Pokémon GO: A bateria do seu smartphone sofre

52 Comentários

Por mais que tentem arranjar justificações para dizer que o Pokémon GO é um flop, a verdade é que o conceito do jogo é simplesmente genial. Primeiro por obrigar os utilizadores a saírem de casa e a movimentarem-se e depois porque usa a realidade aumentada!

Mas nem tudo são boas notícias! O Pokémon GO é um autêntico inimigo da bateria do seu smartphone.

pokemon-go-bateria


O Pokémon GO é o jogo do momento e no mundo digital não se fala de outra coisa. A ideia do jogo é brilhante e este até já tem mais utilizadores activos que o Snapchat ou até o WhatsApp… além de que até já foi considerado mais popular que a pornografia, segundo o YouPorn.

O mais impressionante é que os utilizadores já passam mais tempo no jogo do que no Facebook. No Pokémon GO, a média por dia é de 33 minutos e 25 segundos enquanto no Facebook é 22 minutos e oito segundos.

pokemon-go-bateria_2

Mas o Pokémon GO gasta muita bateria?

Como sabemos o Pokémon GO faz uso do GPS, GPU, processador, câmara e interface rádio 3G/4G. Além disso, o jogo obriga a que o utilizador tenha uma boa luminosidade no ecrã… tudo o que não ajuda a garantir uma boa autonomia.

Para perceber se o Pokémon GO gasta muita bateria, a equipa do canal CNET fez um conjunto de testes com um iPhone 6S. A cada 30 minutos de utilização o equipamento era carregado até 100%.

Aqui ficam os resultados:

  • Pokemon Go = 15% da bateria da bateria gasta após jogar 30 minutos
  • Facebook = 5% da bateria gasta após 30 minutos
  • Spotify (reprodução offline) = ~0% após 30 minutos
  • Pokemon Go e Spotify junto = 17% da bateria gasta após jogar 30 minutos

Tendo em conta os resultados apresentados, facilmente se conclui que o Pokémon GO é um grande inimigo da bateria. De acordo com a informação, em termos de consumo de dados, o Pokémon GO consumiu em 30 minutos uma média de 10MB.

A Niantic confirmou estar consciente do consumo excessivo da bateria e disse estar já a trabalhar numa solução para este problema.

O Pokémon Go está cada vez mais perto de chegar a Portugal de forma oficial. Ontem e hoje, o jogo já foi disponibilizado em dois países europeus, nomeadamente, Alemanha e Reino Unido.

Leia todas as notícias sobre o Pokémon Go.

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sr. X
    Sr. X

    Cuidado! ligar o smartphone gasta bateria.

    1. Avatar de AM
      AM

      Pois, e mais ainda.
      Carregar a bateria do telemóvel, gasta corrente no café…

  2. Avatar de PMS
    PMS

    O smartphone que toda a gente vai querer comprar para jogar pokemon go:
    http://www.gearbest.com/cell-phones/pp_204428.html?wid=11

    10Amperes!!!!!!!!! SIIIIIIIII !!!!!!

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      ahah! Muito bom!!

    2. Avatar de onz
      onz

      e depois updates ou patches para corrigir bugs nem vê-los

    3. Avatar de Alfredo Costa
      Alfredo Costa

      Isso até deve de dar encosto a um carro. xD

    4. Avatar de RenatoNismo
      RenatoNismo

      tem sempre o Redmi 3S, 3 PRO ou Note 3 PRO, sempre com anos de updates e 4000mah de bateria. o mais equilibrado e 6x mais barato que iphone 6s com os seus mAH minúsculos..

  3. Avatar de dferreira
    dferreira

    Se quiserem poupar um bocado mais de bateria, ou simplesmente querem levar o telemóvel no bolso enquanto continuam a contar a distância, podem experimentar a app que criei baseada no modo de poupança de bateria do jogo: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.dferreira.gopika

    1. Avatar de M3mn0t
      M3mn0t

      Não desvalorizando o seu trabalho, mas a opção do jogo battery saver faz é precisamente o que a tua apk faz.

      Cumprimentos

      1. Avatar de dferreira
        dferreira

        Quase. A do jogo não usa o sensor de proximidade nem desabilita os toques no ecrã, portanto ao meter o telemovel no bolso pode haver toques indesejados e é um ecrã preto com marca de água. Além disso minha também tem a opção de manter o ecrã ligado e terá novas funcionalidades no futuro.

      2. Avatar de Sérgio E.
        Sérgio E.

        Nem de perto, nem de longe. A opção de manter a aplicação ligada quando está no bolso mas com ecrã negro é extremamente útil para chocar os ovos. Muito útil, obrigado ao programador.

  4. Avatar de Carlos Gabriel Lopes
    Carlos Gabriel Lopes

    Gasto a bateria do 5s numa hora com o 4G ligado…

    1. Avatar de darkvoid
      darkvoid

      O meu velhinho S4 com uso muito intensivo, brilho no máximo, jogos pesados, 4G etc dura 3 horas!

      1. Avatar de Carlos Gabriel Lopes
        Carlos Gabriel Lopes

        Também tenho aqui um s4, mas como não tenho cartão sim para lhe por tem de ficar aqui encostado…

  5. Avatar de naoliveira
    naoliveira

    Agora fico a aguardar um estudo em que analisam o notepad vs um jogo de última geração para ver qual deles gasta mais.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Muito bom!

  6. Avatar de Sergio
    Sergio

    Nestes casos dá jeito ter bateria removível 🙂

  7. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    meninos, o meu Samsung s3 LTE carregava-o quase 3 vezes a jogar Ingress durante as ferias, em modo intensivo basicamente sempre ou quase sempre a jogar. (Powerbank 8000mHa).
    Sim não é bom para o telefone, mas é uma grande prova de fogo para os equipamento.
    Ainda hoje o telefone funciona sem problemas. Aos 2 anos teve de levar uma bateria pois ficou inchada.(Normal, muito durou ela ;P )
    Telefone cumpre perfeitamente o que lhe era pedido.
    Só fica a ser mais complicado para telefone que não dão para remover a bateria.

  8. Avatar de Antonino
    Antonino

    este pokemon para o bigbrother

  9. Avatar de Leo Silva
    Leo Silva

    Apesar da fraca recepcao de gps, o meu umi super aguenta bem um dia a apanhar pokemons

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      tens sorte. O meu UMI Super está praticamente inutilizável!! O ecran reage constantemente como se estivesse um fantasma a mexer no ecran! lol. O que vale fiz refund e recebi quase o que paguei por ele, sem ter de o devolver.

      1. Avatar de João
        João

        Oh Vitor, Antão? ahahah

        1. Avatar de Vitor
          Vitor

          “Antão” digo eu!! que fiquei com um telemovel avariado!! Como é João?! Vamos á pesca no Domingo de manhã? ahah

  10. Avatar de darkvoid
    darkvoid

    Tentei ir ao google play e sacar o pokemon go e diz-me que não está disponivel para o meu pais! alguém sabe poquê?
    (Estou em portugal)

    1. Avatar de DóiDói
      DóiDói

      Sim, isso acontece porque não está disponível para o teu país.

      1. Avatar de Jerry Torres
        Jerry Torres

        Em vez de dizeres parvoíces podias era ajudar!

        darkvoid, tens que sacar o APK na net com um computador, e por cabo passas esse ficheiro apk para o teu android, e no android instalas o ficheiro!

        Se escreveres : pokemon go apk, deverás encontrar com facilidade

        1. Avatar de darkvoid
          darkvoid

          Já consegui, obrigado pela dica!

    2. Avatar de Ana
      Ana

      Leste a notícia?

    3. Avatar de Nikas
      Nikas

      É verdade, ainda não esta disponivel oficialmente para o nosso país. Mas se fizeres uma pesquisa no google, consegues descarregar a app!

    4. Avatar de Pedro
      Pedro

      é parte da Estratégia de marketing da Nintendo. Para poderes Instalar o jogo tens de encontrar um um “Pokestop”, tipo geocatching. Estes locais são alterados ao longo dos dias.

      Em portugal há poucos mas se fores a Australia Nova zelandia EUA, Alemanha e UK virtualmente podes fazer o download em qq esquina!

    5. Avatar de André
      André

      O jogo não está lançado no nosso mercado. Se registares uma conta do Gmail como estando na Inglaterra, já consegues jogar. A forma de jogares, é obteres a apk, pelo menos da versão 1.0.1, de uma fonte confiável, instalares e podes jogar.

      Na baixa de Lisboa existem pokestops: Estação do Rossio, na entrada do Chiado, em frente à Brasileira está um charmander, a torre de belém dá 5 pokébolas de borla a cada dia e permite comprar as super poções, na parte sul da doca de pedroços existe um pokémon muito raro: Dratini.
      Só encontrei foi um ginásio: um banco alemão na Rua Castilho. (Não é preciso lá ir dentro, basta estar no passeio antes da esquina.) Mas, como não subi níveis, não pude receber dados sobre os outros.

  11. Avatar de cra2sh
    cra2sh

    Para poupar bastante energia com o S6 (S6 porque é o que tenho)
    Instalem o Game Tuner da Samsung,
    Manualmente adicionem o Pokemon Go App aos jogos,
    Reduzir qualidade de jogo para apenas 25% (mínimo),
    Desliguem o 4G, utilizem apenas 3G,
    Usem também o battery saver do próprio jogo e o resto das dicas,

    Com estas alterações principalmente a qualidade do jogo devem poupar muito mais.

    1. Avatar de Francisco Guerra
      Francisco Guerra

      sabes substituto para o Game Tuner para quem nao tem Samsung? Isso pede para instalar um serviço qualquer que nao consigo encontrar na net

  12. Avatar de Le Tuga
    Le Tuga

    E quanto ao armazenamento? Já vi que pelo menos o APK ocupa 59 megas no dispositivo, mas no dia em que fizerem uma versão mais leve depois mudo de ideias…

    1. Avatar de André
      André

      E tens de usar o google maps.
      Aí é que ele gasta muito tráfego.
      Só o experimentei durante 1 horita ao passear por Lisboa. Gastou-me quase 50% da bateria, apanhei 15 pokemons diferentes e fui cuscar um ginásio.
      Quando fizerem uma versão que não necessite de ligações à net a não ser para trocar e lutar com outros jogadores, então vou usá-la. Enquanto obrigar a ter ligação permanente, não obrigado.

  13. Avatar de Freitas
    Freitas

    Ligar o o modo poupança da bateria do jogo, quando se vira ao contrário o ecrã escurece, baixar os mapas para o telemóvel, que já ajuda também, menos dados, e ajuda na bateria.

  14. Avatar de Samuel
    Samuel

    Ainda não vi aqui no pplware falarem bem deste jogo…

    1. Avatar de Tiago Agostinho
      Tiago Agostinho

      Está no primeiro parágrafo do artigo…

      “Por mais que tentem arranjar justificações para dizer que o Pokémon GO é um flop, a verdade é que o conceito do jogo é simplesmente genial”

      Leste o artigo?

  15. Avatar de Ghost
    Ghost

    É um bocado ridículo estar a comprar o Pokémon Go com o Facebook ou Spotify… Qualquer que seja o jogo vai sempre consumir mais bateria… Se querem fazer comparações façam com outros jogos mais jogados atualmente ou assim… É o mesmo que comparar a velocidade de um barco a motor com um barco a remos… Não faz sentido…

    1. Avatar de RubenS
      RubenS

      Tens toda a razão. São as comparações à pplware lol.

  16. Avatar de int3
    int3

    Conceito do pokémon go? desculpem, conceito do INGRESS.
    Esquecem-se de onde é que este tipo de jogo vem. INGRESS.

      1. Avatar de int3
        int3

        confia em mim ! 😀

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Confirmo : )

    1. Avatar de Ricardo Pontes
      Ricardo Pontes

      This!
      Aliás, todos os PokeStops são portais no ingress. Mas nem todos os portais são PokeStops no pokémon go.

      Na altura quando o ingress saiu, cheguei a mandar mails para a niantic para adicionar portais em certos sítios da minha cidade (eles tinham um mail próprio para isso), e agora são PokeStops

  17. Avatar de rjSampaio
    rjSampaio

    Quem têm root, é instalar o setcpu ou similar, e limitar o clock. o meu zenphone quadcore 2ghz, durante o jogo limite a 2 cores e apenas 800mhz, juntamente com o brilho no mínimo, dura praticamente o dobro

  18. Avatar de Fabio Leal
    Fabio Leal

    Caros/as amigos,

    Venho pedir-vos o vosso contributo; a minha namorada está a terminar uma Tese em Gestão, e eu ficaria muito agradecido se pudessem dispensar 4 minutos do vosso tempo para responder a um questionário, que é muito importante para a análise de resultados. É anónimo e confidencial:

    http://goo.gl/forms/pKmQnqrZvk145mWT2

    É muito importante, porque se trata de uma investigação científica de bastante interesse para ela, e quanto mais feedback tiver, melhor!

    Muito obrigado pessoal!

  19. Avatar de Bruno
    Bruno

    A sério? Então é o Ingress? Esse sim é o original!

  20. Avatar de João
    João

    ja tenho o pokemon go pela playstore mas quando saio diz me que o gps nao funciona e tenho os dados moveis ligados (4g). alguem pode ajudar ?

  21. Avatar de japaloko
    japaloko

    Só capturar o pikachu e usar pra carregar o smart…..kkkkkkkk