DOSBox 0.74 – Jogos e programas antigos no Linux

24 Comentários

Lembram-se do Prince of Persia? …e do Wolfenstein 3D? Apesar do segmento dos jogos ter evoluído muito, a verdade é que existem autênticas “lendas” que continuam a ser um vicio.

O DOSBox já não é desconhecido dos leitores do Pplware pois já o apresentamos aqui. Hoje ensinamos como o podem usar no Linux.

dosbox_01

O DOSBox é um emulador de DOS, com suporte a gráficos, som, joysticks, … Este emulador permite correr a maior parte dos jogos e aplicações que correm (corriam) no ambiente DOS. Desta forma pode jogar aquele jogo de DOS que lhe tirou muitas horas de sono e que nos modernos sistemas operativos têm alguma dificuldade em funcionar.

A melhor parte de tudo isto é que o DOSBox está disponível para o Mac OS X, Windows e Linux.

Como instalar o DOSBox no Ubuntu?

Para instalar o DOSBox no Ubuntu e derivados, basta usar o seguinte comando:

sudo apt-get install dosbox

Vamos agora experimentar correr o lendário Prince of Persia. Para isso vamos fazer o download do jogo aqui.

De seguida, vamos por exemplo extrair o jogo para /home/<user>/jogos

dosbox_02

Em seguida entramos no DoxBox

dosbox_05

…e montamos (ex. na drive x) o directório onde temos o jogo no DoxBox (~/jogos/)

dosbox_06

De seguida basta correr o executável (nesta caso é o PRINCE.EXE)

dosbox_07

E aqui está ele…o fantástico e viciante Prince of Persia

dosbox_04

Para quem quiser reviver os melhores clássicos da era DOS, o DOSBox é a sua solução e corre nos sistemas operativos mais populares! Boas jogatanas.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows, Mac OS X, Linux
Download: Escolha aquiaqui o seu sistema operativo
Homepage: DOSBox

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fernando Pinto
    Fernando Pinto

    E até existem frontends para o dosbox muito bons. Mas asism lembra sempre o saudoso (ás vezes não) DOS

  2. Avatar de José Cordeiro
    José Cordeiro

    experimentem o comando:

    prince.exe bypass megahite

    ativa as cheats 😛

    joguei muito esse jogo quando so tinha DOS no meu PC.

    cumps

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      prince megahit

      e não megahite 😉

  3. Avatar de Nelson
    Nelson

    Duke Nukem 3D!!!

  4. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Olha o grande Prince of Persia. Primeiro matava-me para acabar nos 60min, depois tentava bater o record de 20 e poucos minutos. 😀

  5. Avatar de Miguel Oliveira

    Eii o Prince of Persia! Eu em pequeno era um viciado nisso!

  6. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Duke Nukem 3D!!!

    ainda existe, nserá que dá pra jogar com o DOSBox ?

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Dá, pela net encontras fácil…

  7. Avatar de MacAir
    MacAir

    A título de curiosidade, qual é a distro em questão? Elementary? Os devs (ou quem desenvolveu o tema em questão) deveria ter vergonha.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      É o PearOS, baseado no iOS 7 🙂

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        poderá até ter alguns elementos inspirados no iOS7, mas é claro para qualquer um que maior parte do interface é baseado no OS X!

    2. Avatar de rodrigo

      nada vê, isso é liberdade!

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Mas não deixa de parecer uma cópia chinesa.

  8. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    DOSBox is totally free of charge and OpenSource.
    De notar que boa parte destes jogos devem correr facilmente no Wine…

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Não, não correm…

      O DOS tem API’s que não tem no Wine.

      1. Avatar de Nosferatu Arucard
        Nosferatu Arucard

        As últimas versões do Wine utilizam o DosBox para executar as aplicações do DOS, pois o Virtual Dos Machine do WINE nunca foi completado. Na prática, seria teoricamente uma forma de facilitar o uso de software DOS.

        Quanto a plataformas suportadas, também podiam referir que o Android também ports dos DosBox na loja de aplicações, e consegue-se jogar bem o Prince of Persia nos tablets Asus Transformer.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Há muitas plataformas com o DosBox ou alguma variante! Até o iOS tem programas baseados no código do DosBox

  9. Avatar de Rcleto
    Rcleto

    Ainda ontem usei este programa para jogar Jurassic Wars, jogo classico lindo de estrategia passado na pre-historia. Os graficos são rudimentares, mas o jogo bem divertido e bom para passar o tempo.

    PS: No windows pelo menos basta arrastar o ficheiro executavel para cima do atalho do DosBox para correr o jogo e evitar linhas de codigo 🙂

  10. Avatar de alçx
    alçx

    o mameosx é fixe com jogos arcade

  11. Avatar de Manuel Fonseca
    Manuel Fonseca

    Fantástico!! Ms-dos em Linux!! As horas perdidas no antigo 2.86 e 3.86!! Wolfstein!! Prince!! ihihhiih muitas horas!! Encotrei um site que tem cerca de 500 jogos Ms-dos online e utilizam o Dos-box!! Os jogos correm como uma maravilha!! Mas agora vou poder jogar no meu computerrrrrrrr!! kekkekeke 🙂 O site em questão é: http://www.80stopgames.com e tem várias plataformas para jogar online!! Um autentico Museu dos videojogos online! Desafio o pessoal da pplware a darem lá uma vista de olhos! Encontrei lá o mitico Paradise Café!! kekkekekek! Abraços e boas festas!! 🙂

  12. Avatar de Kendimen

    Há quem diga “Nunca voltes ao lugar onde já foste feliz” 😉

  13. Avatar de Miguel
    Miguel

    Experimentem procurar isto : Good Old Games

    Dá cavazada a isto, e é simplesmente BRUTAL, Compativel com tudo. Experimentem.

  14. Avatar de Rute
    Rute

    Instalo a versao do dos 0.74 no windows 7 mas nao consigo fazer correr nenhum jogo…dá sempre erro de compatibilidade. Soluçao?
    Obrigada