e forte… Ladrões…

    1. Avatar de Mapril
      Mapril

      Só compra quem quer, não é? E quem define o preço certo? E essa tal de Alex, não estará só a ver se saca alguns milhões?

      1. Avatar de madalena
        madalena

        o fanatismo tem destas coisas, aceitar tudo so porque é aquela marca. espero que ele ganhe pois empresas como a sony que cobram 10 euros por um upgrade manhoso nos jogos é um roubo.

  2. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    Lolll,… so compra quem quer!
    Estou mesmo a ver japoneses armados com Kalachikov`s a obrigarem o povo a comprar.

  3. Avatar de DJ
    DJ

    Este tipo de comentários são desnecessários! e valem para tudo….
    Só fuma quem quer… não se queixem do preço e dos impostos, só compra carro quem quer, não se queixem dos preços… quem é que faz os preços? Só come bifes quem quer… não comam!
    O que se trata aqui, e que deveria ser sempre tido em atenção é o chamado “preço justo”, “mercado justo”, se a apple gasta 100€ a fazer um qualquer iphone, porque havemos de pagar 1000? não existe justificação! a não ser a vaidade de quem compra e a avidez de lucro de quem vende! o que se deve pagar é o preço justo, que permita a sustentabilidade das empresas. não o lucro pelo lucro!
    Qualquer uma das empresas de comunicações em Portugal, nada mais fazem que cartelizar preços, e obrigar-nos a pagar muito acima do resto da Europa! mas conforme os comentários acima, só vê tv quem quer, só telefona quem quer… por isso pague!

    1. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      Wtf acabei de ler? Tu falas como se a Sony tivesse um monopólio, há outras consolas ninguém é obrigado a comprar a PS para poder jogar, tens outras.. isto sim é só mais uma forma de tentar mamar uns trocos dos outros

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        A questão é que o mesmo jogo nas outras plataformas é mais barato.
        Acho que foi a epic que lançou um jogo muito mais barato para a Xbox e depois teve de ajustar o preço porque no contrato com a Sony não podia vender mais barato noutras plataformas!

    2. Avatar de Hugohugo_boss198
      Hugohugo_boss198

      Perfeito comentário!!! É o pior é que esse procedimento de aumento de preços está a se a tornar global!! Nem sony, nem Microsoft nem nenhuma outra Empresa tem o direito de subjugar o cliente contra a parede, ex: tens net, mas nas consolas tens de pagar pra jogares online, não faz sentido nenhum!!!

  4. Avatar de Marco
    Marco

    Acho bem que a PS seja multada a PS à muito que deixou de respeitar os clientes agora deram no vício de suspender contas antigas para nos obrigar a perder os jogos comprados e nem vale a pena ligar para o apoio ao cliente que eles acham que são os donos da razão.
    Mas nós somos os culpados e pagamos tudo caro porque queremos.
    Eu por mim resolvi o problema comprei a Xbox e fiquei admirado a consola é muito melhor que a Ps5 tem muitos jogos grátis com o Pass online e os jogoss novos são mais baratos.
    Andei estes anos todos a ser enganado pela PS obrigado por me terem suspenso 60 dias assim descobri a xbox e vocês não me comem nem mais um cêntimo.