Fortnite entra na lista negra da Apple até que se esgotem todos os recursos judiciais

9 Comentários

A guerra entre a Apple e a Epic Games ainda está longe de terminar, mas volta e meia são conhecidas mais novidades sobre este assunto.

Agora o CEO da criadora de jogos anunciou que o jogo Fortnite, causador principal desta polémica, irá manter-se na lista negra da empresa da maçã, até que se esgotem todos os processos judiciais.

Imagem Fortnite no Safari do iPhone voa Nvidia Geforce Now

Fortnite na lista negra da Apple

Enquanto os problemas se tentam resolver em tribunal, a Apple e a Epic Games continuam o seu caminho mas com uma atitude hostil uma perante a outra.

Neste sentido, Tim Sweeney, CEO da criadora de jogos norte-americana, divulgou através da sua conta oficial da rede social Twitter a informação que a empresa havia recebido na noite anterior, por e-mail, da Apple. E de acordo com os detalhes, a empresa da maçã vai então colocar o jogo Fortnite na lista negra do seu ecossistema até que se esgotem todos os recursos judiciais. Contudo, o executivo relembra que tal processo poderá durar até 5 anos.

Na carta enviada pela empresa de Cupertino podemos ler o seguinte:

Caro Gary,

Estou a responder à sua recente solicitação para que a Apple reestabeleça a conta Epic Developer Program, que foi encerrada por justa causa no ano passado. A Epic cometeu uma violação intencional de contrato e violação de confiança, tendo ocultado o código da Apple e feito falsas declarações e omissões.

Na sua decisão, o tribunal reconheceu que “a Apple tinha direitos contratuais para agir como agiu. Ela simplesmente exerceu esses direitos, pois os próprios documentos internos da [Epic] mostram que a Epic Games os esperava.” ECF No. 812 em 178-79. O tribunal considerou ainda que “a rescisão da Apple do [Contrato de Licença do Programa de Developer] e acordos relacionados entre a Epic Games e a Apple era válida, legal e executável.” Id. Em 179.

Após essa decisão, o Sr. Sweeney disse publicamente que a Epic “[não mudaria [um sistema de pagamento alternativo] para ter o Fortnite de volta no iOS”. À luz desta e de outras declarações desde a decisão do tribunal, juntamente com a conduta enganosa da Epic no passado, a Apple exerceu o seu arbítrio para não redefinir a conta do programa de developer da Epic neste momento. Além disso, a Apple não considerará quaisquer outros pedidos de reintegração até que o julgamento do tribunal distrital seja final e irrecorrível.

Concorda com esta decisão da Apple?

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tabonitota
    Tabonitota

    Concordo. Se eu faço uma casa com as minhas regras, quem la entre tem que ir de acordo com estas regras. Não deixo que saltem no sofá de sapatos, não deixo que urinem não carpete e por aí fora. Se a Fortnite cresceu, deve-o à Apple …. E aqui foi cuspir no próprio prato. Assim sendo tem que se sujeitar a estas regras. Também não gosto que a uma plataforma me cobre 20% de comissão … mas tem que ser para eu ter clientes
    . É assim que funciona.

    1. Avatar de FAR
      FAR

      Esta disputa tem ramificações que vão muito para além de ter um jogo a correr num telemóvel. Quando uma empresa tem a dimensão, poder e influência que a Apple tem sobre muitos utilizadores tem de existir supervisão e controlo.

      Dou-lhe um cenário muito simplificado para que entenda que isto não é apenas uma frase feita: imagine que uma empresa com fundos ilimitados comete um crime. Será a procuradoria geral (ou equivalente) a seguir com o processo legal, levar o caso a tribunal, etc. mas eis que, com o capital ilimitado e a influência que esta tem sobre as “massas” a dita empresa corrompe individuos em pontos chave do processo de forma a que a avaliação do crime seja tão morosa que acabe por preescrever (ou algo similar) enquanto transparece para o publico uma imagem distorcida dos factos.

      1. Avatar de iAndroid
        iAndroid

        Mate, pegando no caso simplificado que deste, que é que isto tem a ver com algo que se possa parecer com isso? Isto foi apenas uma quebra de contrato de uma empresa grande no setor do jogos num empresa grande no setor tecnológico e a única intenção é lucrar mais com uma possível decisão por parte de um tribunal. No caso que apresentaste, ate podia ser aplicado à Epic Games pelo mesmo motivo, ou seja, tambem estes necessitam de serem controlados e supervisionados para não cometerem crimes, como acabam por fazer com o Fortnite na App Store e na PlayStore.

  2. Avatar de Duarte
    Duarte

    Fornite e coisas do tipo não interessam para a Apple.
    O utilizador de iphone ou outro produto Apple é um utilizador avançado, detentor de conhecimentos que aplica nas atividades mais complexas e exigentes que requerem equipamentos de primeira linha e de superior qualidade capazes de executar as tarefas mais complexas e técnicas de forma ímpar.

    Para os utilizadores Apple, não há tempo para joguinhos ou redes sociais.

    1. Avatar de FAR
      FAR

      Espero sinceramente que não acredite naquilo que acabou de escrever.

      No caso de estar, obrigado desde já pela garagalhada, mas fique a saber que existe um enorme mercado mais jovem que usa iphones. Não é prevalecente em Portugal porque, enfim o tuga é pobre e gosta dos xiaomis da vida, mas lá fora ter iphone está longe de ser o luxo que é cá. Traduzindo por miudos: é banal ter miudos do secundário com iphones – um pouco longe do “utilizador avançado, detentor de conhecimentos que aplica nas atividades mais complexas e exigentes que requerem equipamentos de primeira linha e de superior qualidade capazes de executar as tarefas mais complexas e técnicas de forma ímpar” certamente.

    2. Avatar de iAndroid
      iAndroid

      WTF?!?!
      Foi o “cheirinho” no café logo de manha?

    3. Avatar de Pedro Nogueira
      Pedro Nogueira

      “O utilizador de iphone ou outro produto Apple é um utilizador avançado…”. Não fazes mesmo mínima ideia do que falas.
      O iPhone foi criado para utilizadores básicos. Se tivesse sido criado para users avançados, não bloqueava tudo o que bloqueiam na plataforma deles.
      Um user avançado compra um Android não um sistema com iOS.
      Porque é que achas que existem mais mulheres com iPhones do que com Smartphones com Androids?
      O iPhone foi criado para a mentalidade das mulheres. Aceder às coisas de forma simples e sem complicações.

  3. Avatar de Sergio
    Sergio

    “Elementar meu caro Watson…” Como qualquer aventura, ou desiste ou continua a escalar a montanha do judiciário.