Que jogos jogarão os nossos Políticos?

40 Comentários

Cada um de nós, à nossa maneira, gosta de jogar. Uns preferem jogos casuais, que existem em todos os smartphones e computadores, outros preferem jogos com mais engenho cerebral e depois há os que não dispensam a consola com todo o poder gráfico e de jogabilidade que roça o real.

Assim, nessa perspectiva, quais serão os jogos que os políticos, com a sua disponibilidade, jogam no seu dia a dia?

Vamos lá descobrir o que andam eles a jogar!

imagem_politicos_jogos00


 

Já vimos muitos apanhados dos senhores deputados e até ministros a fazer a sua partidinha de paciência e outros até a jogar umas copas… Mas será só isto?

Há uns dias surgiu uma notícia na Web que indicava que o Partido Comunista Chinês (PCC) havia lançado uma crítica aos políticos chineses, que pelo andar da carruagem, andavam a ficar viciados em videojogos, especialmente no Mahjong.

imagem_politicos_jogos11

No comunicado emitido pelo PCC é referido que “o fenómeno das elites comunistas irem para retiros rurais para se divertirem, jogar mahjong e póquer tem de acabar”. Este aviso surge associado à crescente onda de corrupção junto do poder político que poderá estar associada a estes eventos.

 

E os políticos portugueses, quais serão os jogos da sua preferências?

Fizemos aqui um exercício mental e colocámos cada personagem do nosso Governo enquadrada com o título do jogo que melhor lhe assenta.

 

Assunção Cristas

imagem_politicos_jogos01

Começámos por imaginar que a nossa Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, jogasse mais Farmville, Farming Simulator ou Trophy Bass. Todos estes títulos poderiam ser “a maqueta” que a nossa Ministra usaria para se distrair e recriar um pouco a sua actividade da vida real mas no plano gaming!

 

António Pires de Lima

imagem_politicos_jogos02

Agora imaginem como ganharia Portugal se António Pires de Lima, Ministro da Economia, perdesse umas horitas a jogar Capitalism ou Industry Giant. Estratégia financeira, decisões estruturais de influência macro-económica e jogadas audazes sem medo de qualquer resgate…

 

José Pedro Aguiar-Branco

imagem_politicos_jogos03

E as Forças Armadas? Não ficariam melhor servidas se tivéssemos um Ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco que fosse destemido e entrasse nuns combates online de Call of Duty ou Battlefield? Dar ali uns tirinhos, expulsar os inimigos do nosso mar e manter o espaço aéreo livre de penetras?

 

Paulo Macedo

imagem_politicos_jogos04

Quanto à saúde nem se fala… Paulo Macedo deveria jogar mais Theme Hospital, sem dúvida. Aí sim poderia pôr e dispôr das taxas moderadoras, fechar maternidades e abrir centros de saúde, despedir enfermeiros e contratar médicos à sua vontade. Tudo ao alcance de um botão.

 

Paula Teixeira da Cruz

imagem_politicos_jogos05

No jogo da vida real, a justiça está ao cargo da Ministra Paula Teixeira da Cruz a nossa Ministra da Justiça. O jogo que jogaria de certeza que seria Police Quest ou Case Closed: The Mirapolis Investigation. De certeza que nestes jogos o “Citius” funcionaria ou ela faria justiça pelas sua próprias mão!

 

Rui Machete

imagem_politicos_jogos06

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, seria um sortudo dada a abundância de títulos que o poderiam ajudar como o Civilization ou Age of Empires.

 

Maria Luís Albuquerque

imagem_politicos_jogos07

Claro que nada teria sentido se a nossa Ministra Maria Luís Albuquerque, Ministra de Estado e das Finanças, não entrasse no jogo. O seu tabuleiro da gestão passaria claramente pelo Monopólio ou então um Poker, onde a astúcia, o olhar de soslaio, manipulam as certezas e obrigam a apostar as fichas todas num orçamento rectificativo!

 

Nuno Crato

imagem_politicos_jogos08

Este Ministro, responsável pelas pastas da Educação e Ciência, Nuno Crato, sem dúvida que jogaria Math Blaster ou Chemistry Classes, tudo para permitir experiências (tira docentes, coloca docentes, fecha escola, abre escola)… um jogo viciante!

 

Há mais ministros e muitos títulos que podem jogar. Mas agora é a vossa vez!

Paulo Portas

imagem_politicos_jogos09

Paulo Portas, Vice-Primeiro-Ministro, que tem sempre uma palavra a dar aos portugueses. Que jogo poderia jogar este político no nosso Governo?

O último desta lista, mas não menos importante, bem pelo contrário, o Primeiro Ministro de Portugal.

Pedro Passos Coelho

imagem_politicos_jogos10

Também está em falta o jogo que o Primeiro Ministro de Portugal, eventualmente, jogará nos seus tempos mais livres. Gostará de um jogo com muita acção? Serão jogos de guerra ou prefere algo mais coloquial, mais calmo e sem muitos números para não complicar?

Fica agora à vossa consideração, queremos ver até onde vai a vossa imaginação e cultura “gaming”, além de conhecerem um pouco dos grandes dossiers destes dois políticos.

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José Cordeiro
    José Cordeiro

    Para os 2 finais Tropico 5 😛

  2. Avatar de JJ

    Paulo Portas – Jogaria “The Sims”… nada melhor do que passar o dia a falar com os amigos, cumprimentar os vizinhos, zangar-se com quem quiser e depois tentar fazer as pazes. Alias é isso que ele faz melhor no seu dia a dia e principalmente nas suas campanhas eleitorais.

    Passos Coelho – Talvez um “SimCity”… onde podia aumentar os impostos, ignorar a população, arruinar a industria… enfim, fazer um pouco de tudo daquilo que ele faz na vida real.

  3. Avatar de Samuel
    Samuel

    Para todos eles… jogo da forca, in real 🙂

    1. Avatar de lmx
      lmx

      nisso todos eles chegam ao ultimo nível, só com uma mão a jogar, e enquanto tomam pequeno almoço…os enforcados são os portugueses…

  4. Avatar de Ana Monteiro
    Ana Monteiro

    Parabéns pelo artigo, Paulo!
    Este é o tipo de artigos originais que a pplware deverá ter, contráriamente a alguns que vemos que são pagos para ser colocados.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Nenhum post é pago para ser colocado. Assumir ideias sobre terceiros como verdade é difamação e crime 🙂

      Cumps,

      1. Avatar de Antonio da Silva
        Antonio da Silva

        Acho que toda a gente percebeu o que a Ana Monteiro quis dizer… por vermos algumas reviews e artigos a agradecer a certas entidades/empresas por emprestarem os artigos em questão…

        1. Avatar de Luís Alves
          Luís Alves

          E depois é do típico português,
          se alguém teve uma ideia boa, ou consegue receber coisas com base no seu trabalho, então vamos odiá-lo porque eu tenho de pagar pelas coisas.

          Se não se gosta, não vejam as reviews (como foi dito acima), esperem pelos artigos de “interesse”.

  5. Avatar de João M.
    João M.

    O paços pode jogar virtual valerie (já que anda sempre com vontade de fazer o mesmo aos portugueses), o portas pode ficar pelo tropico ou o beach live…

    1. Avatar de JJ

      O “Beach Live” para o Portas é bom!!!

  6. Avatar de DSpinola
    DSpinola

    Muito bom.. excelente post 😀

  7. Avatar de MM
    MM

    Não está na lista, mas o António Costa deve jogar ao SimCity. Faz experiências, mete no pause e desaparece do jogo e em caso de alguma coisa correr mal, sai da cidade e diz que a culpa é do tempo. Reconstrói mas não corrige o que está mal.
    António Costa deve ser um expert no SimCity de certeza.

  8. Avatar de dajosova
    dajosova

    Ah, hoje já é sexta feira afinal….

  9. Avatar de Paulo Bastos

    Os nossos políticos devem jogar o Mafia II

    1. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Desde que n joguem no android, n terao problemas de lag

      1. Avatar de Balmer
        Balmer

        Meu caro, até num artigo que nada tem a haver com iOS/Android, consegues tu para aqui arrastar as tuas tangas de fanboy?

        Precisas mesmo de ir ao médico.

        1. Avatar de lmx
          lmx

          calma balmer…

          tu também foste posto andar da M$ lembras-te?

          Jogavas Halo??

        2. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Balmer arranje um emprego no android ja que vc e lento de cabeca

  10. Avatar de Marco B.
    Marco B.

    Paulo portas batalha naval, submarino ao fundo. O passos coelho e bom ministro mas vai perder para o pS por sermos um atraso de pAis e vai voltar a crise daQui a uns anos

    1. Avatar de A.G.
      A.G.

      Vai voltar a crise??? Mas já saímos dela??? Que feliz que tu és!!!

      1. Avatar de lmx
        lmx

        A crise acabou em 2011…

        depois da crise veio uma crise da valores, e destruição, o real afundanço…

        O colega não referiu qual crise é a que se refere…se a monetária dos mercados internacionais, se a que vivemos…

  11. Avatar de Paulo
    Paulo

    Para o Passos “AGARRA QUE É LADRÃO”
    e para o Portas “MAFIOSO IRREVOGÁVEL”
    não existem estes jogos ? mas é o que eles jogam connosco !

    1. Avatar de lmx
      lmx

      pois..
      no caso do passos, é mais o jogo do,

      “destruir países vendendo tudo o que de bom eles teem ao preço da uva mijona, e depois deitar a culpa aos outros…”

      ups parece que já me estiquei outra vez…

  12. Avatar de Bruno P.
    Bruno P.

    O Paulo Portas, joga Silent Hunter 5 onde poderá controlar um submarino que funcione.
    O Passos podia jogar Thief, um jogo em que se pode estar sempre a roubar de fininho.

  13. Avatar de Fábio lourenço
    Fábio lourenço

    O paulo portas sem duvidas é a batalha naval

  14. Avatar de BV
    BV

    Paradise café…
    (Oh Reinaldo, este aqui não quer pagar…”)

  15. Avatar de Rui Poças
    Rui Poças

    Para mim será para os dois qualquer versão do “Grand Theft Auto” uma vez que se trata de roubar, atropelar e matar se for preciso para um objetivo de pura autossatisfação.

  16. Avatar de naoliveira

    Por acaso ao meu filho eu proíbo-o de jogar durante uns dias quando se porta mal (que é como quem diz, faz asneiras)…

    1. Avatar de lmx
      lmx

      pois mas o portas e o passos jogam dia e noite..

  17. Avatar de Johnny
    Johnny

    Eu pensava que todos eles jogavam ao Monopoly..

  18. Avatar de Francisco Vidigueira
    Francisco Vidigueira

    estranho ver q n diz em lado nenhum q jogam/brincam com a vida de milhares de portugueses…

  19. Avatar de tuga
    tuga

    Cá para mim acho que é mais “ouri” com o dinheiro das contas públicas.
    😀

  20. Avatar de Paulo
    Paulo

    Tiro ao boneco e os bonecos=tugas lol

  21. Avatar de milagre
    milagre

    Muitas vezes jogam com as nossas vidas, e geralmente nós é que perdemos.

  22. Avatar de Pedro H.
    Pedro H.

    citação Theme Hospital: Warning Cheats are Running the Game!
    Eu acho que o Governo andou a jogar Syndicate Wars durante alguns anos…

  23. Avatar de Inês
    Inês

    Podiam era ter posto uma imagem do verdadeiro Theme Hospital e não aquela que deve ser dum desses joguetes modernos tipo Farmville dos hospitais…

    1. Avatar de Vítor M.

      Dá a cara com a careta 😛