Epic Games está a mandar retirar da Internet o Fortnite

47 Comentários

A decisão da Epic Games de não usar a Play Store para publicar o Fortnite foi puramente económica. Associada a esta ideia vieram de imediato os possíveis problemas de segurança, algo que todos sabem ser possíveis.

Agora que o Fortnite está já disponível, a Epic Games parece ter começado uma cruzada contra a partilha do seu jogo em sites que não o seu oficial.

Epic Games Fortnite jogo Internet

Ao escolher controlar a distribuição do Fortnite, a Epic Games abriu um precedente que pode trazer problemas graves para os utilizadores Android.

Agora, e para tentar controlar as fontes de distribuição do jogo, a Epic está a tomar medidas firmes contra quem o tem alojado.

A primeira vítima parece ser o conhecido site APK Mirror, que recebeu instruções para remover o Fortnite dos seus repositórios.

Provavelmente a Epic não irá ficar por aqui, indo atrás de outros sites com a mesma filosofia e que tenham o jogo disponível.

Recordamos que a instalação do jogo obriga ao levantamento de permissões no sistema operativo Android, o que não é seguro e que na maioria dos casos não voltam a ser fechadas.

Este parece ser um passo que teria sido desnecessário, caso a Epic Games tivesse tomado uma decisão diferente, adotando a Play Store como ponto de distribuição do Fortnite.

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RO
    RO

    Isto e só para quem não recebeu convite da Epic Games?

  2. Avatar de EC
    EC

    é muito bem feito! Garganeiros! Agora quero ver como é conseguem parar a proliferação! É o que dá fazer xixi fora do pinico…

    1. Avatar de Magnum Sandwich
      Magnum Sandwich

      Como se lançassem pela Google Play, e ela não aparecesse no APK mirror também!

    2. Avatar de Magnum Sandwich
      Magnum Sandwich

      Como se lançassem pela Google Play, e ela não aparecesse no APK mirror também!

  3. Avatar de Tim
    Tim

    Idiotas gananciosos

  4. Avatar de mik
    mik

    que piada tem jogar este jogo no smartphone? muito melhor jogar num pc ou consola

  5. Avatar de Mateus
    Mateus

    O capitalismo (empresa) e maluqueira (jogadores inveterados) dão nestas coisas. Quem quer o jogo e vão buscar a estes sites alternativos, também sabe os riscos que corre.

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Expliquem-me lá como é que uma empresa que é “obrigada” a usar a play store (por ser o “único” método “correcto”), e para isso tem de dar 30% dos valores recebidos, opta por montar um sistema próprio e é gananciosa? Gananciosa é a Google que só por “alojar” na playstore leva os 30%! É que se fizessem promoção/publicidade, ainda se percebia.

    1. Avatar de Jonh
      Jonh

      Não faz só isso.
      Actualiza, verifica compatibilidade, mantêm o telemóvel fechado a maior parte dos vírus, uma vez que só deixa instalar coisas deles, etc

      1. Avatar de Far
        Far

        Vantagens essas tornadas obsoletas quando se tratam de jogos AAA que podem ser diretamente descarregados / instalados a partir dos respetivos sites oficiais.

        A Play Store está longe de ser sinónio de segurança em relação a sacar aos sites oficiais. é uma mais-valia sem dúvida, mas não é uma garantia. E pelo preço que cobra aos devs devia ser.

        A principal vantagem para os utilziadores é que é um ponto de acesso centralizado onde se tem as apps todas disponíveis e atualizadas. Mas é mais uma questão de conveniência do que outra coisa.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          No entanto o jogo está na apple store..
          A app ao não estar na play store está a abrir caminho a muitas falhas de segurança no android.
          em 1º lugar a maioria das pessoas vai-se esquecer de voltar a ir a opção para não deixar instalar coisas de fora.
          em 2º lugar, eles poderão fazer os udpates ao jogo que quiserem livremente, podendo assim instalar virus no android muito facilmente.

          1. Avatar de Far
            Far

            Mais do mesmo. Leu o que escrevi com atenção?

            “No entanto o jogo está na apple store..”

            Para terem o jogo no iOS não têm outra hipotese. No Android sim. Tão simples quanto isso.

            “em 1º lugar a maioria das pessoas vai-se esquecer de voltar a ir a opção para não deixar instalar coisas de fora.”

            É livre de asumir o que quiser, mas isso não faz das coisas factos.

            “em 2º lugar, eles poderão fazer os udpates ao jogo que quiserem livremente, podendo assim instalar virus no android muito facilmente.”

            Um jogo desta envergadura só tem a perder se vier com vírus. É no melhor interesse “deles” que o jogo não seja associado a malware, muito menos vindo de fontes oficiais como o site oficial.

          2. Avatar de Anon
            Anon

            Na Apple é possível distribuir uma aplicação fora da Store não vejo em que sentido faz diferença a única diferença é que a Google é outra empresa cujo os dados de utilizadores e associadas receitas a Epic não deve confiar em partilhar..

    2. Avatar de Tiago Silva
      Tiago Silva

      Concordo plenamente a play store, google play, apple store, estes tipos de lojas de dowload e que sao ganaciosos em pedir uma percentagem da empresa, e mais economico a epic games criar uma loja propria do que andar a dar dinheiro ap google que nao precisa de nem um bocado desse dinheiro

    3. Avatar de Mateus
      Mateus

      Pedro, a google criou o Android, tenta protege-lo, é gratuito e tem todo o direito em fazer dinheiro com ele. Segundo a tua ideia e de muitos, quem faz apps e jogos têm direito a ganhar o dinheiro, mas quem faz o SO não. Essa mentalidade não faz sentido.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Tu e que não fazes sentido.
        Primeiro o Sistema operativo Android Não e gratuito! Pagas com os teus dados e hábitos de consumo.
        Depois cada um e livre de escolher com quem trabalha e se não querem trabalhar com a Google estão no direito deles. Ainda por cima cobrando a Google 30% !!!

        A Google faz muito pouco por proteger o Android. Eu fui dos primeiros utilizadores de Android e hoje fujo dele.
        Sou alérgico a certas políticas Apple mas no geral está melhor o IOS que o Android.
        Prefiro pagar €€€€ por um telefone e seu sistema operativo do que não pagar e usar algo s m controle como Android store

        1. Avatar de Mateus
          Mateus

          Rui, tens umas teorias engraçadas, se fosse eu a ti procurava um trabalho em que ficasses 8h só dia a ver páginas de internet e a recompensa para o teu chefe fosse que sites tu visitas, hahaha a google faz disso dinheiro, mas essa tua justificação para ires para o iOS é de rir:

          1) muita gente no iOS usava a google como motor de busca e o maps para navegar

          2) a Apple cobra os mesmos 30% no 1o ano

          3) se no Android não usares os serviços da google (há vários browser e apps para isso) quase não tens dados partilhados. Deves ter mais dados partilhados pela tua operadora de internet, supermercado e outras que pelos serviços da google.

          1. Avatar de Anon
            Anon

            Android OS license Apache 2.0 e usam uma app store… RIDÍCULO. Esta nem me lembrei… 😉

    4. Avatar de Nuno Oliveirs
      Nuno Oliveirs

      Pedro, a resposta simples.
      Porque usa o Sistema Operativo da Google…

  7. Avatar de Dc
    Dc

    Oh sim, boa sorte com isso…

  8. Avatar de Telmo Barros
    Telmo Barros

    A gana é tanta para facturar que até tomam medidas imbecis… A Epic é mais uma Ubisoft, quanto mais ganham mais querem ganhar.

  9. Avatar de V.T.
    V.T.

    Bom remédio… instalem o jogo a partir da Galaxy Apps!

    Agora a sério, a Epic Games está a mostrar que é gananciosa até mais não. Há aqui quem critique a Google por levar uma percentagem das receitas do jogo, e a Apple quanto leva?

    Em relação ao jogo, já o instalei e desinstalei, prefiro o PugG no smartophone!

  10. Avatar de zeze camarinha
    zeze camarinha

    no android com a quantidade de vírus existente mais um de certeza que ninguem ia notar mas fazer o que e a vida

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Até dói o teu português.

  11. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Só no Android é que acontece disto.

  12. Avatar de Chevichev
    Chevichev

    Concordo 100% com a decisão. Uma empresa tem de contratar centenas de pessoas para desenvolver uma aplicação deste tipo. E no fim a Google leva 30% sem fazer praticamente nada. A play store não garante nada, não protege nada. É um pouco como os impostos do estado…

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Não faz nada o que? É tão ridículo essa afirmação como o que a Epic Games está a fazer, ridículo para mais um joguito da modinha

      1. Avatar de Chevichev
        Chevichev

        Explica o valor que a Google traz com a play store que justifique 30% da enormidade que é fazer um jogo destes.

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          Na minha opinião, a não ser que instales outra loja, como milhões de pessoas que não sabem buscar apps a outro lado, iam saber e descobrir as apps que existem? agora, 30% talvez tenhas razão que seja elevado

  13. Avatar de André Fontes
    André Fontes

    Nao percebi o último parágrafo sinceramente, ou espacou-me alguma coisa ou aquilo está complementamente errado… De que forma o uso da PlayStore teria evitado o upload da apk noutros repositórios?

    1. Avatar de André Fontes
    2. Avatar de Pedro Simões

      “Este parece ser um passo que teria sido desnecessário, caso a Epic Games tivesse tomado uma decisão diferente, adotando a Play Store como ponto de distribuição do Fortnite.”

      Consideras que foi acertada a decisão de distribuir por si o jogo? Está a abrir as portas a problemas de segurança que não são desejados. Caso a Epic Games tivesse decidido usar a Play Store estes problemas não aconteciam.

      1. Avatar de André Fontes
        André Fontes

        Considerando acertada ou não isso não é o ponto, existem prós e contras. Mas este problema em nada está associado, o apk iria parar a outros repositórios quer tivesse sido distribuído pela PlayStore ou fora dela, por isso discordo em absoluto do que dizes, estes problemas iriam continuar a existir com toda a certeza.

  14. Avatar de samuel
    samuel

    Não percebo por que há tanto “fuzz” acerca deste jogo!! Não lhe acho graça 🙁

    1. Avatar de jebas
      jebas

      jogo para putos jogado por putos…fim

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Mentalidade bastante adulta a tua lol

  15. Avatar de samuel
    samuel

    Não percebo porquê há tanto barulho em volta deste jogo!! Não lhe acho graça e como tal não gosto 🙂

    1. Avatar de paulo
      paulo

      nao é so apontar e disparar 🙂

  16. Avatar de EABOR
    EABOR

    Isso não faz sentido já que a Google criou a Play Store teve de gastar dinheiro, e ia alojar a aplicação no diretório sem cobrar nada.

    Só para não falar que a decisão da Epic Games vai afectar a segurança de bastantes utilizadores.

    1. Avatar de Anon
      Anon

      Se calhar a Epic Games não confia em deixar a informação do uso de utilizadores e trafego em outras mãos…

  17. Avatar de Anon
    Anon

    Se as librarias do jogo usam o Android sdk óbvio que usam é impossível num sistema Android 8.0 o utilizador não controlar essas permissões. Se a versão Android for mais antiga às permissões fora da playstore podem não ser controladas pelo utilizador.

  18. Avatar de Joao Luiz
    Joao Luiz

    Bem vinda a era dos spam “da sua namorada te traindo, tenho fotos” photo.apk

  19. Avatar de NoName
    NoName

    É só pessoal que não percebe nada de informática … IOs é suguro? Sem erros? … Puffff … Android e iOs é tudo igual … Ios mais otimizado, sim, mas porque é um so produzido só para 4 ou 5 tipos de processadores … Queria que eles experimentassem produzir um SO para +20 tipos de processador … iOs é um status, e Android é um canivete suíço … Ponto.

    1. Avatar de Anon
      Anon

      As vezes é preferível saber o que se faz com pouco do que se armar em super herói. É ridicularizar e mentir como a Google faz com o open source. Então tens um sistema Android Apache 2.0 onde tudo é permitido pela licença até não permitir como a Google faz. E supostamente o opensource existe para permitir… RIDÍCULO. Mas feito pela Google engraçado mas o kernel é Linux por acaso Gplv2. Lá está e ridículo alguém que diz que faz o que já foi feito.

    2. Avatar de Anon
      Anon

      Estava me a esquecer de que são as marcas dos dispositivos que alteram o OS para ser compatível com os mesmos. :). Portanto não é a Google que tem o trabalho de os tornar compatíveis com os processadores 🙂

  20. Avatar de Simao gamer
    Simao gamer

    É muito fixe este jogo

  21. Avatar de Simao gamer
    Simao gamer

    É muito fixe este jogo