Microprose renasce das cinzas 20 anos depois

20 Comentários

Eis uma notícia que traz velhas e muito boas recordações. Lembram-se da Microprose?

Pois, bem! A velhinha companhia de desenvolvimento de jogos do século passado, vai voltar a lançar títulos no seu nome.


MicroProse regressa às lides!

Quem nasceu no século passado e cresceu a jogar em Spectruns, Commodores e nos primeiros PC conhece de certeza a Microprose.

Trata-se de uma companhia americana de desenvolvimento de videojogos que trouxe ao mundo alguns dos melhores e mais viciantes títulos (na altura) e que marcaram várias de gerações de jogadores, como também criou fasquias para os jogos que surgiram daí para a frente.

A Microprose foi criada em 1982 e nos perto de 20 anos de trabalho a solo, lançou alguns dos melhores jogos que já joguei (e muitos jogadores da altura também, certamente). Isto até 1999, quando a companhia se fundiu com a Hasbro e começou o seu processo de desaparecimento de cena.

No entanto, ainda teve tempo de lançar alguns jogos como B17 Flying Fortress ou Grand Prix 4 em 2002. Por volta desse ano, a Infogrames adquiriu a Hasbro e a Microprose deixou de existir como marca própria e consequentemente, deixou de desenvolver e publicar jogos no seu nome… até agora!

No entanto, é uma daquelas marcas que fica para sempre marcada nas memórias de quem jogou os seus inúmeros jogos. Estamos a falar da empresa que lançou jogos como Silent Service (1985), Transport Tycoon (1995), F-15 Strike Eagle (1985), F-19 Stealth Fighter (1987), Airborne Ranger (1988), Railroad Tycoon (1990), Civilization (1991), Fields of Glory (1993), Master of Orion II (1996), 7th Legion (1997), European Air War (1998), Star Trek: Birth of the Federation (1999), B-17 Flying Fortress (2000), Gunship! (2000) ou Grand Prix 4 (2002) entre muitos outros.

Agora, 18 anos após o seu desaparecimento, a Microprose regressa!

E este seu regresso só é possível graças a David Lagettie, um veterano nestas andanças dos videojogos e que é agora o CEO da companhia.

Lagettie é um antigo membro da equipa de desenvolvimento da Bohemia Interactive (Operation Flashpoint: Resistance ou Carrier Command: Gaea Mission) e trata-se de um fã acérrimo de jogos de simulação.

Essa sua paixão e o facto de ter visto a companhia ser levada de arrasto por inúmeras más decisões das empresas que a adquiriram ao longo do tempo, levou-o a tomar as rédeas da Microprose para tentar voltar a revestir a companhia da glória e valor que já teve no passado.

Não será fácil, claro está, mas Lagettie tem alguns trunfos na manga. E o principal é Bill Stealey que, com Sid Meier (que dispensa apresentações), fundou a Microprose em 1982. Assim sendo, Bill Stealey com mais de 70 anos, encontra-se a funcionar como consultor na nova Microprose.

Outro trunfo de Lagettie são os 3 jogos novos que foram anunciados, e mais de 20 que se encontram previstos num futuro próximo. Estes jogos encontram-se todos em desenvolvimento por estúdios externos (alguns deles por antigos produtores da Microprose original). Atenção! Alguns dos títulos que virão num futuro próximo serão baseados (ou mesmo sequelas) em jogos clássicos da Microprose original.

Entretanto, já foram revelados 3 jogos em desenvolvimento som o novo selo de qualidade da Microprose.

Titulos Novos Microprose

Second Front

Em desenvolvimento pela Triassic Games, será um jogo tático por turnos com o cenário da 2ª Grande Guerra Mundial como pano de fundo. Terá mais de 40 unidades distintas de infantaria à disposição, assim como mais de 200 blindados, veículos e armas. Além das tradicionais campanhas e cenários o jogo traz ainda um editor para criar cenários novos.

Sea Power

Também em desenvolvimento pela Triassic Games, Sea Power é um jogo de combate naval. Com o gestor do projeto de Cold Waters (simulador de submarinos) à frente, Sea Power irá permitir ao jogador usar as forças armadas da NATO ou do Pacto de Varsóvia em diversas campanhas e cenários navais usando tecnologias e armamentos atuais.

Task Force Admiral

E para completar o cenário falta um jogo de combate aéreo, certo? Task Force Admiral é um jogo que coloca o jogador no comando do US Navy Pacific Task Force que engloba porta-aviões, os seus caças e toda a estrutura de apoio. O jogo decorre nos mares e ares da 2ª Guerra Mundial no pacífico sul e terá todos os armamentos e unidades existentes na altura. Mais de 30 cenários reais e fictícios, cerca de 90 classes de navios, ou 40 de aeronaves, tudo num cenário 3D.

A Microprose renasceu das cinzas!

É um motivo de celebração, nomeadamente para os mais nostálgicos de entre nós e esperemos que os jogos a caminho com o (novo) selo da companhia, tenham, no mínimo, a qualidade que os das décadas de 80/90 tiveram na altura e que tanto sucesso deram à companhia e tantas, e boas horas nos fizeram passar.

Se pudessem escolher de entre os jogos antigos da Microprose quais deveriam ser desenvolvidos para as novas plataformas, quais escolheriam?

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JJ_
    JJ_

    Eu escolhia o Transports Tycoon Deluxe.
    Apesar da equipa do OpenTTD estar a fazer um excelente trabalho, julgo que seria um titulo que teria um boa margem no mercado atual.

    1. Avatar de Paulo Silva

      Transport Tycoon está entre os meus favoritos de sempre. Muitas horas passadas de volta dele. Outro dos meus favoritos da lista foi, claro está Civilization (e mais tarde o Colonization, mas este já não era Microprose, creio)

  2. Avatar de Shout
    Shout

    Bom bom era um Transport Tycoon atual com cenârios da qualidade do Locomotion

  3. Avatar de Miguel Machado
    Miguel Machado

    O GrandPrix deve ter sido o primeiro verdadeiro simulador de corridas.

    1. Avatar de STAY_SAFE
      STAY_SAFE

      Que jogão !!!

    2. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      muito bom

    3. Avatar de Paulo Silva

      Sem dúvida. Outro jogo que me fez perder muitas horas…

      E se formos um pouco mais atrás no tempo, apesar de não serem da Microprose, ainda me lembro do vício que era jogar OutRun ou Test Drive.

      São estes jogos que, independentemente do que digam ou do que apareça no futuro, acabam por ter um cantinho especial no nosso Baú das Memórias.

    4. Avatar de shark
      shark

      muitas horas agarrado 🙂

  4. Avatar de eunas
    eunas

    Ttd que ainda vive (ttdonline) e GPrix saga

  5. Avatar de Tiago
    Tiago

    considerando que o openTTD ainda esta mais do que activo, a longevidade do transport tycoon e imbativel. E provavelmente o jogo que mais joguei na vida inteira.
    os jogos Grand Prix joguei imenso e tinha original o Grand Prix 2. Grande jogo para a altura

  6. Avatar de Rui Moritz
    Rui Moritz

    Grand Prix… muitas horas passadas no 64 e no Amiga.

    1. Avatar de Paulo Silva

      +1, sem dúvida! Onde eu vivia, como havia pouco pessoal com consola de jogos, juntávamo-nos 7 ou 8 em casa de um a jogar a tarde toda. Que tempos….

  7. Avatar de Elsa
    Elsa

    Para mim UFO: Enemy Unknown, ainda o meu jogo favorito de todos os tempos e Colonization serão para sempre a referencia da Microprose. Curiosamente nunca joguei o Civilization, mas o Colon sempre foi um favorito.

    1. Avatar de Tiago S.
      Tiago S.

      tudo no UFO era excelente! horas e horas de roda daquilo

  8. Avatar de Zoa
    Zoa

    A série Grand Prix é ainda hoje fenomenal tal foi a inovação e frescura de ideias que em apenas 4 sequelas destroem qualquer jogo de Fórmula 1 programado e na altura havia concorrência competente e diversa os detalhes minuciosos naquilo que interessa bem como a imersão interativa em jogo ainda hoje fazem diferença face á estéril opção no mercado…

  9. Avatar de João Magina
    João Magina

    TTDlx no topo! Ainda hoje!

  10. Avatar de Ricardo Sebastiao
    Ricardo Sebastiao

    Cheguei a jogar ao Microprose Soccer também

  11. Avatar de andregoms
    andregoms

    Lembro-me que havia uma boa rivalidade entre o Tycoon e o SimCity!

  12. Avatar de Fabio
    Fabio

    Master of Orion II