Football Manager 2014 terá suporte para Linux

29 Comentários

Football Manager é, desde sempre, o expoente máximo dum jogo de simulação do que é ser um treinador de uma equipa de futebol. Seja numa equipa que luta pela manutenção, seja numa que luta pela subida de divisão, numa que luta pelo título europeu ou numa selecção, pode pode ser vivido no Football Manager.

Dando continuidade às boas noticias para a plataforma Linux, a Sports Interactive anunciou que o Football Manager 2014 terá suporte para Linux.

fm14

O Football Manager sofreu ao longo dos últimos anos inúmeras alterações que o trouxeram para mais próximo da realidade futebolística, bem como para um grau de complexidade que exige mais perspicácia por parte dos jogadores.

Num anuncio feito via twitter, Miles Jacobson, programador da Sports Interactive, anunciou que o FM14 estará dispon+ivel para Mac, WIndows e também para Linux.

 

O FM14 estará disponível na Seam e o utilizador apenas necessita de o comprar uma vez para que possa correr em todas as plataformas (Windows, Mac e Linux). Além disso, a versão para Linux suportará “cross play”,que permitirá que os utilizadores do Linux joguem com outros jogadores, de outras plataformas.

Partilhar:
Tags:

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Mendes
    Nuno Mendes

    Excelente … sou fiel à série desde sempre e recentemente, devido à crise, dei por mim a pensar o que me levaria a comprar o fm14 … conseguiram mais uma vez …

  2. Avatar de Anselmo

    Estou À espera de um anuncio semelhante por parte da Corel e da Adobe, para os seus produtos, seria extraordinário!

  3. Avatar de Edexote
    Edexote

    Fantástica decisão. É desta que vou retornar ao jogo!

  4. Avatar de Luís Nabais

    Têm surgido umas quantas novidades sobre bons jogos para Linux, como Hotline Miami, Truck Simulator 2, Humble Bundles constantes, entre outros. Só falta começarem a surgir mais jogos mainstream.

    Pode ser que este FM2014 seja o início.

    1. Avatar de Rui Moreira
      Rui Moreira

      Tal como já tinha dito, depois do que a microsoft fez aos developers, sobretudo ao ponto de não apoiar os Indies, está a criar uma grande revolta, por isso provavelmente com a postura da Microsoft os developers vão mudar para Linux..

      A Microsoft está a afundar-se, tanto quiserem fazer-se de fortes que acabaram por se enterrar.. Só espero que acordem a tempo, antes que seja tarde demais..

      1. Avatar de Nuno José
        Nuno José

        Só espero que não e se enterrem de vez 😛

      2. Avatar de António Pereira
        António Pereira

        Já uma vez escrevi aqui contra esta mentalidade …

        Quem lê certas coisas (e eu venho ao Pplware todos os dias praticamente) fica com a ideia que o Linux está a crescer a potes enquanto que a Microsoft está a afundar.

        Além disso, é também passada a ideia que o Gaming está a mudar de forma clara para o Linux o que de alguma forma implica um decréscimo no Windows.

        Sinceramente, quais são os factos que existem a suportar tais ideias? O Steam para Linux? O aparecimento de um ou outro jogo Indie para o mesmo? A conversão dos jogos da Valve?

        Achei curioso não ter aparecido aqui (talvez me tenha escapado, mas não creio), mas vejam os resultados estatísticos do Steam para compreender que esta aparente revolução que tentam vender não passa de algo que só existe mesmo na cabeça de algumas pessoas.

        Não quero com isto dizer que isso não poderá acontecer, mas actualmente não existe nada que suporte tal crença.

        Até o Windows 8, o tal bixo papão que vai matar a Microsoft e que o Gabe tanto falava mal, ocupa um lugar de destaque nas tais estatísticas do Steam tendo em conta o tempo que tem de mercado e a má fama que lhe foi construída (por muitos defeitos que tenha).

        Não levem a mal, nem deduzam que estou contra alguma coisa (nem uns nem outros me pagam para escrever a favor/contra). Os jogos saírem de imediato para várias plataformas é excelente e o mais justo que podia acontecer, mas não é por haver um ou outro acontecimento que significa que algo mudou.

        Há anos havia um ou outro jogo com versões Mac, e isso não resultou actualmente em grandes jogos aparecerem disponíveis para o mesmo.

        Quando existirem factos que realmente revelem alguma mudança clara pode-se falar da maneira que vejo muita gente a falar, e até abrir uma garrafa de espumante e beber até cair (como vejo alguns a fazer perante uma eventual queda de uma empresa – até parecem clubes de futebol).

        1. Avatar de Luís Nabais

          Mas alguém está a falar em decréscimo da Microsoft?

          Em termos de gaming, o Linux está a crescer muito.
          Em servidor, Linux é gigante.
          Em desktop, Linux é e sempre será médio, talvez até fraco, em termos de adesão, não de qualidade.

          Não vejo em lado nenhum do artigo a falar-se em decréscimo da Microsoft.
          Alguém está é muito incomodado com nada…

          1. Avatar de start
            start

            Aprende a ler e a analisar primeiro. Ele falou de “passa uma ideia” e de comentários de leitores.
            Sempre pronto para comentar tu e depois sai isso.

          2. Avatar de Luís Nabais

            Sempre pronto para comentar? Eu? Raramento comento o quer que seja… Que comentário tão desnecessário, o seu…

          3. Avatar de António Pereira
            António Pereira

            O user abaixo já respondeu um pouco por mim.

            Não estou incomodado de maneira nenhuma, nem tenho que estar. Apenas não concordo com a mensagem que é passada, e com a ocultação de diversas informações que a contrariam.

            Quanto ao facto de Linux estar a crescer muito em Gaming, peço desculpas, mas acho um exagero considerar um crescimento tão pequeno como “muito”.

            “Muito” terá que ser feito …

            As grandes acções que têm sido feitas para o desenvolvimento do Gaming no Linux resultam em impactos pequenos a nível geral.

        2. Avatar de JP (djlinux)

          Também acho que não é razão para fazer uma festa.

          Mas é preciso ver uma coisa.

          O Gnu/Linux esta a passar do “não é possível fazer jogos” “não existem jogos” “o Linux não tem jogos” etc…

          Para “FM14 vai estar disponível para Linux”, “Steam disponível no Linux” ( e com a Steam alguns dos maiores jogos que normalmente podemos tirar de lá )..

          E não falo só em jogos, aplicações como o Inky, Lightworks, Spotify… Etc…

          Eu percebo que quem só use Windows ou mesmo que já tenha usado Gnu/Linux mas só em Dual-Boot e raramente deixa de entrar no Wind. …Não perceba o que isto significa para alguém que já use Gnu/Linux a alguns anos ou mesmo a muitos anos… Simplesmente estamos fartos de “ouvir” dizer que no “Linux” não é possível, quando no “Linux” conseguimos fazer o dobro do que os que usam Windows… Basta as empresas quererem e deixarem…

          1. Avatar de Bruno M.
            Bruno M.

            Para Linux só faltavam os jogos para ter mais aderência por parte dos utilizadores.

            Eles (os jogos) finalmente chegaram ao Linux, apesar que lentamente, mas já se ouve falar em grandes apostas por parte das editores para suportar o Linux!

            Posto isto muitos irão abandonar lentamente o Windows à medida que jogos, aplicações forem aparecendo para Linux.. Com este aparecimento o Linux ficará mais maduro para o comum dos utilizadores não sendo o bicho que era à uns anos atrás!

            A steam veio dar o impulso necessário sem utilizar o wine…
            Quem sabe se este com a steam não ficará ainda mais maduro com a massificação dos jogos para linux?

  5. Avatar de HomeGamer
    HomeGamer

    Linux on fire

  6. Avatar de JJ
    JJ

    Boas noticias para a comunidade Linux, sem duvida.

    [MODO IRÓNICO: Não é “Linux”, Sr. Miles Jacobson. É “GNU/Linux”…]

  7. Avatar de Alucard
    Alucard

    Não gosto deste tipo de jogos, visto que não percebo patavina de futebol. Mas reconheço a importância de um jogo como FM para muita gente. Fantástica notícia, boa aposta SEGA! Agora não me importava de ter um Sonic para Linux. =)

    1. Avatar de JP (djlinux)

      Boa, mais um Old School… Só por isso, toma : http://goo.gl/CcAvJ

  8. Avatar de Pedro Ribeiro

    Não me recordo bem há quantos anos foi, ou qual a versão do jogo. Mas na altura era desenvolvido em java e facilmente se corria em Linux. Aliás eu próprio jogava em Linux. Actualmente não jogo FM mas considero uma enorme evolução, assim o utilizado habitual encontra mais um motivo para não temer o Linux.

    Abraço

  9. Avatar de João Neves

    Sendo assim talvez volte ao jogo! Desculpem, mas ainda estou em modo VSC de final de taça…

  10. Avatar de Tiago Santos
    Tiago Santos

    Só falta a riot fazer uma migração semelhante e um bom suporte de driveres da ATI para poder migrar completamente 😀 cumps

    1. Avatar de golias17
      golias17

      Já voltaram a pegar na versão para mac a uns tempos, agora em fase beta, com sorte fazem uma para linux, mas duvido que seja para breve.

      1. Avatar de Tiago Santos
        Tiago Santos

        É verdade ja tem beta para mac. Não deveria ser muito dificil migrarem. Mas como ainda não tem falta de jogadores, acho que não se vão dar a esse trabalho. O FM já era algo esperado pois é steam, e estes já mostraram as suas novas ambições. 🙂 felizmente

  11. Avatar de Curioso
    Curioso

    Só falta a adobe. Não sei do que estão à espera…

  12. Avatar de Olly
    Olly

    Só tenho mesmo uma palavra/reação para esta notícia:
    IUPIII!!!
    (com direito a pulinhos à volta do monitor e tudo!)

  13. Avatar de Se no FM2014 o benfica perder tudo compro
    Se no FM2014 o benfica perder tudo compro

    Se no FM2014 o benfica perder tudo compro

  14. Avatar de MrT
    MrT

    gostava de ouvir o mesmo, mas vindo dos lados do FIFA 14, NFS (apesar de esperar uma desilusão….), Mafia, GTA e finalmente algo como o Forza ou GT

  15. Avatar de Luis
    Luis

    Então e para as consolas?