Qual a consola de jogos ideal para si?

89 Comentários

São muitos os leitores que nos perguntam sobre as várias consolas disponíveis no mercado, sobre as suas características, os próximos jogos a serem lançados ou sobre os periféricos que as acompanham, mas a pergunta mais difícil e que recebemos mais frequentemente é: Qual a consola que devo comprar?

Hoje trazemos algo que certamente vai ajudar na decisão.

EscolherConsolaCapa

Antes de mais começamos por dizer que não é a nossa intenção dizer qual a melhor consola pois todas elas têm os seus pontos fortes e pontos fracos.

Vamos conhecer em geral a actual geração de consolas, quatro “estacionárias” e três portáteis: PlayStation 4, Xbox One, Wii U, PC, Nintendo 3DS, PlayStation Vita, e Smartphones/Tablets.

Sem ordem pré-definida, começamos pelas consolas “estacionárias”, ou seja, aquelas que tradicionalmente ocupam uma das divisórias da nossa casa.

 

PlayStation 4

EscolherConsolaPS401

A plataforma da Sony, PlayStation 4, é sem dúvida a consola mais popular desta geração e a que está na linha da frente, pelo menos ao nível das vendas.

Dentro desta máquina podemos encontrar um robusto processador de um único chip com 8 cores, 1.60 GHz x86-64 AMD “Jaguar” e uma gráfica AMD Radeon de 1.84 Teraflops. Isto tudo suportado por 8GB de RAM GDDR5 e 500GB de disco de dados, ou 1TB nas novas versões. A ligação wireless é suportada pelas normas 802.11 b/g/n e o comando DualShock 4 é suportado por uma ligação Bluetooth 2.1. Em suma, a Sony afirma que a performance da PS4 é 10x superior à da antiga geração, a PS3.

A PlayStation 4 é realmente uma excelente consola. Rápida, com um bonito design e com a filosofia de entregar ao jogador a melhor qualidade possível numa consola estacionária. Devemos também referir que, o preço é e sempre foi extremamente competitivo, continuando assim ainda a ser uma grande compra pelo preço.

 

De notar também, que a Sony tem dado um bom suporte à sua consola, lançando vários updates com novidades significativas. Estes updates acrescentam conteúdo, melhoram a estabilidade e também a rapidez do sistema. No entanto, nem tudo são rosas e a PS4 podia ser ainda melhor, se por exemplo, apresentasse mais conteúdo exclusivo, que é uma das queixas que se ouve.

Prós:
  • Boa Performance
  • PS Plus vale cada cêntimo
  • DualShock 4
  • Qualidade gráfica excelente
Contras:
  • Falta conteúdo exclusivo
  • Pouca diversidade de Apps

EscolherConsolaPS402

 

A quem se destina

Olhando para a PS4 e para o que ela oferece, é fácil afirmar que o público alvo, é quem gosta de jogar intensivamente e ver alguma TV. Enquanto outras consolas se focam em oferecer um sistema de entretenimento completo, a PS4 assume bem o seu principal propósito: satisfazer o verdadeiro e real jogador. A idade do público alvo estará entre os adolescentes e jovens adultos, mas na verdade cada vez mais pessoas na casa dos 30’s e 40’s começam a adoptar esta consola.

Comentários

89

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Super Nintendo

    1. Avatar de sheep
      sheep

      Eu tive todas as da sega:
      Master System
      Game Gear
      Mega Drive
      Sega Saturn
      Dreamcast

      (32x e MCD não contam)

      Deixaram de lançar consolas não comprei mais nenhuma… :p

      1. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        Bons tempos! 😉

  2. Avatar de david
    david

    – Nintendo 3DS
    – Playstation 2

    e a preferida…

    – Nintendo 64

    1. Avatar de Sérgio Pimenta
      Sérgio Pimenta

      PS2 é sem dúvida uma consola ideal.

      Primeiro de tudo: barata -> 50 euros no OLX
      Jogos de todos os tipos (+3800 jogos)
      A consola mais vendida de sempre (155 milhões)

      1. Avatar de Claudio
        Claudio

        Nada a ver com as consolas recentes… Eu podia andar com uma miuda de 30 anos ou com uma velha de 60. A miuda é nova e tem tudo no sitio.. mas a velha tem + 30 anos de experiencia… e é mais em conta xD

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    PC Master race e smartphone quando móvel.

    1. Avatar de Miguel Barbosa
      Miguel Barbosa

      +1 , tenho uma Wii, 3 PSP e tive mega drive, PSOne e ps3, mas nada se compara a um PC para jogar.

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Não percebi o porquê de classificarem um PC como consola…

    1. Avatar de Andreia de Almeida

      Um computador gaming é pensado para jogar, como o próprio nome indica. O que pretendemos mostrar são os diversos equipamentos que são ou podem ser usados para esta utilização (jogar). 🙂

      1. Avatar de KURT
        KURT

        Eu pensei em vir aqui mandar a piada e dizer PC, mas era só uma piada xD
        Mas tudo bem, aceita-se pelo contexto, o titulo é que não está justo, queixa-se o PC…

    2. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      E os Steam Boxes, parecem mais consolas que PCs

    3. Avatar de darkvoid
      darkvoid

      Para mim pensei logo em PC.
      É a “consola” que uso para jogar e para fazer outras coisas como trabalhar. Não trocava por nenhum outra consola tradicional.

  5. Avatar de PeFerreira98
    PeFerreira98

    Todas xD

  6. Avatar de Angelo Almeida
    Angelo Almeida

    Referem que, o facto de ter que pagar serviço para jogar online na XOne é um aspecto negativo. Então, para jogar online na PS4 também é preciso o Plus e no entanto, este fator é positivo.

    Eu tenho PS4, estou simplesmente a comentar um ponto com que não concordei 😉

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      A XBox é Microsoft. Enough said 😉

  7. Avatar de fakir
    fakir

    Sem margens para dúvidas, Xbox.Se houver margens, seguramente para o PC.

  8. Avatar de Claudio
    Claudio

    Não percebo bem a diferença do “Ps Plus vale cada centimo” para “a XOne “paga-se para jogar online”. Até porque de momento das duas, tenho a PS4. Para pessoas indecisas, eu ia mais para o que os amigos têm… até porque é bastante importante para socializar ou até mesmo para troca de jogos, para poupar algum… O que é certo é que eu com a PS4 não estou desiludido em nada e também tenho a PS Vita, mas aí sim só estou desliludido com o facto da sony ter desistido de apostar nela. Mas tendo em conta que tenho a subscrição do PS Plus, consigo ter alguns jogos de oferta para as duas consolas todos os meses. E apesar da PS Vita ter pouca diversidade, tem muitos jogos bons. Também já tive a 3DS mas por falta de tempo e com tanto jogo para jogar (20 para a PS4 e uns 15 para a PS Vita), acabei por dá-la a um familiar… O que é certo é que quem comprar, tem de ponderar muito bem, até porque se tiver ou fizer conta de adquirir mais que uma, deverá (na maioria dos casos) ter em conta o saldo para gastar em jogos ou conteúdo.. Tive a Xbox e a Xbox 360 e sinto falta do conteúdo que o Xbox Live tinha na 360. Tinha muitos jogos excelentes digitais, e acho que a loja da Playstation é pobre nesse sentido. Também tive uma ps3 super slim e acabei por dá-la também a um familiar.. O que é certo é que todas têm jogos muito bons mas é quase impossivel ter uma carteira que satisfaça várias plataformas ao mesmo tempo e talvez o tempo para se dedicar a vários jogos..

    Ahhh… E ainda tenho uma Sega Saturn que tá bem estimada e bomba nas horas \m/

    1. Avatar de rui
      rui

      Assim que a nintendo anunciar a NX daqui a uns meses na convenção que fazem todos os anos, vais ver como ou a sony aposta na vita ou vai lançar uma nova.

      1. Avatar de Claudio
        Claudio

        Deixa lá ver… Seja bom ou mau, vou continuar com a Vita. Podiam era apostar em remakes para a vita já que não apostam em jogos próprios. Isso na minha opinião era muito bom. Tipo Sillent Hill, Devil May Cry, ICO ou Shadow of Colossus. Acho que era uma aposta boa clássicos da PS2, tendo em conta que já há o GOF 1 e 2 e o MGS 2 e 3 ( e tenho estes remakes e acho-os bons). A unica coisa que acho que n gosto na vita é o streaming da PS4 para a Vita.. Acho-o muito lento

        1. Avatar de Claudio
          Claudio

          E já agora podiam ter mencionado como uma caracteristica para quem tem PS Vita e PS4 a reprodução remota… É um ponto a favor para quem tem as 2 plataformas, como eu.

          1. Avatar de Claudio
            Claudio

            aliás… Já vi que referiram o remote play xD

  9. Avatar de Bruno
    Bruno

    Nem sempre é só escrever e publicar, é preciso se conhecer o produto e saber o que se está a dizer.

    1. Avatar de Andreia de Almeida

      Cada um dos meus colegas escreveu sobre o que usa. Por isso, foi escrito com conhecimento de causa. 🙂

      Obrigada

      1. Avatar de Flávio Ferreira
        Flávio Ferreira

        Deve ter sido deve vocês ou é playstation ou iPhone não vem mais nada. Microsoft com vocês e só enterrar não percebo a vossa política, não tenho consolas não tenho Windows Phone e mesmo assim fico indignado com certas matérias e mesmo falta delas por vossa causa. Adoro o tecmundo por eles falam de tudo não só do que gostam mais.

        1. Avatar de Andreia de Almeida

          Não é que tenha de dizer algo, mas já agora… pessoalmente não tenho nem iPhone nem nunca tive uma Playstation. Daí que não entendo o “Microsoft com vocês e só enterrar não percebo a vossa política” 🙂

          1. Avatar de Zaark
            Zaark

            “PS Plus vale cada cêntimo” = positivo
            vs.
            “Necessária subscrição paga para jogar online [na XBox]” = negativo.

            Várias pessoas estão-se a questionar desta dicotomia, eu inclusive, e é esse o principal motivo da “discórdia” em relação à vossa “política”, como lhe chamaram. 😉

      2. Avatar de Bruno Tavares
        Bruno Tavares

        Não parece, senão vejamos:
        3DS – O 3D pode causar momentos de irritação se não tivermos a consola no ângulo certo
        Mentira, desde 2014 com a New3DS o 3D é chamado de Super Stable, a camara frontal ajusta o 3D para a posição em que estejamos automatica e constantemente.
        3DS- Ausência de um segundo analógico
        Mentira, mais uma vez a New 3DS traz segundo analógico integrado.

        Parece-me a mim que usam mas é versões desactualizadas das consolas =P

  10. Avatar de Ygor
    Ygor

    Actualmente no PC (nos prós deviam ter incluido a Plataforma Steam, praise Lord GabeN) e nas consolas Nintendo 3DS XL e WiiU. Futuramente acrescento uma PS4K ao arsenal.

  11. Avatar de toze
    toze

    XBOX ONE
    Contras:
    Necessária subscrição paga para jogar online

    A PS4 é exactamente a mesma coisa….tens que pagar para jogar online…

    1. Avatar de Thefura
      Thefura

      Pois, não percebi esse contra também.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Concordo com o contra! Visto que ambas as plataformas são pagas para jogar online ao contrario do PC que nnão necessita de uma subscrição paga!

        1. Avatar de Thefura
          Thefura

          Eu concordo com o que dizes, em relação ao PC é um contra. Mas o que referimos é que a subscrição paga só é um contra na xbox, só que na PS4 também se paga mas não consideram um contra.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      O mais engraçado é que o PS Plus vale cada cêntimo, quando são praticamente a mesma coisa!

    3. Avatar de Robert Soares
      Robert Soares

      Não esquecer que todos os meses a Microsoft oferece jogos potentes!

  12. Avatar de Joao
    Joao

    Não percebo uma coisa, na Xbox o contra é preciso pagar para jogar online na ps4 tambem, não percebo a logica…
    Eu sou Xone Fanboy

  13. Avatar de Mr.T
    Mr.T

    E alguma destas consolas (exceptuando o pc e smartphones/tablets) permite adaptar ou alterar o SO, ou hardware por forma a permitir a ligação de outros suportes com outros jogos (por ex. disco externo com algum tipo de jogos adaptados a correr na consola)?

    1. Avatar de Jaime
      Jaime

      As que aqui estão não sei .. Mas a ps3 com custom firmware faz isso ..
      Serve de emulador, de media center, de servidor, maquina de backup’s, permite varios HDD etc .. Também é possível correr varios SO’s p.ex

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Não, ainda não existem jailbreak’s se é isso que queres saber 😛

  14. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Também estou de acordo com o Cláudio disse no sentido de:
    “Ps Plus vale cada cêntimo” para “a XOne “paga-se para jogar online”.
    Nao faz muito sentido este tipo de apreciação…
    Tenho a One, decisão feita por estar em campanha, pois tinha a PS3, agora acho que tanto numa como outra deviam baixar o preços para jogar on-line…60 anual mais o custo que pagamos para ter net em casa…

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Pois, já começa a ser muita fruta pra um gajo ter algumas horas de diversão.
      Eu pessoalmente costumo jogar no pc. Tinha uma ps3 mas tava “pipipitxada”
      No pc pra além de não se pagar nada pra jogar online podemos comprar keys para jogos a 1/3 do valor que encontramos nas lojas físicas.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Ricardo, compro sempre gold no G2A, bem como cartões pré pagos. Neste momento o 12 meses de gold custam 39€, mas costuma estar mais barato. Uma das vantagens da xbox é que os códigos de gold não estão associados a um país, por isso podes comprar o mais barato que encontrares!

  15. Avatar de ze
    ze

    Não querendo soar mal ou de forma ofensiva mas ha alguns pontos que não posso deixar passar:

    – Jogos exclusivos não são de forma alguma um ponto positivo numa plataforma, pelo contrário!
    – Os preços dos jogos para as consolas (nomeadamente xbox e ps4) são por norma bastante elevados.
    – A resolução das consolas não é superior a 720p.
    – As consolas estão bloqueadas a 30 fps (e sim, o olho humano consegue diferenciar muito mais que isso).
    – Uma consola necessita de uma TV, o que acresce ao preço inicial. Um PC com características equivalentes a uma consola consegue montar-se por um preço menor.
    – Existe a idea de que o PC gaming é mais caro, no entanto eles também são construídos com base em especificações muito superiores (maior resolução, 60 FPS+ etc). Estão-se portanto a comparar produtos que proporcionam experiências diferentes.

    Acho boa a ideia de fazer a comparação entre as diversas plataformas mas acho que os pontos principais ficaram por apresentar. Não se trata de tentar demonstrar que existe alguma plataforma superior mas sim de provar que existem várias opções que se ajustam para diferentes tipos de pessoas.

    1. Avatar de Claudio
      Claudio

      Os jogos que compro são por norma usados… Ou espero uns meses para os comprar… Logo mais baratos. Mas isto é a minha opinião e a minha forma de gerir o meu dinheiro. Tenho por exemplo os 3 Uncharted que sairam para a PS4.. Aproveitei uma Promo da PS Store a 30€ até porque quando tive a PS3 não joguei em nenhum. Tenho muitos jogos mas jogo pouco. O unico que comprei novo foi o Fallout 4 no lançamento e é porque sou fã dos jogos da série. Não precisei de investir numa TV porque já a tinha e não precisei de 60fps até porque n sou exigente. Um amigo meu montou um PC há 2 anos por 1000€… Este ano trocou a placa gráfica (300€) por ter ficado obsoleta. Não sei como mas a minha PS4 tem a opção de escolher a resolução a 1080P (não sei se os jogos vêm optimizados para isso mas na caixa deles vem lá as resoluções que suporta e 1080P tá lá). mas isto é a minha opinião, livre, como a tua 🙂

    2. Avatar de King
      King

      – A resolução das consolas não é superior a 720p.
      – As consolas estão bloqueadas a 30 fps

      LOL WUT?

    3. Avatar de PeFerreira98
      PeFerreira98

      – A resolução das consolas podem ultrapassar as 720p aliás a maior parte dos jogos ja tem resolução acima disso.
      – Alem de que existe jogos até a 60 fps nas consolas. Overwatch é um exemplo, 60 fps constantes utilizando resolução dinamica.
      – Tal como precisas de uma TV na consola, precisas de um ecrã no PC.
      – Quando a PS4 foi lançada, não era possivel construir PC equivalente pelo mesmo preço. Hoje em dia sim, podes.

      Como tu dizes, não é certo comparar PC com consola. É a mesma coisa que comparar Linux com Windows ou OSX, depende de varios fatores…

    4. Avatar de Tiago
      Tiago

      As consolas correm alguns jogos a 1080p e 60fps.. A consola precisa de tv e o pc de monitor.. E o pc é mais caro porque com 350€ compras um processador e uma board.. E nao corres o division..

      1. Avatar de D!
        D!

        Fazes um computador mais barato, estas a escolher dos melhores componentes para gaming, AMD APU com caixa e fonte e disco mecanico fazes por 400€ e ainda corres os jogos melhores que uma consola.. Já analisaste o processador que estão dentro da XBONE E PS4?

        1. Avatar de PeFerreira98
          PeFerreira98

          E o SO do pc? Não conta? Ao que eu saiba ainda tens que alocar um certo espaço de disco, ram e cpu para o SO.

        2. Avatar de Tiago
          Tiago

          Com specs de 400€ corres jogos do ano 2007 em medium high.. por amor de deus.. eu tenho pc e até é bom e foi bem mais que 400€ e não corre com o nivel de grafismo e fluidez de uma consola.. tirem as palas.. 400€ corres mas não é jogável!

  16. Avatar de Eutech
    Eutech

    “Qual a consola de jogos ideal para si?”
    Praticamente nenhuma, raramente jogo e quando tal acontece deve ser uns 10 minutos de PC e fico logo aborrecido, é muito melhor desporto ar livre, ar puro :p, no meu caso BTT como simples amador da área , e não ficar em casa fechado horas sem fim a olhar para o PC, mas é apenas a minha opinião, respeito plenamente a opinião de cada um. 😉

    1. Avatar de Tiago Silva
      Tiago Silva

      Faço competição de BTT já há 10 anos e não é por isso que de vez em quando deixo de dar umas voltinhas no GT5 ou no project cars
      Cada coisa a seu lugar 😉

  17. Avatar de Jaime
    Jaime

    Nenhuma. Acabam todas como pisa papeis carotes.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Depende do ponto de vista. São mais caros os telemóveis (tendo em conta o que fazem).
      Com o € de uma ps4 não compras pc nenhum com características semelhantes. Vistas assim as coisas até são baratas.

      1. Avatar de rui
        rui

        Mentira. Ou melhor, meia verdade. Consegues montar um pc com esse dinheiro com características semelhantes, sim. Daí que andam rumores de evoluções por parte da sony. E daí que têm de dar um downgrade gráfico aos jogos de pc porque nenhum jogo de pc pode rolar com melhor grafismo que numa consola “right of the bat” (porque assim ninguém dá os 400 paus por uma). Olha o exemplo do The Division.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Com 350€ não montas um pc que corra o division, por exemplo, como uma ps4.
          Mas pronto, pra mim, e é apenas a minha opinião, o que pesa mais no orçamento são os jogos a 60€ +/-.
          Isso dos downgrades acredito mais em ports mal feitos.
          PC é sempre superior às consolas visto estar em constante evolução. Mesmo que os jogos não estejam mais optimizados conseguem-se melhores fps’s.
          O que gosto nas consolas é o ligar e jogar. Não há definiçoes gráficas e tretas 🙂

          1. Avatar de ze
            ze

            Claro que montas. Correr o division a 720p , <30 fps e graficos mais reduzidos não é dificil xD

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Mesmo assim 350€ é curto, terás que reduzir gráficos nos jogos recentes.
            Mesmo com limitações as consolas proporcionam uma boa experiência para o seu custo, o piormesmo são os preços dos jogos. Por isso é que só compro quando estão desbloqueadas. Pra me divertir um bocado.
            Agora jogar á séria isso é no pc 😛

          3. Avatar de lollipop
            lollipop

            Se fores comprar usado, até é possível

          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            Sim, se formos por aí talvez. Mas também podes comprar uma consola usada eheh

      2. Avatar de Jaime
        Jaime

        É o ponto de vista da minha experiência com consolas
        Game gear, Game boys varios, Mega drive, Sega Saturn, Dream cast, ps3 ….
        Neste momento, ou ao fim de seis meses, esta tudo a servir de pisa papeis xD

  18. Avatar de Pedro
    Pedro

    O Fifa 15 não está no “cardápio” da Wii U, apenas saiu para a Wii (versão legacy), apesar de ser possivel correr a versão wii graças à retrocompatibilidade da Wii U.

    Deviam ter feito referência à New 3DS, esta não tem tanto a desvantagem do ângulo certo do 3D, pois através dos acelerómetros consegue “endireitar” o 3D. E além disso há jogos exclusivos New 3DS e outros jogos cujo desempenho é bastante superior nesta última como é o caso do Hyrule Warriors Legends.

  19. Avatar de To Ma La Nuku
    To Ma La Nuku

    Xbox One.
    Nao entendo porque nao falaram do Kinect, uma mais valia da Xbox One e que a torna mais apelativa que os productos concorrentes. E para ja nao falar da plataforma online que apesar de ser paga (o que causa alguma insatisfacao a alguns gamers), sem duvida e mais segura mais estavel, e mais rapida, e claro que quem quer qualidade tem de pagar por ela.

  20. Avatar de +1
    +1

    Prefiro Sinclair

    1. Avatar de irlm
      irlm

      aquele ruido quando a cassete rolava.

      1. Avatar de Claudio
        Claudio

        Esse ruido quando eu era miudo era melhor que uma mulher e gemer… Agora já não posso dizer o mesmo 🙂

  21. Avatar de Filipe
    Filipe

    Ainda tenho o meu Spectrum 48K a funfar :p
    E de momento a aguardar a vinda consola Sinclair ZX Spectrum Vega Plus… ahh q saudosismo
    abraços a tds os viciados

  22. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    PS4 com PS Plus, acredito que por 50€ ano oferece muita coisa engraçada… 2 a 3 jogos por mês, mais os descontos exclusivos
    os motivos são simples
    Gran Turismo
    Embora jogue GTA Online, Fallout 4, Journey, The Crew … e mais um punhado deles.

  23. Avatar de fneves
    fneves

    Ninguém bate a velha megadrive sem saves… Os jogos duravam duravam… 😛

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Sonic 3 por exemplo já tinha saves pah 🙂

  24. Avatar de Neopunk
    Neopunk

    Tenho 6 ZXSpectrums, Xbox 360, Xbox One, PS4, PSP, N3DS e obviamente PC.

    Cada uma das máquinas tem as suas particularidades, por exemplo, podemos jogar ZXSpectrum com emulador no PC, Android e outras plataformas móveis, mas perdemos a singularidade do look&feel retrogamming, na consola podemos jogar aventuras point-and-click e FPS’s, mas perdemos a magia desses jogos no PC, também no PC podemos jogar Arcades e Casual games, mas perdemos a consistência, o fenómeno social de casual games jogados na sala, ou todos aqueles títulos que são reis nas Consolas.

    Quando entramos em comparações diretas de rivais dentro de um formato, eu por exemplo que tenho a Xbox One e PS4, existem coisas em ambas que são singulares e que adoro, gosto assim-assim e odeio!
    Por exemplo, o Interface da Xbox One é giro mas é péssimo na navegação, o Kinect é fenomenal mas os comandos com voz em EN podem metê-los num sitio que eu cá sei, os exclusivos Xbox são claramente um sinal + face à PS4, mas esta por seu turno tem um ecossistema de jogos que 10-0 à Xbox, não falo dos títulos mainstream, mas sim de developers independentes com exclusivos para a PS4, planos promocionais, descontos e ofertas muito melhores que o Xbox Gold, e até mesmo nas ofertas de jogos iguais a PS4 consegue melhores descontos.

    Há quem diga que ter as 2 consolas é um exagero, ora bem, ao fim de mais de 2 anos com as 2 consolas, tirando proveito de ofertas e descontos de uma e outra, as duas já estão mais que pagas!

  25. Avatar de Alguem
    Alguem

    Ter que pagar para jogar online é um contra na XBox One e na PS4 não? Tava na ideia que também é preciso subscrição na consola da Sony…

  26. Avatar de André T
    André T

    A escolha da consola depende principalmente do interesse pelos jogos exclusivos e de seguida, pela capacidade, potencialidade e caracteristicas.
    Tenho PS4 (alguns meses) e PC (desde o DOOM, anos 90), nunca houve nem parece que esteja para breve que alguma consola supere o PC.
    Brincadeira: As consolas são para os preguiçosos! Ou para quem tem pouca paciência! 😉

  27. Avatar de TiGaSPT
    TiGaSPT

    para mim so há uma e só uma… PC master race, nada se compara ao pc e vale bem o preço que pagamos pelas peças para termos aquela qualidade que so os pc’s dao 😉

    1. Avatar de rui
      rui

      O melhor do pc é que para além de jogar dá para fazer mais coisas. Com uma consola o que se pode fazer mais além de jogar (e ver filmes, que penso que também dá)? Aquecer os pés? 😀

  28. Avatar de Paulo Jorge
    Paulo Jorge

    Retropie 🙂

  29. Avatar de rui
    rui

    Quanto à parte do “pagar online para jogar” na ps4 valer cada cêntimo é mais porque os exclusivos da PS que já existem e os que vão sair, dão coça aos da XBOX em quase toda a sua história (com a excepção de alguns títulos, claro, por exemplo HALO). Mas sejamos sinceros: 400€ pela consola, jogos caríssimos, pagar pacote de internet e ainda pagar para poder jogar online? Isso é o que me afasta de PS e XBOX.
    Em termos de biblioteca de jogos, a 3DS deve ter uma das mais completas actualmente com ds, snes, gameboy, … (com adições de mais jogos dessas plataformas a cada pouco e claro, como “mais completa” não digo em termos de número de jogos que existem mas em termos de jogos de plataformas que podem ser jogadas numa só).
    Para a análise parece ter sido usada uma 3DS das antigas visto que o descrito nos contra são os problemas apontados na versão antiga e que na NEW já estão melhorados/corrigidos com o “3d super estável”, um segundo analógico (o C-stick), melhor hardware (mais poder de processamento, pelo menos. Não sei se ao nível gráfico também foi melhorado). E pode-se ligar a outros dispositivos e até fazer streaming, mas não no modelo comprado nas lojas. Existe um certo site que não vou mencionar aqui (perguntem ao tio google) que podemos enviar a nossa 3DS (ou pedir para fazer numa nova e levar o preço dessa nova no preço final), por mais uns € e metem-lhe um chip com entrada micro usb e passa a poder ser possível ligar a tvs ou ao pc por HDMI e por exemplo fazer streaming para o twitch ou usar a tv como ecrã. É lógico é que a garantia vai com os cucos nesse caso.

  30. Avatar de João
    João

    ZX Spectrum Vega +

    ahahahahahah :p

  31. Avatar de Marco
    Marco

    Que eu saiba tanto a PSN como a Xbox Live são subscrições pagas. Porque é que na xbox é um contra e na PS não? A xbox live vale mil vezes mais o dinheiro investido que a PSN. Melhores servidores, melhores ofertas, ui…

  32. Avatar de al
    al

    PC com monitor 144mhz , ja não uso consolas desde os tempos da megadrive 😀

  33. Avatar de FernandoRJ
    FernandoRJ

    Tive um Nintendinho e um Super Nintendo, e desde então só uso PC, que atende toda a minha necessidade. Sou saudosista e gosto muito dos jogos antigos e através dos emuladores posso jogá-los sem problemas: Atari, Nintendos, Mame, etc, e ainda os mais recentes como Fifa ou PES, Call of Duty, Medal of Honor, etc. Ou seja passeio por várias gerações de jogos, fora tudo o mais que um PC oferece.

  34. Avatar de José
    José

    Bem no meu caso mantenho a minha xbox original, 360 e One, Ps2, Ps3 e Ps4 além da PSP e PSVita, e ainda há por cá um Gameboy e uma DS. Para além do Pc e de um WindowsPhone, além de tablets com os três sistemas. Assim, acho que conheço um pouco como as coisas. Quanto às assinaturas, para jogar on-line, quer no Live que na PSN, têm vantagens e desvantagens, a maior das desvantagens é, pagar para se jogar algo que já pagamos para isso! Vantagens na xbox, temos bom serviço e alguns jogos de “assinatura” para a One, MAS, com uma enorme vantagem para quem tem também a 360, nesta consola, são mesmo nossos, ou seja, se terminar a assinatura, mantemos os jogos e podemos jogar sempre – fez a minha colecção de jogos digitais chegar ao simpático numero de 109 – fora outro tanto ou mais em formato físico! O que não acontece na ONE. A Interface da One, está agora um pouco confusa, tem poucas promoções, que valham a pena a oferta é menor, mas tem jogos fantásticos. Há também um espaço atribuído na nuvem acho que são perto de 500 mb, não estou certo neste momento, não uso. A original, nem vale a pena falar porque muitos dos servidores fecharam. apesar de ser uma grande consola e divertir muito. Kinect, tenho-o para ambas consolas, pouco ou nada servem a não ser em alguns jogos e, é uma lástina nunca terem sido adaptados para Português. PS2, todos a conhecem, conhece os mesmos problemas da x-box original com servidores fechados, mais nada a dizer, tem grandes jogos. PS3, uma consola, com on-line gratuito, apesar de também poder ser pago no qual ganhamos 10 gigas de espaço na nuvem, que, uma vez mais não uso, e a possibilidade de jogar oferecidos durante a assinatura, mas que tal como na Xbox ONE e PS4, perdemos o acesso caso esta expire. Apesar de tudo, já ofereceram alguns, com a colecção digital atingir um 80 jogos não sei quantos oferecidos mas foram bastantes e, outros tantos na pasta PSN. Na PS4, temos que pagar para jogar on-line, sofre dos mesmos defeitos do live, temos direito a jogos durante a duração da assinatura, que tal como na xbox é a mesma para todas as consolas, basta pagar para uma, que pela nossa conta temos acesso ao on-line em todas as consolas que tivermos, no meu caso 360/one, PS3/PS4/PSVita e PSP. Também já ofereceram definitivamente alguns jogos não muitos, uns 7 ou 8. O mesmo sucede para a PSVita, onde para além de jogos de “assinatura” oferecem por vezes um ou outro jogo, terei desses uns 10. A PSP, ainda dá cartas na diversão apesar de descontinuada, é uma excelente consola, mas não tem ofertas e podemos usa-la em conexão com a PS3, que também é possível com a PSVita. Na PS4, só podemos usar a PSVita. Esta função também é possível com a X-box quer a 360 quer a One, com um telefone Windows, grande vantagem, para quem os tem pois têm interface para Xbox, usando smartGlass que também dá para um tablet (Windows, android ou IOS), e a possibilidade de continuar a jogar no PC, que permite por exemplo usar como se fosse um GPS com automóveis ou espelho retrovisor, além de outras funções. Temos ainda as câmaras da PS, desde o eyetoy, passando pela da PS3, onde o move é rei, apesar de ter jogos em que não é preciso, à mais recente, a da PS4, que podemos usar instruções de voz e onde também, se usa o move em alguns jogos. Das Nitendo, também todos conhecem já são velhinhas, as está tudo a funcionar em pleno com jogos ainda hoje divertidos. O que vale a pena é neste dias de chuva ter um tempinho para gozar uma bela jogatana. Ao menos isso.

  35. Avatar de Rui
    Rui

    Boa noite amigos,
    Estava a pensar comprar uma consola e nada melhor que este artigo para ajudar a decidir.
    Estou inclinado pela PS4, mas tenho dúvidas se não estará para sair uma nova PlayStation brevemente, existe já alguns rumores.
    Ainda vale a pena comprar uma PS4, tendo em conta que daqui a uns tempos pode ser lançada uma nova?
    Obrigado

  36. Avatar de João
    João

    Psplus vale cada cêntimo? Só podem estar a gozar. Acabei de renovar a subscrição por mais um ano e só porque sou obrigado, os jogos que apresentam todos os meses raramente os acabo… Tenho ps4 mas nisso a xbox está muito à frente

  37. Avatar de Carpints
    Carpints

    Xbox One sem duvida,só o comando é uma maravilha.

  38. Avatar de Carlos
    Carlos

    Comecei no PC, andei pela PS2 e PS3 e agora voltei ao PC. Sinceramente prefiro o PC pela diversidade que ele nos apresenta a todos os níveis mas a verdade é que agora tudo vai mudar com esta abertura da Sony e Microsoft para se poder partilhar conteúdos e jogos e jogar contra todos. Acho que agora sim a comunidade gamer vai atingir o clímax.

  39. Avatar de Kaio Piola
    Kaio Piola

    Tenho uma Wii U e 3DS, não me arrependo de minha escolha, nada contra outras PlayStation e Xbox, gosto de todas e sempre que tenho oportunidade jogo também, escolhi a Nintendo pois gosto da empresa a anos, e sei que eles sempre surpreendem