Season 4 do Fortnite chega hoje e os utilizadores de dispositivos Apple ficam de fora

9 Comentários

A batalha entre a Epic Games e a Apple sobre o Fortnite e a venda de extras deste jogo ainda agora começou. O processo já decorre em tribunal e algumas decisões importantes associadas foram já obtidas e vão entrar em prática em breve.

O problema maior com esta remoção do jogo da App Store chega hoje aos utilizadores do iOS e do macOS. A season 4 do Fortnite chega hoje e a Epic Games já alertou para a realidade. Os utilizadores de dispositivos Apple ficam de fora e não vão receber a atualização.

Fortnite Epic Games Apple season 4 iOS

Chega hoje a Season 4 do Fortnite

Desde que o Fortnite foi removido da loja de apps da Apple que se esperava por este momento. O primeiro impacto aconteceu de imediato e impedia a instalação deste jogo em dispositivos com o iOS e o macOS, apesar de existir uma forma de o fazer em condições especiais.

O pior acontecerá hoje e terá impacto para todos os utilizadores deste jogo, mesmo os que ainda o têm instalado. A nova season do Fortnite chega agora e vai ficar de fora destes dispositivos. A Epic já confirmou esta situação e que resulta da tomada de posição da Apple.

Dispositivos iOS e macOS ficam fora e não recebem novidade

A mensagem da Epic é clara e mostra que ao ficar impossibilitada de usar as ferramentas da Apple, terá simplesmente bloqueada no que toca a desenvolver a season 4 para estas plataformas. Esta era uma situação que era já esperada desde que a Apple removeu o Fortnite da App Store.

Os utilizadores que já estão a versão atual vão poder continuar a jogar sem qualquer problema, mas infelizmente não conseguem fazer a atualização. Para além disso, vão ficar impossibilitados de jogar com todos os que tiverem já a nova season instalada noutros sistemas. Também a oferta dos itens fica condicionada.

Apple não abre mão da sua percentagem das vendas

Mesmo com a decisão da juiza Yvonne Rogers de manter o Unreal Engine na App Store, a Epic Games está limitada nas atualizações. No caso do Android o processo será mais simples, uma vez que existem muitas formas de ter as atualizações deste jogo instaladas e em utilização.

Está longe de estar resolvido esta situação entre a Epic Games e a Apple à conta do Fortnite e dos 30% que a gigante de Cupertino cobra. Ambas assumem ter razão nos argumentos que apresentam. A verdade é que poderá surgir deste caso uma verdadeira revolução nesta área.

Tribunal dá parte da razão à Epic Games no processo contra a Apple

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe Rocha
    Filipe Rocha

    A apple vai sair mal no meio desta brincadeira, acho que subestimam a quantidade de jogadores da geração jovem que vai ganhar pó aos produtos apple.

    No final do dia o jogo mais popular do mercado é uma mais valia para a venda dos seus aparelhos. A Epic safa-se bem sem a Apple, atitudes como estas para a Apple servem apenas para criar mais focos de desgosto pela marca.

    1. Avatar de Vasco
    2. Avatar de PJL Apple
      PJL Apple

      “atitudes como estas para a Apple servem apenas para criar mais focos de desgosto pela marca.”

      Ok. Vamos efetivar um contrato onde deixo bem claro que para ter o jogo a minha loja, você tem de pagar 30% e, no final das contas, você lança uma atualização que “quebra” o contrato e o lucro é 100% da sua empresa mas usando a minha loja como cobaia.

      Tá feio é para a Epic Games, não para a Apple.

      1. Avatar de Samuel+MG
        Samuel+MG

        Está é feio para a Apple se continuar a impedir a manutenção do motor Unreal pela Epic. Cerca de 50% dos jogos usam o motor Unreal que pertence à Epic. A Apple pode bloquear o Fortnite que lhe trará -5% da receita mas se continuar com o que eu disse atrás ira ter -30% de receita.

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          50% dos jogos? tanta invenção! Alguma vez 50% dos jogos na loja usam o motor Unreal? Nem fazes ideia da diversidade de jogos e das ferramentas que existem.
          Também não fazes grande ideia como funciona a economia.
          Há imenso dinheiro em jogo na plataforma da Apple para quem desenvolve jogos, mais depressa a Epic vergaria à pressão de quem desenvolve jogos do que a Apple, já que há muita concorrência que não usa o Unreal.

  2. Avatar de Manelito
    Manelito

    Usem o GeForce now

  3. Avatar de Woot!
    Woot!

    Sinceramente não me parece. Quem usa um telemóvel não o usa para poder jogar o fortnite, o mais provável é a Epic perder jogadores não a apple perder utilizadores. Ainda para mais tendo em conta que quem fez asneira foi a Epic.

    Se a apple bloqueasse o Instagram/Whatsapp/Facebook no iPhone ai talvez houvesse uma migração generalizada de users mas com o fortnite não creio.

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      A resposta era para o @Filipe Rocha