O Ubuntu já não domina no campo dos jogos, segundo os dados mais recentes da Steam

11 Comentários

Se normalmente associamos os jogos da Steam à plataforma do Windows, a verdade é que este serviço está aberto a muitas mais plataformas onde pode ser usado. Claro que é apoiado pelos principais sistemas, onde os dados mais recentes são muito curiosos.

Se até agora o domínio no campo do Linux era o Ubuntu, o jogo mudou e há um novo sistema a dominar. Esta é uma área totalmente diferente e até muito competitiva, que está com novos valores e com novas ofertas nestas áreas.

Steam Ubuntu Linux Arch jogos

A Steam é já uma das plataformas de jogos mais usadas e que serve um elevado número de utilizadores, com diferentes sistemas presentes e passíveis de serem usados. Com esta oferta variada, os seus dados servem já de referência para os sistemas e para os utilizadores.

Os dados de maio estão presentes e mostram uma nova realidade no Linux e nas distribuições que estão a ser usadas na Steam. O domínio absoluto era do Ubuntu até agora, mas tudo terá mudado com a chegada de maio deste ano.

Steam Ubuntu Linux Arch jogos

Segundo a Steam, o novo líder das distribuições Linux é o Arch Linux, que reclama para si uma quota de mercado importante e significativa. Em segundo lugar, temos o eterno sistema da Canonical, que está agora na versão 20.04 LTS.

Este cenário vem numa altura que a participação do Linux na Steam acabou por cair ligeiramente. Este sistema tinha no mês passado uma quota de 1,12%, que mostraram uma recuperação face ao mês anterior, que estava nos 1,14%.

Steam Ubuntu Linux Arch jogos

Há muito que se sabe que o Linux não é um sistema de jogos a 100%, mas esta mudança é ainda mais interessante. O Ubuntu sempre foi visto como um sistema mais apelativo, fruto da sua simplicidade e usabilidade. Esse paradigma parece estar a mudar e agora são outras distribuições a ganhar espaço e visibilidade.

Para além destes valores da Steam para Linux, existem muitas mais métricas que demonstram que esta é uma plataforma muito usada. A variedade de utilizadores torna-a ainda mais interessante, conseguindo assim cativar interesse de quase todos os sistemas que existem e podem ser explorados ali.

Partilhar:
Tags:

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Castro
    Rui Castro

    O Steamdeck vem com Arch e parece ser um sucesso. Por isso a mudança.

  2. Avatar de Stanley
    Stanley

    As vezes eu penso que o problema com o Ubuntu é seu nome, Ubuntu.

    1. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      Não sabes que Ubuntu significa “Para humanos”

    2. Avatar de tiago lins
      tiago lins

      O maior problema da Canonical foi ignorar o mundo “desktop” e focar apenas nos clientes corporativos. Ela abandonou sua própria origem para tentar concorrer com a Red Hat e seus produtos, mas nunca conseguiu chegar perto. Agora é um pouco tarde, já que toda a merda está feita.

      1. Avatar de Miguel Porto
        Miguel Porto

        Whaaaaaat???
        Mas que grande tiro ao lado, hehehe 🙂
        Graças ao Ubuntu que o mundo open-source evoluiu e se aproximou dos humanos, literalmente UBUNTU!

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Poderia ser qualquer outra distro a fazer isso se o Ubuntu não existisse, o nome em si não tem significado algum para falantes d’outras línguas. É só um nome genérico mesmo que haja um significado por trás.

        2. Avatar de jorge
          jorge

          Não, desde que o ubuntu desistiu de criar um ecossistema que nunca mais foi o mesmo, e tem vindo a piorar cada nano que passa sendo que nos últimos quatro anos a qualidade para consumidores finais tem estado em claro declínio. Deixou de ser a distro que puxava o mundo do open source para a frente e passou a ser aquela que vai tentar apanhar as outras. hoje em dia se compararmos o ubuntu com outras distros como por exemplo o Fedora, o ubuntu não é tão estável, não tem tanta performance, usa projetos mais antigos e não adota standards adotados por outras distros. O snaps é um exemplo, é muito bom para servers mas para clientes desktop simplesmente não funciona como deveria funcionar, resultado o ubuntu está a cair a olhos vistos, no passado foi a melhor, sem duvida, mas hoje em dia, tal como todos os heróis, está a ficar para trás e outros estão a ocupar o seu lugar.

  3. Avatar de João Duarte
    João Duarte

    Na realidade o Ubuntu continua a ser o mais usado. A questão é que existe pessoas a fazer a migração da versão 20.04 para a 22.04.

    A soma das 2 versões quase chega aos 20%.

    1. Avatar de Luiz
      Luiz

      Neste caso deveríamos somar o Manjaro ao Arch, concordas? Teríamos quase 25%…

      1. Avatar de paulo g.
        paulo g.

        Concordo com o João. Quem fez o artigo não fez as contas. Na tua opinião, neste caso, ao Ubuntu 20.04 e 22.04 devias juntar também o Linux Mint.

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Agora somes com os 45% de outras distros…