Lançamento World of Warcraft Classic

13 Comentários

Por Rui Gonçalves para o Pplware!

A Blizzard disse uma vez que nunca iria acontecer, mas World of Warcraft vai mesmo ter os servidores legacy que emulam Azeroth tal como existia em 2006. Anunciado na BlizzCon em 2017, dois anos volvidos e a poucos dias do lançamento, o que significa isto para a comunidade actual e antigos jogadores que querem ansiosamente voltar onde tudo começou?


Anunciado em 2017 e com data de lançamento a 27 de Agosto de 2019, World of Warcraft Classic estará finalmente disponível para levar todos de volta ao momento onde tudo começou.

WoW Classic, existirá em paralelo com a versão principal do jogo e recria o estado em que este se encontrava antes do lançamento da primeira expansão, “The Burning Crusade”. Uma autêntica viagem ao passado que descarta tudo o que aconteceu entre a Burning Crusade e Battle for Azeroth.

Gameplay

WoW Classic é uma opção de servidor de World of Warcraft e foi desenhado com o objectivo de recriar o jogo no estado em que se encontrava no patch 1.12.1 (Setembro de 2006), antes do lançamento da expansão “The Burning Crusade”.

Múltiplas expansões do jogo mudaram dramaticamente a jogabilidade, razão pela qual a versão Classic será muito diferente da versão actual do jogo.

O nível máximo das personagens passa para 60 e as mecânicas de jogo da versão original foram cuidadosamente replicadas. Os jogadores podem escolher entre oito raças originais de World of Warcraft: Humans, Dwarves, Gnomes e Night Elves para a Aliança e Orcs, Trolls, Tauren e Forsaken para a Horde.

As nove classes originais estão presentes: Druid, Hunter, Mage, Paladin, Priest, Rogue, Shaman, Warlock e Warrior. Tal como na versão original do jogo, apenas os jogadores da Aliança podem ser Paladinos e apenas os jogadores da Horde podem ser Shamans.

Raças e classes adicionadas em expansões, como worgens, goblins, pandas, allied races ou death knights, monks e demon hunters, não estarão disponíveis no jogo.

O mundo de Warcraft é restaurado ao seu estado original, pré Cataclysm, e as áreas de expansão, como Outland, não serão acessíveis.

De forma a emular o ciclo de lançamento do jogo original, o conteúdo no classic será lançado faseadamente:

PVE

  • Fase 1 (Lançamento): Molten Core, Onyxia, Maraudon
  • Fase 2: Dire Maul, Azuregos, Kazzak
  • Fase 3: Blackwing Lair, Darkmoon Faire, Darkmoon Decks (drops)
  • Fase 4: Zul’Gurub, Green Dragons
  • Fase 5: Ahn’Qiraj War Effort, Ahn’Qiraj Raid, Reconfiguração do Dungeon loot (Tier 0.5 Dungeon Gear, Relics e alterações aos drop rates e localizações)
  • Fase 6: Naxxramas, Invasão da Scourge

PVP

  • Fase 1 (Lançamento): World PVP. Sem recompensas.
  • Fase 2: Introdução do Honor System e Recompensas (por PVP Rank)
  • Fase 3: Alterac Valley (1.12), Warsong Gulch
  • Fase 4: Arathi Basin
  • Fase 5: Objetivos World PVP em Silithus e Eastern Plaguelands

Isto significa que o conteúdo do jogo que originalmente foi lançado via patch, como as raids de Blackwing Lair, Ahn’Qiraj e Naxx ou BG’s como Warsong Gulch e Alterac Valley, só estarão disponíveis de acordo com o faseamento acima ilustrado. Ao contrário do jogo original, estes patches não vão, de forma alguma, modificar as mecânicas core ou habilidades do jogo. O balanceamento do jogo está definido para a versão 1.12.1.

Desenvolvimento

A opção por servidores “vanilla” tem sido um pedido recorrente da comunidade de World of Warcraft. À medida que as expansões surgem e vão suprimindo o conteúdo anterior, muitos jogadores sentem a vontade de voltar a uma versão mais antiga do jogo para poderem (re) experienciar o conteúdo mais antigo. Este aspecto tomou uma proporção maior quando saiu a expansão “Cataclysm” que acabou por alterar todo o mundo do jogo tornando algum do conteúdo inacessível para sempre.

A Blizzard esteve sempre ocorrente deste desejo, contudo o overhead de manter duas versões do mesmo jogo em simultâneo tornava a concretização deste anseio complicado de gerir.

Em resposta à falta de servidores oficiais, começaram a surgir servidores privados, criados pela comunidade numa tentativa de replicar o estado original do jogo.

O mais notável foi o “Nostalrius”. Abriu a Fevereiro de 2015 e rapidamente cresceu em popularidade chegando mesmo a atingir 800 mil contas registadas e 150 mil jogadores activos. Fechou em Abril de 2016 em resposta a uma ordem oficial de cessação de actividade ilícita.

Como consequência do encerramento deste servidor, uma petição oficial por vanilla servers, foi criada tento chegado às 200 mil assinaturas. O antigo team lead da equipa de World of Warcraft e founder do “Red 5 Studios”, Mark Kern, entregou a petição ao presidente da Blizzard – na altura – Michael Morhaime.

A 3 de Novembro de 2017, na BlizzCon 2017, foi anunciado que WoW Classic iria mesmo existir, que seria uma recriação fidedigna da versão original do jogo e que iria ser suportado por uma infraestrutura moderna assente numa solução técnica que reduziria imenso o peso inicialmente estimado de gerir 2 versões distintas do mesmo jogo em paralelo.

Como nota final e de forma a comemorar o lançamento, fica o vídeo em que a Blizzard junta alguns dos membros da equipa original de World of Warcraft (Alex Afrasiabi, Tom Chilton, Jeff Kaplan, Pat Nagle e Aaron Keller) para uma sessão no jogo que iniciou e catapultou as suas carreiras profissionais.

https://www.youtube.com/watch?v=CWS8rKRks7I&feature=youtu.be

World of Warcraft Classic, não terá qualquer tipo de custo adicional e estará acessível a todos aqueles que tenham subscrição activa, que custa sensivelmente 12€/mês.

Lançamento em Portugal, segunda-feira, dia 26, 23h.

Podem ver aqui mais informação sobre a versão Classic de World of Warcraft.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    I’m in 🙂

  2. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    um jogo com mensalidade, nunca

    1. Avatar de Filipe Cordeiro
      Filipe Cordeiro

      Embora compreendo o que dizes, no entanto conheço muita malta que dizia o mesmo e depois pagavam por season pass inúteis e para jogar online pagavam as mensalidades dos serviços online da Playstation e Xbox.
      Tirando alguns “unicórnios” como The Witcher 3, Skyrim e outros do género, o Wow mesmo com as mensalidades e as expansões que saem por norma a cada 2 anos, é a forma de entretenimento mais barata de todas, tendo em conta o que pagas para as horas que estás a jogar. Talvez o problema também seja jogar demasiado o jogo, mas isso é outra conversa, lol.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      -1
      Prefiro um jogo épico com mensalidade do que um jogo grátis cheio de pub e com microtransactions em que para progredires realmente no jogo tens que gastar dinheiro.

    3. Avatar de DóiDói
      DóiDói

      Também dizia isso até começar a ganhar um salário há 13 anos atrás… O resto é história… melhor jogo da minha vida.

    4. Avatar de Patrick
      Patrick

      Menos de 50 cêntimos por dia para jogar um dos melhores mmorpg alguma vez criado não é nada. Quando o jogo foi lançado até entendo o pessoal pensar dessa forma, mas hoje em dia pagas subscrição na xbox e playstation para jogar online. Infelizmente quando comecei a jogar a expansão burning cruzade já estava live. Não pude ter a experiência do vanilla, hoje 10 anos depois de deixar de jogar sinto uma enorme vontade de reactivar a minha subscrição. Para quem nunca jogou, dêem uma oportunidade ao jogo e vejam por vocês mesmos se vale ou não a pena pagar para jogar.

  3. Avatar de strik
    strik

    voltar após WotLK, já passaram 10 anos

  4. Avatar de strik
    strik

    pagar 11€ para jogar o melhor jogo de sempre e onde mais me diverti e passei tempos memoráveis, é quase de borla, eu já tenho tudo preparado, desta vez alliance e server gahenas

    1. Avatar de João
      João

      Quem chora por causa da mensalidade não sabe o que diz! Melhor jogo de sempre

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    Joguei desde o início… parei de jogar á dois anos por já não ser o mesmo WoW de antes… Desde 2017 que voltei a ser o puto de 14 anos que ansiava percorrer novamente a pacata floresta de elwynn e as planícies de westfall, lutar ao lado dos meus camaradas de armas em redor da caverna de Onixya, ou a acalmar as brasas de ragnaros… 😀 😀