Programadores estão a angariar dinheiro para ajudar a Ucrânia

20 Comentários

O mundo está unido e empenhado em dar apoio à Ucrânia, em tantas frentes quanto possível. Se há já serviços a afastar-se da Rússia, agora, sabe-se que programadores de jogos estão a angariar dinheiro para ajudar o povo ucraniano.

Além disso, estão a unir-se para ajudar outros criadores a abandonar o país.

Programadores de jogos angariam doações para a Ucrânia

No final de fevereiro, a Ucrânia foi invadida por tropas russas e, desde então, os combates intensificaram-se. De acordo com o Independent Kyiv, quase uma semana após o início da guerra, centenas de milhares de ucranianos estão a abandonar o país como refugiados e, segundo a CNN, foram já registadas centenas de mortes.

Apesar do cenário aterrorizador, a Ucrânia não baixa os braços, e o mundo também não. Aliás, as correntes de apoio não param de aumentar e, em Portugal, por exemplo, todos conseguem ajudar, independentemente de onde vivam.

A invasão que espoletou este conflito aconteceu no dia 24 de fevereiro e, desde logo, os programadores de jogos apelaram ao apoio da indústria, orientando as pessoas para uma angariação de fundos para o exército ucraniano e para esforços de ajuda humanitária.

Desde essa altura, já foram conhecidas várias iniciativas. O criador do jogo Cyberpunk 2077, CD Projekt Red, baseado na Polónia, já doou mais de 235.000 dólares à Polska Akcja Humanitarna, uma organização polaca que ajuda refugiados e está a dar apoio a pessoas na Ucrânia. Além desta, também as polacas Techland e 11 Bit Studios estão a recolher e enviar doações. Esta última iniciou uma iniciativa que angariou mais de 715.000 dólares.

Por sua vez, o criador do jogo Destiny 2, Bungie, está a doar as receitas da sua campanha Game2Give, por forma a apoiar as vítimas da guerra.

Além destes, no Discord, surgem outros que, de forma independente, estão a ajudar os programadores de jogos ucranianos a abandonar o país, bem como nas recolhas fronteiriças, apoios financeiros e habitação.

Poderíamos todos usar alguma ajuda para, pelo menos, tentar parar a guerra verbalmente. A informação é distorcida, mas os programadores utilizam a Internet diariamente nas suas vidas. Ter acesso a muitas fontes revela a verdade. Ajude-nos a espalhar o fio da meada de que não há solução na guerra.

Vamos criar um mundo real tão equilibrado e agradável como tendemos a criar as nossas experiências em virtual. Ajuda-nos. Isto é algo de que se orgulhará depois de ultrapassarmos isto.

Disse ‘Alex’, um programador ucraniano que lidera um estúdio de 12 pessoas, ao Polygon, ressalvando que a indústria pode ajudar, apelando à paz.

 

Leia também:

Telegram sem bloqueio na Ucrânia e Rússia, mas pedem cuidado na partilha de informações

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JoeTux
    JoeTux

    Isso é completamente falso. Eu, por exemplo, dou apoio à Rússia. Estou completamente farto dos nazis da União Europeia e USA. Os USA então têm de ser destruídos sem mais delongas. Desde 1776 invadiram 70 países e provocaram mais de 200 milhões de mortos. Ainda por cima controlam a comunicação social de quase todo o mundo, sendo que até mesmo aqui, em Portugal, somos silenciados, e não apenas os órgãos de comunicação social como em sites de opinião, redes sociais, etc.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Quem é que falou dos EUA…?

    2. Avatar de xuToeJ
      xuToeJ

      Mete tabaco nisso.

    3. Avatar de Samuel
      Samuel

      Uma coisa é não apoioar os USA mas dar apoio à Russia?

    4. Avatar de Miguel
      Miguel

      Os Russos perderam a razão quando começaram a usar essa dos Nazis..
      Até aí compreendia a situação da expansão da NATO e a situação histórica do território da Ucrânia

    5. Avatar de MM
      MM

      Abster-se perante este assunto, ou até decidir apoiar este ato bárbaro da Rússia, como parece ser o caso, apenas com o pretexto de não concordar com as atitudes do EUA e da UE, é um completo absurdo. Não precisamos de apoiar um ato criminoso por não concordar com outro. Opiniões como essa, de facto, não fazem falta no mundo. Lamento o que quer que lhe tenha acontecido na vida que tenha moldado a sua personalidade de forma a que consiga sequer conceber pensar dessa forma.

      1. Avatar de paocomsalada
        paocomsalada

        o problema é que todos cometem atos barbaros, uns mais falados que outros, outros nem sequer são referidos. estando neutro vejo os dois lados da moeda e a hipocrisia, quem está a frente da EU são os Americanos. quando foi o caso huawei, queriam que o mundo todo(salvo seja, NATO) deixassem de usar equipamentos huawei.. os unicos que podem controlar matar, causar danos são de facto os americanos e Europeus, de resto mais ninguém pode tocar.
        aqui não há nenhum problema, só o facto de que o resto que acontece não ser na europa e ninguém estar minimamente preocupado, sendo estes problemas causados pelas politicas europeias e americanas.

        1. Avatar de MM
          MM

          Estamos de acordo que os EUA já tiveram e continuam a ter atitudes condenáveis em que usam a sua posição dominante para levar a avante as suas intenções. Agora comparar isso com invadir e bombardear um país independente, soberano, democrático, apenas com o pretexto de não aceitar aqueles que possam vir a ser os seu aliados? Continua-se a comparar coisas que não se deviam comparar, ainda que ambas estejam erradas. Devemos condenar ambas, mas não desvalorizar uma pensando na outra, pois estão em patamares completamente distintos. Um país ser bombardeado por querer escolher os seus parceiros/aliados é algo incompreensível em qualquer plano ideológico que se preze. O meu vizinho vem bombardear a minha casa porque não gosta dos meus amigos? É uma espécie de bullying com bombas, misseis, balas, etc. Só uma mente muito perturbada poderá encontrar uma ponta de sentido nisso. Não acho que esse seja o seu caso, mas claramente está a colocar o mesmo peso em situações verdadeiramente distintas.

          1. Avatar de paocomsalada
            paocomsalada

            e os bombardiamentos feitos pelos eua foram porque? as bombas atomicas do Iraq onde andam? quantos civis foram mortos?
            especie de bullying.. bombas, misseis balas, drones os EUA fizeram e fazem muita merda. e os novos amigos seriam os EUA porque em Portugal nunca gostaram de Ucranianos e pessoal de leste.
            continua-se a comparar o imcomparavel verdade, porque o unico ponto valido é por ser territorio Europeu, o Terrorismo economico que se continua a fazer nos paises da America Latina é abismal e ninguem se atreve a falar disso. os verdadeiros terroristas são os EUA, mas não levam sanções por tais feitos, mas é imcomparavel… A Russia queria por bombas nucleares na colombia e em cuba, qual foi a reação dos EUA na altura? quantas bombas nucleares dos EUA existem na Europa? imcomparavel, obrigado.

      2. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        iluminado racista apoiar os brancos da Ucrania brancos esta-se bem mas se forem negros ninguem quer saber:

        https://njtodaynet.wordpress.com/2022/02/28/america-condemns-russian-invasion-as-us-warplanes-bomb-targets-in-somalia/

        1. Avatar de Test User
          Test User

          Racismo existe na Russia e Ucrania,
          https://en.wikipedia.org/wiki/Racism_in_Russia

          Perdeste noção da realidade. Citas um link em que diz
          In coordination with the Federal Government of Somalia, U.S. Africa Command conducted an airstrike against al-Shabaab terrorists after they attacked partner forces in a remote location near Duduble, Somalia, February 22

          Qualquer morte de civis é reprovavel. Invasão não vai provocar morte de civis?

        2. Avatar de paocomsalada
          paocomsalada

          va, cala-te lá, SOMALIA não faz parte da NATO nem é na EUROPA e direitos humanos lá não existe, o bombardiamento por lá e a morte de civis é por isso VÁLIDO.

    6. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      +1 Tens toda a razao

      1. Avatar de Test User
        Test User

        JoeTux e jorgeg
        Vão para Russia já que estão fartos da Democracia

    7. Avatar de Test User
      Test User

      Estes apoiantes de ditadores perderam noção da realidade.

      Estonia 1917
      Latvia 1918
      Lithuania 1918
      Poland 1918
      Belarus 1918
      Ukraine 1918
      Georgia 1920
      Azerbaijan 1920
      Armenia 1920
      Moldova 1918
      Central Asia 1918
      Mongolia 1921
      Georgia 1924
      Estonia 1924
      Afghanistan 1929
      Japan 1938
      Poland 1939
      Finland 1939
      Estonia 1940
      Latvia 1940
      Lithuania 1940
      Romania 1940
      Iran 1942
      Ukraine and Belarus 1944
      Bulgaria 1944
      Hungary 1944
      Yugoslavia 1944
      Albania 1944
      Poland 1944
      The Baltic States 1944
      Germany 1944
      Tuva 1944
      Japan 1945
      China 1945
      Korea 1950
      East Germany 1953
      Hungary 1956
      Vietnam 1960
      Czechoslovakia 1968
      China 1969
      Israel 1969
      Ethiopia 1974
      Angola 1975
      Afghanistan 1979
      Georgia 1989
      Baltic States 1990
      Georgia 1991
      Azerbaijan 1991
      Moldova 1992
      Tajikistan 1992
      Northern Caucasus 1992
      Georgia 2008
      Ukraine 2014
      Syria 2015
      Ukraine 2022

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Prepara-te que vais ter uma lista de países atacados pelos EUA desde 1770 ou assim

        1. Avatar de Test User
          Test User

          Faz uma lista dos 5 do conselho segurança na ONU.
          Não queiras discutir historia da russia ainda tem mais que se envergonhar.

      2. Avatar de paocomsalada
        paocomsalada

        Ditadura, quero a lista dos EUA e OTAN e EU.
        HIROSHIMA
        NAGASAKI
        VIETNAM
        só precisas de 3, e não levaram sanções!

        IRAQUE
        AFGANISTÃO
        ditadura total!

        Não quiseste receber Refugiados das guerras, a EUROPA rejeitou os Refugiados. Foram OBRIGADOS a receber.
        Ditadura ou hipocrisia?

        1. Avatar de Test User
          Test User

          Queres falar do Brasil e conflictos que estiveram envolvidos.
          Tambem tiveram ditadura. Tambem vais defender ditadura no Brasil

    8. Avatar de Luis Garcia
      Luis Garcia

      Vê-lá se esta noticia diz bem dos russos. Estão a portar-se como os nazis que tanto condenam.
      https://zap.aeiou.pt/russia-exercito-mortes-ucrania-465078