Nomeados para Independent Games Festival 2011, divulgados!

24 Comentários

Foram divulgados os nomes dos jogos nomeados para as diferentes categorias do Independent Games Festival 2011, a decorrer no próximo dia 2 de Março, em San Francisco. O evento, que já vai na décima edição, foi criado para consagrar os melhores títulos produzidos por entidades independentes e de certa forma apoiar e incentivar essa mesma indústria, e conta com prémios que já se podem considerar bastante aliciantes. Este ano a qualidade dos jogos a concurso é elevada e promete discussão, havendo no entanto alguns títulos em maior destaque.

Vamos conhecer um pouco melhor os nomeados?

Se há um jogo que não será surpresa para ninguém que apareça como forte candidato à vitória dos 20.000 dólares do Seumas McNally Grand Prize, é Minecraft. O jogo que se encontra a votos na eleição do Jogo Pplware do Ano para PC, é assim um dos mais fortes candidatos a vencedor nesta edição dos 2011 Indie Games Awards.

De qualquer forma não será o único titulo a concurso e também outros jogos como por exemplo, Amnesia: The Dark Descent, Desktop Dungeons, Nidhogg, and SpyParty podem aspirar ao Prémio maior.

Tanto Minecraft, como Amnesia são os jogos mais vezes nomeados para diversas categorias dos Prémios IGF, com 3 nomeações cada (Minecraft para o Seumas McNally Grand Prize, Technical Excellence, e Excellence in Design, e o jogo Amnesia nomeado para Seumas McNally Grand Prize, Technical Excellence, e Excellence in Audio).

Mas vamos analisar a lista completa de nomeados:

Seumas McNally Grand Prize:

  • Amnesia: The Dark Descent (Frictional Games)
  • SpyParty (Chris Hecker)
  • Desktop Dungeons (QCF Design)
  • Minecraft (Mojang)
  • Nidhogg (Messhof)

Menções Honrosas (mas não nomeados): Neptune’s Pride (Iron Helmet Games); Super Crate Box (Vlambeer); Recettear: An Item Shop’s Tale (Carpe Fulgur); Bit.Trip Runner (Gaijin Games); Retro City Rampage (Vblank Entertainment).

Excellence In Visual Art:

  • Bastion (Supergiant Games)
  • The Dream Machine (Cockroach)
  • Cave Story (2010 Edition) (Nicalis)
  • Bit.Trip Runner (Gaijin Games)
  • Hohokum (Honeyslug & Richard Hogg)

Menções Honrosas (mas não nomeados): Retro City Rampage (Vblank Entertainment); Cobalt (Oxeye Game Studio); Faraway (Steph Thirion); Helsing’s Fire (Ratloop); Flotilla (Blendo Games).


Technical Excellence:

  • Minecraft (Mojang)
  • Confetti Carnival (SpikySnail Games)
  • Amnesia: The Dark Descent (Frictional Games)
  • Neverdaunt:8Bit (Robot Loves Kitty)
  • Miegakure (Marc Ten Bosch)

Menções Honrosas (mas não nomeados): Cobalt (Oxeye Game Studio); Achron (Hazardous Software); Hazard: The Journey Of Life (Demruth); Overgrowth (Wolfire Games); Swimming Under Clouds (Piece Of Pie Studios)

Excellence In Design:

  • Desktop Dungeons (QCF Design)
  • Super Crate Box (Vlambeer)
  • Nidhogg (Messhof)
  • Faraway (Steph Thirion)
  • Minecraft (Mojang)

Menções Honrosas (mas não nomeados): Helsing’s Fire (Ratloop); Recettear: An Item Shop’s Tale (Carpe Fulgur); Flotilla (Blendo Games); Bo (Mahdi Bahrami); Brutally Unfair Tactics Totally OK Now [B.U.T.T.O.N.] (Copenhagen Game Collective)


Excellence In Audio:

  • Bastion (Supergiant Games)
  • Retro City Rampage (Vblank Entertainment)
  • Amnesia: The Dark Descent (Frictional Games)
  • Bit.Trip Beat (Gaijin Games)
  • Cobalt (Oxeye Game Studio)

Menções Honrosas (mas não nomeados): Bit.Trip Runner (Gaijin Games); Cave Story (2010 Edition) (Nicalis); Jamestown (Final Form Games); NightSky (Nicalis); Planck (Shadegrown Games)

Best Mobile Game:

  • Shot Shot Shoot (Erik Svedang)
  • Colorbind (Nonverbal)
  • Helsing’s Fire (Ratloop)
  • Solipskier (Mikengreg)
  • Halcyon (Stfj)

Menções Honrosas (mas não nomeados): Flick Kick Football (PikPok); Shibuya (Nevercenter); Spirits (Spaces Of Play); Tentacles (Press Play); Trainyard (Matt Rix)

Outra faceta importante do 2011 Independent Games Festival, é o Nuovo Award, no valor de 5.000 dólares e cujo objectivo é de “honor abstract, shortform, and unconventional game development which advances the medium and the way we think about games“, e cujos finalistas são:

Alguém quer fazer apostas?

Homepage: Independent Games Festival

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ecchin
    Ecchin

    Minecraft, Minecraft, Minecraft!

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Tão bom que me dá cabo dos estudos.

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Tu que dás cabo dos teus estudos, tens de aprender a ver quais as tuas prioridades .

  2. Avatar de STP
    STP

    Minecraft 😀

    Ainda ontem falei nele aqui:

    https://pplware.sitedev.pt/jogos/novidades-ces-2011-microsoft-%E2%80%93-jogos/comment-page-1/#comment-377523

    Acho que tanto ele como o Amnesia, entre outros dos candidatos, ja mereciam um post dedicado 😀

    Quem quiser jogar comigo e com os meu amigos, num server privado, é só dizer!

    Neste momento somos 4 pessoas a tentar construir uma pequena cidade com estradas , casas, etc.

    Ajuda é sempre bem-vinda!

    1. Avatar de AndréD.
      AndréD.

      Eu quero…

      Explica-me lá como entro nisso…

      CUmps
      AndéD.

      1. Avatar de STP
        STP

        Já te respondi a PM 😉

    2. Avatar de Rr
      Rr

      Mas qual é o objectivo desse jogo?

      1. Avatar de STP
        STP

        Vê uns vídeos no youtube sobre minecraft e ficas rapidamente a ver o que podes fazer e sobre o que é o jogo!

    3. Avatar de Marco Magalhães
      Marco Magalhães

      Já agora: vocês jogam no modo survival? Ou é mais um “free time”?

      Eu apenas joguei single player (survival) devido a ainda não ter comprado o jogo, mas assim que puder trato logo disso, aliás, primeiro tenho que “aprender” a mexer no paypal pois nunca fui muito adepto de compras online. Seja como for, o jogo está uma maravilha e não é aconselhado a quem tenha outras actividades. 😛
      Tenho que admitir que jogar com moderação neste jogo é difícil, mas talvez seja tipo efeito “surpresa”.

      1. Avatar de STP
        STP

        Jogamos modo Survival. Tens monstros a noite como no Single Player, etc, é igual.

        Imagina a diversão que tens a jogar sozinho, agora multiplicar por teres companhia e pessoas para partilhas os teus feitos e descobertas 😀

        Eu já a uma semana que o jogo, praticamente todos os dias e ainda não me farei 😀

        Não sei se sabes mas os mundos são todos random e infinitos! Por isso há sempre o que fazer, principalmente online com os amigos.

        1. Avatar de AndréD.
          AndréD.

          BOas…

          Será que me podes explicar como posso jogar com voces?

          Cumps
          AndréD.

          1. Avatar de Marco Magalhães
            Marco Magalhães

            E agora como jogo com vocês? :p

        2. Avatar de Marco Magalhães
          Marco Magalhães

          Pois, já tive a oportunidade de reparar que os mapas são sempre diferentes. Só não sabia que eram infinitos, por assim dizer, ainda não explorei muito (quer dizer, não pela superfície xD). É que há sempre tendência para perdermos o rasto do nosso abrigo (e eu meti uma torre bem alta em cima da minha casa para ser bem visível ao longe :P) e há ainda a questão do anoitecer, os raios dos zombies são bombistas suicidas. 😀

          Sinto-me com 10 anos outra vez. 😛

          Bem, assim que tratar de o comprar, junto-me a vocês. 🙂

          1. Avatar de STP
            STP

            Sim, todos os mundos são totalmente randon!

            O Notch, o criador do jogo, desenvolveu um algoritmo que faz com que cada mapa seja infinito, porque o jogo não o cria logo todo! A medida que o jogador vai avançando no mapa ele vai sendo generado.

            É por isso que um mapa que não tenhas avançando muito, nem para norte, sul, este ou oste, tem a volta de 3mb ou 4mb, mas há relatos no fóruns de pessoas com mapas de 4gb :O

            É só para teres uma noção do quão complexo o mapa pode se tornar.

            Sim, assim que o fizeres, junta-te a nos 😀

  3. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    Se me puderes mandar o ip do server pra jogar ficaria muito contente em entrar na vossa comunidade MineCraft

  4. Avatar de João Campos
    João Campos

    Engraçado, joguei (experimentei) Minecraft nos seus primórdios, havia meia dúzia de pessoas nos servers. Não estava nada a espera que crescesse assim.

    1. Avatar de STP
      STP

      O minecraft “explodiu” desde do lançamento da versão beta!

      Agora esta mesmo muito melhor!

  5. Avatar de ze
    ze

    Primeiro clip tem som do Inception. O meu coração até aumentou o ritmo

  6. Avatar de vitor
    vitor

    o minecraft sera o vencedor apesar de preferir o Amnesia: The Dark Descent.

    1. Avatar de vitor
      vitor

      ja agora onde esta o resultado para o Jogo Pplware do Ano 2010 – PC?

  7. Avatar de AndréD.
    AndréD.

    Boas…

    Se explicasses como uma gajo entre no servidor é que era… (No teu)

    Nao conhecia o jogo, mas pelo que vi adorei….

    Cumps
    AndréD.

    1. Avatar de JC
      JC

      Amigo tenta moderar os teus comments, pois pelo menos metade dos presentes já percebeu que te queres juntar a eles no jogo. Spam assim só causa má impressão tua e aversão à tua companhia.

      Nao tens que agradecer.

  8. Avatar de s-k
    s-k

    Não conhecia o Minecraft. A primeira coisa que me lembrei, foi do AssaultCube, que usa o Cube engine. http://cubeengine.com/

    Eu sei que são jogos de “género” diferente. O AssaultCube é um FPS.
    Mas são muito semelhantes na construção dos “mapas”. (acho o Cube Engine melhor)

    E constatei numa pequena pesquisa no Google, que não fui só eu que reparei nas semelhanças.

    http://www.minecraftforum.net/viewtopic.php?t=42602

    Será que alguém vai fazer um jogo open-source do mesmo género? Uma coisa é certa. Não vai precisar de reinventar a roda. Se usar o Cube engine 90% do jogo já está feito 😛

  9. Avatar de João Campos
    João Campos

    Acabaram de anunciar que foram feitos mais de um milhão de registos premium (Ou seja, 1 milhão x 14,95$). OMFG, tanto dinheiro, para uns “coitados” d’uns devs indie.