EXCLUSIVO PPLWARE: PlayStation Vita – Hands On

39 Comentários

As primeiras impressões do futuro dos jogos portáteis!

A Sony, como todos sabem, é um dos grandes players no mundo das consolas. Desde a PlayStation original que este nome está ligado ao mais alto nível dos videojogos, contando as suas consolas sempre com os melhores títulos das melhores produtoras de jogos. Em 2005 a Sony pegou no sucesso que era a Playstation, e passou-a literalmente para as mãos dos jogadores. Nasceu a PSP (PlayStation Portable), que fez igualmente sucesso entre os fãs das consolas da Sony.

Como já tínhamos noticiado (ver aqui), a Sony está a trabalhar numa reformulação da sua consola portátil, e prepara-se para lançar no início do próximo ano, mais propriamente em Fevereiro de 2012, a PlayStation Vita! Trata-se de uma descendente da PSP, e tem como objectivo relançar no mercado o gaming portátil, com uma qualidade nunca antes vista em consolas portáteis.

O PPLWARE foi convidado a testar em primeira mão esta nova consola da Sony. Aceitámos o desafio, fomos testar a primeira PlayStation Vita em solo Português, e apresentamos aos nossos leitores as primeiras impressões do que será o futuro dos jogos portáteis.


As primeiras impressões ao olhar e pegar pela primeira vez na PS Vita são bastante boas. O design, já conhecido há algum tempo, é bastante bom, é um equipamento bonito e agradável, tanto à vista como ao toque. O próprio peso do equipamento é bom, relativamente leve em relação ao que inicialmente se espera, conferindo um bom conforto na utilização. Embora existam semelhanças claras com as versões anteriores de consolas portáteis da Sony, semelhanças essas que são perfeitamente esperadas, visto ser uma “descendente” da PSP, notam-se também diferenças!

Uma dessas diferenças, talvez das mais notórias, não só visualmente, é a presença de um segundo stick analógico do lado direito. Este era um pedido há muito feito pela comunidade fã da PlayStation portátil, que finalmente foi acedido, e que vem aproximar muito a experiência de jogo da PS Vita com a experiência obtida ao jogar numa PlayStation 3.

 

Outra diferença encontra-se no ecrã. A PS Vita traz um ecrã ligeiramente maior, de 5”, com tecnologia OLED e sensível ao toque. É fantástica a qualidade e imagem transmitida por este ecrã, fantástica mesmo! Aliás, é uma das características mais impressionantes, a qualidade gráfica e qualidade de ecrã que a PS Vita apresenta, mas já lá vamos. Sendo sensível ao toque, o ecrã permite uma interacção com a consola completamente diferente, permitindo ao jogador escolher a forma como quer jogar, se com as teclas físicas e sticks analógicos, ou tocando no ecrã.

A experiência de toque nesta consola não se fica por aqui. Como já se sabia, a PS Vita possui na sua parte posterior um painel táctil, que irá também elevar a experiência de jogo a outro nível. Irão existir jogos que recorrerão a este painel táctil traseiro para a execução de algumas tarefas, como é o caso de Uncharted, um dos jogos testados, em que se utiliza o painel para subir cordas, deslizando alternadamente os dedos no painel. No futuro outros jogos conseguirão cada vez mais tirar partido desta característica, como será o caso de Litle Deviants, em que a experiência como o painel será mais alargada.

Além do já referido, a PSP possui sensores de movimento (giroscópio), que darão a possibilidade de jogar apenas movimentando a consola (por exemplo, num jogo de carros fazer as curvas apenas rodando a consola), está equipada com câmara frontal e traseira, que vão reforçar a aposta na realidade aumentada, e ainda opção 3G, para que os jogadores possam estar permanentemente ligados à internet.

Espera-se ainda com bastante entusiasmo uma funcionalidade anunciada pela Sony, que irá permitir aos possuidores de uma PS3 e uma PS Vita começar um jogo no conforto do sofá com a PS3, e continuar esse mesmo jogo, exactamente no local em que estava, na PS Vita, levando literalmente o jogo consigo, para onde quer que vá.

Tivemos, nesta primeira experiência com a PS Vita, a oportunidade de experimentar 3 jogos que fazem parte dos primeiros lançamentos para esta consola. São eles:

  • Uncharted: O Abismo Dourado;
  • Virtua Tennis 4;
  • Resistance.

Começámos com o Uncharted: O Abismo Dourado, e penso que não podia ter começado melhor. A qualidade gráfica da PS Vita é impressionante, e o Uncharted é um óptimo jogo para verificar isso mesmo. Sejam paisagens, pormenores do ambiente que rodeia o personagem, detalhes do próprio personagem, tudo tem um detalhe magnífico, como nunca visto numa consola portátil.

Nota-se imediatamente a diferença de ter um segundo stick analógico mal se começa a jogar. A presença dos dois analógicos confere uma jogabilidade muito melhor neste tipo de jogos, muito próxima do que se tem numa PlayStation 3. Foi ainda possível usar o ecrã táctil para ultrapassar algumas zonas do jogo, tal como a escalada de paredes, em que se tocava na próxima pedra para avançar para ela, ou definia-se com um único deslizar no ecrã todo o caminho a percorrer para escalar tora a parede. Por último, também o painel táctil traseiro pôde ser testado neste jogo, numa situação em que era necessário subir uma corda. Esta acção é conseguida deslizando alternadamente os dedos de cada mão no painel traseiro, de cima para baixo.

No Virtua Tennis 4 mais uma vez salta à vista a qualidade gráfica da consola, não me canso de repetir, é fantástica mesmo. Como podem ver no vídeo acima, existe a possibilidade de jogar da forma tradicional, com as teclas físicas e o stick analógico, ou com o ecrã táctil (situação que requer algum treino).

Por último testámos o Resistance. Quanto à qualidade gráfica, nada foi diferente das outras duas experiências: mais uma vez fenomenal.

No entanto foi neste jogo que se notou realmente a enorme diferença que é ter dois sticks analógicos, e não apenas um. Se já nos outros jogos era uma clara vantagem a presença do segundo analógico, no Resistance então isso nota-se muito, mas muito mais.

A jogabilidade, como já referi (e num jogo deste género nota-se mais ainda), aproxima-se bastante na jogabilidade numa consola “de sala”, como a PS 3. O único problema que pode haver é mesmo conseguir parar de jogar.

Galeria Fotográfica


anterior próxima

E está apresentada a mais recente posta da Sony no mercado dos videojogos portáteis, a PlayStation Vita. A experiência com ela foi fantástica, as novidades que traz face ao que já existia são muito boas, claramente positivas, a qualidade gráfica, mais uma vez, é impressionante, muito boa mesmo, tendo em conta que se trata de uma consola portátil. A certa altura é como se tivéssemos nas mãos uma PS3 e uma televisão de alta definição.

Existem ainda pormenores a acabar por parte da Sony. A interface da consola é uma delas, que embora ainda não fosse a final, será muito provavelmente próxima do que vimos. Não foi possível fotografar o filmar esta interface, mas garanto que está bastante rápida, com uma fluidez muito boa. O único ponto menos positivo foi no tempo de arranque da PS Vita, mas visto que o software não está ainda na sua versão final, será certamente melhorado este pormenor.

A PlayStation Vita chega com ao mercado com o objectivo de revolucionar o mercado das consolas portáteis. É mesmo considerada pela Sony como a maior evolução desde o lançamento da primeira PlayStation, que virá revolucionar tudo o que existe no gaming portátil. Contará com um enorme Lineup de títulos logo no seu lançamento, previsto para 22 de Fevereiro de 2012, bem como bastante conteúdo descarregável na PSN.

Deixo, em nome do PPLWARE.COM, os nossos enormes agradecimentos à Sony pelo convite.

 

O que acha desta PlayStation Vita? Irá conseguir revolucionar o mercado das consolas portáteis, e elevar o gaming portátil a outro nível?

 

Artigos Relacionados:

 

Homepage: PlayStation Vita

Partilhar:
Tags:

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de R@lf
    R@lf

    Ops!
    Os vídeos não estão disponíveis.

    1. Avatar de Tiago Dias

      Estão sim 😀 Hehe 😛

      1. Avatar de R@lf
        R@lf

        Ahá!
        Agora sim, eheh!

    2. Avatar de fábio
      fábio

      Será que a psp vita permite fazer chamadas como um telemóvel normal ?? ou ess 3g só permite cartões de dados móveis ( ou seja acesso à internet)

      cumps

      1. Avatar de Play
        Play

        Segundo um artigo que eu li na net pode fazer chamadas! Mas penso que para função de télemovel nao bale a pena já que le dura pouco a bateria comparado com um telemovel

  2. Avatar de Vítor M.

    Brutal a jogabilidade. Tiago, em termos de materiais, a consola pareceu-te robusta? Ou deu-te uma sensação de fragilidade?

    1. Avatar de Tiago Dias

      Pareceu-me robusta, mais até que a anterior, pelo facto de não ter drive de UMD. O facto de não ter peças mecânicas no interior trará talvez um menor número de avarias, e sem a drive de UMD a consola dá a sensação de ser mais robusta, não existindo aquelas folgas que com o tempo apareciam na tampa do UMD na PSP.

      Neste primeiro contacto pareceu-me bem construída, com bons materiais. 😉

      1. Avatar de Vítor M.

        Teremos a análise da consola em breve aqui no PPLWARE?

        1. Avatar de Tiago Dias

          Espero, e tudo indica, que sim!

  3. Avatar de João Feteira
    João Feteira

    mt bom , gostei.

    Olha aí o erro em ” Sento sensível ao toque” 😛

  4. Avatar de Deepswitch

    Ou se assumem como lideres no seguemento portátil ou qualquer dia não têm nada para fazer frente à Microsoft. E cheira-me que nas “Aventuras do Steve Jobs” ele tenha deixado uma nota em Post Scriptum para a construção de uma Consola Apple. Cheira-me =D .

    Mas no geral gostei da Vita sem dúvida.

    1. Avatar de João Ramiro
      João Ramiro

      “qualquer dia não têm nada para fazer frente à Microsoft.”

      eh… não querias dizer antes à Nintendo? 🙂

      1. Avatar de Deepswitch

        Também =D

        Wii, Wii U. . .

        1. Avatar de João Ramiro

          Acho que não estamos em sintonia, a ps Vita vai concorrer em mercado com a Nintendo DS/3DS… E a Microsoft não tem nenhuma consola portátil

    2. Avatar de yourpaysafe

      Duvido imenso, a Apple aposta muito nos iDevices (iPhone, iPod, iPad…) para atingirem também o mercado dos jogos, por isso não seria muito interessante para eles um produto que apenas serve de consola portátil.

  5. Avatar de Pedro Miguel Teixeira
    Pedro Miguel Teixeira

    Não é exclusivo, pois o GameOver já o fez.
    » http://gameover.sapo.pt/artigo/o-gameover-experimentou-a-playstation-vita

    No entanto, a vossa preview está bem melhor. Parabéns!

    1. Avatar de Vítor M.

      A nossa é exclusiva porque tem qualidade, só por isso. Alias tu próprio tiraste isso de letra 😉

      1. Avatar de Tiago Leite
        Tiago Leite

        Por acaso não acho que tenha mais qualidade…a entrevista deles está muito boa e mostra o uncharted em vídeo o que aqui nao acontece

      2. Avatar de Tiago Leite
        Tiago Leite

        Digo isto mas não desprezando o vosso artigo que também está muito bom…

  6. Avatar de Igor Sandrini de Souza
    Igor Sandrini de Souza

    penso que sim que vai mudar o futuro das consolas portateis, nunca tinha pensado em jogar uncharted numa psp com tao boa qualidade ^^

  7. Avatar de cerib
    cerib

    Hmmm… nao gosto muito daquelas bordas “demasiado” arredondadas…
    By the way, parece fantástica 🙂

  8. Avatar de João Pedro Rodrigues dos Santos
    João Pedro Rodrigues dos Santos

    Excelente a consola… lá terei que desembolsar para uma em Fevereiro visto que fiquei sem a minha PSP-2000 devido a uma queda :'(

  9. Avatar de carlos
    carlos

    a parte traseira parece-me demasiado frágil

  10. Avatar de João Azinheiro
    João Azinheiro

    Simplesmente BRUTAL!!!! Só quero que o tempo passe depressa para chegar a dia 22 de Fevereiro, e possa ter uma só para mim…xDD
    Entretanto vou passando o tempo com a versão irmã, a FAT..

  11. Avatar de Ruaben
    Ruaben

    parece-me muito bom, mas estou num dilema: estou a pensar arranjar uma consola nova(a minha ds lite já está a dar sinais de envelhecimento/muito uso como teclas a não funcionar), mas a minha pergunta é: 3DS ou PS vita?

    1. Avatar de n3XXuS
      n3XXuS

      Tens que procurar a resposta dentro de ti 🙂

      Que tipo de jogos preferes? A Nintendo está virada para um estilo muito especial…

      A meu ver, a única pergunta que deves fazer é, que tipo de jogos vais ou queres jogar? A partir daí escolhes uma delas…

  12. Avatar de helder
    helder

    tinha lido num site qualquer que ia haver 1 versão com 3g e telemovel

    e que trazia o so android

    alguem confirma, a parte do android ou é so 1 rumor falso?

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      com telemovel nao sei mas a fnac já aceita encomendas de pré-venda da PSP VITA 3G wifi ou só wifi

      http://www.fnac.pt/Sony-PlayStation-Vita-3G-Wi-Fi-Consola-Consola-Portatil/a526128?Origin=BARILLIANCE#t5

    2. Avatar de helder
      helder

      tive a procurar melhor no google e so ha confirmação de 1 versao 3g, mas não há confirmação que tenha telemovel…

      quanto ao so android, fiz também uma pesquisa e encontrei, a psvita vai suportar jogos do android que estaram disponiveis na pstore, http://www.baixakijogos.com.br/forum/18/topicos/794267?page=1 , eu sabia que tinha lido qualquer coisa sobre isto num site ingles

  13. Avatar de Ryan
    Ryan

    Pessoalmente prefiro uma consola portátil do que jogar num telemóvel ou smartphone. A PSP Vita parece uma máquina interessante e uma excelente evolução do que é a PSP Portable. Já estava na hora de fazer alguma coisa mais avançada tecnologicamente.
    Desta vez a Vita é game over para mim. A guita e o tempo não chegam para tudo. Por acaso tenho uma PSP estacionada que terá como destino um do meus sobrinhos brevemente. Sendo assim este é um ramo de negócio para o qual deixo de investir. Mas boa sorte para as consolas portáteis e para quem gosta de jogar quando se desloca seja lá por onde for.

  14. Avatar de razy
    razy

    @Hélder não estás a confundir com este http://bit.ly/ewBpVW?

  15. Avatar de Rui Ribeiro
    Rui Ribeiro

    Duração da Bateria, eis a questão.
    Não pelo que ta lá escrito mas pelo que realmente dura.

  16. Avatar de Miguel XPTO
    Miguel XPTO

    E a nível de preço?

    Convém não esquecer que a 3000 baixou e muito de preço 🙂

    Mas esta consola parece fantástica em tudo. Aqueles sensores traseiros parecem fenomenais!

    1. Avatar de Miguel XPTO
      Miguel XPTO

      Desculpem já vi.. Na FNAC está a 299€

      Parece um preço um pouco exagerado não? :s

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Menos 100 € e já ia 🙂

        Admiro-me a Sony lançar a consola depois da época natalícia.

  17. Avatar de click here xD

    Publicação do ano! =D Gostei imenso do artigo! Aguardo pela análise completa! 🙂

  18. Avatar de Vanessa M.
    Vanessa M.

    WOW. será definitivamente um “must have” se j+a gostava da PSP vou amar a PSVita ainda mais =) gostei do que vi!

  19. Avatar de lol
    lol

    A PS Vita é fenomenal!!!
    Só não percebi uma coisa: onde se metem os jogos?