Questão semanal: Qual a melhor marca de portáteis para Gaming?

80 Comentários

Com o objectivo de recolhermos informações dos gostos e interesses dos nossos leitores, recorremos aos nossos grupos do Facebook onde será colocada uma questão semanal, variando de grupo, acerca de um tema pertinente. Desta vez fomos ao grupo Pplware @ Gaming, onde ficámos a saber “Qual a melhor marca de portáteis para gaming?“.

Qual a melhor marca de portateis para Gaming



A questão foi colocada no dia 2 de Agosto tendo ficado disponível até ao dia 9 de Agosto pelas 23:59. A recolha foi posteriormente feita e cá estão os resultados.

 

Obtivemos 306 votos válidos e, para a maioria dos nossos leitores, a melhor marca de portáteis para Gaming é:

1. ASUS (169 votos)

Asus

À semelhança do que aconteceu na sondagem sobre a melhor marca de portáteis da actualidade, ver aqui, os leitores também não têm dúvidas quanto àquela que é a melhor marca de portáteis para Gaming e a ASUS ficou novamente muito à frente das restantes.

2. MSI (51 votos)

3. Clevo (31 votos)

4. Alienware (24 votos)

5. Toshiba (12 votos)

6. Razor (5 votos)

7. Lenovo (4 votos)

8. Dell (4 votos)

9. Digital Storm (2 voto)

10. Venom (1 voto)

11. AORUS(1 votos)

12. Acer (1 votos)

13. HP (1 voto)

Concordam com estes resultados? Qual é, para vocês, a melhor marca de portáteis para Gaming?

Questão desta semana [Pplware@Android]: Qual o melhor anti-vírus para Android?

Comentários

80

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José Cordeiro
    José Cordeiro

    Quando tivermos thunderbolt 3 nos portateis, (praticamente) qualquer um poderá ser grande gaming com uma GPU externa.

    1. Avatar de Vlad
      Vlad

      Comentário sem nexo nenhum. O Thunderbolt tem apenas capacidade para suportar o 4x PCI Express 2.0 que é claramente insuficiente para correr um GPU para gamming. Ou seja o Thunderbolt consegue transferir 2 GB/s usando o protocolo PCI Express, uma porta PCI Express 3.0 com 16 vias consegue transferir 15,75 GB/s, ou seja, quase 8 vezes mais largura de banda. Isto irá piorar daqui a uns 2-3 anos quando sair o PCI Express 4.0 que vai aumentar esta diferença para quase 16 vezes. Embora a performance do GPU não varie com a mesma proporção ao aumentar a largura de banda, a diferença ainda é significativa (aproximadamente 15% entre o 4x PCIe 2.0 e o 16x PCIe 3.0).

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Por curiosidade, se alguém me souber responder, quanto maior for a largura de banda menos importante se torna a memória da gráfica, certo? Ou continua a ser um factor relevante?

      2. Avatar de José Cordeiro
        José Cordeiro

        Thunderbolt 3 estará entre 4 e 5GB/s (5 maximo teorio, mas que seja 4GB/s).

        Certo o que dizes, concordo plenamente (excepto a resposta sem nexo).

        Um Portatil com uma GTX 980m custa no minimo 1800€.
        Agora um portatil com TB3 que seja 1000€ + uma gtx 960 (200€) + dock pci TB custa 150€ = 1350€ e tens uma performace similar a uma gtx 980m e ainda poupas uns trocos.
        (em termos de performace similar basei-me numa gtx 960 ligada a um TB2 no GTA V com opçoes graficas similires).

        Daí o meu comentário… porque na minha opiniao nao compensa comprar um portatil para gaming (em termos de €€€).

        abraço

        1. Avatar de borderline
          borderline

          +1
          Portátil=Portátil …work e entreteniemento excepto graficos puxados
          gaming=desktop/consola
          produção, edição video, cad= desktop

  2. Avatar de Carlos
    Carlos

    Como é possível ser a Asus se tanto a Clevo como a Alienware têm modelos com duas GTX 980m ?!

    1. Avatar de Iurie Solomon
      Iurie Solomon

      para alguns o design contribui positivamente para a melhor jogabilidade. mas em qq dos casos a clevo n tem o teclado pt-pt nem a alienware. eles tem o teclado USA e imprimiram as letras portuguesas nelas :(, enquanto a asus rog tem o teclado pt-pt 🙂

      1. Avatar de Nuno Almeida
        Nuno Almeida

        Os clevo tem teclado em português igual a qualquer teclado pt-pt

    2. Avatar de Abilio Matos
      Abilio Matos

      Provavelmente porque as grandes superficies comerciais não têm esses modelos da Clevo e da Alienware. E as pessoas conhecem mais a Asus.

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Bem a sondagem não foi qual a marca q tem os portatéis para Gaming mais potente. Nesse caso nem fazia sentido fazer uma sondagem certo?

    4. Avatar de Pll
      Pll

      Fanboys que só conhecem asus e pronto.

      1. Avatar de João
        João

        Eu conheco algumas pessoas que ja tiveram Alienware e mudaram para a Rog pelos motivos de terem melhor assistencia, design e mais potencia por menos preço porque pelo que sei a alien em termos de preco fica um bom bocado atras de asus

        1. Avatar de Felipe Teixeira
          Felipe Teixeira

          Neste caso um bom bocado a frente xd.
          Alienware é pra quem não tem que fazer ao dinheiro ou quer exibir o portátil novo.

    5. Avatar de Nuno Sousa
      Nuno Sousa

      Eu tenho um Clevo e o meu teclado veio em PT-PT. De facto não percebo como elegeram a Asus, mas ok nem toda a gente conhece estas marcas de barebones.

  3. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    A melhor marca é sem dúvida a Apple

    1. Avatar de David Ferreira
      David Ferreira

      sem duvida, apple 4Ever….or not

    2. Avatar de Rui Pinheiro
      Rui Pinheiro

      Claro que a apple teve 0 votos, por os pc da apple não são feitos para jogos. Eu por exemplo, gosto imenso da apple, mas nao gosto dos pc’s apple para jogar, para mim, eles são feitos trabalhar ou lazer.

    3. Avatar de Anticorporativista
      Anticorporativista

      Deves jogar muito no apple

  4. Avatar de André Alves
    André Alves

    Na aplicação Android estas listas só dá para ver o número de votos, se eu quiser saber as marcas tenho fé selecionar o texto

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Hmm, podes colar aqui um screenshot ou enviar para marisa.pinto@pplware.com?

      Obrigada 🙂

    2. Avatar de Felipe Teixeira
      Felipe Teixeira

      Esquece lá a app Android, aquilo não vê actualizações à anos, parece alguns androids lol.

  5. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    Um bocado VAGO esses resultados. ASUS (169 votos) mas qual Asus, que modelo? um asus Eee PC 1015PN ?? ou um ASUS ROG G750JS???

    1. Avatar de Ace
      Ace

      Vá lê lá o título da publicação novamente… Desta vez devagar…

      1. Avatar de David Ferreira
        David Ferreira

        eu percebi o titulo, só acho que não faz sentido

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Estamos a falar de MARCA e não MODELO 🙂 Por isso tem que fazer sentido, David 🙂

        2. Avatar de Felipe Teixeira
          Felipe Teixeira

          Não percebeste foi nada.

  6. Avatar de MateurX
    MateurX

    Bem se forem a ver em questão de preço/qualidade a ASUS sei que está muito bem cotada.
    A Apple apesar de ser uma marca com computadores com uma alta performance não é muito adequado para jogos.
    A MSI é que também está muito fixe sim, mas continua a ser uma marca bocadinho cara, no meu ponto de vista..

    1. Avatar de Marisa Pinto

      A Apple também constava na lista mas teve 0 votos 🙁

      1. Avatar de MateurX
        MateurX

        Sim eu sei, mas como falaram na Apple nos comentarios anteriores, eu foquei a Apple tambem, só isso 🙂

          1. Avatar de Arlindo
            Arlindo

            E os apple fan boys não deram nem um voto? lol UAU!

      2. Avatar de MethodicOwl
        MethodicOwl

        Esse pessoal da apple nao sabe o que é jogar xD

    2. Avatar de Pll
      Pll

      Computadores de alta performance? Ahahaha a única coisa que dá ideia de alta performance num Apple e o facto de ter um ssd lá dentro. De resto especialmente os portáteis são equivalentes a um netbook overpriced. Até os desktops usam hardware de portátil agora quanto mais. Há pessoas tão ignorantes neste mundo.

  7. Avatar de night
    night

    msi gt72 2qe dominator pro mete esse asus rog no chinelo

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Verdade.. Menos o ecrã e o chassis

    2. Avatar de Homo Erectíssimo
      Homo Erectíssimo

      É,e as pessoas vão agora dar 3.200 €(mais de 640 contos na moeda antiga),só para comprar um “monstro” desses ?? Um portátil para jogos,o que não deve aquecer !! Olha o link da PC Diga e vê o preço(http://www.pcdiga.com/2/15952/Portatil-MSI-GT72-2QE-800PT-Dominator-Pro-Dragon-Oferta). 3.200 euros,Deus me livre !!

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Esse é um “mau” exemplo. Tem um i7 de topo, maxima ram e 4xSSD + 1TB HDD .

        Comprei o meu sem SO, sem extras (mochila, rato, headphones,etc), com 16GB, com 2x SSD + 1TB HDD e com GTX980m 8GB por 1900€ 😉
        Ainda assim achei caro, mas não estou arrependido.

  8. Avatar de João Ramiro
    João Ramiro

    Pena as pessoas não estarem familiarizadas (acho que é o termo correcto) com a Clevo ou Alienware pois têm um rigor de construção interna, componentes térmicos e BIOS modificadas e constantemente actualizadas de invejar mesmo à ASUS e MSI.

    btw, quem disse que hardware Apple não é bom para jogos? https://www.youtube.com/watch?v=WmlsePKH6AY 🙂

    1. Avatar de millers
      millers

      clevos clevas seja o que for. feios como tudo

    2. Avatar de +1
      +1

      Isso do rigor de construção já tem muito que se lhe diga… Tive (ainda tenho como pisa-papeis dos pesadinhos) um Clevo, mas infelizmente a alma que o assemblou resolveu “encher” 2 ou 3mm de folga entre os chips de memória da gráfica e o dissipador de cobre com massa térmica em vez de usar pads com a espessura adequada. Resultado: portátil de 1900€ com gráfica queimada ao fim de 25 meses… Ainda fiz rebake à gráfica, funcionou mais uns meses, depois entreguei a alma ao criador. Desde então, gaming, só em desktops.

  9. Avatar de Arlindo
    Arlindo

    Já que estamos a falar em Portáteis e considerando que há por aqui muito pessoal entendido, alguem sabe de uma loja que me troque uma placa gráfica de um Asus G73jw, ou seja, que retire a Nvidia GTX460m e meta uma GTX660m ? Já vi na net que houve muita gente que trocou, que essa placa encaixa bem. Mas eu estou um bocado reticente em aventurar-me e esse tipo de procedimento torna-se mais seguro quando é feito por alguém com experiência. Obrigado. Se puderem ajudar, agradeço.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Tenho o mesmo computador.
      Tens mesmo necessidade de fazer esse upgrade ?
      Contacta a DECSIS ou ENAME e coloca essa questão. Não vai ficar barato..

      1. Avatar de Arlindo Pereira
        Arlindo Pereira

        Não é necessidade. Ainda corre Gta V. Mas há jogos que já se arrasta um pouco. Para o ano metia-lhe uma gráfica melhor e tinha PC a bombar para mais dois ou 3 anos. Já que tens o mesmo PC. Continuas a usar o software nativo para ativar o overclock? Tiveste problemas a instalar o Windows 10?

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Eu acho que o mais difícil é arranjar a gráfica + cooler. Se conseguires arranjar uma que seja 100% compativel (BIOS, VBIOS, encaixes,etc) o maior dos problemas está resolvido. Abrir o computador é chato mas relativamente fácil:
      Olha esse manual. Eu sigo-o quando preciso de fazer limpeza e até agora nunca correu mal.
      Em alternativa contacta essas empresas que são reparadoras da ASUS. Eles podem até fazer o procedimento por ti, mas não sei se conseguem arranjar a gráfica gtx660m

  10. Avatar de carlitos
    carlitos

    São todos bons, mas tem lá uma marca que quem sabe um dia qd o pessoal for pro e tiver dinheiro, https://www.originpc.com/workstation/laptops/eon17-slx-pro/

  11. Avatar de =)
    =)

    Entao e a apple? Como é possivel?

    /s

  12. Avatar de Rafael
    Rafael

    Aí estão duas palavras, que na minha opinião, não conjugam: portáteis e gamming…

    1. Avatar de millers
      millers

      sei que um desktop sempre será melhor mas quem anda de um lado para outro não vai andar com uma torre minitor etc

      1. Avatar de millers
  13. Avatar de João Terra
    João Terra

    E se for preciso são processadores Intel i7 a custar mais de 1000€. Por 600 e tal € compro um AMD APU FX ou a10 e mesmo o A8 e fico com um pc quase com a mesma performance que os da intel.

    Não vou no capitalismo da Intel nunca

  14. Avatar de Assistente Operacional
    Assistente Operacional

    Off Topic:

    Os vossos grupos existem no Google+? Obrigado!

  15. Avatar de Carlos
    Carlos

    Portateis para gaming! Dinheiro muito mal investido!

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        1ª Dissipação de calor (refrigeração) manutenção constante! Perda de desempenho
        2ªNa posso fazer Overclok na CPU! (desktop posso faze lo porque posso colocar um cooler que m vai manter as temperaturas baixas)
        3ºNão da para fazer futuros Upgrades a nivel grafico! ( no desktop posso faze lo quando quiser) Desempenho de chip grafico versão M não tem o mesmo desempenho do que a verão para desktop!
        4º Não tem opcão para futuras expançóes!

        1. Avatar de millers
          millers

          rapaz faz pesquisa pela net fora antes de falares sem saberes

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            LOL, jogas o que!? Candy crash! Desde quando um portatil bate um desktop!? Ouve la não me chames ignorante!

          2. Avatar de PFerreira98
            PFerreira98

            Temas de hardware (ao contrario do que toda a gente pensa) não envolve necessariamente gaming. Ele pode jogar candy crush* e no entanto saber melhor de hardware que tu. (o que neste caso parece ser verdade).
            Um portatil gaming ja esta preparado para entusiastas de overclocking. E possível fazer sem preocupar por eventuais subidas acentuadas da temperatura. (sem exagerar claro)
            E também dá para alterar componentes num portatil (grafica por ex) contudo é muito limitado.
            Como ele disse, google it 😉

          3. Avatar de millers
            millers

            jogo os mesmos jogos que tu num desktop. ate consigo jogar gta v em hight a 60 fps

        2. Avatar de João Ramiro
          João Ramiro

          1- http://www.clevocenter.com/extras, se quiseres Cooler Master SF-17, etc
          2- i7 4940MX a 4GHz precisas de mais?
          3- podes, tens nalguns duas slots MXM (980M SLI > TitanX, https://www.youtube.com/watch?v=sNu7Z2PF1tc)
          4-nestes modelos o que não faltam são slots de expansão

          e se quiseres mais tens a opção de “Performance BIOS” que te dá controlo total (overclock) sobre o hardware (para não falar nas mod bios)

          quanto ao investimento, cada um sabe de si, eu continuava com o “caixote do lixo” ligado a 6 monitores, mas mac não serve para jogar como já disseram 🙂

        3. Avatar de Anticorporativista
          Anticorporativista

          Estou de acordo contigo, no entanto os portáteis de gaming vem quase todos com slots MXM3 ou seja podes fazer upgrade à gráfica mas o preçoXperformance normalmente é exagerado. Por exemplo o meu Clevo se quiser fazer upgrade para uma AMD 290X 4GB custaria-me quase 500€

        4. Avatar de PFerreira98
          PFerreira98

          Btw para que queres fazer overclock da cpu? Para gaming o overclock principal e na gpu… xD

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            LOL Se não citei é porque da (logico)! So estava a citar algumas coisas que são limitadas aos portateis! Alguma vez dava 2000 por um portatil para jogar! Ta louco! 1000 Euros é so o chassis! Fonix Santa ignorancia! Engraçado que nos troneios de jogos eles jogam é em desktop e nem fazem promo aos portateis “gamers” LOL Foi so um a parte! LOL

          2. Avatar de PFerreira98
            PFerreira98

            Até num desktop esses limites existem…
            Existe pessoas para tudo. Concordo contigo na parte de dar 2000 para um portatil gaming (apesar de haver imensos a menos de 1000€).
            Não podes comparar lan party ou torneios com ida a casa de um amigo e levar um pc para jogar ou ligar um pc a televisão ou outro ecra na outra divisão da casa com a mesma facilidade/rapidez. Believe me, já tenho experiência nisso xD
            Ha poucos builds pre feitos de pc fixo e normal que se vê mais portateis. (um dos únicos que conheco de fixo gaming e mesmo da linha ROG) xD
            Por fim, gamer bom e aquele que independentemente da ‘arma’ que utiliza (teclado, rato, comando, portátil, fixo), consegue sempre um bom jogo 🙂

        5. Avatar de Felipe Teixeira
          Felipe Teixeira

          +1 Portátil pra gaming e pra deitar dinheiro ao lixo. Nenhum gamer que se preze compra um portátil. As respostas ao teu comentário são pra rir só pode.

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            LOL….è para fazerem como referiste em cima (ostentar) a maquina! Penso que tem pessoal que compra portatil para jogar na casa de banho ou na cozinha ou ate mesmo no cafe, sei la!Entao não é melhor investir num desktop! Se tivese lido algum comentario a dizer do tipo! ( A mim faz me jeito um portatil linha gamer porque como participo em muitos campionatos em LAN partys dai precisar de um portatil!) Ok ai entendia! Agora para jogar em casa investir numa makina que tem um custo/desempenho mais caro dk um desktop! Pff Isto responde ao meu 1ª comentario!

      2. Avatar de Tiago Macedo
        Tiago Macedo

        Deixam de ser portáteis e passam a ser transportáveis.

    1. Avatar de millers
      millers

      tenho um portátil dedicado para jogos e n me arrepende de ter gasto aquele dinheiro

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Es dos tais que não sabes o que compras!

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          e tu és dos tais que fala sem saber.

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            Engraçado, tanto entendido no assunto e nenhum argumento! Pff
            Antes de se acharem entendidos façam as contas…Face ao preço desses modelos que ronda entre 1500/2000 euros teem que pensar que isso é um (portatil). Hoje rodam bem os jogos a uma taxa de fps aceitaveis amanha ja nao roda ou não tao bem, dps vem a desilusão! Porra tenho um portatil de 2000 euros e tenho o jogo com breaks!Todos os anos saem novos chips graficos e todos os anos saem jogos. Eu como gamer sei o que estou a dizer! S hoje em dia tenho um desktop por alguma razão é! Pk que tenho um desktop!? Porque m permite fazer upgrade a tudo! No portatil vais mudar o k, o disco, memorias se a mobo permitir!? Isso nao da (desempenho) Pc gamer é grafica e prossesador para nao dar gargalo! Desktop isso podes fazer Upgrade, portattil nao da! Se realmente es gamer nao de candy crash mas sim um gamer poe isso na balança antes de dares 2000 por um portatil para jogares!E so citei 2 pontos importates, tem mais! Mas ja nao tenho paxorra!

          2. Avatar de Felipe Teixeira
            Felipe Teixeira

            Não te dês ao trabalho, os comentários mostram que não vale mesmo a pena.

          3. Avatar de millers
            millers

            vai la comprar um desktop de top e ficar coladinho sempre no mesmo sítio. e experimentar ir de viagem para fora do país com a torre, monitor teclado etc… boa sorte

      2. Avatar de pedrostrik
        pedrostrik

        Nunca na vida se pode dizer que um portátil compete com um desktop, apenas e só pela brutal relação: custo /performance, e sendo a principal o aquecimento, no laptop, há-de sempre ser o problema nº1, simplesmente não há como contornar, e deve sim ser comprado a pensar no desenrasque das férias/fds, etc.
        Para jogar em full mode por horas… desktop. Sem discussão.

  16. Avatar de goncalo
    goncalo

    Clevo sem duvida a melhor. Excelente performance, baixo custo. Nao encontro desvantagens em relacao a qualquer concorrente. nao conhecia, felizmente amigos disseram me para exprimentar e arriscar

  17. Avatar de Tripax
    Tripax

    Não esta mau de todo os votos, mas para mim pelo o que conheço das marcas, qualidade preço e opções de compra dentro da marca e mesmo assistência, sem dúvida a Clevo é a melhor marca de Portáteis de gamer , eu metia a Clevo em 1 lugar sem dúvida, depois Asus em 2 lugar , 3 lugar MSI e 4 lugar a Alienware.

    Em questão ao que se tem comentado aqui de Portatil gamer vs Desktop Gamer, embora hoje em dia algumas marcas de portaties já terem o suporte para alterar placas graficas , Cpu mas limitado as opções , a motherborad esquece, logo este ultimo componente é o dos mais importatntes no Computador, mas quando falamos em potencia, nunca se pode comprar um Portateil de gamer contra o Desktop de gamer, porque por mais potente que seja o Portail de gamer com placa gráficas topo de gama em SLI, eu no desktop meto Quad Sli entre outras coisas para poder espremer ao máximo o Desktop, e não estamos a falar em placas modelo mobile , mas sim para desktop logo são mais potentes, por isso o desktop sempre será mais potente para não dizer bem muito mais potente.

  18. Avatar de João
    João

    Tanta polêmica para uma simples resposta. Gaming= Desktop. Simples não? Poupa-se uns valentes euros além de ser mais fácil o upgrade e fica sempre mais fresquito aumentando assim a sua longevidade. Para quê complicar?

  19. Avatar de Rui
    Rui

    Penso que a discussão não é Desktop vs Laptop. Isso são outros trinta. E é uma discussão que não leva a lado nenhum. Por algum motivo coexistem os 2 e muito bem..

    Em relação à votação, surpreende-me a Asus estar em primeiro lugar e com uma margem bem alta. Penso que é somente por ser mais difundida cá em Portugal.
    Um facto interessante, é que sempre que estou na presença de colegas com portáteis, existe pelo menos um que tem Asus. Esta marca consegue oferecer máquinas gaming interessantes para baixos valores e leva uma boa fama atrás com as Motherboards e Placas Gráficas que fabrica.
    Possuo um Asus G73 e um MSI GT72. Ambos são muito bons, mas algo me fez ir para a MSI depois de ter passado pela Asus.

    Acho que mais “realista” (minha opinião) seria:
    1- Clevo (A mesma coisa que os outros, mas muito mais barato)
    2- MSI (Bom suporte, bons componentes)
    3- Asus (Vasta gama de modelos com preços competitivos)
    4- Alienware (Luxo)
    5- …

  20. Avatar de pedrostrik
    pedrostrik

    Atenção a ASUS é em qualidade /preço muito boa mas só as gamas G752VT ou VY (os de 17.3”) é que compensam.
    Neste momento em Portugal a MSI em termos globais tem bem mais qualidade que os ASUS (excepto os mencionados acima).
    É que em termos de construção , ecrã e sobretudo aquecimento a MSI tá à frente , é preciso mexer neles.