PS4 usada para planear os atentados de Paris

39 Comentários

A passada sexta-feira 13 vai ficar marcada na história do mundo! Em Paris, um grupo de vários terroristas matou mais de 127 pessoas e deixou mais de 300 feridas.

Segundo o Ministro dos Assuntos Internos da Bélgica, Jan Jambon, os terroristas podem ter usado a popular PlayStation 4 para comunicarem antes dos atentados em Paris.

forbes


As investigações relativas ao que aconteceu na passada sexta-feira em Paris continuam. Agora, segundo uma revelação de um Ministro Belga, os terroristas podem ter usado o sistema de comunicação da PS4 para combinarem todos os pormenores do atentado.

Segundo Jambon, a escolha da PS4 pelos agentes da ISIS pode ter-se devido ao facto das comunicações serem realmente seguras e todo o sistema de comunicação ser bastante fechado.

A PlayStation 4 é ainda mais difícil de “monitorizar” do que o WhatsApp.

ps4-console

Quando a nova geração de consolas foi lançada, surgiu de imediato a preocupação com a privacidade dos utilizadores, isto porque as câmaras podiam ser usadas para realizar espionagem.

Mike Thompson, director de segurança de informação de produtos e serviços da Linus Information Security Solutionm refere que a PS4 utiliza um sistema de ficheiros de proprietário e o disco rígido é cifrado, o que acaba por tornar os ataques ao sistema e trabalhos de investigação forense bastante mais difícil.

Assim, empresas como a Sony e outras tomaram algumas medidas e melhoraram as plataformas de comunicação, algo que pode levado os terroristas a escolherem a plataforma de comunicação da PS4.

ForbesText

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zaark
    Zaark

    O eterno balanço privacidade/segurança…

  2. Avatar de Ivan Cantarino
    Ivan Cantarino

    É meramente especulativo, mas mesmo assim é assustador.
    Lembro-me de à uns tempos ter ouvido que os terroristas ‘nacionais’ (infiltrados) nos EUA utilizavam o Call Of Duty para poderem utilizar livremente as expressões de ‘bomba’ e ‘presidente’, etc livremente, porque se tratava de um jogo de guerra e esses termos, mesmo que as comunicações no jogo fossem escutadas, passariam despercebidas.
    Nunca podemos esquecer que ao zelar pela nossa privacidade, também a estamos a dar a quem a quer usar de má fé.
    Enfim.. paus de dois bicos.

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      facas de dois legumes …

      1. Avatar de Martins
        Martins

        faca de dois gumes* xD

        1. Avatar de LM
          LM

          A cerveja no topo do bolo…

        2. Avatar de Sergio J
          Sergio J

          Não conheces a piada?

        3. Avatar de Ivan Cantarino
          Ivan Cantarino

          É mais o Jaime Pacheco

  3. Avatar de Realista
    Realista

    Aqueles que procuram segurança em troca de liberdade vão acabar por não obter nenhuma das duas…

    1. Avatar de NT
      NT

      Aqueles que abdicam da liberdade em nome da segurança não merecem as duas… Mais uma pedido da NSA para a sony. ‘Se querem vender cá têm que meter um backdoor na vossa consola para termos acesso remoto.’

      E já agora… 1 dia morreram +/- 130 Pessoas em França e quase todo o mundo ‘chorou’ a morte dessas pessoas… Em dois dias o dobro morreu na Síria vitimas de bombardeamentos franceses e americanos e ainda dizem “bem feita?” afinal não é só os extremistas que levam à letra ‘olho por olho, dente por dente’

      1. Avatar de APereira
        APereira

        Não achas que estás a comparar o incomparável…

        Se um dos teus familiares morrer irás sentir e chorar da mesma forma que se for um desconhecido?

      2. Avatar de Rafael
        Rafael

        Concordo NT, ninguém procura saber que o presidente francês (é um dos que) está por detrás dos bombardeamentos à Síria… Ou mesmo que o ataque a França possa ser um embuste…

  4. Avatar de Captain Lol
    Captain Lol

    Já passaram a pente fino o tráfego proveniente de computadores e dispositivos móveis, portanto, claro que só pode ser a PSN! E se não foi lá, foi no dropbox! E se não foi no dropbox foi por telégrafo.

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      No dia que a Dropbox for segura vou ali ja venho

  5. Avatar de Pagante
    Pagante

    Boa SONY, keep the good work !!!

    1. Avatar de Pedro Araújo
      Pedro Araújo

      Epá esses malandros da Sony !! E que dizer da Nike ou da Adidas que os calçaram? Ou que se dizer dos malandros da Seat que construiu o carro onde eles andaram ? Ou dos malandros da fita adesiva da Tesa da qual usaram para juntar os fios da bomba. Esses malandros todos junto com a Sony deviam ser presos. (Ironia se não perceberam)

  6. Avatar de Tiago Cardoso
    Tiago Cardoso

    E eles ainda não descobriram o prontonmail haha

  7. Avatar de me ande me
    me ande me

    como diz a noticia, pode ter sido usada….
    entre o perder e o ser vai uma grande distancia.
    seja como for estas noticias so alimentam mitos e criam medos desnecessários…
    eles tiveram de comunicar de alguma forma.. quem sabe se eles nao usaram pombos correio? ou cartas escritas? ou sinais de fumo?
    acho que o importante é serem mais preventivos. até pq um dos autores dos ataques ja tinha sido condenado por terrorismo…

  8. Avatar de NewJ
    NewJ

    Mas não usaram a PS3.. a 4 é muito melhor

  9. Avatar de tiago
    tiago

    E ainda dizem que eles não são inteligentes…

    1. Avatar de okapi
      okapi

      ” eles não são inteligentes “…
      onde ouviste isso? Andas muito distraído ou então andas fora do assunto

      1. Avatar de NewJ
        NewJ

        Eles são muito inteligentes obviamente.. Excepto aquela parte de se fazerem expodir.

      2. Avatar de NewJ
        NewJ

        Eles são muito inteligentes obviamente.. Excepto aquela parte de se fazerem expodir.

  10. Avatar de neapo
    neapo

    Pics or didn’t happened.
    Estou cansado desta especulação toda de que os terroristas usam pombos correio e devemos colocar em todos um gps ligado a uma central no governo. Só propaganda e provas 0.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Será que não quereria escrever “Pics or didn’t HAPPEN” ?
      Querem parecer superiores escrevendo expressões em inglês e depois é só calinadas…

      1. Avatar de Francisco Franco
        Francisco Franco

        +1

  11. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    A Sony no seu melhor!
    Depois de inventarem os rootkits, é de esperar tudo desta empresa.

  12. Avatar de motard
    motard

    Então vocês todos não queriam privacidade?…

    1. Avatar de NT
      NT

      E prefiro continuar a ter privacidade… Quantos ataques terroristas já foram travados devido à NSA e suas comparsas na cyber espionagem? Pois dizem que são parados, porém não fornecem dados sobre quais/quantos por ser matéria de ‘segurança nacional’… Depois matam gente inocente como se fosse um jogo de computador e se um Sr. Manning revela essas barbaridades foi um ‘dano colateral’, já não é terrorismo porque realmente uma máquina fotográfica tem mesmo aspeto de uma AK47… E o Sr. Bradley Edward Manning é preso, porque é terrorista, traidor etc etc etc…

  13. Avatar de Mário
    Mário

    Por curiosidade, se é assim tão segura, como é que descobriram?

    1. Avatar de André Alves
      André Alves

      Por ser tão segura PENSASSE que seja a PS4, mas pode não ser, até pode ter sido por cartas. Ninguém sabe!!

  14. Avatar de CodeGlitch
    CodeGlitch

    ao que parece tem circulado noticias destas, no entanto ao que também parece, é falso:
    http://www.theverge.com/2015/11/16/9745216/playstation-4-paris-attacks-reporting-error

  15. Avatar de A.
    A.

    Não é por haver privacidade no ps4 se é que há, ou outro dispositivo, que vai ser o problema para a segurança é uma completa falsa questão, e já há por aí quem tenha percebido isso, no dia em que tudo o que fosse tecnologia fosse espiado, ainda tínhamos era pior…
    Se não comunicaram e planearam de alguma forma vão por outra, (a Imaginação é o limite) olhem o exemplo americano aprendeu a espiar tudo e todos depois do 11 de Setembro, evitou mesmo todos os ataques, ah partir daí…? se os americanos por espiaram tudo soubessem o que ia acontecer, não tinha avisado a França…?

  16. Avatar de luis verdasca
    luis verdasca

    não sabia que os dirigentes israelitas e sauditas usavam a rede da sony para planear o que quer que seja, tendo em conta os buracos de segurança daquilo.
    já que estamos na área da invenção (99% destas noticias são lixo para os papalvos comerem e os pseudo-jornalistas terem alguma coisa para fazer em vez de trabalhar), podemos também dizer q a xbox seria uma melhor opção porque, como iria derreter a meio da utilização, nunca seria possivel obter provas de algo mais do que o cheiro dos componentes torrados.

    se, em vez deste, lixo, a comunicação social fizesse as perguntas certas, estavamos bem melhor.
    exemplos:
    qual o papel da arábia saudita e israel no planeamento e financiamento?
    qual o papel de dos estados unidos (que têm dado apoio, treino e financiamento)?
    a venda de mais de mil milhões de dolars em armamento americano à arábia saudita, anunciada hoje, pela comunicação social, vai ser só para abrir buracos na areia para encontrar petróleo ou vai ser para continuar a dizimar o yemen, siria, iraque e outros?

    1. Avatar de NT
      NT

      Naaaa os Estados Unidos não querem petróleo nem vender armamento… Querem é a guerra ao terrorismo e que todas as ditaduras sejam chamadas de democracias… E levar a liberdade a todo o mundo, mesmo que essa liberdade seja de forma a que tudo o que tu fazes possa ser alvo de espionagem… quer dizer ‘quem não deve não teme’.

  17. Avatar de kirokun
    kirokun

    Espero que partilhem muito esta noticia que quero que o preço desca para os 250. E nunca mais lancam a slim