Morreu Masayuki Uemura, criador das consolas Nintendo NES e SNES

5 Comentários

Já ouviu falar em Masayuki Uemura? No segmento dos videojogos, há nomes de consolas que são conhecidas à escala mundial. Nintendo NES e SNES são exemplos desse populismo, mas as notícias não são as melhores.

Masayuki Uemura, o criador das consolas Nintendo NES e SNES faleceu com 78 anos no passado dia 6 de dezembro.

Morreu Masayuki Uemura, criador das consolas Nintendo NES e SNES


Masayuki Uemura também colaborou nos  jogos Mario Bros e Donkey Kong

O nome Masayuki Uemura talvez não seja conhecido por muitos. No entanto, este engenheiro japonês, foi o responsável pela criação das primeiras consolas da Nintendo.

Uemura morreu com 78 anos no passado dia 6 de dezembro e a ele se deve muito as consolas NES (Nintendo Entertainment System) e SNES (Super Nintendo Entertainment System).

O anúncio da morte foi feito pelo Centro de Desenvolvimento de Jogos da Universidade Ritsumeikan, no Japão, onde Uemura tinha sido professor (ver aqui).

Morreu Masayuki Uemura, criador das consolas Nintendo NES e SNES

Uemura começou a trabalhar na Nintendo em 1972 e foi ele que teve a ideia da Famicom, que posteriormente veio a ficar conhecida como NES. Foi ele que iniciou o desenvolvimento da consola em 1981 após o pedido de Hiroshi Yamauchi, o presidente da empresa.

A Super Nintendo, ou SNES, foi lançada no Japão em 1990. Segundo valores recentes, foram vendidas mais de 50 milhões de unidades em todo o mundo.

Falar em Uemura é falar também os clássicos jogos Mario Bros e Donkey Kong, onde o engenheiro também colaborou.

Quem tem uma consola destas?

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JR
    JR

    May his soul rest in peace!!

  2. Avatar de FreakOnALeash
    FreakOnALeash

    Nunca tive uma NES ou uma SNES mas tive uma knockoff da Famicon e deu para jogar alguns dos clássicos das era 8 bits como Super Mario Bros , Contra, Dig Dug, Battle City, Bomberman entre outros. RIP Masayuki Uemura.

  3. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    Ainda tenho uma famicom, dos anos 90, que funciona, com 27 jogos, um deles é o Donkey Kong. A SNES sempre quis mas, era muito cara. Acabei por passar para a Mega Drive…

  4. Avatar de jimmypt
    jimmypt

    Um génio!Que descanse em Paz.

  5. Avatar de Jeremias Zacarias
    Jeremias Zacarias

    Descanse em paz e que as suas obras vivam para sempre