Jogo NFT sobre Minecraft vende 1,2 milhões de dólares, mas desapareceu após uns dias

20 Comentários

A tecnologia NFT tem sido um dos temas mais abordados, pois para além de ser um conceito novo, também desperta a curiosidade por se tratar de algo diferente que ainda causa estranheza a muitos utilizadores.

Mas, tal como noutros segmentos, também neste acontecem situações insólitas. E segundo as últimas notícias, o jogo NFT sobre Minecraft designado Blockverse, conseguiu vender 1,2 milhões de dólares. No entanto passados apenas alguns dias, o jogo desapareceu completamente e os criadores negam que se trate de fraude.



Jogo NFT de Minecraft desaparece com mais de um milhão de dólares

Cada vez mais temos falado sobre projetos que envolvem NFTs (“Non-fungible Token” ou “Token não-fungível”). Também já questionámos os nossos leitores e descobrimos que metade dos participantes já sabe sobre o que se trata este conceito. Mas há agora uma notícia menos boa que envolve esta tecnologia.

Segundo as informações, a empresa Blockverse criou e apresentou um projeto não oficial de NFTs sobre o mundo Minecraft. O lançamento do jogo foi um verdadeiro sucesso, tendo conseguido vender todos os NFTs em apenas 8 minutos, o que rendeu cerca de 1,2 milhões de dólares em tokens. No entanto o mesmo está a gerar enorme polémica e revolta entre a comunidade.

Passados apenas alguns dias, o site, o servidor e o discord da Blockverse desapareceram completamente do radar. Como consequência, muitos utilizadores alegam que foram vítimas de um golpe, mas a empresa emitiu um comunicado oficial a tentar repor a sua verdade.

Segundo a Blockverse, toda a estrutura do jogo foi desenvolvida dentro da legalidade. No entanto, diz a empresa, os servidores não estavam preparados para suportar o sucesso do jogo. Como tal, a marca queixa-se de estar a sofrer represálias descontroladas por parte da comunidade e os programadores decidiram assim ‘desaparecer’ até que a situação se normalize.

Surpreendentemente, ou não, esta decisão ainda aumentou mais a fúria dos utilizadores. E quem apoiou o jogo, criou mesmo um grupo com o objetivo de encontrar os responsáveis pelo mesmo. No entanto, os programadores encontram-se protegidos pelo anonimato permitido pelo mundo digital de metaverso e criptos.

A Blockverse diz que está a trabalhar para ‘devolver o jogo à comunidade’. Mas, segundo informações apuradas pelo PC Gamer, o dinheiro vai mesmo ficar com a empresa. No comunicado, a empresa admite que permitiu o acesso aos servidores do jogo, discord e site apenas a outros programadores e membros confiáveis, de forma a mantê-lo online:

Já entregamos tudo o que prometemos, entendemos o porquê de as pessoas estarem descontentes com o que aconteceu e sentimos a obrigação de manter o nosso jogo online totalmente funcional.

Sabemos o tamanho do dano que causamos, mas temos esperança de que este gesto para a comunidade nos ajude a voltar ao caminho certo.

Muitos acreditavam que o jogo seria uma nova forma de angariar algum dinheiro através do investimento nos NFTs do jogo. No entanto, Blockverse apenas rendeu dores de cabeça. E alguns já admitiram mesmo que estão a proceder a medidas legais para responsabilizar os programadores do jogo, sublinhando que estes deixaram algumas pistas sobre a sua localização.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Redin
    Redin

    Ah, pois é, bebé.

  2. Avatar de secaya
    1. Avatar de Eu
      Eu

      Dasss! Pareces os velhos do restelo, pá. Vai-te formar um bocadinho.

      1. Avatar de secaya
        secaya

        Tenho aqui 5 imagens feitas no Paint. Queres comprar?
        São únicas no mundo!

  3. Avatar de Vitor Tavares
    Vitor Tavares

    Dentro de pouco tempo a quantidade de ladrões & vigaristas na “vida virtual” vai ser muito superior aos riscos que temos na “vida real”…vou começar a pensar em fazer uma “regressão”! Talvez até “alugue” uma caverna para viver…só tenho de ter um pouco de cuidado com a caça para comer! Apesar de o PAN e os “Verdes” terem quase “desaparecido”…

  4. Avatar de KeyboardWarrior
    KeyboardWarrior

    Quem anda à chuva molha-se.

  5. Avatar de neo
    neo

    Virou moda no mercado de criptomoedas, muita gente acha que vai atingir lucros fáceis ou ficar milionário com o próximo projeto de NFT’s, especialmente na área de gaming e claro está tornou-se uma mina de ouro para a fraude. É o preço a pagar pela ganância. Usem a cabeça, invistam em projetos sólidos, onde as equipas de desenvolvimento são reconhecidas, onde é possível conhecer a fundo o Roadmap do projeto, qual a base de investimento que está por trás, que solução ou problema o projeto pretende endereçar.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Estás a pedir muito à maior parte da população…

  6. Avatar de Micas
    Micas

    Se foi mesmo um golpe foi uma brilhante ideia.
    Saber aproveitar as oportunidades não fica mal a ninguém.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Estás a dizer que defendes um crime?

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    Infelizmente neste momento acreditar em projetos com equipas anónimas seja de Metaverse, DeFi, Layer 1, 2 , 3 ou NFTs é complicado. O espaço está minado com promessas exageradas e scams.

  8. Avatar de Wilson Luz
    Wilson Luz

    Adorei a iniciativa dessa empresa. Que outras entrem no ramo e faça o mesmo. O objetivo é vender algo que alguém acredite que vala alguma coisa. A empresa fez sua parte e os compradores a deles. Bem vindo ao mundo do marketing multinível, vulgo criptomoedas e NFTs. E o que me deixa mais feliz é o falto de vários Youtubers incentivarem a entrada nessa brincadeira de criança.

    1. Avatar de Sabe-se lá
      Sabe-se lá

      Certa vez comprei um jogo digital e instalei-o na consola. Qual não é o meu espanto que passado uns tempos, ele já não está na loja! Enquanto estiver instalado na consola consigo jogar, mas se amanhã quiser comprar uma consola nova, já não consigo levar pra lá um jogo que comprei!
      Ora, se eu fico indignado e a sentir-me meio “burlado”, e mesmo assim ainda consigo usufruir do bem que adquiri, imagino essa gente toda que pagou por um .gif, e agora…chapéu! 🙁

  9. Avatar de Manso
    Manso

    Quem manda ser totó?
    Parabéns á empresa que sacou dinheiro aos papalvos que vão atrás de tudo o que é “moda”.

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Olha lá ó Manso, não sei se sabes mas a lei também protege os “papalvos”.
      Quem se aproveita da ingenuidade de outrem para usurpação de valores ou aproveitamento ilícito sofre penalizações.
      Mas infelizmente isso não é praticado, mas que está na lei, está.
      Não sejas manso.

  10. Avatar de nt3cc
    nt3cc

    O próprio Minecraft ja tem integração de nfts utilizando Altura(pelo menos um POC)
    Mais info: https://youtu.be/8QeDfOLdAeM

  11. Avatar de Luis
    Luis

    Vou vender ar da lua engarrafado!

    1. Avatar de André R.
      André R.

      Se tiver rótulo compro-te em pedras de Marte

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Aceito, negócio fechado! 🙂