Evento Internacional 40 anos do ZX Spectrum, em Cantanhede

31 Comentários

ZX Spectrum will never die!

Apesar de, para muitos dos leitores o ZX Spectrum pouco ou nada significar, a verdade é que se trata de um verdadeiro ícone no reino dos videojogos.

E como todos os ícones, a sua memória nunca irá morrer sendo nesse sentido que vai decorrer no próximo fim de semana, um evento celebrativo dessa pequena (e maravilhosa) máquina que tantas saudades deixou.


No próximo fim de semana vai-se realizar, em Cantanhede, um evento internacional organizado pelo Museu LOAD ZX Spectrum para celebrar os 40 anos do lançamento deste mítico computador.

Um pedaço de hardware e software que muitas horas de alegria e satisfação trouxe a quem possuiu um e que, merece claramente ser
celebrado e recordado. Neste capitulo, o Museu LOAD ZX Spectrum tem feito um excelente trabalho, mantendo viva a chama que o pequeno LOAD”” nunca irá perder.

Este evento, que se espera vir a ser um momento nostálgico a quem por lá passar, conta já com inúmeros pontos de interesse, estando prevista a participação de um dos filhos e um sobrinho do próprio Sir Clive Sinclair, para além de inúmeros oradores de enorme prestígio (criadores de jogos como os Oliver Twins, Jim Bagley ou Clive Townsend; ou o Professor Steve Vickers, criador da ROM e manuais do Spectrum), conversas, competições e o lançamento do primeiro livro do Museu – os “Programadores Portugueses”, da autoria de André Luna Leão.


O evento irá decorrer nos próximos dias 23 e 24 de abril (próximo fim de semana) e poderá vir a revelar-se num bom motivo para uma visita até à bela cidade da Beira Litoral, Catanhede.

Segundo a organização, está garantida a presença de oradores de Inglaterra, Brasil e Portugal, naquele que se antevê ser o maior evento dedicado ao ZX Spectrum realizado em Portugal no século XXI. Entre estes contam-se os inventores e empreendedores Crispin Sinclair e Grant Sinclair, filho e sobrinho de Sir Clive Sinclair, respetivamente, ou o Professor Steve Vickers, criador da ROM e dos manuais do Spectrum que todos utilizaram na época.

https://youtu.be/U2Mq2TMkm8o

Serão igualmente intervenientes os famosos gémeos “Oliver Twins” – Phillip & Andrew (criadores da série de jogos “Dizzy” e outros jogos de Spectrum), Clive Townsend (criador da saga Saboteur), Jim Bagley (programador de jogos como Cabal e Midnight Resistance e membro da equipa do ZX Spectrum Next lançado em 2020) e Marcus Garrett (investigador/autor luso-brasileiro, co-fundador da Bitnamic Software).

De Portugal participarão Miguel Guerreiro, (criador do esxDOS e membro ativo da demoscene de Spectrum), Filipe Veiga, programador e co-fundador da Teknamic Software e editor da Revista Espectro) e Álvaro Lopes (especialista de eletrônica e criador da InterfaceZ Do painel de oradores fazem ainda parte André Luna Leão, (fundador do Planeta Sinclair, um dos blogs mais conceituados internacionalmente nesta área), João Diogo Ramos (co-fundador e curador do Museu LOAD ZX Spectrum) e Pedro Cardoso (vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede).

https://youtu.be/k25j5W41EKk


Livro “Os Programadores Portugueses”

Entretanto, e aproveitando que será Dia Mundial do Livro, o Museu LOAD ZX Spectrum vai levar a cabo ainda uma outra iniciativa.

Com efeito, vai ser lançado o primeiro livro do museu intitulado “Os Programadores Portugueses” com autoria de André Luna Leão, e que apresenta o primeiro levantamento exaustivo dos primeiros programadores em Portugal para esta mítica plataforma.

 


O Evento Internacional 40 anos do ZX Spectrum, decorre nos dias 23 e 24 de abril no Museu LOAD ZX Spectrum e outros espaços da cidade de Cantanhede.

Podem ver aqui mais pormenores sobre o evento, calendarização das atividades, mapa de como chegar e mais informações úteis.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Simão
    Simão

    Conheço o ZX spectrum há pelo menos 35 anos.
    O meu vizinho usava o meu radio de duplo deck de K7 para gravar os jogos e programas

    1. Avatar de andy
      andy

      E quem é de Lisboa devem-se lembrar das lojas onde se podiam comprar jogos em cassete a 300 paus (antes da lei do copyright) tais como Centro Comecial City, Lojas do AC Santos, Centro Comercial Alvalade. Traziam as capas todas borradas fruto de fotocópia a preto e branco (cópia da cópia da copia…)

      E claro, não me esqueço que as sexta-feiras, saía a rubrica semanal Pokes & Dicas no extinto jornal A Capital – com pokes (cheats), mapas, reviews de jogos. Muito bom!

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Centro Comercial Kaué em Odivelas também tinha uma loja dessas.

        1. Avatar de andy
          andy

          Também lá comprei! E já agora no CC Oceano também tinha uma loja 😉

      2. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Recordo-me duma lojinha na Parede que vendia cassetes com jogos cujas capas eram da “Hello Games”. Em Carcavelos tinham loga de infomrática e tb jogos de Spectrum. O que eu gostava era de comprar cassetes com 4 jogos…

        1. Avatar de ElectroescadaS
          ElectroescadaS

          Peço desculpa no meu comentário anterior. Queria dizer “informática” e dei um pontapé na gramática… 😀 já não bebo mais…

  2. Avatar de pipapapigrafo
    pipapapigrafo

    Bons tempos! Eu tive um ZX Spectrum+ com leitor de cassete e até hoje me lembro do som que faziam. Alguém aqui por acaso jogou ao “paradise cafe”?

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Maroto, maroto…

    2. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      +111

    3. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Pronto, já está…

  3. Avatar de J P
    J P

    Match point e green beret. Bons tempos.

  4. Avatar de Sargas
    Sargas

    Atualmente utilizo o som original do jogo do arkanoide como ringtone sms que jogava no commodore. Acho engraçado quando falo com alguém que jogava videojogos de cassete de áudio. Hehe velhos tempos.
    Gostava de estar presente, pois também fez parte da minha infância. Os meus parabéns à este valioso museu.

    1. Avatar de UnhuZpt
      UnhuZpt

      Eu uso o do loader do spectrum…
      Que irrita as geracoes que nao sabem o que isso significa 🙂

      1. Avatar de Universo Spectrum
        Universo Spectrum

        eu uso a musica do Dizzy 4 eheh

  5. Avatar de Humberto Carneiro
    Humberto Carneiro

    Largas horas a carregar e a jogar. Tive um 128k+2 e adorava os jogos da Ocean… Chase HQ, Batman, Rainbow Islands, Arkanoid 1 e 2, Pang, etc. Gráficos fracos, mas diversão TOTAL!!! Nostalgia

    1. Avatar de Humberto Carneiro
      Humberto Carneiro

      Mais uns quantos que tive de ir ver para me conseguir lembrar: Double Dragon, Total Recall, R-Type, WEC Le Mans, Chuckie Egg, Jetpac, Dan Dare I, II e III, Exolon, Target Renegade, Tetris, Green Beret, Teenage Mutant Hero Turtles, Robocop, Fantasy World Dizzy, Super Hang On, Midnight Resistance, Sim City (mesmo!) e Rick Dangerous 2…

  6. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    O prazer da descoberta, os primeiros hacks com um deck duplo gravador, horas e horas sem fim, aprender a programar basic, target renegade, enfim, tardes inteiras de felicidade com 128k de memoria 🙂

    1. Avatar de UnhuZpt
      UnhuZpt

      errrr…..
      Aqui fala se de 48Kb de memoria

      1. Avatar de Humberto Carneiro
        Humberto Carneiro

        Havia os 48K e os 128K, ambos Spectrum, só que uns mais potentes e com leitor de cassetes incluídos!

  7. Avatar de UnhuZpt
    UnhuZpt

    R-Type, Commando, Paper Boy, Leisure sweet Lary…. e a chave de estrela para afinar o leitor de cassetes….
    Manual de Basic com uma versao do pacman….
    Belos tempos….

  8. Avatar de Fernando Agria
    Fernando Agria

    Tenho o meu 48k a funcionar com os acessórios e cassetes, tudo religiosamente guardado.

    1. Avatar de PML
      PML

      Que grade cromo!
      Eu também tenho 😀

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Eu tenho o meu 128k também bem guardado 🙂

  9. Avatar de Antonio Mendes
    Antonio Mendes

    Chuckie EGG !!!!! Que saudades !!!!!

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    Saudades…
    Mas como é que um evento feito em Portugal, por portugueses e para portugueses tem um “especialista de eletrônica” em vez de ter um “especialista de eletrónica”.
    Vamos lá a cuidar melhor do nosso idioma.

  11. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Ainda tenho o meu Timex TC-2048. Não sei é se funciona…

  12. Avatar de andy
    andy

    Aqui está uma coletânea dos melhores jogos. Site com emulador Sinclair ZX Spectrum escrito em JavaScript
    http://torinak.com/qaop/games

    De nada!

    1. Avatar de J P