Quake Live ganha suporte para Linux e Mac

15 Comentários

Foi em 2007 que a id Software teve a ideia de conceber o Quake Live, um First Person Shooter (FPS), que preserva o espírito do popular Quake III arena transportando-o para o seu browser. Passado um ano o projecto entrava numa fase privada de testes. Foi contudo em Fevereiro de 2009 que foi aberta uma versão beta a todos os utilizadores. Este título FPS dá agora um grande passo rumo a uma utilização mais universal.

Até agora o Quake Live apenas podia ser jogado na plataforma Windows, através da instalação de um plugin compatível apenas com o Mozilla Firefox e o Internet Explorer. Esta limitação está prestes a chegar ao fim, graças à tradicional política de suporte multi plataforma que a Id Software já nos habituou nos seus títulos.

O presidente da id Software Todd Hollenshead anunciou durante a conferência de imprensa da QuakeCon 2009 que brevemente iria estar disponível o suporte para Linux e Mac bem como algumas melhorias e correcções de falhas através de uma actualização à plataforma.

Como o advérbio “brevemente” pode ter um espectro temporal um pouco relativo, saiba que a versão a ser disponibilizada da plataforma, já está pronta e foi demonstrada a todos os felizardos que puderam se deslocar à Quakecon, podendo estes experimentar o jogo nestas duas plataformas, em máquinas disponíveis num expositor para o efeito.

Todos os “meros mortais”, como eu ou o leitor do Peopleware, terão que esperar para que na próxima semana mais concretamente terça feira dia 18, para testar este jogo no sistema operativo do pinguim e / ou da maçã. Baseado no clássico intemporal Quake 3 Arena, o Quake Live adiciona úteis melhorias ao nível da jogabilidade corrigindo bugs e melhorando o aspecto visual do título original.

Embora este suporte já estivesse desde o início anunciado, a Id Software confirma as expectativas e pretende ultrapassar agora novas barreiras. Ao alargar o Quake Live a uma nova base de utilizadores existentes demonstra aos outros produtores de jogos, como realmente se fazem jogos multi plataforma de qualidade. Softpedia

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de dc
    dc

    Ora aqui estão mais uns pontos para a concorrência.

    É mais um indicio para me mover 100% para Linux 🙂

  2. Avatar de XBUZZY
    XBUZZY

    se houve-sem mais jogos para linux tinha mais utilizadores..

    um dos grandes problemas e nao haver jogos :\

    CumpZ^^

    1. Avatar de Rui Oliveira

      Acho a tua afirmação muito redutora.

      Claro que existem jogos e de boa qualidade no seu geral. Alguns até já aqui apresentados no pplware. Aconselho-te uma pesquisa na nossa secção de jogos 😉 . Agora os jogos que tu queres é que podem não existir em Linux , mas se for esse o caso não podes generalizar.

      E mesmo nestes casos já podes correr muitos jogos no Wine.

      1. Avatar de xtugap
        xtugap

        correr os jogos com o wine não é a mesma coisa eu já experimentei e noto bastante a diferença
        o que eu gostava mesmo é que fizessem cs 1.6 e o cs source para Linux ai sim era um grande passo para a Linux

        1. Avatar de dc
          dc

          Realmente, se a Valve produzisse os seus jogos para a Plataforma Unix, a coisa seria bem diferente.

          Só em campeonatos oficiais e não só, eram menos uns milhares de coroas que se poupavam em máquinas com Windows. Embora normalmente os patrocínios cobrem as despesas, mas eram menos despesas…

          E depois era também um incentivo ás empresas como a Nvidea e a AMD para desenvolverem melhores Drivers para Unix.

          1. Avatar de xtugap
            xtugap

            nisto só vejo vantagens XD

          2. Avatar de Diogo Silva
            Diogo Silva

            A Valve já anunciou que pretende produzir o Left 4 Dead para linux.

            E a Nvidia e AMD muito têm contribuido com drivers para linux. Eu sempre que instalei linux nunca tive com problemas de gráficas dessas marcas.

          3. Avatar de EacHTimE
            EacHTimE

            A AMD bem precisa de incentivos para fazer melhores drivers para linux porque é simplesmente vergonhoso o que eu passei e passo com o meu portátil por causa dos drivers deles.

            Os drivers deles não suportam indirect rendering e para o novo ubuntu tive que passar a usar os open source criados pela comunidade que são fracos no 3D simplesmente porque largaram o suporte a placas directx < 10!

  3. Avatar de InforDeal

    cada vez melhor. Mais um passo em frente.

  4. Avatar de avlis rotiv
    avlis rotiv

    É parecido com o Unreal Tournament 2003..

    1. Avatar de LuLzzZ
      LuLzzZ

      Não. (ponto final)

    2. Avatar de Ricardo Fernandes
      Ricardo Fernandes

      Do mesmo estilo!

  5. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Off-Topic

    Novidades sobre o Zune HD começam a sair.

    Nvidia Tegra vem instalada no novo gadget:
    http://www.nvidia.com/object/zune_hd.html

    Preços e data de lançamento também aparecem:
    http://www.winajuda.ig.com.br/2009/08/12/precos-e-data-de-lancamento-do-zune-hd/

    Novo Webside apenas para o Zune HD:

    http://www.zune.net/en-us/mp3players/zunehd/default.htm

    Pelo que ecoa na net, este será o rival forte do ipod (mal posso esperar pra k saia cá!) XD

  6. Avatar de Emannxx
  7. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Este jogo é simplesmente espectacular aconselho a todos a exprimentar a pesar de ter 19 anos e ja nao ter paxora para jogos este ainda cai muito bem e faz lembrar velhos tempos muito fixe ja jogo desde a primeira verçao beta desta verção online e devo dizer esta muito bom 🙂