G-Sync finalmente ao alcance das gráficas AMD

7 Comentários

G-Sync é uma tecnologia desenvolvida pela Nvidia que permite a sincronização do ecrã com a taxa de atualização do dispositivo gráfico e que possibilita a redução do famoso “screen tearing”. Assim evita que dois ou mais frames sejam exibidos em simultâneo.

Até ao momento, esta tecnologia estava apenas ao alcance de utilizadores que possuíssem gráficas Nvidia, todavia esta restrição parece estar para acabar.

G-Sync finalmente ao alcance das gráficas AMD


G-Sync – O fim da exclusividade

Segundo um relatório lançado pela TFT Central, é revelado que a Nvidia parece pronta para abdicar da exclusividade da sua tecnologia G-Sync. Isto acontece depois de 6 anos desde a sua introdução. Assim, abre portas à AMD para que esta possa compatibilizar também as suas gráficas.

Até ao momento, a escolha entre G-Sync e FreeSync era direta, estando o utilizador confinado à primeira caso possuísse uma gráfica Nvidia e à segunda no caso de possuir AMD.

As mudanças a acontecer

Em janeiro deste ano, a equipa verde adicionou suporte para Variable Refresh Rate às suas gráficas GeForce. Como tal, os utilizadores passaram a fazer uso da tecnologia com monitores que não possuíssem o chip proprietário da marca. Ainda assim, as gráficas AMD continuaram a não puder tirar proveito do melhor que a tecnologia G-Sync tem para oferecer.

É confirmado agora pelo relatório, que o lançamento dos futuros modelos de monitores G-Sync suportarão VRR e sincronização adaptativa através de HDMI e DisplayPort. Além disso, está previsto o lançamento de um novo firmware para que os utilizadores AMD sejam assim capazes de tirar proveito dos benefícios cedidos pelo módulo G-Sync nativo.

Isto acaba por ser algo que estava totalmente fora do seu alcance até ao momento. É, contudo, ainda desconhecido, se estes serão capazes de tirar proveito de todas as capacidades cedidas pela tecnologia rival ou se estarão limitados a um conjunto confinado.

Infelizmente, nem tudo são boas notícias. Para quem tenciona fazer uma mudança para a equipa vermelha, mas mantendo o seu antigo monitor G-Sync, não será possível. Já foi confirmado que o novo firmware irá funcionar exclusivamente em monitores futuros, não havendo retrocompatibilidade com modelos já existentes no mercado.

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    AMD em altas em várias frentes!! 😀

  2. Avatar de Diogo
    Diogo

    AMD continuou a não poder tirar proveito?

    O que a NVIDIA fez em Janeiro foi permitir aos proprietarios de uma GPU Nvidia, poder usufruir de ecrãs Freesync……..

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Sim, não estou a perceber o teor da notícia…

    2. Avatar de João Filipe
      João Filipe

      O parágrafo acabou por não reflectir a informação da melhor forma.
      Tal como é dito na frase anterior, com esta alteração a Nvidia permitiu aos proprietários fazer uso de ecrãs sem o chip proprietário, ou seja monitores Freesync.
      A seguinte frase é que gera confusão pois é dito que apesar disto, a AMD continuou a não poder usufruir do melhor que esta tecnologia (G-Sync) tem para oferecer. Fica pouco claro que se refere à teconologia inicial e não ao VRR.

  3. Avatar de Crow-
    Crow-

    Agora era baixar os preços, porque monitores com FreeSync são bem mais baratos que os com G-Sync.

    1. Avatar de Eu mesmo
      Eu mesmo

      E muitos dos monitores já suportam G-Sync por exemplo o AW2518HF FreeSync

  4. Avatar de João Filipe
    João Filipe

    Ainda assim, as gráficas AMD continuaram a não puder tirar proveito do melhor que a “tecnologia G-Sync” tinha para oferecer.